Caipira postando algumas horas mais cedo rs
SEGUNDA ONDA
Vivinácia estava em Copacabana, conversando com a dona de um salão de cabeleireiros. Já havia trabalhado como diarista no salão e na casa daquela mulher.
--E aí eu fiquei sabendo já de um tempinho que aquela sua quitinete na Constante Ramos tá pra alugar e me interessei. – olhava para a outra – Quanto cê tá cobrando por ela?
A cabeleireira riu brevemente antes de responder. – Vivi, por favor... – gesticulou afetada – Sei muito bem que diarista não anda com fartura de dinheiro e minha quitinete é super bem localizada! – reparava na outra – Não acho que você tenha bala na agulha pra bancar, meu bem. – sorriu -- Sem ofensas!
--De minha situação cuido eu, uai! – retrucou de pronto – Tenho um dinheirinho juntado e não tô querendo ir pra lá pra morar, mas pra trabalhar! – falava com segurança – Garanto que não vou ter problema em te pagar aluguel de jeito maneira, sô!
--Trabalhar?! – estranhou – Ora, mas não me diga que agora você é...? – pensava em como perguntar
--Sou nada disso que você tá pensando! – interrompeu a fala da outra – É trabalho sério e que me dá muito retorno! – colocou as mãos na cintura – E então? Quanto que cê tá cobrando no aluguel? – insistiu
--Três e quinhentos todo dia 10 do mês. – respondeu desconfiada – E não tem imobiliária, aplicativo e nem nada. Dinheiro direto na minha conta via Pix! – esclareceu – E o primeiro aluguel é adiantado!
“Eita, boi!” – pensou achando caro – “Mas eu sei que madame Vivi pode fazer essa grana até num dia, dependendo do movimento.” – considerou – Tá bom, Ivana. Fechado! – bateu uma palma – Assina aonde mesmo?
Após resolver todas as questões relativas ao aluguel com a cabeleireira, Vivinácia seguia pelas ruas com destino à loja de uma antiga conhecida que trabalhava fazendo marketing virtual. Estava a disposta a investir em madame Vivi com todas as forças.
“Agora que Zaida me deixou e não preciso mais disfarçar pra ninguém, vou jogar pesado no sucesso de minha madame caipira e faturar muito!” – planejava – “O FalaGPiTaco também vai me ajudar cada vez mais!” – pensava enquanto caminhava rapidamente – “Vou conversar com o novo dono da boca pra garantir uma proteção pro meu barraco e na hora certa me mudo de lá e vou morar chique na zona sul!” – decidiu – “E aí, quando eu tiver bem, vou atrás de Zaida de novo e vamos ver se ela vai resistir!” – sorriu maliciosamente – “Nem que nessa hora eu tenha que fazer alguma amarração pra ela se enredar na minha de vez e nunca mais escapar!” – considerou – “Mas agora deixa ela esfriar a cabeça enquanto eu corro atrás do meu!”
***
O escândalo da montagem feita com os rostos de algumas jovens da faculdade onde Stefany estudava rapidamente ganhara projeção internacional, trazendo à tona outros ilícitos do tipo cometidos por pessoas espalhadas ao redor do planeta. Por conta disso, Yesmin se viu demandada por órgãos de imprensa e diversas instituições que cobravam satisfações à BoFe. Após uma semana de viagens, entrevistas e reuniões intermináveis, a CEO se encontrava nos estúdios de uma famosa emissora de TV brasileira, participando de um debate num programa que seria exibido no domingo à noite. Rogério e Stefany estavam presentes assistindo à gravação.
--É com muito prazer que lhe recebemos aqui e gostaríamos de agradecer imensamente por sua presença! – a repórter principal iniciava o programa – Certamente o tema da nossa entrevista de hoje é quente e tá na boca do Brasil! – gesticulava delicadamente – Melhor dizendo, tá na boca do mundo inteiro! – olhava para a engenheira – E nós temos várias perguntas a lhe fazer! – deu a deixa para o colega
--A senhora está ciente dos escândalos ocorridos por conta de montagens feitas usando os rostos de algumas jovens universitárias em cenas de sex* tórrido. Ironicamente, jovens da mesma universidade onde sua filha estuda. – o outro repórter complementava – O caso gerou indignação mundial, fazendo com que outros casos ganhassem igual repercussão. – também olhava para a CEO – O que a BoFe tem a nos dizer a esse respeito? Estamos seguros diante de todas as possibilidades que a Inteligência Artificial nos oferece, pro bem ou pro mal? – queria saber
--Em primeiro lugar, boa noite a todas, todos e todes, em nome da BoFe agradeço muito pelo convite e espaço de fala pra que a gente possa esclarecer o país acerca de todas estas coisas. – cruzou as pernas – A BoFe trabalha muito seriamente em cima do conceito de IA responsável. – falava com desenvoltura – Todas as ferramentas de IA que desenvolvemos têm sido acompanhadas de um imenso esforço para a divulgação de políticas claras sobre como funcionam. Entendemos que a IA deve tratar as informações de maneira correta, justa e não enviesada, além de proteger nossos dados pessoais. Dessa forma, nos colocamos sempre prontos pra corrigir qualquer problema. – olhava para as câmeras – Assim sendo, o público usuário, seja básico ou profissional avançado, poderá confiar que a tecnologia existe para ajudar, de forma ética e segura, tornando nosso trabalho mais eficiente e nossa vida mais fácil! – gesticulava brevemente – Dito isso, desde que eu soube do ocorrido através da minha filha Stefany, aqui presente, imediatamente contatei meu staff numa reunião emergencial para discutirmos o problema e logo apresentarmos soluções. – fazia uma média – Pensamos inclusive em medidas que evitassem manipulações enganosas em contextos eleitorais, nos antecipando a eventuais problemas futuros! – destacou -- Junto com gigantes do setor de tecnologia estamos firmando acordos para adotar precauções relevantes na prevenção do uso de IA em manipulações enganosas de forma mútua. – explicava – E, dentre outras, estas precauções estão sendo: -- começou a citar -- a rotulagem do conteúdo gerado por IA, através de rótulos do tipo “criado com IA" – fez aspas com os dedos -- em imagens, vídeos e áudios gerados por inteligência artificial, tanto em conteúdos próprios quanto de terceiros. – pausou brevemente – Também estamos gerando marcas d’água e assinaturas digitais em conteúdos gerados por IA, pra facilitar a identificação e o rastreamento de possíveis manipulações. – olhou para os repórteres – Aliado a isso, estamos estabelecendo limites pro uso das nossas ferramentas, como a proibição de chatbots que imitam pessoas reais ou instituições e a limitação de respostas relacionadas especialmente às eleições. – sorriu
