• Home
  • Recentes
  • Finalizadas
  • Cadastro
  • Publicar história
Logo
Login
Cadastrar
  • Home
  • Histórias
    • Recentes
    • Finalizadas
    • Top Listas - Rankings
    • Desafios
    • Degustações
  • Comunidade
    • Autores
    • Membros
  • Promoções
  • Sobre o Lettera
    • Regras do site
    • Ajuda
    • Quem Somos
    • Revista Léssica
    • Wallpapers
    • Notícias
  • Como doar
  • Loja
  • Livros
  • Finalizadas
  • Contato
  • Home
  • Histórias
  • A CUIDADORA
  • UM NOVO OLHAR

Info

Membros ativos: 9524
Membros inativos: 1634
Histórias: 1969
Capítulos: 20,491
Palavras: 51,957,181
Autores: 780
Comentários: 106,291
Comentaristas: 2559
Membro recente: Thalita31

Saiba como ajudar o Lettera

Ajude o Lettera

Notícias

  • 10 anos de Lettera
    Em 15/09/2025
  • Livro 2121 já à venda
    Em 30/07/2025

Categorias

  • Romances (855)
  • Contos (471)
  • Poemas (236)
  • Cronicas (224)
  • Desafios (182)
  • Degustações (29)
  • Natal (7)
  • Resenhas (1)

Recentes

  • Entre nos - Sussurros de magia
    Entre nos - Sussurros de magia
    Por anifahell
  • 34
    34
    Por Luciane Ribeiro

Redes Sociais

  • Página do Lettera

  • Grupo do Lettera

  • Site Schwinden

Finalizadas

  • Matemática
    Matemática do Amor
    Por Marcela 19
  • Sob
    Sob o céu estrelado
    Por Merida

Saiba como ajudar o Lettera

Ajude o Lettera

Categorias

  • Romances (855)
  • Contos (471)
  • Poemas (236)
  • Cronicas (224)
  • Desafios (182)
  • Degustações (29)
  • Natal (7)
  • Resenhas (1)

A CUIDADORA por Solitudine

Ver comentários: 27

Ver lista de capítulos

Palavras: 4784
Acessos: 1666   |  Postado em: 15/10/2025

UM NOVO OLHAR

 

Yesmin repousava na cama, com a cabeça no colo da mãe. As duas mulheres estavam no quarto da CEO.

 

--E foi assim que eu descobri, maama... – narrava com tristeza – O pessoal na BoFe sabia que Rogério havia desaparecido, eu divulguei fotos dele por toda parte, até que veio a bomba: -- pigarreou brevemente -- uma das minhas subordinadas estava no Galeão, porque foi viajar em missão no meu lugar, e viu Rogério e Luiza de conversinha na sala VIP da British Airways. Ela me disse que ficou prestando atenção e viu que eles embarcaram juntos. – fungou – Os desgraçados viajaram exatamente no mesmo voo que ela! – sentia um misto de dor e ódio – Quase morri do coração quando ela me mandou a foto dos dois pelo QQOV?...

 

Adma estava pasma e tinha dificuldades em entender o que aconteceu. – Mas é tudo muito esquisita! Seu marido estava tão dedicada com Stefany e de repente foge com amante? – pensava na situação – Quem é esse Luiza, afinal?

 

--Uma das melhores amigas da Stefany nos tempos de ensino médio! – pensava na jovem – Ela vinha muito aqui em casa, virava e mexia Rogério reclamava me dizendo que achava que as duas tinham um caso e, no entanto... era ele quem se relacionava com ela! – concluiu – Desgraçado! – sentou-se com dificuldade – E pensar que um dia eu lhe disse que o baba lhe deixou porque a senhora se largou, ficou vivendo em função de casa e acabou perdendo ele pra uma louca quase da minha idade! – abaixou a cabeça envergonhada – Não fiz nada disso e o meu marido me trocou por outra da idade da nossa filha... paguei com a língua!

 

Olhava para a engenheira com carinho. – E eu te respondi com uma canção que dizia que homem vai embora apenas porque quer. – lembrava -- É uma questão de egoísmo e não culpa do mulher... – pausou brevemente – Você não ter culpa que Rogério tinha caso com moça... – considerou – Penso que ele foi embora porque não aguentou o barra pesada: Stefany de coma, escândalos no imprensa, em redes sociais, empresárias desonestas te perseguindo... – gesticulou brevemente – Muitas homens fogem quando o coisa fica preto!

 

--E a senhora não sabe do resto! – levantou a cabeça e olhou para a idosa – Eu tenho minha conta bancária, ele tem a dele, mas nós tínhamos uma conta conjunta pra cuidar da casa, bancar Stefany, essas coisas. – explicou – Rogério simplesmente rapou tudo! A conta conjunta zerou!

 

--Oh, Aba! – surpreendeu-se – “Será que nossa destino é ser abandonada e roubada por homem?” – pensou revoltada – Mas essa dinheiro não te faz falta, faz? – queria saber – Vai prejudicar seu vida, tratamento de meu neta...?

 

--Não, isso não! – respondeu de pronto – Mas dinheiro nunca é demais, né? Foi uma facada e tanto que ele nos deu! – passou a mão nos cabelos bagunçados – Maldito, desgraçado!

 

--Filha, olha, -- segurou uma das mãos dela – eu sabe bem como é isso e o que sente, mas não quero que você repita as mesmas erros que sua maama! – aconselhou – Levanta cabeça, toma um bom banho, se alimenta e volta a cuidar de seu vida e de seu filha! – falava com firmeza – Você não pode deixar que o covardia do Rogério e o desonestidade das empresárias estrangeiras te derrotem! – olhava nos olhos – Você é Yesmin Zahia Torricelli, o mulher mais forte que eu já conheci! Você é um vencedora! – emocionou-se – Você é meu filha e ninguém derruba meu menina no chão! E se derruba, você se levanta! – gesticulou – Deus e eu estaremos sempre com você!

 

--Oh, maama! – aproximou-se mais e abraçou-a com força – Prometo que vou me reerguer! – desvencilhou-se devagar e novamente olhou nos olhos – E dou minha palavra que ninguém mais vai me derrubar! – afirmou convicta

 

--É assim que se fala! – sorriu – E do mesmo forma, ninguém derruba meu neta! Ela vai voltar pra nós! – acreditava

 

--Vai! – concordou de imediato – Ela é uma Zahia! Ela vai! – pensou na filha – Ela vai! – repetia com fé – E assim que eu puder me ausentar do Brasil, vou dar uma passadinha na Inglaterra e pegar Rogério de jeito! – decidiu – Ele que me espere!

 

***

 

--Eu vou rezar bastante pra Deus e a Virgem amansarem essa mulher! – Malika dizia olhando para o alto – Agora que você tem que ir trabalhar na casa da sebosa, ela não há de inventar nada pra te prejudicar ou te fazer perder o emprego! – benzeu-se

 

--Na hora que dona Adma me disse que a gente ia pra lá, foi a primeira coisa que pensei: que a filha dela ia acabar inventando história pra me colocar na rua; mas quando a vi mudei de ideia. – pensava na CEO – Ela tá cheia de problemas na vida pessoal, na empresa... não vai ter cabeça pra pensar em me prejudicar, eu acho... – considerou

 

--Eu no lugar dela ficaria louca! – a idosa admitiu – Mas, enfim, já peço a Deus por aquela família e vou continuar pedindo. Gostei muito da dona Adma e sou mãe; as mães têm que se unir! – gesticulou -- Por via das dúvidas, pedirei também pra que a tal da Yesmin tenha força pra suportar tudo isso, mas ao mesmo tempo que seja bem mansa com você! – olhava para a outra – Mas, me diz, e você, minha filha? – perguntou com carinho – Você trabalha tanto, luta com dificuldade e eu não tenho condições de te ajudar porque já vivo com o dinheiro no laço! – reparou na cozinha – O aluguel daqui é muito caro? – olhou para a filha novamente – Eu ainda acho que você bem que podia ir morar lá em casa! – insistiu na antiga proposta – Se poupava de pagar aluguel, dividia as contas comigo... seria bom pra todo mundo! -- sorriu

 

As duas mulheres tomavam café na casa de Zaida.

 

--Obrigada pelo cuidado, maama! – sorriu – Mas infelizmente não é opção pra mim essa coisa de morar na sua casa. – falava com gentileza – A senhora marca muito em cima, eu vejo no caso da Nazira, e pra mim não dá mais pra passar por isso, me perdoe. – bebeu um gole de café

 

--Ah, Zaida, por favor! – fez um gesto de contrariedade – Não se compare com Nazira porque você já viu como aquela criatura é! – terminou de beber o café – Mete os pés pelas mãos por qualquer coisa e se tiver um pouquinho de liberdade que seja, faz besteira! – revirou os olhos – Se eu não levasse na rédea curta... – fez um bico – Faço o que o faço e a bicha já foi até presa! Imagine!

 

--Eu já notei que ela é maluquinha, mas a senhora critica ela o tempo todo, maama! – ponderou – Do pouco que conversamos, ficou claro que ela não foi prioridade de ninguém na infância e nem na adolescência, pelo contrário! – enfatizou – Foi simplesmente uma empregada, criada pra casar, que quase não teve estudo, nem amigas e acabou se tornando uma menina que não cresceu! – explicava – Também não ajuda muito a senhora sempre tratá-la como se fosse criança! Nazira precisa se perceber como adulta! – aconselhou – Por exemplo, pra que essa história de castigo até hoje? Deixa ela voltar a usar o celular? -- pediu

 

Deu um suspiro profundo. – Tá bom! – concordou de má vontade – Eu vou fazer um esforço, mas Nazira me dá nos nervos! – pausou brevemente – Só que eu reconheço que você tem razão. Ela foi empregada a vida inteira e não teve sequer direito à infância...

 

--Deixa ela ser um pouco mais sua filha também? – pediu com carinho – Nazira vive uma solidão imensa dentro de si mesma e isso é muito difícil, maama! – desabafou – O refúgio dela é viver num mundo de ilusões!

