IDENTIDADE
Minh@linda!
Em: 27/01/2025 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Tive uma uma sensação de "saudade" quando li este capítulo. Se não fosse uma obra fechada, acharia que já estava se aproximando o fim. Lendo, com mais tranquilidade, tenho o mesmo sentimento. Elas estão amadurecendo, se reconhecendo.
A ida de Yara ao Amazonas, desejosa por esclarecimentos do massacre de 79, só confirmou a guerreira que há dentro dela. Mas, acredito que a aceitação da própria identidade, começou quando ela subiu no caminhão, saindo de Olinda, depois de ter sido injustiçada. Ou, todas às vezes que subiu no palco para cantar ou protestar. A natureza dela é resiliente. Tão resiliente quanto a própria natureza, que dá mais do que recebe.
A relação que ela tem com Dona Kedima é muito gostosinha!!! Uma relação de cuidado e respeito.
A morte de Paulo, remete ao assassinato de Galdino Pataxó. Nunca esqueci este nome. E olhe, que esqueço nomes com muita facilidade! Não tem como esquecer tamanha atrocidade. O sentimento de revolta e incredulidade, é o mesmo.
Quanto a Gil... Acho que Gil preparou Yara pra algo maior. Vise e versa. Espero que minha conterrânea faça o mesmo.
Agora, Elza em transição!? Estou boba!!!
Representatividade é tudo! Ainda mais para Elza tão carente de uma presença feminina, preta e empoderada. A professora Ângela chegou no momento certo!
A vingança de Ana Maria foi fomentada pelo machismo, que ataca a moral de uma mulher. Sendo ela uma mulher preta, com palavras racistas. E independente da sua sexualidade, como se estivesse pra satisfazer os desejos e fantasias masculinas.
E essas "amigas," em?! Difícil... Foi tanta merda dita nesse diálogo... Mas Elza não se abateu e deu a volta por cima.
Quando você admira alguém, de alguma forma você se espelha nela. Acredito que, foi também, este sentimento que Elza teve ao conhecer Ângela, permeado por um encantamento. Uma mulher preta, entre poucas no seu convívio.
Ela cortar o cabelo demonstra a transição de pensamentos, conceitos e atitudes, já que o racismo faz com que a gente não se enxergue ou tenha atitudes preconceituosas. Já, com o Comuna, nem tanto kkk. Yara que lute!
Lembrando que, em um tempo não tão distante, não havia maquiagem para a pele preta, e nem tampouco, produtos direcionados para o cabelo Afro, como temos agora. As pretinhas e pretinhos, de hoje, já são ensinados a valorizar as suas características, por mais que tentem nos animalizar. Isso tudo, prestando reverência a quem já lutou e luta pra que a sociedade evolua.
Tenho que admitir que as palavras de Yara não afetaram só a Elza, quando rolou a treta entre elas, afetou a mim também. Foi por isso que fiquei chateada! Quando ela disse que Elza foge do sol...bem! Eu fujo do sol a anos e não é por prevenção. O meu ton de pele não é o retinto, mas tenho melanina o suficiente pra ficar pretinha. Mas como diz Machado: Assumi-vos a negritude que nos abunda n’alma!
Solitudine
Em: 29/01/2025
Autora da história
Elza e Yara estão saindo da década de 90 neste capítulo e seguem sua longa jornada de luta, buscas e auto conhecimento. Muito está por vir. Continue aqui para descobrir ;P
Solitudine
Em: 29/01/2025
Autora da história
Beijos,Sol
Solitudine
Em: 29/01/2025
Autora da história
Doideira no site. Tive que escrever a prestação
Solitudine
Em: 29/01/2025
Autora da história
Doideira no site. Tive que escrever a prestação
Minh@linda!
Em: 29/01/2025
Eu te mandei duas mensagens, mas resolvi apagar as duas. Fiquei na dúvida se vc iria entender a zoação kkkk
Na dúvida achei melhor apagar
Solitudine
Em: 29/01/2025
Autora da história
Olha só que bonito! Já ia fazendo troça das fucinhas caipirescas, não é, fi?
E do jeito que ando pomba lesa era capaz de entender nadica de nada desse trem! kkk
Minh@linda!
Em: 30/01/2025
Dona Minha Linda, deseja melhoras pra Senhora, Autora!