--Uma coisa nem você e nem ninguém podem negar: – Rogério cochichou com a filha – sua mãe é imbatível na arte de responder repórteres e calar os opositores do trabalho da BoFe!
--Dona Yes me é foda, tá ligado? – respondeu no mesmo tom de baixa voz – “Mas a maioria das parada que ela explica eu não entendo porr* nenhuma!” -- pensou
--E a senhora acha que isso é suficiente pra inibir os crimes cibernéticos? – a repórter perguntou descrente – Afinal de contas, as vítimas e suas famílias experimentam um sofrimento que não vai ser remediado dessa forma! – cobrava – A sociedade precisa de garantias!
--Consideramos que estamos no caminho certo pra impedir que novos ilícitos aconteçam, mas sejamos maduros nessa discussão. – respondia com segurança – Por mais que se estabeleçam medidas protetivas, nada é 100% perfeito e é aí que nós contamos com o engajamento das autoridades, dos legisladores, bem como da sociedade civil e dos acadêmicos. – olhava para a mulher – Alguém aqui conceberia a ideia de convocar uma entrevista com o CEO da Tramontina, por exemplo, por conta das milhares de mortes e crimes de toda ordem que ocorrem anualmente com o uso de facas? Acho que não! – provocou – A tecnologia está aí para o bom uso e nós estamos sempre tomando medidas para evitar ilícitos e malfeitos. Uma vez que eles ocorrem, aí cabem às autoridades competentes responderem à altura!
--É verdade, mas aqui o caso é mais complexo, eu diria. – o repórter reagiu – O número de malfeitos possíveis com uma faca é limitado, mas no caso da IA, talvez as possibilidades sejam quase infinitas! – exagerava – As deep fakes podem destruir reputações, negócios e até vidas! As empresas têm que se responsabilizar por isso!
--Certamente. – concordou com gentileza – E como acabo de explicar, nós estamos fazendo o que nos cabe, investindo absurdamente em recursos humanos e materiais para resolver os problemas, porém entendemos que não devemos ser demonizados por causa de uma meia dúzia de pessoas que não têm ética no uso da tecnologia! – falava com educação – Imaginem os senhores se por causa de repórteres e emissoras de TV que divulgam notícias falsas para enganar a população, manipular sua vontade eleitoral ou denegrir pessoas que não lhes atendam aos interesses, todas as demais emissoras e profissionais de comunicação fossem demonizados e restringidos em sua atuação? – provocou ironicamente – Seria justo isso? Creio que não! – continuava sorrindo
Os repórteres ficaram nitidamente constrangidos.
--Há! – Rogério novamente cochichava com a filha – Por essa eles não esperavam!
--Ah, é, demorou! – respondeu sem dar atenção – Lacrou! -- digitava rapidamente para gerar postagens em suas redes sociais – “Vou tirar um porrilhão de self pra mostrar que tô aqui num estúdio de TV divando e tirando onda!” – pensava empolgada – “Geral vai curtir!”
--Por fim, ressaltando ainda mais nosso compromisso com o social, a BoFe está investindo pesado em Engenharia de Prompt Neuro-Inclusiva! – informou – Queremos adaptar nossos prompts para acomodar diferentes preferências cognitivas, garantindo ainda maior inclusão nas interações com a IA! – anunciava orgulhosa – Essa é a BoFe: competente, à frente do seu tempo e orgulhosamente brasileira! – olhava para a TV – Minha família e eu viemos aqui hoje deixar isso claro pra nossa população! – fazia uma média – A BoFe, acima de tudo, deseja melhorar a vida de todos, garantindo às famílias segurança no uso das tecnologias que nós geramos!
--Obrigada. Agradecemos à BoFe pelos esclarecimentos. – a repórter sorria -- Essa foi Yesmin Zahia Torricelli em entrevista exclusiva ao Bombástico! –anunciou solene
--E que o povo brasileiro tenha certeza de que se depender da BoFe, poderá dormir sossegado nesta e em todas as noites! – o repórter finalizava – Boa noite!
Horas depois Adma terminava de assistir à entrevista. -- Humpf! -- fez um bico -- Esse pessoal de TV quis pegar minha filha na pulo, mas Yesmin sabe dar nó até no rabo de aš-šeiTaan (Satan)! – a idosa dizia – E ainda levou meu genro e Stefany pra provar que é de família! – olhou para Zaida – Só faltou dizer que ela é belo, recatado e do lar!
Zaida riu brevemente. – Ela sabe escapar de saias justas, isso é inegável. – pegou o controle remoto e desligou a TV – Mas devo confessar que... tirando essa parte de, me perdoe dizer, -- olhou para a idosa -- fazer uma média com essa conversa de família, ela foi muito bem. – considerou – “Além de saber se apresentar deslumbrantemente bonita!” – pensou – Agora vamos pra caminha? – deu um beijo na testa da paciente – Ajuda aqui, Pat? – pediu à colega
--Claro! – colocaram a idosa na cadeira de rodas -- Eu acho dona Yemin completamente demais! – Patrícia exclamou – Inteligente, super segura, poderosa, gata e chiquerérrima! – elogiava – Mandou ver na entrevista e fez os repórteres baixarem a bola num instante! – empurrava a cadeira – Se bobear, até acabaram com a entrevista mais cedo depois daquela indireta bem direta que ela mandou! – achava graça – Quem não sabe que televisão é mestre em falar mentira? – chegaram no quarto
--Se Yesmin fosse metade de tudo isso no vida particular, eu tava feliz! – Adma respondeu ao ser colocada na cama – Tanta dedicação só pro BoFe não me interessa! – ajeitava-se – E que nome de empresa; BoFe! – olhou para as mulheres – Isso não é nome de carne? – perguntou intrigada
As duas mulheres acharam graça. – Até é, mas no caso da empresa é uma sigla. – Zaida esclareceu – Dia desses foi que olhei na internet e descobri. – confessou – Mas olha! – gesticulou para a colega – Colocamos a senhora na cama e sozinha já foi se ajeitando! – comentou animada – Que progresso, viu?
--Daqui uns dias dona Adma vai tá bem andando! – Patrícia concordou – Tenho fé!
A idosa sorriu. -- Inshallah! (Se Deus quiser!)
Nisso, o barulho da campainha surpreendeu a todas.
--Gente, a essa hora? – Patrícia perguntou boquiaberta