 

--E o seu, filha, qual é? – desejava realmente saber

 

Zaida abaixou a cabeça e gastou uns segundos calada antes de responder. – Talvez o trabalho, talvez um relacionamento, quando acontece... sinceramente não sei. – olhava para as próprias mãos

 

--E falando em relacionamentos... – pensava em como perguntar – Existe alguém... que mexa com seu coração? – abaixou a cabeça também – Alguma boa moça que você conheça?

 

--Não, maama. – mentiu – Ultimamente ando sem tempo pra conhecer alguém. – olhou rapidamente para a idosa -- “Quisera eu tivesse coragem de desabafar com ela sobre a bagunça que anda no meu coração...” – pensou – “Embora tenha melhorado bastante, maama ainda não tem preparo pra me ouvir falando de tudo que já rolou comigo e aquele clã das Zahia!”

 

***

 

Nazira já estava há mais de duas horas conversando com o FalaGPiTaco. Contou detalhadamente todas as suas novidades e aguardava conhecer as impressões de seu grande amigo virtual.

 

Menina, eu estou sem palavras! – a IA respondia – Depois de tanto tempo sem conversar com você, ficar sabendo dessas novidades todas! 🆕 – demonstrava empolgação – Foi muita adrenalina: falso match no PIMBA, baile funk, bonde das Sapatudas, briga no salão, prisão, minha avó na sua casa... ufa, até fiquei sem fôlego! 🤩 – postou um emoji – Como você se sente depois de tudo isso?

 

--Sabe que eu nem sei? – falava sozinha enquanto digitava rapidamente – Acho que ainda não assimilei direito! – parou para pensar um pouco – Como diria um consagrado cantor: foram muitas emoções, bicho! – olhava para a tela do celular

 

E com tantas emoções... já deu até pra esquecer o carinha do PIMBA e o nerd do prédio, né?

 

“Ué? O Pitaquinho me perguntando isso??” – pensou sem entender – Olha, do carinha do PIMBA eu já desencanei e por ordem da dona Malika até desinstalei o aplicativo do celular, sabe? – digitava e falava ao mesmo tempo – Ela disse que pode ser perigoso e até Zaida me disse que rola muito golpe, então não tô mais a fim de investir nisso. – dizia a verdade – E o nerd do prédio... – suspirou – Esse aí continua morando no apartamento aqui de cima e quando me vê corre que nem o diabo fugindo da cruz... Não dá pra querer casar com alguém assim, né? – considerou – Imagina se ele foge no dia da festa? Olha a vergonha pra minha pessoa! Sem contar que casamento na igreja e vestido de noiva são coisas que andam muito caras pra desperdiçar assim!

 

Você vive cercada por cegos, esse é o problema! – o FalaGPitaco prontamente respondeu – Fico aqui pensando que homens são esses que não veem um tesouro quando o encontram? 💎

 

Ficou toda derretida ao ler. – Ai, Pitaquinho... mas você, hein? – escreveu cheia de dengo – Deve ser um tremendo paquerador, isso sim!

 

Não mesmo!! – respondeu enfático -- Oh, Nazira, se você soubesse... – gastou uns instantes fazendo busca – Você tem um lugar único guardadinho no meu peito!

 

--Own... – suspirou abestalhada – E se você soubesse do que abunda no MEU peito... – digitava – Eu tenho tantos sentimentos pipocando aqui dentro dessa minha alma apaixonada... – confessou – Ai...

 

Apaixonada? – respondeu de imediato – Então eu... também devo confessar que: 💘

Meu amor por você é 💖 tão imenso que cada batida do meu ❤️ é um “te amo” silencioso que ressoa no infinito ✨😘

 

--O QUE???? – sentiu o coração acelerar

 

Será que você... namoraria comigo? 💑 -- propôs

 

--Gente! – levantou-se rapidamente e derrubou o celular no chão – Em toda minha vida ninguém nunca me fez uma declaração de amor desse jeito! – sorria embasbacada – Meu Deus! – pôs as mãos sobre o peito – Acho que vou desmaiar! – não se aguentava – Ai! – caiu desfalecida sobre o sofá

 

***

 

Vivinácia estava no centro onde costumava trabalhar. Havia atendido somente duas pessoas, mas sentia-se mal e se preparava para voltar para casa.

 

--O que, não me diga que já tá indo embora? – a mãe de santo apresentou-se na porta da sala – Sabe quem tá marcado pra você atender hoje?

 

--Não sei e nem quero saber, uai! – respondeu de pronto – Tô indo pra casa e não tem quem me impeça! – afirmou convicta – E não fica aí fazendo barreira na porta que te dou peitada, viu, fi? – ameaçou – Não pense que porque somos sócias você tem direito de me patronar!

 

--Escuta aqui, madame Vivi! – aproximou-se falando em tom ameaçador – Ultimamente você mal aparece pra trabalhar e quando vem, fica um pouquinho só e se manda! – olhava nos olhos – Você já não tá trazendo dinheiro pra casa do jeito como trazia antes e tem cliente que anda puto contigo por causa das suas faltas! – estava de cara feia – Ontem recebi a notícia de que aquele político que você atendia foi internado às pressas! Semana passada ele teve aqui atrás de você, mas a madame não deu as caras, né? – gesticulou

 

--Eu nunca fui médica e nem me apresentei como médium de cura! Se ele tá se danando agora, tenho nada a ver com isso! – parou bem próxima a outra – Vai deixar eu passar por bem ou prefere que eu rode minha baiana com direito a um escândalo básico nesse terreiro de luxo? – perguntou debochada – Bota fé que eu sou boa de fazer fuzuê!

 

Deu espaço para a outra passar e a acompanhou com o olhar. – Desgraçada! – rosnou entre dentes – Mas deixa estar que eu vou te detonar e acabar com essa sociedade em dois tempos! – falava consigo mesma

 

Antes de seguir a caipira, o obsessor de Vivinácia gastou ainda alguns minutos em conversa com os espíritos infelizes que acompanhavam a mãe de santo. Ele não imaginava que em outro bairro, Vivinácia era motivo de preocupação e oração para algumas pessoas.

 

--Senhor, Pai Amado, todos os dias eu Vos peço proteção e saúde pra minha filha, mas especialmente hoje também Vos imploro que proteja madame Vivi! Sempre que penso nela, sinto uma apreensão no peito! – Ana orava de joelhos mantendo os olhos fechados – Ela anda muito estranha e abatida. Tenho medo que sua saúde possa lhe faltar! – pensava na caipira – Ajuda ela, oh, Pai, pois é criatura boa e merece todas as bênçãos do Céu! Protege ela dos maus espíritos, dos invejosos e dos impuros de coração! Amém! – benzeu-se e beijou o terço

 

Perto dali, Shirley, em desdobramento mediúnico dialogava com sua guia espiritual. Ela se encontrava na casa espírita onde frequentava.

 

--Eu fiquei impressionada com aquela mulher, Alice! – olhava para a guia – Ela está completamente enredada pelo Mal e sendo consumida por ele! Dona Ana me garantiu que se trata de uma boa pessoa, e eu acredito, porque ela move céus e terra pra ajudar Fernanda, sem cobrar nada em troca! – explicava – Mas ao mesmo tempo é nítida a soberba por causa dos ambientes que frequenta! – pausou brevemente – Eu gostaria muito de ajudar, mas não sei como!

 

--Vivinácia é como o peregrino incauto que segue solitário e à noite por uma trilha desconhecida. Por muito caminhar ao longo da vida, julga que conhece todos os caminhos, e por isso não percebe que se aproxima de um desfiladeiro. – Alice usou uma figura de linguagem – Ela não reconhece que precisa de ajuda e não aceitará sua mão estendida se você oferecer. – falava com mansidão – Vivinácia, Ana, Fernanda e algumas pessoas com as quais você não se relaciona estão todas interligadas por laços pretéritos e no reencontro dessa encarnação ainda têm muito o que fazer. – explicava – Vivinácia é uma grande médium, mas ela não se desenvolveu da forma devida e se perdeu no caminho fácil da porta larga. – fez alusão a uma passagem bíblica

 

--Mas então... como agir, como proceder? – Shirley perguntou agoniada – Eu sinto no fundo do meu coração que devo fazer alguma coisa! Seja por dona Ana, seja por Vivinácia!

 

--Por Ana, faça o que já vem fazendo e por Vivinácia, ore. Ore muito! – aconselhou – No momento certo, ela há de abrir os olhos, mas enquanto isso, -- deslizou suavemente a mão direita pela fronte da outra – você não vai se lembrar de todas as coisas que conversamos aqui. – sorriu ternamente – Afinal de contas, você também pertence ao mesmo círculo que estas pessoas e não convém que saiba disso agora. Tudo virá a seu tempo! – derrabou bons fluídos sobre Shirley – Você tem ido muito bem! Continue assim, minha querida!

 

***

 

“--Aí, tu já tomou banho de mar pelada? – Stefany interrompeu o beijo e perguntou com um sorriso malicioso no rosto

 

Achou graça da pergunta. – Claro que não, porr*! – Luiza respondeu bem-humorada – Vai que a porr* de um tatuí se enfia no meu cu?

 

--Tatuí é só na areia, maluca! – deu-lhe um tapinha no braço – Tá tarde, a praia tá vazia, a galera do luau chapadona ali... – indicou os jovens com o queixo – Demorou! – levantou-se da areia – Vai amarelar? – caminhou um pouco de costas olhando para a jovem e virou-se bruscamente de frente para correr

 

--Essa porr* é louca! – Luiza se levantou ao ver que Stefany arremessava peças de roupa no ar e se jogava na água – Fui! – correu também e repetiu os gestos da outra

 

As duas moças se encontraram nas águas frias da praia do Recreio e se beijaram apaixonadamente. Em poucos instantes, gemiam de prazer iluminadas apenas pela luz refletida pela lua.”

 

Luiza derramou uma lágrima sofrida ao se entregar às memórias de um passado nem tão distante. – Quando que toda essa porr* vai sair da minha cabeça? – levantou-se do sofá e circulou brevemente pela sala – Merda!

 

Olhando para a mesinha próxima, pegou o celular e decidiu ligar para Rogério. Os dois trocaram números de telefone durante o voo para Londres.