[Faça o login para poder comentar]
Sem cadastro
Em: 29/06/2024 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Isso é pura história do Brasil por olhos lésbicos!!! TOPÍSSIMA!!!
Solitudine
Em: 10/07/2024
Autora da história
Olá querida,
Por olhos lésbicos caipirescos. rs
Obrigada por seu carinho!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Ontracksea
Em: 16/01/2024 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Paulo fechou os olhos ao sentir que suas forças se esvaíam e dedicou seus últimos pensamentos aos indígenas do Brasil.
Tô impressionadíssimma contigo! Você trabalha os temas de um jeito... Uma Angela Davis na vida da Elza pra ela romper com a dinastia do cabelo, o resgate ao caso Galdino, a hipocrisia no Campus, Gil se despedindo e Elza vendo Yara na televisão... é muito foda esse conto! E com uma aula de história econômica do Brasil ao fundo, muito show!
Solitudine
Em: 16/01/2024
Autora da história
Olá querida,
O que dizer? Que fico lisonjeada e lhe agradeço! rs
Beijos e muito obrigada pelo carinho!
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Femines666
Em: 31/03/2023 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Que capítulo forte! Lindo e emocionante! Amanda as trilhas que vão uni-las nessa construção da identidade!
#Galdino Jesus dos Santos PRESENTE!
Solitudine
Em: 31/03/2023
Autora da história
Obrigada, querida!
Galdino Jesus dos Santos, PRESENTE!!!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
mtereza
Em: 03/01/2023 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Capítulo emocionante para as duas e principalmente para Yara . Esse episódio do assassinato cruel do indígena Galdino até hoje é uma ferida aberta na nossa história,visto a leniência da justiça com o criminosos que nunca realmente pagaram pelos seus crimes provavelmente por serem brancos e ricos. Você como sempre perfeita Sol me emocionei muito.
Resposta do autor:
Olá querida!
Triste episódio que eu não poderia deixar de resgatar, de alguma forma. Ainda que ficcional!
Obrigada pelo carinho de sempre!
Não suma! Ainda temos vários capítulos esperando por você!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Joabreu
Em: 20/12/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Boa tarde,
Capítulo muito emocionante. Yara é muito foda mas coube à Elza le grand finalle. No poser anymore, don't ya? Lacrou total!
BBL
Jo Abreu {}
Resposta do autor:
Beijos duplicados!
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Joabreu
Em: 20/12/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Boa tarde,
Capítulo muito emocionante. Yara é muito foda mas coube à Elza le grand finalle. No poser anymore, don't ya? Lacrou total!
BBL
Jo Abreu {}
Resposta do autor:
Olá querida!
Foram momentos muito importantes de grandes conquistas de cada uma, individualmente. Que bom que você gostou!
Beijos,
Sol
PS: Esse trem de lacrou eu já conhecia rs
[Faça o login para poder comentar]
Vanderly
Em: 02/12/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Bom dia!
Acetar-se é o primeiro passo para se ser respeitado ante uma sociedade cheia padrões
Eu sou mulata, morena clara, uma mestiça descendente de uma mistura entre um português branco e uma negra angolana. Uma descendente afro e a minha cor parda nas classificações. O racismo por vezes parte dos nossos próprios parentes negros que não assumem a sua identidade, e tratam os brancos com desprezo por vê neles um dono de senzala, mas esquecem que nem todo branco é racista e tem o pensamento escravocrata. O meu bisavô que o diga. Pois teve coragem de largar uma fazenda próspera, e um casamento arranjado e infeliz para fugir com uma negra porquem se apaixonou.
Infelizmente ainda temos muito que aprender e também ensinar; que a cor da pele não determina que tipo de caráter nós temos. Mas si as nossas atitudes.
Amei essa aceitação da Elza, só falta ela deixar de preconceito contra a ideologia política da Yara.
Eu vou para o próximo.
Abraço!
Vanderly
Resposta do autor:
Boa noite,
Sim, aceitar-se é o primeiro passo. É algo que busco fazer comigo mesma de corpo e alma, pois quando o fizer, deixarei de ser uma "lésbica anônima". rs
Achei muito bacana a história da sua família. E concordo com o que você diz. É preciso desconstruir essa máxima que o negro é feio, exótico, fora do padrão, pois daí derivam-se muitos preconceitos e estigmas. O mundo é plural em absoluto; é preciso que nós paremos de procurar espelhos para aceitar alguém. O outro não precisa ser igual a mim e nem pensar como eu; só precisa existir. E que entre nós sempre haja respeito.