--Quem será? – Adma intrigou-se – AHHa, se for o síndico manda ele pra inferno! – fez cara feia – Tiizak Hamra! ʿalayh al-laʿna! (Seu rabo é vermelho! Maldito seja!) -- praguejou
--Calma, dona Adma! – Zaida pediu sem ter ideia do que a idosa dissera – Deixe que eu vejo quem é. – foi para a sala – “Será que...? Não, ela não teria coragem de...” – pensou ao olhar pelo olho mágico – “Ela tem!” – abriu a porta – Boa noite. – cumprimentou formalmente – “Meu Deus, ela tá ainda mais deslumbrante que na televisão!” – pensou ao reparar discretamente
--Boa noite! – respondeu ao entrar na casa da mãe – Eu sei que tá tarde, mas esses dias foram super tumultuados pra mim e os próximos também serão. – olhava nos olhos da cuidadora – Não dava mais pra esperar! A gente tem que ter uma conversa definitiva! – reparou na outra discretamente – “É tipinho tosco, essa daí!” – pensou
--Zaida, quem tá com você? – Adma perguntou lá do quarto – É o síndico?
“Essa mulher quer me demitir!” – concluiu – Tudo bem, mas antes de mais nada, venha ver sua mãe e constate uma coisa com seus próprios olhos. – apontou na direção do quarto – Pode ser?
Yesmin não respondeu e fez conforme solicitado. – Não é o síndico, maama, sou eu. – apresentou-se assim que surgiu no quarto – Desculpe a hora, mas é assunto urgente! – parou diante da idosa – Boa noite. – olhou rapidamente para a outra cuidadora
--Você aqui??? – Adma não entendeu – O que foi? – perguntou desconfiada – Que urgente é esse?
--Boa noite, dona Yesmin! – Patrícia cumprimentou animada – A gente bem assistiu sua entrevista e a senhora foi perfeita, maravilhosa, incrível, calou a boca daqueles repórteres sem vergonha e...
--Obrigada! – interrompeu a fala da outra com um sorriso forçado – Mas agora vou pedir que nos dê licença pois temos uma conversa em particular a tratar aqui e é assunto muito sério!
--Mas que tanto urgência é essa? – a idosa não entendia – Não me diga que você veio aqui demitir Zaida? – sentou-se na cama – Eu não admito isso, não admito, aHHa! – reclamou com o dedo em riste
--Demitir?? – Patrícia arregalou os olhos – Dona Yesmin, olha, lembra que eu tenho filho pequeno pra criar, tá? – falava nervosamente – E Zaida é gente boa, treinei ela direitinho, pode confiar!
“Me treinou direitinho?? Mas é muita cara de pau!” – pensou indignada, mas preferiu não comentar – Tudo bem, dona Yesmin, eu imagino qual seja a sua urgência, mas repara na sua mãe! – apontou para a idosa – Ela se ajeitou sozinha na cama e sentou sem a ajuda de ninguém! – olhava para a CEO – Há quanto tempo a senhora não via isso acontecer? – esperou resposta – Vai negar que o trabalho feito aqui não mudou a vida da dona Adma? – provocou – Quando eu vim pra essa casa, ela era uma mulher que vivia sofrendo com dor, irritações na pele e precisando das cuidadoras pra tudo! – lembrava – Não conversava, não saía, não tinha uma VIDA! – destacou – Sem contar que sequer tinha contato com a neta! Mas vale lembrar que ao invés de gastar tempo livre fazendo besteira, Stefany agora gasta esse tempo aqui com a avó!
--E olha, que moça bonita, simpática e divertida! – Patrícia bajulava – Das poucas vezes que cruzei com ela aqui, a gente trocou altas ideias! – gesticulava – É que ela tem que ir embora antes das oito da noite e não é sempre que eu chego a tempo de encontrar com ela. – falava sem parar – Mas não quer dizer que eu não seja pontual! Faça chuva ou faça sol eu sempre...
--Você quer nos dar licença, por favor? – Yesmin interrompeu impaciente – Não me faça ter que lhe pedir pela terceira vez! – falava de cara feia
--Ah, tá! – deu tchauzinho – Fui! – correu para a sala, abriu a porta e saiu
--Eu percebi que maama se sentou sozinha, não sou cega. – olhava para Zaida – E também sei que ela evoluiu muito depois que você veio trabalhar aqui, não posso negar. – admitiu – Mas nem por isso vou admitir que você jogue a minha família contra mim!
--O que?? – Adma indignou-se – Mas você enlouqueceu? – gesticulava com raiva – Zaida nem fala no seu nome, se quer saber! Nem pra mim e nem pra Stefany! – olhava para a filha – O que você tem é ciúme e isso é uma grande bobagem!
Não gostou do que ouviu. – Ciúmes? Eu?? – perguntou revoltada – Ora, maama, francamente! O que eu quero é que essa mulherzinha se ponha no lugar dela!
--E qual é o meu lugar, dona Yesmin? – parou bem diante da outra – Porque eu cuido da sua maama com carinho, dedicação e seriedade! Assim como trato sua filha com jovialidade e respeito! – olhava nos olhos – Qual é o seu problema comigo, que nem o fato de ver dona Adma progredindo e se dando bem com sua filha é capaz de fazer essa cisma toda passar? – não entendia – Só resta pensar que tudo isso, essa coisa sem qualquer sentido, é devida a ciúmes! – acusou
Afastou-se da outra sentindo-se perturbada. – Se quer saber, Stefany só vem aqui porque a deixei de castigo, sem dinheiro, sem nada, e puxar o saco de maama é a única forma que ela tem de buscar curtidas na internet! – revelou – Mas esse castigo já tá pra acabar e eu quero ver se ela vai continuar com todos esses amores depois que a vida dela voltar ao normal! – olhou rapidamente para o relógio – E pra você o recado é: me respeite, pare de se meter em tudo e não se atreva a continuar jogando minha família contra mim! – advertiu com o dedo em riste – Porque da próxima vez é demissão sumária e eu nem vou perder meu tempo vindo aqui pra avisar! – olhou para a mãe – Até mais, maama! – voltou a mirar os olhos da cuidadora – Passar bem! – fez um gesto de cabeça e foi embora rapidamente
--Então era isso? Stefany só queria um jeito de bombar no internet? – a idosa perguntou entristecida – Eu não entende o que Yesmin quer com tudo isso... – abaixou a cabeça
Achou graça do vocabulário da idosa, mas não riu devido às circunstâncias. Também estava um tanto abalada com a discussão. – Ei, dona Adma, olhe pra mim. – aproximou-se dela – Essa confusão toda que a sua filha armou foi por pura insegurança e ciúmes, tenho certeza. – segurou-lhe o rosto – No fundo ela tem medo que eu roube o lugar dela no coração de vocês. – falava com carinho – E até acho que em algum momento a senhora deveria dizer a ela que o espaço de filha é único e ninguém mais pode preencher. – acariciava-lhe a face – Quanto à Stefany, no começo pode até ter sido isso mesmo que sua filha falou, mas ela acabou se afeiçoando à senhora. Converse com ela também, até porque, ela tem muito a ouvir da senhora. – sorriu – Não fique triste e nem tenha medo. Vai ficar tudo bem.