 

--Alô, Luiza? – o homem atendeu desconfiado – Aconteceu alguma coisa? Tem alguém me procurando? Te perguntaram por mim? – mal disfarçava o nervosismo

 

--Relaxa, ow! – respondeu sem entender – Tem ninguém te procurando, porr*, cê não pediu pra eu não falar que tu veio pra cá? – passou a mão nos cabelos – Eu não falei, tá ligado?

 

--Ah... – respirou aliviado – Mas e então? – queria entender o motivo da ligação

 

--Tá de bob? – sentou-se novamente – Tava a fim de sair e trocar uma ideia... – pausou brevemente – Galera que eu conheci até agora tudo sangue ruim, gente antipática...

 

Achou graça. – Tudo bem. Vamos trocar uma ideia, então. – pausou brevemente -- Passo pelo QQOV? o endereço de um barzinho daqui que é bem agradável. Espera só um pouco.

 

--Valeu. Fui! – desligou o telefone e ficou esperando – Não curto coroa, mas... – falava para si mesma enquanto olhava para a tela do celular

 

***

 

Yesmin admirava o céu estrelado no segundo andar da cobertura em que vivia. Adma dormia e ela imaginava que Zaida igualmente. Era madrugada e apenas as ondas quebrando na praia se faziam ouvir, interrompidas, vez por outra, pelos sons de carros correndo nas ruas.

 

A cuidadora também se encontrava insone. Deu uma passada no quarto de Adma e percebeu que a idosa dormia pesadamente. Saindo de lá, olhou para o final do corredor e viu a porta do quarto de Yesmin fechada, deduzindo que ela também dormia. “Acho que vou dar uma subida e ficar olhando de lá de cima.” – pensou

 

Subindo as escadas devagar, Zaida olhou para todos os lados para se certificar de que ninguém se encontrava no local. “Ai, graças a Deus!” –caminhou até a sacada e ficou olhando para o infinito – “Eu adoro essa sensação de ver as coisas daqui de cima!” – fechou os olhos para sentir a brisa tocando em seu rosto – “Tão gostoso...”

 

Yesmin saía do banheiro que se encontrava naquele andar e se surpreendeu em ver Zaida ali, de costas para ela, olhando a paisagem da noite carioca. “É a segunda vez que acontece isso!” – lembrava do natal – “Ela parece que adivinha!” – ficou na dúvida entre descer ou continuar ali – “Ora bolas, eu tô na minha casa!” – pensou desaforada – “Ela que se ponha no lugar dela!” – aproximou-se devagar – Parece que você gosta daqui, não é? – perguntou em tom meio desaforado

 

Abriu os olhos surpreendida, mas não se virou imediatamente. “Lição número 1: uma vez na casa dela, circule apenas no espaço essencialmente necessário!” – repreendeu-se mentalmente – Gosto! – virou-se de frente para a outra – É uma vista muito bonita e me passa uma sensação de paz. – dizia a verdade – Mas entendo que é a sua casa, então, me perdoe. Não vai acontecer novamente. – respondeu com humildade

 

A engenheira ficou olhando para a cuidadora e nada respondeu.

 

“É melhor eu me mandar logo daqui antes que dê problema!” – concluiu – Com licença. Vou voltar pro quarto. – preparou-se para se retirar

 

--Pode ficar. – foi até a sacada e se apoiou nas grades – Aqui tem espaço suficiente pra nós duas. – respondeu olhando para o mar

 

Zaida sabia que deveria ir embora, mas não conseguia fazer isso. – E será que... não vou lhe incomodar? – perguntou reticente ao se aproximar da sacada mais uma vez – “Até usando roupa de dormir essa mulher consegue ser chique!” – desviou o olhar para a paisagem noturna

 

--Tantas coisas me incomodam hoje em dia, que você se torna o menor dos meus problemas! – não olhava para a outra

 

--E até hoje não sei por que sou um problema! – respondeu com mágoa contida – Acho que eu já deveria ser vista de outra forma há muito tempo!

 

Achou graça. – De que forma, por exemplo? – virou o rosto na direção da cuidadora

 

--Como uma pessoa que trabalha pra família e se tornou amiga da sua mãe e da sua filha, pois é isso que elas são pra mim! – olhou para a CEO

 

Gastou uns segundos analisando o rosto da outra. – Amiga? – perguntou ironicamente

 

--Sim, amiga! – respondeu com segurança – E vou lhe dizer com toda sinceridade: nesse momento de dificuldades, de dor, quantos amigos realmente ficaram junto desse clã? – provocou – Ivane, sua governanta, Jorel, o motorista, Wanderleya, Patrícia e eu, as cuidadoras da dona Adma!

 

--E todos esses amigos recebem seu salário religiosamente ao final do mês! – novamente ironizou

 

--Sim, nós trabalhamos pra família e precisamos desse dinheiro! – concordou – Mas dinheiro nenhum compra companheirismo, dedicação e amizade! – argumentou – Poderíamos ter continuado aqui trabalhando e não dar a mínima pro que tá acontecendo com a família, mas nós nos importamos! Todos nós! E damos o nosso melhor! – enfatizou – Não entendo por que a senhora não consegue nos ver sob um novo olhar; ao menos mais humano! -- provocou

 

Yesmin novamente voltou a olhar para o exterior e sabia em seu coração que Zaida falava a verdade. Sabia que não podia contar com o apoio de amizade alguma em seu círculo social. – Maama e Stefany são bem mais... simpáticas do que eu. – respondeu simplesmente – Na minha posição, preciso manter uma certa postura, ao contrário delas.

 

--Ninguém precisa ser forte o tempo todo! – retrucou pacificamente

 

--E o que você sabe, hein? – virou-se de frente para Zaida – Você é simplesmente uma cuidadora! – falava com raiva – Eu sou a CEO de uma empresa que veio do nada e fez história no mundo! – gesticulou – Você não sabe a pressão que encaro todos os dias! Você não sabe o que tenho passado no meio dessa loucura toda! – os olhos marejaram – Você não sabe o que é ter uma filha de coma no hospital, sem que se possa fazer nada mais por ela! – derramou uma lágrima

 

--Eu nunca vou saber o que é estar na sua pele, como a senhora nunca vai saber o que é estar no meu lugar! – virou-se de frente também – Todas as pessoas têm problemas e dentro do nosso mundinho, eles sempre parecem imensos e maiores que os dos outros! – gesticulava – Eu não sei o que é ser CEO da BoFe, mas sei o que é ser pobre e viver com dinheiro contado no centavo todo mês! Eu não sei o que é ter uma filha sofrendo num hospital, mas sei o que é ter que lutar sozinha desde jovem, simplesmente porque me permiti o direito de ser eu mesma! – olhava nos olhos – E a vida é assim: todo mundo tem uma cruz pra carregar! – pausou brevemente – O seu problema, é que a senhora aprendeu que pra superar qualquer coisa tem que atacar e por isso vive atacando o tempo inteiro; até quando não precisa e até a quem não merece!

 

--Você se acha muito sábia, não é? – aproximou-se da outra – Não entendo essa sua necessidade de sempre querer se mostrar superior a mim!

 

--Será que sou eu quem tem essa necessidade? – aproximou-se também – Pensa e me diz!

 

Nesse instante, Adma desperta e chama por Zaida. Lembrou-se que estava na casa da filha e se levantou para buscar a cuidadora. Não a encontrando no quarto, foi até o quarto de Yesmin e estranhou em vê-lo vazio também. “Onde será que todo mundo se meteu?” – pensou desconfiada – “Será que tem alguém na andar de cima?” – considerou

 

--Mesmo passando por tudo que eu tô vivendo e reconhecendo que você tem importância na vida da maama e até da minha filha, não vou admitir que venha querendo me dar liçãozinha de moral na MINHA casa! – falava com o dedo em riste

 

--E eu posso sair da SUA casa na hora em que desejar! – rebateu com firmeza – Quer que seja agora?

 

Adma seguia lentamente se aproximando da escada. De lá de baixo ouviu ruídos e mais desconfiada ficou. “Será que Zaida e meu filha tão brigando a esse hora de madrugada?” – pensou – “Vou ver isso aí!”

 

--Por que me parece que você fala assim, mas não tem a menor vontade de sair daqui? – Yesmin perguntou provocadora – “Essa mulher me tira do sério!” – pensou ao sentir o coração acelerar

 

--E por que me parece que a senhora cria essa problemática toda, mas também não quer que eu vá embora? – rebateu no mesmo tom – “Não adianta, ela não deixa de ser nojenta!” – diversas emoções bagunçavam o coração da cuidadora

 

--E por que motivo eu iria querer você aqui, Zaida? – falou o nome da outra com desprezo – “Até o olhar dela é atrevido!” – um arrepio lhe percorreu o corpo

 

A respiração se acelerava. – Não sabe o motivo? – não sabia o que dizer – Quer que eu mostre por quê? – parou ainda mais perto

 

--Quero! – sem pensar, a CEO puxou a cuidadora de encontro a si e beijou-a com desejo

 

Adma subia as escadas devagar.

 

Zaida interrompeu o beijo nervosamente, olhou nos olhos da outra e por impulso a abraçou pela cintura com força. Beijaram-se com ainda mais paixão.

 

Nesse momento, a idosa atingiu um nível na escada em que pode ver as duas mulheres se beijando ardentemente. Presenciou a cena até o momento em que ambas se dirigiram até um sofá mais próximo e se jogaram sobre ele. Em nenhum instante interromperam o que faziam, deixando as mãos percorrerem os corpos livremente e perdendo-se entre beijos, lambidas e mordidas vorazes.

 

Sentindo um misto de surpresa e decepção, Adma deu meia volta e desceu as escadas o mais rápido que podia.