Elza está em seu caminho consigo mesma e Yara também. É que as trilhas são muito diferentes e ao mesmo tempo muito iguais.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Zaha
Em: 27/11/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Oiee!
Falamos de Elza:
Esse capítulo foi importante para vermos uma Elza mais aberta a sua relacao com o pai, tem sido difícil, mas ela ter aceitado mais as peculiaridades do pai e tá passando tempo, acho que colaborará pra que ela no futuro, possa entender, aceitar e amá-lo mais que qualquer outra pessoa e sinta orgulho dele como ele sente dela!!!Que bom que ela tem refletido suas atitudes....
Vimos que ela ainda tinha problema com o partido de Yara, vai levar um tempo pra ver as coisas de outra forma...nenhuma ideia é mantida dessa forma tao rigorosa, aprendemos a ver os dois lados, pois tudo tem seu lado bom, sempre quando nao haja fanatismo...usar o lado bom para construir mudancas positivas...
Elza sofreu mais um abuso, preconceito, nao? O machismo que tem visao que mulher que fica sem compromisso e só quer se divertir é galinha, já eles sao garnhoes, fodoes, aí, isso já leva a falar sobre ela ser negra e por aí vai, mas paree que se deram mal, chegou uma professora de atitude, ua negra que tem orgulho do que é, aceitando sua identidade negra, desde cor de sua pele, até seu cabelo crespo. Mas é uma construcao que leva seu tempo para algumas pessoas, como Elza. Sao fases que deve passar. Se vissemos nas escolas melhores exemplos,as próprias criancas poderiam se aceitar e sofrer menos..mas n vemos nos livros criancas negras, nas bonecas, nos desenhos, porém vivemos numa sociedade onde só o branco e sua cultura sao importantes, entao o que passa com quem é diferente? Querem ser inseridos tb nessa cultura, nao aceitam ou querem ver quem sao e como sao. Sao oprimidos por toda uma cultura onde só o branco tem direitos, poder, só eles saqo lindos, fazendo o negro achar-se feio.
Elza fez isso, ela se negou, se rejeitou e passou a se comportar totalmente contrária a sua origem. Cresce com essa visao da branquitude, alisando o cabelo, nao aceitando seu cabelo crespo pq se o outro me ver como alguém feio, se eu só vejo pessoas brancas sendo elogiadas, claro que me sentirei horrível e abominarei essa parte de mim....
Porém, passou algo maravilhoso, ela conheceu essa professora que é empoderada e que mostrou para ela outro lado da cultura negra, do que é a identidade negra. Isso é muito importante, conhecer alguém que já passou por essa construcao da su identidade, tb facilitando por como foi criada, apesar dde ter passado por racismo, ela teve mt ajud.. agora, temos uma pessoa que ajudará Elza a construir-se como negra, a aprender a n se rejeitar mais, a nao ser racista com ela mesmo, comportamento que a sociedade incucou nela e ela nem percebeu odiado-se por muitos anos.
Como a professora falou, a identidade negra faz parte de um processo histórico,de dominacao desde a escravitude e nao paqssou depois que se terminou, pois nao houve só dominacao da cor, houve controles físicos e emocionais,materiais onde eram tratados como animais, sendo visto como tais por anos, ainda hj...
Como li por aí, a identidade negra é uma identidade e nao identificacao...que forte nao?! Mas ela foi crianda nao é certo, até mesmo a serem visto de forma animalesca, isso quer dizer que se vem de forma inferior, mas isso foi imposto ao longo dos anos como nao querer que uma sociedade os veja assim, como nao querer que um negro nao se identifique da forma como se ve...nao posso aceitar minha identidade pq ela é considerada inferior. Nao quero me extender mt...
Assim que Elza está em um processo de trnasformacao. O cabelo realmente é o símbolo mais importante na sua identidade, n é atoa que a primeira coisa que se faz é alisar o cabelo!!!! Pois tem cada cabelo que eu fico:n posso fazer isso...posso trancar, apesar que dizem que isso é roubar a apropriacao cultural, mesmo eu sendo morena/mulataou como queira chamar....ainda n sou considerada negra...apenas uma variacao...mas nao sei. Porém tem cortes que relamente nao poderia fazer ao ter cabelo enrolado...acho lindo os cortes black power...será que se pode falar isso???!! Nem sei....