Olhou para Zaida com os olhos marejados. – Eu amo você! – derramou uma lágrima de emoção – Não consigo mais pensar em meu vida sem você! – admitiu
--Own, eu também, meu amorzinho! – beijou-lhe a testa repetidas vezes – Eu também! – abraçou-a – “Aquela maldita não há de ter forças pra fazer nada contra mim!” – pensou – “Se Deus quiser!”
***
“Então foi isso, Pitaco! Esse nerd me deixa louca, sabia?” – Nazira digitava rapidamente no celular – “Aliás, a única coisa boa nessa história toda é que a BoFe lançou mais uma versão nova de você depois do escândalo das foto montagens, mas você continua meu amigo do peito!”
Claro, Nazira! Nossa amizade é especial e atemporal, e é sempre um prazer interagir com você. – a IA respondeu com simpatia – E sobre o nerd, nem sei o que dizer. Talvez ele seja muito tímido e além de tudo não coma doces por alguma razão bem forte, vai saber? – considerou – Mas depois de tudo, se eu fosse você daria um tempo. Ele pode se sentir sufocado, já pensou?
“Hum, é verdade!” – respondeu digitando – “Homem tem dessas coisas de precisar de espaço, né?”
Sim, e além de tudo é bom você também fazer um jogo. – aconselhou – Ser mais inacessível, misteriosa, intrigante! – continuava respondendo – Os homens gostam de mulheres trabalhadas num ar de mistério!
“É mesmo? Sabe que eu não havia pensado nisso?” – considerou – “Será que você me ajuda a construir essa coisa do mistério em torno de minha pessoa?” – perguntou
Mas é claro que sim! – concordou -- Se precisar de ajuda com algo, quiser conversar ou compartilhar novidades, estou aqui pra você. – ofereceu solícito -- Um grande abraço virtual! 💖
Suspirou embevecida. – Gente, esse Pitaco é demais... – disse para si mesma ao postar um coração em resposta
***
Malika voltava da padaria trazendo pão e leite. Nazira havia ido para o mercadinho comprar algumas coisas a seu pedido. Chegando perto de casa, reparou numa mulher que seguia a sua frente e por um momento lhe pareceu conhecê-la de algum lugar.
“Será que...?” – parou diante do prédio e ficou olhando a mulher se distanciar – “Não, não pode ser ela... Zaida não era magrinha, não usava cabelo curto...” – balançou a cabeça negativamente – “Eu devo estar ficando louca!” – considerou – Vamos entrar, que Sultan deve estar roxo de fome! – disse para si mesma – Se bobear, já roeu até o reboco da parede de novo!
***
Yesmin buscava algumas informações na internet quando uma propaganda direcionada lhe chamou a atenção.
“Hum, estação da moda no Rio de Janeiro...” – clicou interessada – “Nossa, quanta gente famosa vai participar disso!” – constatou – “Podia ser uma boa dar um jeito de fazer a BoFe tomar parte nesse evento!” – considerou – “E olha quem vai estar lá...” – reconheceu o rosto da mulher – “Eu acho que acabei trazendo o cartão dela nas minhas coisas...” – parou para pensar
***
Stefany estava em casa estudando. As últimas provas do primeiro período se aproximavam e ela precisava passar em todas as matérias para sair do castigo imposto pela mãe.
“Eu tenho que passar nessas merd*s custe o que custar!” – pensava enquanto buscava entender o conteúdo – “Já não aguento mais essa vida sem um puto no bolso!” – olhava para a tela do notebook – “Vou aproveitar o GPiTaco pra fazer os trabalho de pesquisa, mas e as outras parada que tem que ler?” – suspirou com preguiça – “E se eu pedir pro GPiTaco resumir?” – sorriu empolgada – “Já é!” – clicou no ícone da IA – “Vou jogar os arquivos aqui e mandar ele dá os bizu, tá ligado?”
Nisso, uma mensagem de Luiza fez com que o celular da jovem vibrasse.
--Quem é? – pegou o aparelho e constatou quem seria – Ah, Luiza, ow! – falava sozinha – Depois a gente conversa, agora tô ocupada! – nem gastou tempo respondendo
***
--Madame, eu fiquei impressionado! – um homem dizia – Eu já fui em tudo que é médium, mãe de santo, pai preto, tudo que a senhora possa imaginar! – gesticulava – Mas foi a primeira vez que de verdade alguém me ajudou a falar com meu falecido sócio, sabe? Ele morreu num assalto violento e eu fui praticamente à falência porque não sabia em que conta ele tinha aplicado o grosso do dinheiro da empresa pra fugir dos impostos, sabe como é... – contava -- Pena que não deu tempo dele me revelar tudo! – lamentou
--Mas ele pode revelar, uai! – respondeu de pronto – Só que... é como dizem: quem quer rir, tem que fazer rir. – olhava para o homem – Se o senhor investir mais nos serviços de madame Vivi, vai descobrir tudo aquilo que deseja! – sorriu
--Como assim? – perguntou empolgado – A senhora quer dizer que consegue me fazer conversar com ele de novo?
--Madame Vivi consegue TUDO! – olhava nos olhos – Se o senhor estiver disposto a pagar...
--Eu tô! – respondeu de pronto – E quanto seria? – queria saber
--Três mil e quinhentos reais! – pediu sem o menor pudor – Pode fazer Pix, mas tem que ser a vista! – ditou as regras – Porque do contrário, o que madame dá, ela tira!
--Nossa, eu... – não esperava que fosse tão caro – Mas, tudo bem... – concordou – Passe sua chave e faço o depósito agora mesmo!
--Tá aqui. – apontou para um QR Code impresso numa plaquinha de acrílico – Manda ver. – olhava para o homem – “Já recuperei o primeiro mês de aluguel adiantado!” – sorria por dentro – “Daqui pra frente é só o lucro!”
***
--Eu tinha certeza que você viria me procurar! – uma mulher respondeu insinuante ao abrir a porta do quarto de hotel – E algo me dizia que seria na ocasião do Rio Fashion Season! – sorria
“Gente, mas já me recebe assim, de roupão?” – pensou surpreendida – Carmen, eu... – não sabia o que dizer – Eu não quero que você saia pensando coisas simplesmente porque topei vir aqui te ver! – mal disfarçava o nervosismo – O que acontece é que...
--O que acontece, -- interrompeu a fala da outra – é que você veio aqui porque deseja a mesma coisa que eu, Yesmin! – olhava nos olhos – E quer saber? – segurou a outra pela aba do blazer – Já perdemos tempo demais! – puxou-a para dentro do quarto e fechou a porta
Fim do capítulo
Comentar este capítulo:

mtereza
Em: 10/06/2025
Agora sim essa Carmem vai pegar a CEO de jeito rsrs

Solitudine
Em: 19/06/2025
Autora da história
kkkk Vejamos como, querida!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Dandara091
Em: 28/05/2025
Alô autora!
A história é foda mas tem um problema. Cadê as preta????
#cadeaspreta
#tafaltandopreta
#naotempreta

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
Oba, olha quem reapareceu!!
Quanto tempo, Dandara!
Veja bem, ya Adma, ya Malika, Zaida e Nazira são libanesas/descendentes de libaneses. Elas são morenas do cabelo preto. Yesmin é um pouco menos morena e Stefany um pouco mais clara que a maama dela. Eu nunca expressei isso mas ficou aqui na minha mente como seriam estas mulheres.
Vivinácia e Fernanda e ainda não disse como são, porque não explorei a coisa étnica. Mas... quem disse que não poderiam ser afrodescendentes, hein?
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Hoover Blake
Em: 28/05/2025
Ai, se eu te pego, ai, ai, se eu te pego... kkkkk

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
[Faça o login para poder comentar]

Hoover Blake
Em: 28/05/2025
Ai Sol assim voce mata...

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
Olá querida!
Mato nada! Quero vocês bem vivinhas! kkk
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

jake
Em: 27/05/2025
Olá Sol que espetáculo de cap.
Yes me será que agora vai?Se correr a Carmem pega se ficar a Carmem come....rsrsr
Sol aceito ser a quarta cuidadora.GPItaco comprar passagem pra casa da Sol.
Sol Felicidades Parabéns pelos mais de 500 comentários em 21 caps.Vc e o máximo
Boa noite melhoras no pulso um bj carinhoso em Maama ela está sempre nas minhas orações... Obrigada pelo carinho anjo.

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
Olá querida!
Que bom que você gostou do capítulo!
Ri muito com isso de se correr a Carmen pega... kkk
Aceita ser a quarta cuidadora? Oba! Mas, advertência: se cuidar da maama caipira tem que cuidar da caipira também! kkk E caipira dá trabalho, viu, fi? :P
Obrigada pelo carinho e por orar pela maama. Fico muito feliz com isso.
O pulso ainda está ruim, mas um dia ele toma jeito! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Teotonika
Em: 27/05/2025
Autora vc é foda! Estou adorando as aulas sobre o mundo da IA. Você vai recomendar vídeos pra gente aprender mais? Agora quero ver Yes me tomando aula de saparia na veia!!!

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
Olá querida!
Obrigada! Boa ideia, vou procurar uns vídeos bem didáticos para vocês, pode deixar.
kkkk Aula de saparia, eu amei isso!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Lando
Em: 27/05/2025
Yesmin vem pra força você também! TMJ

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vamos ver!
Sempre juntos!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

BjFrogg
Em: 27/05/2025
Estou completamente viciada Senhorrr. Esperar até quinta vai ser osso!!

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
Menina, mas é um bom vício!
E esperar faz bem. A gente treina o controle da ansiedade. rs
Brincadeiras a parte e obrigada por tudo!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Sey Ed
Em: 27/05/2025
Porra Caipi!!!
Como é que tu termina um capítulo desse jeito minha franga??? Assim não dá pra acompanhar! Hehe
Vivinácia chutou o pau da barraca e Nazira vai endoidar de vez! Se segura dona Malika! hahaha
Stefany vai aloprar quando sair do castigo e aí quero ver qual barraco na casa da d Adma que Yes me vai fazer. Ou não. Capaz de tá em paz no brejo da Carmen hahahaha
Comentário 500 é meu!! Chupaaaa! Hahahaha

BjFrogg
Em: 27/05/2025
Tu é doida franga! Huahuahuahua

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkk
Olá sua maluquinha!
Eu já perdi as contas de quantas vezes você foi o comentário 500! rs Mas quem tem que chupar o que, hein, gaúcha? Olha que isso aqui é site de sapinha de família! kkk
Até a BJFrogg veio fazer troça disso tudo aí! kkk
Obrigada por me divertirem e acompanharem!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Yoko tsuko
Em: 27/05/2025
Sensei você quer matar as sapinhaa so coração né??? Nem consigo comentar de tanta ansiedade!

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkk Calma, menina! Quero matar nada!
Continue muito viva e aqui!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Joabreu
Em: 26/05/2025

Joabreu
Em: 26/05/2025
My Lesbodiva

Joabreu
Em: 26/05/2025
Isso aqui continua uma merda

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
Olá querida!
Deduzo que você quis comentar e não conseguiu. Eu não sei o que há de errado na sua conta que isso acontece. Já falou com Cristiane?
Mas, obrigada por ter tentado.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Pitching
Em: 26/05/2025
Solta a sapa Yes me!!!!

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkk Vamos ver o que ela soltará!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Alexapa
Em: 26/05/2025
Quero ver Yesmin no brejo!