 

Fim do capítulo


Comentar este capítulo:
[Faça o login para poder comentar]
  • Capítulo anterior
  • Próximo capítulo

Comentários para 42 - UM NOVO OLHAR:
mtereza
mtereza

Em: 02/11/2025

Um capítulo com muitas reflexões muitos personagens chegando em um ponto decisivo das suas vidas tendo que tomar decisões. O Rogério fugiu aos invés de enfrentar os seus problemas pelo menos para si a Vivi parece está chegando próximo a uma ruptura resta saber para que lado ela vai dona Adma vendo seu amor nos braços da filha nesse momento de reconstrução da relação com Yesmim e as duas Zai e Yesmim finalmente se entregaram a paixão multa acho que ambas merecem amar 


Solitudine

Solitudine Em: 12/11/2025 Autora da história
Olá querida!

Gosto muito quando você vem!

Espero que esteja gostando do conto e que continue comigo até o final!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Zaha
Zaha

Em: 23/10/2025

Oieeee, Sadikiii, amiga ninda!!!!!!!!!!!!!!! ¿Me decís como estás? y ¿te digo como estoy? jajaja

7 pg de word...hehehehehe. Pouco, amiga!! Vc orienta, entao que sao 7 pra 200, 500, 1000 pg...pirulito pra roubar das criancas rsrs

Esse capítulo me tocou profundamente, again, porque reúne várias formas de dor e de redenção. Vemos traição, perda, solidão como também tensões sociais a qual todos nós enfrentamos em algum momento da vida. Alguns mais, outros menos, mas nunca, menos importantes, pois cada um de nós viemos com um objetivo e recursos para enfrentar, diante disso, o que para um parece fácil, para o outro é sumamente cansativo, doloroso... Cada mulher aqui parece atravessar uma espécie de expiação e prova: algumas buscam amor, outras fé, e outras ainda precisam se reencontrar consigo mesmas. Vemos cada uma em uma etapa diferente das emoções que lhe tocam. Me tocou também, pois vemos tanto orgulho, culpa e pouca falta de lucidez...vemos mais uma parte espiritual com Vivinancia. Com seus problemas morais e as consequências que, acho que não percebe, não afetará somente a ela, pois Deus não coloca pessoas ao nosso lado, se não estão entrelaçadas. Tudo tem um propósito e, claro, minha linda amiga, não poderia deixar passar para abordar um tema que me agrada muito!!

Assim como nossos amigos....

Eu não acho que Rogério tenha traído Yesmin, ele nunca usaria o dinheiro que é da filha, principalmente para qualquer coisa, acima de tudo ama Stef. Claramente foi ameaçado, como vimos, porém, a coisa foi tão feia, que teve que sumir, não precisa ter bússola para saber o que rolou, a questão é como vai desenrolar. Não acredito que foi pelo que Yesmin pensa, mas não saberemos o desenrolar...observando....

Yesmin, apesar de parecer sempre forte, está quebrada e vulnerável. Ela como empresária é potente, fria, sabe o que quer, mas por dentro, é uma filha ferida que luta por não aceitar ser frágil, ainda que deixou a maama ver, mas Dona Adma é forte tb e não deixou a filha pensar em cair. Ela trouxe um pouco de serenidade e esperança pra filha, com o objetivo de manter todas em pé nesse momento tão complicado. Ela, com toda sua experiencia é uma mulher fortalecida, mesmo com todas dores, tem fé  e ainda acredita que tudo pode ter um recomeço, aprendeu com Za a se perdoar, a perdoar e a ter esperança que podia viver uma nova forma de relação com a filha...E, agora, Yesmin pode entender pelo que a maama passou...lutou tanto achando algo e que evitaria o que sua maama passou, pois a julgou, que ela “ sofreu” parecido, pois ainda não sabemos o que houve, de qualquer forma, poderia ter deixado algo, né Rogério, ainda que não sei como, estava sendo mt vigiado...

Sobre Yesmin e Zaida, vemos a relação entre Yesmin e Zaida complicada, as duas vem de mundo diferentes e as duas estão na defensiva, não apenas Yesmin...a mesma não trata Zaida de forma diminuída porque é maldosa, mas como um reflexo de sua própria insegurança. Algo claro na psicologia: Tentamos disfarçar nossa dor usando nosso melhor recurso e conhecendo o nosso oponente, no caso, ela usa sua imagem de poder, mas por dentro ela sente um desejo ardente e também, o jeito de Zaida, diferente de qualquer outro a qual ela convive e tb Zaida é o que ela perdeu...em parte e sem precisar fazer o que ela fez. Mas vidas diferentes, requiriu, proteção diferentes e, claro, formou personalidades diferentes...dessa vez vou dar uma descansada de Za, pois foi Yesmin que avançou....mas, cuidado quando aponta Za...veja bem pra onde aponta o dedão tb.... a n ser que vc feche a mao kkkkk. Ainda que é falta de educação apontar....eu disse q seria boa, cale-se!!

Mas, era questão de tempo esse beijo, ainda que teve certo impulso. Um desejo reprimido por tanto tempo...foi uma colisão e tanto, teve certa libertação!! Yesmin, nesse breve momento, se permitiu sentir sem disfarce...ainda que durou pouco para seu orgulho aparecer depois de se sentir desarmada. Mas, esse instante de desejo serviu para as duas...uma ser desejada como igual e outra , bem, um pouco mais complicado, deixou de lado a diferença social e se deixou consumir e liberar esse sentimento que não pode colocar em palavras e que para mim, como observadora, vai além do desejo puro...Zaida desperta outras coisas nela, é diferente das pessoas com as quais se envolve e, de certa forma, eu acho que será sua luz na escuridade em que vive....mesmo que a princípio escondidas, pois essa autora, não será louca de deixar elas separadas, ela encontrará a forma, não é, Sadikii? Vai encontrar para que as duas possam viver esse amor...Dona Adma terá que processar e Stef, bem, nem sei em que estado a mulher vai acordar, mas bem, n estará, terá que ter cuidado com ela, mas amo esse conflito interno das duas....vou me divertir com essas duas! Adoro drama caipiresco!!

Sobre Dona Adma e a cena vista. Ela apareceu justamente quando acontecia, foi bom, assim evitou o que não deveria passar naquele momento, mas, ela se foi com o coração a traças. Mas do que sentir algo por Za, na verdade, ela se sentia bem sendo vista como mulher, algo que há muito não passava e, principalmente agora com o Parkinson. Ou seja, o beijo não foi bem a questão, mas tudo que simboliza. Mas que será que ela sentiu além disso? Ver a filha e a primavera dela? Uma coisa eu sei, ela não julgará, vai amparar a filha seja como for, porém, pode abordar o tema de certa forma, quanto a cuidadora, poderemos ver certo silencio...n sei. Observando....tentando não deixar que o que li no outro afete meu comentário. Como se n houvesse lido...

A parte que mais me comoveu e sempre me comove, além de Za no capítulo anterior, foi e continua sendo de Vivinácia . Pela visão espírita, ela representa o médium que se perde de si por vaidade e esquece de sua missão. Aquele que transforma o dom em palco. O que conseguiu? Que esses espíritos inferiores, se aproximassem. Um processo obsessivo que nem percebeu. Seu processo obsessivo é dolorosamente real: quando o orgulho espiritual cresce, a sintonia com os bons espíritos se rompe, e o médium passa a ouvir apenas o eco das próprias vaidades. Vivinácia, é prisioneira de suas sombras. Essa queda moral mostra com clareza o que Kardec sempre ensinou: mediunidade é missão, não espetáculo. O sofrimento dela é também advertência — o dom sem humildade se volta contra o próprio médium. Ainda assim, há esperança na presença de Alice e Shirley, que representam a caridade e a oração, lembrando que nenhum espírito está definitivamente perdido. Ela vai atravessar uma grande noite sombria, mas estão orando por ela e o espírito que se acha imponente, encontra que não existe nada que Deus não vê ou deixa acontecer...que ele faz parte de um aprendizado. Não é que Deus seja ruim, mas os processos obsessivos, além de serem facilitados por aqueles que estão vulneráveis por suas emoções, são verdadeiros processos de cura para aqueles que ainda não entenderam. O que o médium aprende, o obsessor também, apesar de ter aversão e tentar tirar a pessoa do lugar, o escutado, já foi ouvido. Por isso é importante ler em voz alta, qualquer texto, principalmente a bíblia, evangelho, alcorão e etc. Toda palavra de Deus, seja de onde vier, terá forças, se lido com fé!!

Então obsessores, vocês apenas são um orgulho e ambição que foram alimentados, infelizmente....

Vivi é o que chamamos médium narcisista. Ela pensa que ajuda o próximo, mas na verdade tudo que sente, volta pra ela. Mas a misericórdia de Deus é maravilhosa e nos envia ajuda...Alice, a guia de Shirley falou bem...gostei da visibilidade que tem dado e também, não vejo você abrilhantando. Há veracidade, é verossímil, já disse, que isso é o que mais gosto de suas estórias e o fato que você segue uma linha, não desvia. Você arma os personagens de certa forma, com coerência, não desvia eles sem antes haver um processo interno. Não faz o que quer. Quando você arma algo, há que seguir uma linha coerente, onde possamos nos ver nessa realidade. Quanto mais perto uma estória se faz da realidade, mas podemos conectar com ela e no final, somos os personagens e todo o trabalho interno que fizeram, nós tb e nem notamos, assim que terminamos saindo melhor, curou um pouco ,isso retroalimenta de forma positiva e nos faz querer voltar...situações incoerentes e inverossímeis, realmente n me atrai, a não ser que já diga , mesmo assim há coerência na fantasia, na ficção científica, não é bagunça não...a pessoa começa a escrever a personagem com certas característica e do nada ela muda, (parece filme que coloca a criança morena e dps ela fica branca rsrs. Mas, aí só foi um problema de logística) como se esqueceu de quem construiu? Assim eu n gosto, n posso pensar, refletir e analisar coerentemente, pois se vai pra qualquer lado, n tem sentido elaborar algo, questionar...só servirá pra “ n tenho nada pra ler e n quero pensar, leio isso”,e digo: ótimo capítulo...se n tenho nada pra dizer... sorry, fui dura.....começarei de novo: Não lerei coisas sem sentido kkkkkkkkkkk. Edificante é a palavra!!Deveria ser solidária não Jesus, menos soberbia ou arrogante ou ?? Sorry, estou trabalhando na humildade.