Olhe aí, Elza falando que a chamavam de " macaca" falei acima sobre serem visto dde forma animalesca, devido a toda uma história do tempo dos escravos.
Verdade, em Salvador tem saloes específicos pra cabelo enrolado, crespos ! Mas digo que é caro visse....
Algumas tribus(vou chamar assim pq ainda existem) da África ainda usam aderecos, cortes para mostrar de onde vem...gosto mt disso, por isso sempre quis ir conhecer e ver suas tradicoes, dos mais diversos lugares d Africa...tive um amigo que passeou por toda África de bici e fou recebido com mt carinho...até pegou malária...foi forte!!!
Me alegro que com o tempo Elza vá incorporando sua cultura, identidade e nada como comecar com o corte de cabelo para deixar crescer esse cabelo e se empoderar!!! Mas a bicha ainda implica com os comunistas...rs. Vamos simbora...nasceu uma nova Elza se orgulhando se quem é!!! Assim como Yara, aceitou e encontrou, vamos ver como reagirá a próxima vez que a enfrentarem!!!
Mas esse preconceito n acaba nunca e vem de onde a gente menos pensa que virá, agora vem Pati, hétero hitérica fazendo isso, sério??! E as meninas...nao ligamos pra isso,mas tem gente que sim...se n ligasse, ficariam!!! Trocar ainda por um namorado mané....se já é assim, pra que namorar uma criatura dessas...
Claro qaue tem fama, pq Pati esconde, né?! Má fama..aiaia.td bem que n concordo com ela ficar com muitas, mas só pq acho que ela faz por outras razoes...ela tá solteira, entao fica com quem quiser, n é que ela ta fazendo orgia...pelo amor ded Deus!! Sabe que...melhor se afastae desse povo!!!
Acho ótimo, de novo, digo, que vc ama aguém, é só brigar q na primeira vem o racismo, homofobia..já joga coisas nada a ver como essa Gisela falando do negro...e a própria Pati falando que n quer ser tajada de racista...é cada uma que ouvimos...mas Gisela n vai deixar essa estória assim nem mais...qr ver Pati, o que fará...
Olha que lindo, todos reunidos, finalmente, Goulart, Fernandao, papi e Elza!!!
Machado foi o único que me fez rir até agora nesse caps....essas frases dele....
Essas falas...a última foi ótimo " Encrespai vossos cabelos e assumi-vos a negritude que nos abunda n´alma"
Beijos
Resposta do autor:
Olá Lailesca principesca!
Elza é uma pessoa muito disciplinada, séria, apesar de gostar de sair, dançar e coisas do tipo. A personalidade dela é mais pela ordem, pela objetividade e Machado é um homem dito por muitos como sendo "louco", mas ele carrega seus dramas com a leveza que essa "loucura" proporciona. Elza tem dificuldade em aceitar isso, além do fato de culpá-lo, de uma forma ou de outra, pela morte da mãe. São vários fatores...
O racismo não passou, ao contrário do que muitos dizem, e se mostra diariamente sob muitas formas, desde o padrão de beleza ainda dominante até uma série de brincadeiras e ditos populares que carregam um si um ranço contra os negros. Elza sofreu muito com tudo isso ao longo da vida, por sempre ser uma minoria no meio de "brancos" e lidar também com jovens desrespeitosos. As escolas falham muito na formação de uma cultura de respeito às diferenças e as famílias falham ainda mais em não repreender certos comportamentos de seus filhos e jovens.
No espectro político, Elza e Yara estão diametralmente opostas no entendimento da realidade e ambas têm preconceito com as opiniões desse oposto. Não é apenas discordar.
Existem muitas pessoas que se dizem hetero e saem com outras do mesmo sexo às escondidas e depois ficam aí falando mal. Comportamento que eu particularmente não gosto!
Esse capítulo era mais tenso, mais denso, Machado tinha que dar uma quebrada no final!
Beijos caipirescos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Zaha
Em: 27/11/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Olá,
Vim hoje porque nao queria que esperasse....