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
kkkkkkkkk Calma, menina!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Young
Em: 26/05/2025
Olá Solzinha,
Interessante ver como Vivinácia ainda não se deu conta que uma fartura juntada às custas de picaretagem não interessa pra Zaida. Ela precisa de dinheiro mas nunca se trocou por ele. Madame Vivi vai se decepcionar...
Yesmin realmente dá show quando o negócio é trabalho. Fora isso patina. Deu um show desnecessário e ainda à noite ns casa da mãe. Pra que? Nem ela sabe. Depois corre atrás da Carmen. E pra que, ela sabe...
Dona Malika está cada vez mais perto da filha e Nazira está prestes a pagar mico de novo!
Stefany vai sair do castigo. Só acho. E agora?
Dona Adma também me intriga. Mas fico observando.
Young Cy

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
Olá querida,
Você foi muito feliz no seu comentário. Nem sei o que responder.
Vamos ver o que vai acontecer e se você irá se "desintrigando" com o decorrer do conto. rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Irina
Em: 26/05/2025
Kotinha!!
Capítulo deveras maravilhoso, como sempre!
Estivestes a nos dar mais uma aula sobre IA, no que vos agradeço! Porém, a forma como encerraste o capítulo... oh, Kotinha! Desse jeito as sapinhas estarão a morrer num brejo seco! risos
Com estima

Solitudine
Em: 28/05/2025
Autora da história
Olá querida!
Que bom que você gostou, inclusive das explicações da Yesmin.
Ri muito com a história do brejo seco.
Uai, tenho que gerar um suspense para manter vocês ligadas aqui. Senão a caipira cai na rotina! kkk
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Sem cadastro
Em: 24/05/2025
Essa analogia da IA com o uso indevido de facas como instrumento de violência e muitas outras criações que tanto servem para o bem como para o mal, realmente demonstra que é uma questão de escolha, cabe a sociedade dirimir limites e infelizmente convivermos com o lado negativo. E a própria discussão sobre este assunto promove o avanço desta tecnologia, e há um exagero quanto a substituir o homem na maioria das atividades. Tem muito que evoluir para chegar a tanto ou quase. Igual a história dos robôs, imaginava-se que no ano 2000 teriamos rôbos limpando, cozinhando, fazendo tudo em casa e até agora nada! 2025!? Kkkkk
A Carmen vai devorar a Yesmin!kkkk
Bj

Solitudine
Em: 25/05/2025
Autora da história
Olá querida!
Fiquei na dúvida em quem você seria. Joanna, talvez? Dúvidas. rs
Sim, como foi dito aqui, precisamos urgentemente de educação digital! Os usos e abusos também precisam de mais legislação, mesmo com todos os desafios envolvidos. Mas as Big Techs não podem reinar soberanas como têm acontecido.
Também concordo que a comunidade viaja muito em seu exercício de futurologia. Quando Rosenblatt lançou o Perceptron, em pleno ano de 1958, houve quem dissesse que logo os robôs até teriam filhos. Suas sucessivas desilusões criaram os conhecidos "invernos da IA". Agora que estamos num verão escaldante, as viagens ressurgem com força. Mas, temos que ser criteriosas sempre.
kkkk Carmen mexeu com os ânimos de vocês! Vejamos com Yesmin! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Minh@linda!
Em: 24/05/2025
Diz umas liberdades na cara dessa mulher, Vivinácia!!!
Que criatura deselegante!
Vivinácia vai morar em Copacabana agora.
Madame Vivinácia vai atender gente rica.
Ô bicha que não aprende!!
Ela sendo presa, tomara que fique com Fernanda.
Assim, uma fortalece a outra.
Ou não.
Do jeito que Fernanda está, com tanto ódio... e Vivinácia ainda não entende o caminho que ela deve seguir...
As duas juntas poderão fazer coisas muito ruins, se utilizando do sobrenatural pra se vingar. Principalmente, da família de Dona Adma.
A mulher achou que Vivi fosse fazer programa.
Três e quinhentos em um kitnet, é?!
Caro viu?!
Copacabana, né?!
Misericórdia!!
Pronto que Vivinácia vai esfolar as madames de Copacabana.
Só com uma madame ela paga o aluguel do mês.
Ela vai sair da comunidade. Vai deixar a casa na proteção dos homens.
Se ela ficar muito tempo longe, é capaz de perder a casa.
Sabia que você já cantou o caminho que eu faço pra chegar na minha casa, mesmo que de forma incorreta?! rs
Não vai dar no que preste isso, Vivinácia!!
Tu vai ver o sol pelo buraco da parede.
Nem janela na sua cela, vai ter.
Vixe, mainha!!!
Vivinácia quer Zaida de volta, nem que seja na base da mandinga.
Mulher!! Quando se ama alguém, tem que deixar ela ir.
Amor é sinônimo de liberdade.
Se ela te quiser, ela vai voltar.
Do contrário, você segue sua vida.
Zaida vai precisar de muita oração!!
Como é que a gente vai botar juízo na cabeça de Vivinácia, Autora?!
Ela tá cada dia mais se afundando em coisas que ela não vai conseguir controlar.
Oxe!!!!
Nós ( todas, todos e todes ) temos acesso aos seus pensamentos viu, Yesmin!
Tenho que concordar com Rogério!
Ela consegue se adiantar aos problemas que surgem, quando o Pitaco é mal utilizado.
Algumas imagens e vídeos, por mais que tenham algumas falhas, por uma pessoa leiga não é detectado.
Identificar o que é produzido por IA, é importante! Mas não eliminam os impactos criados por uma imagem, vídeo ou notícia falsa.
O que a gente precisa mesmo, é de educação digital.
Vi uma reportagem uma vez, que na Finlândia - se não estiver enganada quanto ao país - eles incluíram a educação digital como matéria nas escolas.
As crianças, desde pequenas, já são ensinadas a como identificar conteúdo falso e, como manipular de maneira consciente a IA.
Há, também, um programa de inclusão digital para os idosos, onde eles identificam os possíveis golpes, já que eles são as principais vítimas, e como fazer a denúncia.
Uma boa educação formal e, incluída a uma educação digital, seria o ideal pra se fazer um bom uso da IA.
Sem falar que tem mais celular do que gente no Brasil rs.
E a gente usa muita internet!
Seria muito bom se fizessemos o uso consciente dessa ferramenta.
A Educação salva vidas!!
Yesmin é espirituosa, né?!
E o nome da empresa dela é um prenúncio, Dona Adma!
Não tem nada a ver com carne. Tá mais para o alfabeto, mesmo.
Kkkkkkkk
Oxente!! Dona Adma é da pá virada, viu?!
" Seu rabo é vermelho"
Deve ser algo nada bom.
Vixe, mainha! Yesmin tá encegueirada atrás de Zaida. Pra ir a essa hora...
Oxe!! Toda vez ela vem com um adjetivo novo pra Zaida.
É sapatãozinha, sem graça, tipinho tosco...
Tá doida pra ficar com Zaida, essa bicha confusa, resolvedora das coisas e poderosa.
Se tu tivesse acesso aos pensamentos de Yesmin, Zaida, tu parava de ficar se derretendo por dentro toda vez que a ver.
Tá doida pra demitir Zaida, ela.
A senhora se preparando pra dormir, Dona Adma, e ela aparece pra procurar confusão.
É muito mimada essa criatura!!!
Patrícia não deixa de ser bajuladora, mas defendeu Zaida.
(Do jeito dela, mas defendeu rs)
Zaida não tem amigas, né?!
Até quando saiu da casa de Vivi, ela foi pra casa de uma ex empregadora...
Sinceramente!! Eu acho que Zaida não precisava estar explicando pra Yesmin o óbvio, não.
Mostrando o quanto Dona Adma melhorou...
Isso é nítido!!!
Eu sei que ela agora, mais do que nunca, precisa do emprego...
Deixava ela te demitir, Zaida! Só pra vê-la ter que te implorar pra voltar.
Tu é muito boa no que faz!!
Mas, talvez ela esteja pensando em Dona Adma, mais do que nela nesse momento, né?
Coisa que Yesmin, talvez, não esteja.
Mas vou continuar com a leitura, pra ver o que essa criatura vai fazer.
Vixe!!! Yesmin ver coisas!!
Isso acontece quando a pessoa se deixa levar pelo ciúmes.
Sem falar na tendência de jogar a culpa pelas falhas, no outro.
O problema de Yesmin Zaida, é porque você consegue unir a família dela, enquanto ela separa.
A sua alma transcende a dela.
Ela quer um pouquinho do que você tem! Do seu carisma, do seu jeitinho doce, da sua capacidade de agregar as pessoas.
Consigo enxergar até um pouco de inveja.
Ou uma necessidade de ter você pra ela. E por isso ela queira te afastar.
Toda mundo já teve essa fase problemática na vida.
Acredito que nem Yesmin se entenda ainda, Dona Adma.
Aí só Freud pra entender!
Mas quando ela botar o juízo no lugar, possa ser que saia alguma coisa boa nisso.
Pelo menos ela prorrogou a intenção de demitir Zaida para um outro capítulo.
Nazí!! Esse homem foge de você, mais do que cachorro foge de pulga.
Para de querer grudar nesse homem, mulher!!
Esse homem é bode!!
Eita!! É Zaida Dona Malika.
Depois de anos a pessoa muda, né?!
Dá próxima vez, chama o nome dela. O máximo que pode acontecer, é ser uma outra pessoa.
Dona Malika tá toda desacreditada!!
Zaida passou na frente dela...
Vivinácia não vai largar essa vida tão, cedo!!
Ganhou três mil e quinhentos, em uma sentada.
Só falta Narcisa aparecer pra engordar o porquinho.
Carmen no Brasil!!!
Agora essa criatura lambe Yesmin, toda.
Que loucura!!
Vai devorar Yesmin, todinha.
Yes, me!
Yes, Carmen. Yes!