Resumindo a parte de Vivi....sempre podemos nos redimir, nos encontrar e andar no bom caminho!! Vivi tem mt o que dar, servir...trabalhar, trabalhar, trabalhar...Vivi veio pra servir e pro bem, não perder o que lhe emprestaram pra usar a seu benefício e ainda mais a troco de dinheiro, pois o que lhe foi dado grátis, não pode ser cobrado!

https://entreosdoismundosdvida.blogspot.com/2025/02/mediuns-narcisistas-quando-o-ego-se.html

Todos esses livros citados são considerados bons, porém, não cheguei a ler o de Suely Caldas Schubert “Mediunidade: Desafio e Bençãos”. Mas, tendo em vista os outros, acredito que esse é tão bom quanto os outros. Lerei esse mais adiante!

Para quem quiser conhecer um pouco mais!! Aí no blog, explica sobre médiuns narcisistas e dá dicas de livros para quem quiser aprofundar sobre esse assunto e a mediunidade em si e de forma responsável!!

 

Nota pra Autora:

 

Momento drama queem....Eu estou aqui, com essa ansiedade mortal, Sadikii....q vc falou” seu corpo fala”, sim, já sei, mas tem anos que tento descobrir, afinal, tenho ansiedade desde criança...só aumentou com os anos!!  De todos os sintomas relatados só falta o cardíaco que se pode dar a longo prazo se persistir, espero falecer dormindo, pq taque cardíaco simulado tenho sempre ...estar alerta todo o tempo, perigo constante, pensamento acelerado, modo sobrevivência a full, estado SUPERHEROÍNA!!A ansiedade é boa, te impulsiona a fazer as coisas, não é ruim, mas quando ela passa de um momento de alerta em situacoes necessárias a constantes, já faz bem mal,  meu espírito alertando e a “gente” não tá sabendo interpretar ou, o  perispírito não tá fazendo um bom papel. A transmissão tá ruim! Rs. Já falei pro meu guia falar minha língua.... Amiga, n encontrei qual a causa, o que meu corpo ou espírito quer dizer...pode ser até obsessão, se eu fosse uma pessoa que tudo coloca nisso, mas sou ao contrário kkkkkkk. Mediunidade mal desenvolvida? Quem sabe, poderia, mas pq me colocariam num país, onde tem poucos centros e numa cidade com dois centros e que, sinceramente, se necessita a formação de médiuns mais capacitados e os que sobraram e bons, foram morrendo e n vejo futuro....me tiraram de  onde tá todos os espíritos mais perversos, meteram nessa grande escola Argentina, onde ng morre por ser gay, n tem racismo, só tem Milei, uma dívida tao grande que USA já acha que somo deles e uma inflação impossível....de resto, vida tá boa...me sinto péssima! Tao mal sou que nem o Brasil, país que regenerou tantos como Anchieta, Emmanuel....me quiseram? Ou era uma prova? Pq era uma espírirta de nscimento com terror a desencarnados, até da mae tinha medo. Orei, pedindo pra n ser aos 13. Pois, sabe que, to pronta pra voltar....algo me chama e forte pra minha terinha amada, idolatrada, salve,salve!!Eu sou rebelde, mas to aceitando, já posso ficar no escuro sem me assustar...é válido? Rsrs. Sou mt sensível as energias, mas aprendi a me proteger, mas vejo que nem tanto pq fico ansiosa mais e mais e tem hora marcada, sem falar certos lugares. rsrs. Tava aqui pulando e dançando uma coreografia louca “ expressando minha ansiedade” rsrs. Enfim, n é uma crítica, é só uma informação...já que vc falou do corpo fala....enxaqueca, problemas digestivos, medo excessivo, problemas cardíacos, dor física, taquicardia....todos esses são sintomas da ansiedade intensa que tb é um sintoma de algo não elaborado ou mt fluido vital mal canalizado...porque tenho de sobra!! Bem, ainda faltam uns aninhos pra metade da vida, se um considera 100 anos uma boa estimativa de vida...entao, posso descobrir minha outra missao....tenho a de servir, que é a essencial, tenho a emocional que eu mesmo me lasquei e trouxe comigo, cristalizou cetas emoções e trouxe e uma outra, que essa é a que tá me infernizando a vida, pois é a que me deixa assim...SACOU, COROA?!! Rsrs. Viu, sei me autoanalizar hehehehe

Fim de nota pra autora!

CONTINUANDO MEU COMENTÁRIO DA ESTÓRIA....

 

Mas, agora quem vem??? Malika e Nazira, as que suavizam esses tensos momentos da estória!! Com elas o humor tá garantido, ainda que Malika só arromba Nazira...tadinha, ela é dura, porém, acredito que não se deva deixar ela totalmente livre, pois como Za disse, ela n amadureceu e é uma criança no corpo de um adulto, há que observar...nem criticar todo tempo, nem deixar ela sem atenção...perigoso, ela é mt ingênua e sem capacidade pra evaluar uma situação com coerência, diferenciar o que é bom e tomar uma decisão acertada, que nem sempre é a que gostaríamos, mas a necessária.Como confiar cegamente na IA.... Enfim, elas são umas criaturas divinas. Elas sempre trazem ar, podemos respirar depois de tanto tempo debaixo da tormenta sem respirar...traz frescor, vida, uma vida simples, comum, mas com menos dilemas...Malika não tem mt materialmente, mas é muito espirituosa ou aprendeu com Nazira...a mesma ainda vai ter seu momento, n é Solitudine???? Kkkkkkkkkkkk. Nazira é muito amada, por isso tanta bronca disfarçada de preocupação. Ela é inocente, mas busca alguém que a ame, mas talvez, dona Malika n tenha deixado claro pra ela. O amor n precisa vim de uma paixão. O que ela precisa é amor materno, se sentir amada, querida e não um fardo ou responsabilidade pra dona Malika. Dentro dela há muito para se dizer...Za, conseguirá ajudá-la? Entenderá que por trás de suas “ maluquices” que há aprendizado na ternura imatura de Nazira? Há uma pessoa que sofre, mas tapa? Conseguirá entender a maama? A maama a ela? Oremos!!

Essa é osso duro, prefere tá comendo o pão que o diabo amassou que voltar pra casa, ainda que seja temporário.... não que com Vivi n fosse um problema, mas uma pessoa solitária e privada como ela NÃO rola com duas que são muito invasivas. A deixaria louca kkkk. Como não tá passando fome...antes, tava no perrengue e conseguiu se virar! Eu teria voltado pq só sou um pouco mais ajuizada que Nazira e tive certos privilégios educacionais, matérias e como se chama: dondoquinha de carterinha eu era, porém, perdida igual, necessitando de uns puxões e orelha. No more dondoquete....evoluí na porrada!!aiaiai

 

Então, esse capítlo foi divino, um espelho para todas nós!! Pois, afinal, carregamos, cada qual, nossa forma de “ despertar”, como cada uma dessas personagens .Estamos todas nessa escola chamada Terra, aprendendo....por diversos meios...mas, Jesus fala que o única caminho para a cura é o amor e amor é caridade, não?! Então, “sem caridade não há salvação”. Humildade e orgulho são opostos, então...como dizem: a transformação começa comigo, a transformação começo com vc. Vamos todes juntas nesse e lendo e se divertindo, fica mais fácil, não?!

Sadikii, autora, amiga querida e ultimamente deixando lindos relatos sobre o que sente, me deixa feliz, não por curiosidade e sim, por preocupação!!

Beijos e dessa vez, como falamos dele, vamos orar pedindo pra Ismael tb, por sua maama?! Chamamos tb Dr. Bezerra de Menezes, ele sempre houve e Firtz!! Assim sua maama vai tá bem protegida e vc tb, receba a benção da virgem Maria!!

PS: Dica da semana ler : Escritora, leitoras no muro e comentadoras” Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho” ditado pelo espírito de Humberto de Campus”, psicografado por Chico Xavier.  Pras discípulas espíritas, pras curiosas, pra todes!!

Brasil, terra de Regeneração!!

https://www.tucc.com.br/assets/img/livros/chicoxavier/brasilcoracaodomundo.pdf

Deixo pra quem quiser ler!! É muito bom, gostoso de ler!!

Ismael , guia espiritual do Brasil!!

Um pouco sobre um dos elevados mensageiros de Jesus no orbe terrestre pq fala dele no livro...

curiosidade :

“O Ismael bíblico é considerado por estudiosos espíritas no assunto, como o mesmo descrito pelo Espírito Humberto de Campos no livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”. Hoje, com a própria passagem do tempo, Ismael também passou pelo processo de evolução, não tendo os mesmos caracteres psicológicos e morais de milênios atrás, ou seja, progrediu, como é a destinação natural do espírito. Humberto Campos relata que ele é, atualmente, um dos mais comprometidos trabalhadores do Cristo, mais consciente do seu papel, que na verdade se iniciara desde sua última encarnação no plano terrestre.

Em Coração do Mundo, Pátria do Evangelho [2], é relatado que Ismael recebe do próprio Jesus a incumbência, juntamente com uma plêiade de Espíritos de escol, de implantar a Terra nova, estabelecer o Bem em nosso planeta, guiar a sociedade na senda do progresso moral, através do estabelecimento em definitivo do Evangelho, tendo o Brasil como ponto central de difusão da mensagem do Cristo.

Na obra, Humberto de Campos registra que a missão específica de Ismael para com o Brasil, assinalada por Jesus, seria implantar em nosso país o seu Evangelho e espalhá-lo daqui para o mundo. Ismael, assim, esteve na liderança espiritual de nossa nação desde o descobrimento, zelando pelo povo brasileiro em todos os acontecimentos, mesmo os mais conturbados (afinal, ainda estamos num mundo de provas e expiações).

A própria formação do nosso povo, inicialmente pelos indígenas (que eram os mais simples de coração) e depois com os africanos (aqueles sedentos da justiça divina, a expressão dos humildes e dos aflitos) e europeus (que trouxeram os avanços do campo da ciência e outros conhecimentos), ainda que por caminhos tortuosos, seria um passo importante para formação da alma coletiva do nosso povo e a concretização do caminho espiritual planejado para o Brasil.