O título muito tem a ver com esse capítulo!! Identidade...todos buscamos construir nossa identidade, pricipalmente na adolescencia, onde comecamos a nos identificar como pessoa, sobre nosso prórprio olhar do mundo e nao dos nossos pais ou da sociedade...leva seu tempo. Agora falar da identidade indígina é complicado, ela esta ligada a onde vivem, como vivem, a preservacao da sua cultura, como vem seu mundo ali, pe uma sociedade a parte. O genocídio desses povos tem difriculdado e apartado a muitos de sua identidade, inclusive a ter consciencia que ela existe, o que representa nao só pra eles mesmos, mas pra seu povo. Caso se perda toda essa riqueza vindo das tribos, nao restará nada,nem o idioma que tb faz parte de sua origem.
Yara tem lutado para a nao destruicao do modo de vida das populacoes indíginas e que nossa sociedade nao imponha nossos constumes fazendo perder o que sao!! Yara já tá nessa etapa e tem sido implacável na luta. Pois perder sua prórpia identidade, é faltar um pouco de si. Ao n viver nesse meio ficou mt tempo apartada, a saber quem era. A igreja lhe deu a forca que necessitava, mesmo ela n sabendo o que lhe faltava...
Yara e Paulo puderam se enterer do que passou naquele fatídico dia...que horror...tudo pela riqueza que tem esses lugares, mas essa regiao é deles, mais pessoas devem se importar e entrar nessa luta...ele tb faz parte do que poderíamos ser, ainda que perdemos esse lado pelos genocídio só pq eram uma minória étnica, entao nao tiveram nem chance contra a expancao colonial, e tampouco agora.....
Yara n esperava por onde ia passar, né, sde danou toda e deixou Kedima preocupada, mas como disse....faz parte!!!
Bem, aqo menos comecou a aumentarr as pessoas nas passeatas, acompanhando e apoiando ou ao menos algo disso....
Terrível o que se passou com Paulo, nada justifica o que fizeram...sendo mendigo, indígina,, negro, gay, mulheres...nada!!! Mas é o que passa na nossa realidaded né?! Masacres como esses....mais uma perda pra Yara...
Bem, Gil sed foi, mas sabemos que nada dura para sempre...quem sabe possam se ver no futuro ou nao, mas deixaram uma linda marca uma na outra....esse amor lindo e inesquecível, saudável!!!
Perde-se uma, chega outra...Natália chegou!!!!
Yara, está mais perto de si como nunca e tem Kedima aí com ela, Natália e vamos ver se Elza e Yara se encontram e agora com a nova visao de Elza e menos raiva dela e do mundo, possam ter um melhor encontro
Resolvi, falar primeiro de Yara, já que meu cérebro nao tá mt claro....tentarei ler sobre Elza, já tenho mais ou menos na minha cabeca, mas confesso que nao sei bem como colar...
Bem...espero que ao menos isso conte por hj!!
Bj
Resposta do autor:
Olá queridíssima Lailikii!
Espero que esteja bem.
Adorei o que escreveu sobre identidade e a questão indígena. O modo como os povos originários são desconstruídos diariamente. Eu já vi cada coisa no norte do Brasil que é de chocar. Pensei em colocar na história, mas vou ficar devendo, pois não terei tempo de desenvolver como gostaria.
Yara e a mãe adotiva viviam com medo de serem descobertas pelos genocidas e esse medo constante, as fugas, tantas mudanças de endereço, fizeram com que a jovem tivesse uma certa repulsa ao que e a quem ela era. Só a partir da conversa com Alice no leito de morte foi que Yara começou a se despertar e as atividades com o Partido, além dos indígenas que conheceu, foram ajudando para que ela, dentro dos limites da urbanidade, fosse reconstruindo a si mesma.
A morte de Paulo, por "brincadeira", além de representar uma perda foi mais uma agressão sofrida no seio dos povos originários. Eles todos sentiram muito.
Yara e Gil se amam, porém não se encontram. Sabe como é isso? Vamos ver o que o futuro reservará para elas, juntas ou separadas. Camarada Natália é uma companheira de luta e os ideais em comum as unem, mas até que ponto?
Adorei seu comentário, pena que você tenha apagado outros, pois sumiu um que eu havia respondido.
Beijos!
Sol
[Faça o login para poder comentar]
kasvattaja Forty-Nine
Em: 26/11/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Olá, Solitudine, tudo bem?