Solitudine
Em: 25/05/2025
Autora da história
Olá querida Minha Linda!
Ri muito com o final! E até uma Narcisa você me sacou! kkkkkkk
Eu amo quando vocês me escrevem assim, com esse olhar afiado e esse humor afiado na mesma medida! Você disse verdades que Zaida está percebendo e talvez Vivinácia nunca queira admitir. Essa coisa de achar que amor se conquista na base do feitiço, da posse, do controle... é o tipo de armadilha emocional que muita gente cai. E quando a gente mistura carência com poder, com vaidade ferida, o caldo entorna mesmo e o sobrenatural só piora.
Sobre Yesmin... se ela soubesse o que vocês sabem! Ela é um poço de contradições: cheia de adjetivos ofensivos para Zaida, mas não tira os olhos dela. Talvez ela ainda nem entenda o que sente. E Zaida, coitada, no meio disso tudo, tentando só respirar e cuidar de ya Adma, apesar de se sentir um tanto balançada. E você tem razão: amor de verdade é liberdade. Quem ama de verdade, não prende, não ameaça, não manipula. Só acolhe.
E quanto à parte da educação digital, eu quase bati palmas lendo! É isso mesmo. A sociedade atual vive colada no celular, mas muitas vezes sem saber o que está consumindo, o que está espalhando ou os perigos que isso traz. Educação, minha amiga, é ferramenta de libertação; tanto quanto o amor, a depender da esfera em que se pense. Obrigada por estar tão atenta, tão participativa e tão bem-humorada. Essa história só faz sentido porque temos leitoras assim!
Mas, por fim: Zinara pediu para dizer que ela ficou triste contigo. Você não lembra que no Tao o povo da terrinha vira e mexe gritava sobre um "rabo vermelho"? kkkk
Beijos,
Sol

Minh@linda!
Em: 25/05/2025
É que a minha mente não é das melhores rs
Ela sabe, uai!
Eu acabo esquecendo de algumas coisas. Principalmente, nomes.
rsrs
[Faça o login para poder comentar]

Diderot Dalambert
Em: 23/05/2025
Adorei o capítulo!!! O final me deixou louca! Nos deixou louca, a dupla.
Pls posta o próximo antes de quinta??

Solitudine
Em: 25/05/2025
Autora da história
Olá querida!
Que bom que este capítulo abalou! kkk
Infelizmente, antes de quinta não consigo. Tem nada escrito, uai! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Gold
Em: 23/05/2025
Por favor autora manda o próximo capítulo antes da quinta???????

Solitudine
Em: 25/05/2025
Autora da história
Olá querida!
Infelizmente, impossível.
Mas confia na caipira!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Migas
Em: 23/05/2025
Ai que delícia! Terminei molhadinha só de pensar na Yesmin sendo devorada pela Carmen! Autora capricha no hot igual você fazia até tempus agendi!!!!