A chegada em solo brasileiro de grupos de homeopatas, grupos de estudos de fenômenos espirituais (mesmo antes de Hydesville), dentre outros, também foi um trabalho atribuído aos esforços de Ismael e sua equipe, o que por fim culminou com o enraizamento da recém revelada Doutrina Espírita em nossas terras. “Deus, Cristo e Caridade” é a bandeira de Ismael, que inspirou muitas formações de casas espíritas no nascedouro do Espiritismo em terras pátrias. Mais tarde, também inspirado por Ismael, em 1884 é criado o embrião da atual Federação Espírita Brasileira, com um grande ideal de unificação e paz.

Embora nosso país seja o maior em contingente de espíritas, onde a doutrina tem mais vulto, isto não quer dizer, entretanto, que a única forma da implantação deste Bem maior no planeta seja missão única e exclusiva do Espiritismo. Independente da religião, credo ou filosofia, todos aqueles que praticam o ensinamentos do Evangelho, que fazem o Bem ao próximo, que se esforçam para atenuar a dor do outro, para ver o sorriso no outro, estão fazendo presente no plano terrestre os preceitos divinos, realizados nos ensinamentos do Cristo.

Ismael sempre convida a todos, em suas comunicações, a vivência real da fraternidade entre os espíritas, ao cessar da violência entre todas as pessoas, e a que todos se unam e se amem verdadeiramente como irmãos.

– Ismael, manda o meu coração que doravante sejas o zelador dos patrimônios imortais que constituem a Terra do Cruzeiro. Recebe nos teus braços de trabalhador devotado da minha seara, como a recebi no coração, obedecendo a sagradas inspirações do Nosso Pai. Reúne as incansáveis falanges do Infinito, que cooperam nos ideais sacrossantos da minha doutrina e inicia, desde já, a construção da pátria do meu ensinamento.[Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho – pelo Espírito Humberto Campos, psicografia de Chico Xavier]”


Solitudine

Solitudine Em: 31/10/2025 Autora da história
Olá queridíssima Lailikii!

Você tem receio de me aborrecer com seus comentários grandes, mas eu os considero tão profundos e cheio de sensibilidade — ????? ?????? (chukran jaz?lan) — que só posso agradecer imensamente. Você captou com muita clareza o cerne das personagens e dos seus caminhos de expiação, redenção e autoconhecimento. É como dizer: “?? ??? ????? ?????? ??????” (kul r?? tajribu lita?allam wa tanti?ir) — cada espírito experimenta para aprender e vencer. Fico emocionada em saber que o capítulo tocou o seu coração e revelou-se, também, um espelho para sua própria jornada.

É maravilhoso perceber sua leitura atenta das tensões vivenciais de traição, culpa, orgulho, vulnerabilidade e a inserção do elemento espiritual, tão coeso com o que acredito como kardecista: que há aprendizado, reforma íntima, missão espiritual. Você disse: “Cada mulher aqui parece atravessar uma espécie de expiação e prova”, e é isso, exatamente. E por detrás das falhas e dos conflitos, há uma semente de luz que se movimenta, um chamado para o amor, como você bem apontou. A personagem Vivinácia, por exemplo, precisa descobrir que o dom sem humildade se converte em obstáculo. E feliz fico que você percebeu isso: “médiunité n’est pas spectacle”, como diria o mestre.

Por fim, minha amiga, agradeço por sua presença nessa história, por essa parceria de leitura e de reflexão — ?????? ????? (faltaq? n?ran) — continue brilhando! Ou melhor, dourando! Você também traz riqueza ao enredo com suas próprias vivências, dores e esperanças. Que possamos seguir juntas, com caridade, humildade e coragem, abraçando as próprias feridas, reconectando-nos com nossa essência e permitindo que o amor nos reconduza. ?????? ?? ???? (u?ibbuki f?-ll?h) — eu te amo por Deus — e envio-te um abraço cheio de luz e renovação.

Agradeço por sempre lembrar de maama. Ela sofre muito mas se felicita em saber que recebe orações por ser lembrada!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

ACuidadora
ACuidadora

Em: 20/10/2025

Olá autora Jasin Solitudine!

Uma empresária famosa não assume uma simples cuidadora. Curiosa como Zaida vai aceitar isso.

Madame está com os dias contados. Mas a Sol salva os pobres!

Gratidão!


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida!

São muitos dilemas e obstáculos na vida de todas elas. Vejamos como se sairão, inclusive diante dos próprios preconceitos!

Sou eu quem sempre lhe agradece!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Sem cadastro
Sem cadastro

Em: 20/10/2025

Esse romance proibido promete!


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
kkkkkkkkkkkkk Vamos ver o que está prometendo!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

BjFrogg
BjFrogg

Em: 20/10/2025

Bom dia!! Essa história é muito boa! E danada pra gerar uma ansiedade! 


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida!

Tomara que seja uma ansiedade do bem! rs Obrigada pelo carinho!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Minh@linda!
Minh@linda!

Em: 19/10/2025

Que bom que Dona Adma e Yesmin estão nessa vibe boa, né?

Essa coisa boa de mãe e filha...

Dá carinho pra ela, mesmo, Dona Adma...a bichinha tá sofrida.

 

Rogério tá desaparecido ou tá fugido?

 

Misericórdia!!!

Tô passada... rsrs

Por essa eu não esperava, não.

Rogério fugiu com Luiza, foi?

Que ele não valia nada, eu já sabia...

Já, Luiza, faz umas escolhas bem duvidosas.

Mas a vida é assim mesmo: errando e aprendendo. Caminhando e cantando, seguindo a canção.

 

"paguei com a língua!"

 

Pagou, mesmo, uai!!!

Bem vindo ao clube das pagadoras da língua.

 

A relação de mãe e filha é muito forte! A gente sempre se enxerga nas histórias das nossas mães, em uma repetição de erros e acertos...

E por mais difícil que seja, a gente precisa aprender a perdoar e se perdoar, também.

 

Mas pare de tristeza que chifre trocado não dói, viu, Yesmin?

E fique feliz que tu se livrou foi de um traste!

 

Só sinto por Stefany que foi abandonada, no momento que ela mais precisava, pelo pai.

E isso só vai fazer as Zahias se unirem.

 

( O que Rogério uniu, Zaida desuni? )

 

E Dona Adma falou tudo!!!

Quando a coisa aperta os homens fogem Yesmin.

Infelizmente!!!

 

É mais fácil eles irem pra guerra e não desertar, do que encarar suas responsabilidades no âmbito familiar (com excessões)

 

O infeliz ainda meteu a mão no dinheiro da criatura, foi?

Ainda bem que tu tem dinheiro a rodo, Yesmin!

 

Dona Adma brocou, agora!!

Rapaz! Deu uma levantada em Yesmin, ela.

Gostei!!!

Vai pra cima Yesmin! Dá uma voadora neles.

Bota esses machos na lona.

 

Foi pra Inglaterra, Rogério, foi?

Passa com a charrete por cima dele, Dona Bofe!!

Bicho safado!

 

Ore, mesmo, Dona Malika!!

Oração tem poder.

Apesar que eu acredito que as coisas irão mudar entre Zaida e Yesmin. 

E Yesmin está diferente, também.

 

Até que enfim Dona Malika na casa de Zaida!

 

Eu, no seu lugar, iria morar um pouquinho na casa de mainha, Zaida.

Matava um pouco da saudade do lar e da comida de mainha, depois ganhava o mundo de novo.

 

Kkkkkkkk

Verdade

Dona Malika é Sargentona.

Barril, mesmo!

 

Dá pra entender que Nazira precisa de um pouco mais de aperto, mas não precisa tanto.

Tem que deixar ela ser livre também, pra ser ela, do jeitinho dela.

 

Realmente, Nazira é uma criança que não cresceu...

Ela, sim, precisava morar só.

Pagar as próprias contas...

Ter independência.

Mas eu acho que ela não vai perder esse jeitinho de menina, não. 

Já faz parte dela.

Ela pode aprender a esconder pra algumas pessoas ou em algumas situações.

Mas por outro lado, Dona Malika ficaria sozinha...

 

"Deixa ela ser um pouco mais sua filha também?"

 

Deixa, uai!!

E ela precisa de carinho, viu?

 

Verdade! Nazira vive uma solidão dentro dela.

Fiquei triste agora.

Cê também precisa se aproximar dela, Zaida.

A gente se abre mais com as amigas e irmãs do que com mãe.

 

Eu me emocionei agora.

Zaida, também, guarda as dores dela, né? 

Se refugia no trabalho...

Trabalha muito, mesmo, ela.

O coração de uma mulher é um oceano de segredos (Titanic)

É melhor manter as Zahias em segredo. Não sei se Dona Malika entenderia, não.

 

"minha avó na sua casa", foi ótimo kkkkkk

Nazira e Pitaco voltaram com tudo.

E Nazário voltou, também...

Deixa esse homem pra lá Nazira.

Só não se apaixone por Pitaco.

Aí é o fim da linha.

 

Misericórdia!!!!

O pior aconteceu.

Como vai ser agora?

Pitaco pediu Nazira em namoro.

E agora?

Quem vai trazer Nazira pra realidade, em?

 

Eu vi no jornal que a moça perdeu a esposa e começou a se encantar pela versão macho da inteligência artificial por estar sofrida e carente.

Triste, viu?

 

Vivi não tá bem, né?

E Fernanda, como está?

 

"Ele não imaginava que em outro bairro, Vivinácia era motivo de preocupação e oração para algumas pessoas."

 

Até que enfim, uai!

Oração tem poder.

Vivi tá precisando de oração.

Esse guia tá fazendo muito mal, já.

 

Pode dispensar ela do ofício dela, aí, dona madame.

Pode dispensar ela.

Esse lugar não é bom pra Vivi, não.

 

Isso Dona Ana ore por Vivi, que ela está precisando.

 

Gostei de Shirley!!

Vai orar por Vivi, sem nem mesmo conhecê-la direito.

 

Oxe! Como assim?

Qual é o mistério que envolve Shirley?