Identidade: objetiva ou subjetiva? Física ou pessoal? O interessante é que nós estamos acostumadas a ''ligar'' identidade com um pedaço retangular plastificado e que, quando interpeladas pelas ''forças de seguranças'' e solicitado o tal ''documento'' você fica toda ressabiada com o temor de que o ''dito cujo'' esteja em uma lista não autorizada e que, por isso, pode, inclusive, puni-la.
É claro que a identidade mais importante é a pessoal, afinal é ela que dá-nos a consciência que temos de nós mesmas e é dela que falamos aqui, não é querida Autora?.
No capítulo, Kasvattaja acha que para Elza o corte de cabelo pode ser um principio. Um princípio — veja bem e só, por enquanto — por que para ela aceitar a ''identidade'' comuna de Yara é inaceitável, ou não digerível.
Com Yara, aparentemente, sua ''identidade'' parece resolvida.
Kasvattaja só acha!
Falando em ''identidade'', Kasvattaja não poderia deixar esse belo capítulo sem uma trilha sonora. Cantor e canção — simplesmente deliciosa naquela batida meio bossa nova, meio samba-canção — dispensam comentários: vamos de Jorge Ben, ''Negro É Lindo''...
''Negro é lindo
Negro é lindo
Negro é amigo
Negro também é
Filho de Deus
Eu só quero que
Deus me ajude
A ver meu filho
Nascer e crescer
E ser um campeão
Sem prejudicar
Ninguém porque
Negro é lindo
Negro é amor
Negro é amigo
Negro também é
Filho de Deus
Negro também é
Filho Deus
Preto velho tem
Tanta canjira
Que todo o povo
De Angola
Que todo o povo
De Angola
Mandou preto velho
Chamar eu quero ver
Preto velho dizer
Eu quero ver preto
Velho cantar e dizer
Negro é lindo
Negro é amor
Negro é amigo
Negro também é
Filho de Deus
Negro também é
Filho de Deus''
Segue o link:
https://www.youtube.com/watch?v=8sz3Ffp0Qz4
Apesar de o capítulo ter momentos ''pesados'' e tristes, Kasvattaja acha que a canção ''cai'' bem...
É isso!
Post Scriptum:
''Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar. ''
Nelson Rolihlahla Mandela,
Advogado.
Resposta do autor:
Olá queridíssima!
Kasvattaja só achou e, a meu ver, encontrou! rs Concordo.
Eu gosto muito dessa música e Jorge Ben (que virou Benjor) costuma acertar bastante nos ritmos!
Também concordo muitíssimo com Mandela. Aprende-se a odiar, aprende-se a amar; com a vantagem que a semente do Amor se encontra em todos os corações, só precisa de solo fértil.
Beijos e volte sempre!
Faça uma caipira feliz! rs
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Samirao
Em: 26/11/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Quero os 10 próximos em antecipação e uma massagem caprichada quando eu voltar pra cidade. Do contrário, é greve geral! HUAHUAHUA
Mas vc tá de castigo. Não comento esse CAPS fodastico e tenho dito! Huahuahua
Resposta do autor:
KKKKKKKK
Sem comentários, habibi.
Beijos!!
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Dandara091
Em: 26/11/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Alô autora!
Que capítulo! A arte imita a vida ou a vida imita a arte?
Angela Davis na área! Firmou negritude!
#orgulhonegro
#cabelo afro
#blackpower
#contraimpunidade
Resposta do autor:
Olá querida!
Então você gostou? Fico feliz!
Acho que a reposta a sua pergunta seria: os dois!
O nome da professora não foi escolhido à toa! ;)
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Samirao
Em: 26/11/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Sua caipirorra caipiralhaas! Como que posta CAPS novo e não me fala!!! Nem vou comentar por causa disso tá? Eu até li e tal mas não comento! E no próximo nem venho aqui pra vc aprender! E não tem bjuss
Resposta do autor:
Eita boi! Sinto que danei o trem!
Zanga com a caipira não, Samirinha!
Você está sempre ligada, sempre de olho... E como tinha a história do processo eu não te procurei. Mil perdões!!! Afinal devo muito a você aqui!