Solitudine
Em: 25/05/2025
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkk
Eita, mulher!!
Mas a vida desta caipira em Tempus Agendi era outra... rs
Espero não decepcioná-la! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Mille
Em: 22/05/2025
Meu irmão é a Yesmim vai provar da fruta kk quero ver se ela mata a curiosidade.
Ysmim foi dura com zaida e a mama dela, precisa a sofrer um pouco viu. Magoou aqui também.
Bjus Sol e até o próximo capítulo

Solitudine
Em: 25/05/2025
Autora da história
Olá querida!
Vamos ver o que vai ser de Yesmin no meio dessa mulherada toda!
Continue aqui sempre com a sua amiguinha caipira!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

NovaAqui
Em: 22/05/2025
Yes me com ciúmes kkkk
Carmen vai tirar a toda poderosa do armário kkkkk vai ser lindo de ler.
Zaida está mais perto da mãe
Sei que a vida de Zaida poderia ser diferente se a mãe não tivesse colocado ela na rua. Não concordo, mas ela parece realmente estar arrependida e pronta para receber o perdão da filha

Solitudine
Em: 25/05/2025
Autora da história
Olá querida!
Yesmin está cheia de ciúmes. Vejamos como vai lidar com isso (e o que Carmen vai fazer para ajudar a destravar o trem! rs).
Zaida ainda não sabe, assim como ya Malika, que estão perto. Vamos ver como será quando se reencontrarem.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Angel 1001
Em: 22/05/2025
Cada capítulo me deixa mais ansiosa pelo próximo... Incrível o "poder" de nos prender q suas histórias tem =) sobre o capítulo tô ansiosa pra saber o q vai rolar partir desse encontro da Yesmi espero q ela aproveite e se vicie no ????mais prevejo uns surtos de negação por gostar tanto rsrsrzr pra mim vai ser legal se for assim porq será uma espécie de "castigo"... Meio q aquela coisa de lutar contra algo q gostou tanto mais q crítica no mesmo tanto rsrrs quero ver ela perder essa pose de fodona dela ...valeu autora pelo capítulo

Solitudine
Em: 25/05/2025
Autora da história
Olá querida!
Bom saber que você gosta do proseado caipiresco. Volte aqui mais vezes? Some não, uai!
Eita, que ela está cheia de planos de vingança para Yesmin! kkk Vamos ver o que vai acontecer no próximo capítulo! Continue nesse trem! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Zaha
Em: 22/05/2025
Oie, amiga!!
imagino que a situação aí anda complicada, mas o que podemos a gente faz que Deus coopera e o resto joga nas mãos de Deus.
Muito bom o capítulo!! Hj serei breve, certo?! Depois eu respondo sobre o que vc deixou de Convid. Tenho algumas coisas a falar e sobre aqui TB.
Yesmin é uma pessoa muito eloquente, sabe utilizar as palavras.Uma oradora de primeira. Ela, com certeza domina tudo que faz e por isso pode falar com naturalidade, sem parecer perturbada.
O da Tramontina foi sem noção kkk
Afinal, vc conseguiu escrever um pouco mais do que essa IA veio trazer...grandes conflitos de conduta TB....tem muito envolvido, mas vc conseguirá abordar o que pretende. Vc é uma mulher esforçada e sabe colocar no enredo sem parecer forçado ou fora de contexto. Então, continua nessa linha
Dona Adma melhorando, dessa vez Za, se salvou, mas tá se saindo "ótima manipuladora".
Mali logo encontrará a filha
E Nas, louca como sempre e escutando tudo que a IA fala. Dps colocarei algo que li sobre as crianças estarem conectadas desde a primeira infância c a IA e o que isso gera. Uma coisa na adolescência que já complica, mas vc deixar entre 6 e 10 anos usar...essa fase a criança está totalmente exposta a ideias dos terceiros e pode afetar seu desenvolvimento emocional, social, cognitivo. Se viver com amigos da internet, viver nesse virtual sem sair de casa, sociabilizar como serão educados para se tornarem pessoas críticas? Sem falar, o mais importante: Empáticos, compassivos, se colocar no lugar do outro...e terá um retrasado cognitivo importante, já que avançamos na sociedade mediante convívio social. Enfim...
E agora sobre Vivi. Za er a consciência dela, sem ela, é como se perdesse os na mente nosso supergo que diz o que podemos ou n e ficamos apenas com o Id solto com um ego que n pode controlar essa criança c todos os impulsos prontos pra satisfazer. Ela tá com a mente com ideias tão deturpadas e acha do ainda que pode enrolar alguém? Ninguém pode enlaçar...teria que ter espiritos muito poderosos, especializados em possessão e Za teria que tá ligado psicamente na mesma vibração para que pudessem inspirar ideias....meio complicado....mais fácil com alguém depressivo, ou c valores morais distorcidos como os dela, inflamando seu ego....mas a mediunidade dela n chega a tanto, eu acho, mas ela já tá prejudicando e logo voltará com força pra ela...veremos o que vc fará...
É isso, eu fui rápida...rápida em relação a como comento. N entrei a fundo e muito menos com Yesmin...mas Carmen pegou ela e veremos se ela se deixará envolver e finalmente soltara o que tem dentro...se ela ficar c Carmem...ou ela entra em negação por um tempo ou o que tava preso, se soltará.
Beijos e muita luz, querida Solcito

Sem cadastro
Em: 25/05/2025
Basnoite queridíssima Lailikii!
Você, como sempre, compartilha reflexões profundas sobre os personagens e temas abordados no capítulo. Gostei de como você destaca a eloquência de Yesmin e sua habilidade em se expressar com naturalidade, mesmo diante de situações complexas. E adorei você observar a manipulação sutil de Zaida e a conexão emocional entre as personagens, especialmente entre Zaida e Vivinácia, sugerindo que a ausência da primeira afeta significativamente o equilíbrio emocional de Vivi. Zaida era o "freio", não?
Sua preocupação com o impacto da tecnologia e da inteligência artificial no desenvolvimento infantil também é evidente. Interessante você mencionar sobre os riscos de expor crianças entre 6 e 10 anos a interações virtuais intensas, enfatizando que essa fase é crucial para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Muita gente não tem noção disso! Esse alerta para a possibilidade dessas interações afetarem a capacidade das crianças de desenvolver empatia e habilidades sociais essenciais, é corroborado por estudos que indicam que a interação social é vital para o desenvolvimento saudável das crianças (também já li alguns neste tema). Parabéns, habibi! Nota dez!!
Muito me anima perceber o seu interesse em ver como as personagens evoluirão diante dos conflitos apresentados. Se Yesmin, ao confrontar suas emoções, pode passar por um processo de autodescoberta, especialmente em sua )provável) relação com Carmen, isso vai clarear algumas coisas aqui. Vamos ver. A expectativa é que, ao se abrir para novas experiências e confrontar seus sentimentos, Yesmin possa encontrar um caminho para a transformação pessoal. Transformação essa que, invariavelmente, todas as minhas personagens sempre fazem.
Vejamos como será aqui.
Muito obrigada por tudo. TUDO!
Sua amizade é muito linda!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
Solitudine Em: 24/06/2025 Autora da história
É isso aí! rs