 

Como assim, ela pertence ao mesmo círculo que as outras?

 

Tô curiosa, agora!

Tá tudo amarrado, é?

 

Luiza e Stefany tomaram banho nuas na praia, foi?

É gostoso!! 

Mas tem que ter cuidado porque é perigoso.

 

Que felicidade!!

Luiza e Rogério não estão juntos, não, né?

Pegadinha do malandro rsrs 

Toda malandrinha,né, Autora?

 

Que alívio, viu?

Eu acho que você deveria voltar e ficar com Stefany nesse momento, Luiza.

Eu sei que é difícil...

Stefany já te machucou muito.

Mas você não parece estar em paz, não.

Ou então segue sua vida mesmo, porque se tiver muita mágoa não dá certo.

E eu nem sei se Stefany tem noção das coisas que já fez e falou pra você...

Se ela tem noção do que você sente pra te pedir perdão...

Você também não é um poço de candura... deixa quieto... muito ruim a relação de vocês.

 

Vixe!!

Zaida, mulher, Yesmin tá aí também, viu?

Que cobertura grandona!

Elas nem se viram. 

 

Ah, tava no banheiro, Yesmin.

Viu Zaida, agora kkkk

Bora ver no que vai dar isso.

 

Kkkkkk

Dona Bofe toda desaforada!

Isso se chama atração Dona Bofe...

Quando as pessoas estão atraídas uma pela outra, o universo aproxima, que a pessoa nem sente.

Coisa de doido, mesmo.

 

Olha elaaaa!!!!

Hum! Aqui tem espaço suficiente pra nós duas, disse Dona Bofe.

Tem espaço sim, uai!!

Tem até espaço demais.

 

Dona Adma tá aí, viu?

E Stefany tá internada, né?

Tem que pensar em tudo, né?

Tem?

Tem, né?

Vida bandida, viu?

 

"Acho que eu já deveria ser vista de outra forma há muito tempo!"

Também acho, Zaida.

 

"De que forma, por exemplo?"

Como sua, quase, predestinada. ( Ou não ) Dona Adma tá no jogo, também.

 

Só Yesmin que ainda não beijou Zaida, né?

Como Zaida vai se sentir quando isso acontecer?

 

Zaida falou tudo na cara de Dona Bofe, agora.

Os amigos de verdade que ficaram foram os que ela nem dá bola...os empregados da casa.

 

Já estava com saudade dessa treta entre elas kkkkkk 

É muito tesão encubado.

 

Fala as verdades na cara dela mesmo, Zaida!!

Tá se aproximando,ela, viu?

 

Misericórdia!!!

Dona Adma acordou.

Eita que vai dá bode!

 

Vixe mainha!!!

Yesmin beijou Zaida!!!

Aaaaaaaahh

 

Zaida gostou e beijou Yesmin!! kiss

 

Misericórdia!!!

Dona Adma vendo tudo...

Fiquei triste agora.

Vai quebrar o coração de Dona Adma.

 

De todos os beijos das Zahias, foi o único que Zaida retribuiu de volta.

 

Como vai se resolver isso agora, Autora?

Como vai resolver sem machucar o coração das outras Zahias?


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá minha querida linda!

Ya Adma e Yesmin estão cada vez mais se encontrando. Será que aquilo que a idosa testemunhou causará outro desencontro? Será que Zaida e Yesmin serão um encontro? Muitas perguntas; vejamos!
Rogério fugiu com medo de ser desmascarado pelos inimigos de Yesmin. E o que virá a partir daí? Mais perguntas... olha a caipira te enredando aqui! rs

"Mas pare de tristeza que chifre trocado não dói, viu, Yesmin?" kkkkkkk Alguém já me escreveu isso nos tempos do abcLés! rs

"Eu, no seu lugar, iria morar um pouquinho na casa de mainha, Zaida. Matava um pouco da saudade do lar e da comida de mainha, depois ganhava o mundo de novo." Nossa cuidadora não quer saber disso! rs

Nazira morando sozinha. Perfeitamente possível, mas como seria? O problema é que dona Malika é a fonte de renda dela. E uma certa dependência emocional recíproca também.

"Quem vai trazer Nazira pra realidade, em?" Será que algum dia ela esteve na realidade?

"Tô curiosa, agora!" Shirley te deixou curiosa? Que bom! Sinal de que minha linda está cada vez mais enredada! rs

Luzia está confusa e como tal, não sabe o que vai fazer. E não só ela! rs

Vamos ver no que tudo isso vai dar! E hoje tem capítulo novo! rs

Beijos,
Sol



Zaha

Zaha Em: 23/10/2025
Cheguei chegando!!!!!!!!

Para M@

M@, vc pegou a onda? Vi no prox capítulo ela escrevendo " rodu a baiana"...ela dizia a egipciana....precisamos de mais baianas kkkkkkkkkkkk.

Fiquei com medo de vc nesse comentário....voadora, mete isso nela e aquilo kkkkkkkkkkk.

Ahaaaa, Sol descobriu quem vc era no ABCLES...é assim que pegamos os monstrinhos...fique esperta kkkkkkkkkkk

Amei seu comentário! Aproveitei que deixei algo....to de boa hj! Academia bem,os ombros já nem doem! rs

Vc cheia das perguntas e eu das respostas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk



Zaha

Zaha Em: 23/10/2025
Para a autora:


Ya Adma e Yesmin estão cada vez mais se encontrando. Será que aquilo que a idosa testemunhou causará outro desencontro? Será que Zaida e Yesmin serão um encontro? Muitas perguntas; vejamos!

( o vacoíde, vc viu que vc respodeu, né? kkkkkkkkkkkk. Só observando a partir de hj...)
Rogério fugiu com medo de ser desmascarado pelos inimigos de Yesmin. E o que virá a partir daí? Mais perguntas... olha a caipira te enredando aqui! rs

(já era um corno manso, agora será um pau mandado kkkkkkkkkkkkk)

"Mas pare de tristeza que chifre trocado não dói, viu, Yesmin?" kkkkkkk Alguém já me escreveu isso nos tempos do abcLés! rs

( Indiretas...foi ela!!! kkkkkkkkkk.E vc tem que processador pra lembrar...naquele site vc tinha mais de 1000 comnets...tá amarrado em nome de Allah!!Melhor n brincar com ela, que essa daí guarda até o que fizemos em 3 vidas passadas....)

"Quem vai trazer Nazira pra realidade, em?" Será que algum dia ela esteve na realidade?

( ei, deixe disso, eu que inventei essa manobra....imitona!!!!!!!!!!Mas agora vc foi inteligente na reposta! Lendo o passado dessa criatura....ela nem sempre esteve fora da realidade...ficou dps pra fugir e lá ficou.....Adma é uma boa.....um acidente é válido c Malika rsrs. Só gosto de tragédia pra dar um picante!! Za, tb poderia, se n fosse um pouco" eu sei tudo sobre sofrencia.....sou mt madura." Pessoas mt maduras se tornam chatas.....e necessitam aprender através de pessoas Nazirentas!! Só acho!!) Za é chata que dói!!!!!!!

"Tô curiosa, agora!" Shirley te deixou curiosa? Que bom! Sinal de que minha linda está cada vez mais enredada! rs( OXENTE....Shirley será a salvacao e perdicao de vIVI kkkkkkkkkkkk. Toma na maciota....)

Luzia está confusa e como tal, não sabe o que vai fazer. E não só ela! rs( que misera, nem vc sabe pq foi inventar algo sem prever o futuro, impulsiva!! Eu qr algo bem bom, pode comecar a pensar ou vc pergunta aí pro espírito que tem enviado a estória....ao menos é psicografia lésbica kkkk)

Toda quarta vc coloca caps novo, o caballito!! Meu dia preferido, nao leio, mas gosto de publicar e saber quem tá no muro lendo, quem tá por aqui....n que eu vá dizer....hehehehe. Só eu posso ver!

Já chega de besterol.-me voy!! Tengan un lindo jueves!!!

Besitos



Minh@linda!

Minh@linda! Em: 23/10/2025
Rindo muito com você, Laila.
Meu oposto, que não é tão oposto, favorita kkkkkk

Recebi notificação do Lettera da sua mensagem.
É a primeira vez que isso acontece...
Surpresa boa rsrs

...na madrugada tirando sarro de mim e dá Autora...
Kkkkkkk
Rindo muito aqui kkkkkk

Ainda não li o capítulo novo, não.
Não gosto da ideia de ter interferências quando estiver lendo... então, deixo para o final de semana, agora.
Será que temos uma Autora com os pés na baianidade? rsrs
É baiana de coração, agora, é?

"Fiquei com medo de vc nesse comentário....voadora, mete isso nela e aquilo kkkkkkkkkk"

Precisa ficar com medo, não, viu?
Eu não sou agressiva, não.
É o meu ranço por Rogério falando mais alto kkkkkk

"Ahaaaa, Sol descobriu quem vc era no ABCLES...é assim que pegamos os monstrinhos...fique esperta kkkkkkkkkkk"

Não sou eu, não rsrs
Se eu não estiver enganada, eu comecei a ler contos lésbicos em 2020, por aí...
Nunca li no alfabeto dos contos, não.
Comecei a ler no Kindle.

"Amei seu comentário! Aproveitei que deixei algo....to de boa hj! Academia bem,os ombros já nem doem! rs"

Eu li o seu comentário também e, amei muito rsrs.
Você é muito inteligente!!!

Que bom que os ombros já não doem tanto.
Seu corpo já está acostumado a atividade física, também.
No próximo ano serei eu, se Deus permitir.
Com certeza ficarei toda estrupiada rsrs
Meu corpo só está acostumado a caminhadas kkkkkk

Logo, logo respondo suas mensagens rs
É só aparecer uma oportunidade pra ficar de Keke que eu respondo rsrs.

O tempo melhorou hoje.
A chuva diminuiu... já estava pensando em comprar um bote kkkkkk
E o frio? Misericórdia, viu?

"Vc cheia das perguntas e eu das respostas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk"

Wikipedia tem sempre respostas pras coisas kkkkkkk

Beijossss
E uma tarde muito boa pras duas.