Prometo que te envio os dois próximos em antecipação para você ler, comentar, postar e fazer miséria. rs
Beijos (apesar de você não querer),
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Marta Andrade dos Santos
Em: 25/11/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Eu fico a pensar como quatro pessoas põe fogo em um semelhante por diversão é algo irreal mas que foi real nem sei definir, na época dos acontecimentos eu acompanhei o desfecho mas tudo no Brasil que envolve dinheiro e poder a justiça falha.
Resposta do autor:
Olá querida!
Tudo bem?
Eu nunca esqueci deste episódio. Era estudante universitária naquela época e como me revoltei!
Muitas coisas absurdas acontecem, muitas delas passam impunes diante da justiça terrena e a gente sempre fica chocada. Creio que nossa geração não verá isso, mas haverá um tempo em que a Terra não mais será palco dessas misérias porque as pessoas serão melhores.
Mesmo hoje, há muita coisa ruim no mundo, mas também há muitas coisas boas. É que o Bem costuma ser discreto ante nossos olhos.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Mille
Em: 25/11/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
OI Sol
Capítulo muito emocionante.
Elza agora tem na professora a admiração e ver que ela sempre se abalou e se negou e está fazendo diferença. Antes tarde do que nunca né.
E que triste o fim de Paulo, o ser humano comete muita barbaridade com o outro, é difícil você respeitar as diferenças.
E essa chegada de Natália, será que obedece a regra da dona Kedima???
Bjus e até o próximo capítulo
Resposta do autor:
Olá querida!
Esse capítulo é mais denso, não? Eu também chorei quando escrevi a parte do Paulo.
A professora Ângela foi o exemplo que Elza precisava.
E Natália, sim, ela vai obedecer a regra, até porque Yara com certeza vai! kkk Por mais que a tentação a atente! rs
Beijos e obrigada por vir sempre!
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Irina
Em: 25/11/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Kotinha!
Capítulo deveras intenso! Emocionei-me e surpreendi-me com um fato que desconhecia a ocorrência na história brasileira. Como escrevi de outra feita, duro porém necessário.
Aborreci-me com o desrespeito contra Elza mas felicito-me por ela ter encontrado sua identidade, ao menos parcialmente. Deves concordar Kotinha que a verdadeira essência da Elza fora aprisionada consigo pelo medo de sofrer. Não condeno dalguma forma!
No final, fizeste-me rir!
Parabéns! Este conto é mais uma grande obra. Tomara que estejais nem longe do término!
Com estima,
Irina
Resposta do autor:
Olá querida!
Você não sabia do caso do índio? Foi um fato muito marcante; eu nunca esqueci.
Concordo plenamente com tudo que você escreveu sobre Elza. E fico feliz que o final te divertiu.
Obrigada pelos seus elogios e gentileza de sempre. E sim, o conto está longe do fim. rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Seyyed
Em: 25/11/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Porra autora!!! Que capítulo! Tenso! Tu me fez chorar com porra nem sei como falar. Triste! Tu me faz chorar com Yara e Gil... Mas gostei do encontro da Elza com ela mesma. Tão ela mesma que até gamou na professora hahaha e quem não? Camarada Natália também chegou pra fuzilar curnicha hahaha
Final parou tudo e..."Encrespai vossos cabelos e assumi-vos a negritude que nos abunda n'alma!" Hahahaha Tu é uma porra tri louca!!!
SHOW!!!!
Resposta do autor:
Olá garota!
Que bom que você continua firme e forte lendo e comentando para esta caipira.
Uai, pelo que vejo o capítulo mexeu com suas emoções; te fez rir e chorar! Então, o objetivo foi cumprido! rs
Fuzilar curnicha foi ótimo! kkkk Você me diverte!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Lea
Em: 24/11/2022 para o capítulo 12 - IDENTIDADE
Você reconhecer quem você é, dá um orgulho imenso. Não esquecer e/ou negar nossas origens,nos fazem únicos. E a luta parece que nunca acaba, porém não podemos baixar a cabeça!!!
*
Boa noite,Sol!
Boa noite,Samira!
Resposta do autor:
Boa noite, querida!
Concordo plenamente com o que você falou.
Continue lendo e comentando! ;)
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
Solitudine Em: 29/01/2025 Autora da história
Olá dona Minha Linda!
Eu havia escrito uma resposta imensa mas o site jogou fora nem sei como! rs Agora meu punho dói que nem uma desgreta, então terei que ser econômica.