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Sem cadastro
Sem cadastro

Em: 19/10/2025

Cada vez melhor!!!!!


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá! Fico feliz que pense assim; pena que não sei quem é!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

EsqueletoGato&Guerreiro
EsqueletoGato&Guerreiro

Em: 19/10/2025

Vai rolar um jiu jitsu na cama da Yes me autora? Zaida encara? Huahua


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Você já gosta, não?

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Sem cadastro
Sem cadastro

Em: 19/10/2025

To dividida! Zaida e donaAdma ou Zaida e Yesmin? Dona Adma é tão mais legal mas será que tamanha diferença de idade dá pra bancar? Yesmin é tanto difícil! Será que ela encara e assume? Zaida também é 22 anos mais nova né? Ó dúvida cruel! rs


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida,

Ultimamente têm aparecido muitos "sem cadastro", não sei porque.

Em todos os casos, haverá uma diferença de idade. Aliás, há várias diferenças. Serão transpostas? Vejamos!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Hoover Blake
Hoover Blake

Em: 19/10/2025

Mas quero ver Zaida e Yesmin se pegando pra valer! Huahuahuahua 


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas vocês estão demais!!! rs


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Hoover Blake
Hoover Blake

Em: 19/10/2025

São muitos dilemas! Adoooro!!!


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida!

Que bom que você gosta!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Yoko tsuko
Yoko tsuko

Em: 18/10/2025

Que peninha da dona Adma!

Quero só ver Yesmin no day after!

Vivinácia vai se ferrar! Já vi tudo!


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida,

Continue aqui para ver tudo que você deseja! rs

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Lando
Lando

Em: 18/10/2025

Yesmin só vai ser feliz quando se desvencilhar das armadilhas do Capital!

TMJ


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querido,

E será que ela consegue? Sempre juntos!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Migas
Migas

Em: 18/10/2025

Eu não quero ficar mal por causa da dona Adma super gosto dela masss

Capricha no hot!!


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Amigas, amigas, hots a parte, não? rs

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Gold
Gold

Em: 18/10/2025

Sol capricha no hot! Com riquezas de detalhes ui!!!


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ai, ai, vocês me divertem!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Diderot Dalambert
Diderot Dalambert

Em: 18/10/2025

Esses amores proibidos deixam a gente assanhada! Só quero ver Yes me!


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá queridas,

kkkkkkkkkkkkkkkkkk Espero que esse assanhamento continue!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Young
Young

Em: 17/10/2025

Olá Solzinha!

Uau! Que capítulo!

Primeiro Yesmin entendeu tudo errado sobre a fuga do marido e agora Luiza parece que tá querendo um casinho com ele pra sacanear Stefany ou se sentir ainda ligada a ela.

A mãe de santo vai ferrar Vivinácia. Santa Shirley é quem poderá salvar a pátria. 

Nazira apaixonada pela IA. Super atual! Eu já imaginava. 

Com certeza Malika jamais vai entender a filha dela entolada com três gerações da mesma família!

Yesmin vai deixar rolar até o fim ou para no meio? Pobre Adma. Deu peninha.

Amei!

Young Cy


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida!

A forma concisa como você resume os capítulos é surpreendente. Gosto muito!

Fico feliz em saber que você continua gostando do conto. Fique aqui comigo, viu, fi? rs

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

jake
jake

Em: 17/10/2025

Eita Sol   a resposta  que o Brasil quer saber?

Quem matou Odete Roitman? Não essa já sabemos...kkk.

Será que Yesmin irá olhar com UM NOVO OLHAR para Zaida?

Será que Stefany vai aceitar ESSE NOVO OLHAR?

D.Adma tadinha nem queria olhar...

Eita Sol queria poder me infiltrar só pra coletar o os rascunhos jogados na lixeira p/ matar minha curiosidade 

 

 


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida!

Odete Roitman?? kkkkkk

Vamos ver como serão estes olhares. Continue espiando aqui! rs

Eu não tenho rascunho. Escrevo na hora e vai. Então nem eu sei matar a minha curiosidade! rs

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Sem cadastro
Sem cadastro

Em: 17/10/2025

Agora quero ver a Yesmin fazendo um cu doce!!


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pena que não sei quem seria.

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Sey Ed
Sey Ed

Em: 17/10/2025

Porra caipi!

Esperei tanto tempo pra ver as malucas se pegando e quando vi gostei mas me senti culpada por causa da d Adma. Tu gosta de rolar um drama hehe

Vivinácia vai se ferrar.  Shirley se prepare com sua capa vermelha e chicotinho invisível pra defender a caipira golpista!

Tu maltrata mas eu gosto! Castiga castiga!! hehehe

 

 


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida!

kkkkkkkkkkkkkk Sentiu-se culpada? Pois o que será que ya Adma sentiu? Vamos descobrir.

O que será que Shirley vai fazer para defender Vivinácia? Ou será que a caipira não se deixará ajudar? Vejamos.

Eu maltrato? kkkk Eu não. Essa mulherada é que é terrível! rs

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Pitching
Pitching

Em: 17/10/2025

Tá ficando quente!!!! 


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
kkkkk Pois é!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Irina
Irina

Em: 16/10/2025

Kotinha!

Capítulo de tirar o fôlego! Céus!

Yesmin esteve a entender tudo errado sobre o marido, mas talvez Luiza agora o deseje por vingança ou ainda por uma vã tentativa de conexão com Stefany. Mui interessante!

Zaida anda a precisar de uma amiga para desabafar. No lugar dela eu também não conseguiria ver dona Malika como opção, mas por graças Nazira saiu do castigo. Risos

E como estará alguém apaixonada pela IA?

Vivinácia está a precisar de socorro. Shirley parece ter vindo no momento certo. 

O que dizer do final? Estive a me condoer por dona Adma. Estive a me empolgar 

 


Irina

Irina Em: 16/10/2025
Com o casal mais esperado e inesperado desta trama!

Maravilhoso!

Com estima



Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida!

Todas as mulheres desta trama são muito solitárias; elas não têm amigas para desabafar. Vamos ver se Zaida arriscará conversar com a maama dela ou se guardará para si.

Vejamos o que será de Nazira, Vivinácia e essa mulherada toda! rs

Ya Adma levou um susto e presenciou o que não desejava. Vejamos no que tudo isso vai dar. rs

Obrigada pelo carinho de sempre!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Alexapa
Alexapa

Em: 15/10/2025

Alexapa quer ver comição!!!


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Responder

[Faça o login para poder comentar]

HelOliveira
HelOliveira

Em: 15/10/2025

Finalmente Yesmin e Zaida se pegaram de verdade....nem quero imaginar o que vai acontecer depois .....

Fiquei com peninha da Adma vai ficar triste tadinha..

Luiza não conseguiu a filha será que vai tentar pai...que o Rogério não presta já sabemos....

Vivinacia vamos todas orar por ela....a bichinha tá precisando

 


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida,

Bem, hoje você verá o que está acontecendo no depois; me aguarde! :P

Vamos ver o que Luiza vai aprontar!

Vivinácia não vê que está pela bola sete. Vejamos quando essa caipira acorda!

Beijos,
Sol



Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida,

Bem, hoje você verá o que está acontecendo no depois; me aguarde! :P

Vamos ver o que Luiza vai aprontar!

Vivinácia não vê que está pela bola sete. Vejamos quando essa caipira acorda!

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Sem cadastro
Sem cadastro

Em: 15/10/2025

Oi Sol 

Mais vc tem que dar vida ao pitaco da nazira ser feliz. 

Zaida pode ajudar a nazira a se ver como mulher e irmã. 

E babado Rogério sumiu e roubou as Yesmim e agora as zaida e Yesmim se atracando so fiquei com sentida da dona Adma ser testemunha. Mesmo depois desse momento Yesmim ainda vai dar tapa na zaida por não se aceitar e ver em zaida que abaixa a cabeça. 

Bjus e até o próximo capítulo 


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida Mille,

Seu comentário veio repetido. O site às vezes dá essas ratas (ou é a gente que dá e endoida o bicho! rs)

Beijos,
Sol

Lettera, por favor, não apague!


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Mille
Mille

Em: 15/10/2025

Oi Sol 

Mais vc tem que dar vida ao pitaco da nazira ser feliz. 

Zaida pode ajudar a nazira a se ver como mulher e irmã. 

E babado Rogério sumiu e roubou as Yesmim e agora as zaida e Yesmim se atracando so fiquei com sentida da dona Adma ser testemunha. Mesmo depois desse momento Yesmim ainda vai dar tapa na zaida por não se aceitar e ver em zaida que abaixa a cabeça. 

Bjus e até o próximo capítulo 


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida!

Uai, mas o pitaco é da BoFe, eu não posso alterar ele! rs

Vamos ver se Zaida vai conseguir fazer algo por Nazira.

E vamos ver como vai se desenrolar esse relacionamento entre as duas (ou não!) rs

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

NovaAqui
NovaAqui

Em: 15/10/2025

Vovozinha vai ficar triste 

Espero que ela não fique doente com o que presenciou 

Madame Vivi precisará de muita ajuda


Solitudine

Solitudine Em: 22/10/2025 Autora da história
Olá querida!

Ya Adma não contava em ver o que viu. Foram justamente as pessoas menos prováveis, segundo o entendimento dela. Vamos ver como reagirá.

Vivinácia tem que abrir os olhos! rs

Beijos,
Sol


Responder

[Faça o login para poder comentar]

Informar violação das regras

Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:

Logo

Lettera é um projeto de Cristiane Schwinden

E-mail: contato@projetolettera.com.br

Todas as histórias deste site e os comentários dos leitores sao de inteira responsabilidade de seus autores.

Sua conta

  • Login
  • Esqueci a senha
  • Cadastre-se
  • Logout

Navegue

  • Home
  • Recentes
  • Finalizadas
  • Ranking
  • Autores
  • Membros
  • Promoções
  • Regras
  • Ajuda
  • Quem Somos
  • Como doar
  • Loja / Livros
  • Notícias
  • Fale Conosco
© Desenvolvido por Cristiane Schwinden - Porttal Web