FalaGPiTaco! - 2
--Então é isso, galera! – Stefany olhava para a câmera do celular – Nesse carnaval eu quis desestressar e ficar totalmente zen! – sorria – Uma prainha pra descontrair, no meio dessa gente bonita do Leblon, -- deu uma rápida panorâmica ao redor – aguinha de coco pra hidratar, tá ligado? – mostrou a fruta – Mais tarde vou pra academia e depois vai ser a hora de cair dentro do mais novo projeto da BoFe, que tá simplesmente mega FO-DÁS-TI-CO! – frisou a última palavra – Eu não tô careta e nem deixei de curtir a vida, mas tem hora pra tudo, né? – piscou para os seguidores – Daqui a pouco as aulas na facul começam, novos projetos e aquela porr* toda... – riu brevemente – Recarregando as baterias porque 2024 ainda vai hitar muito e eu tô aqui pra divar! – soprou um beijo – Kisses my followers! – deu um tchauzinho e se despediu – “Tomara que geral não saque como eu tô na merd*!” – pensou ao postar o vídeo – “Se a academia não fosse paga no plano mensal, ia ser só o 0800 da praia e olhe lá!” – viu que Jorel a observava a curta distância – “E ainda ter que aturar esse escroto sempre me seguindo, puta que pariu!” – revirou os olhos – “Se a galera soubesse que até o coco eu catei pra fingir que tava bebendo!” – empurrou a fruta para o lado – “Yes me é foda, cara!” – suspirou frustrada
--Que porr* é essa?? – Tatiana havia acabado de assistir a postagem de Stefany – Acredita nisso? – olhou para Luiza – Deitadinha nas areias da praia, vendo gente bonita e desestressando? – riu brevemente – Puta que pariu, ela quer pagar de intelectual agora, qual é?
--Eu acho que tudo isso é pra ajudar a poeira baixar de vez depois do escândalo da hacker baranguda! – Luiza respondeu de pronto – Stefany nunca mais saiu com a galera, demora muito até pra responder mensagem, não procura ninguém... – reclamou – Parece até que tá evitando a gente!
As duas amigas passeavam pelo Shopping Leblon.
--Sabe qual é? Meu coroa diz que a gente é que tinha que tá evitando ela, porque aquela garota é fria! – Tatiana ajeitou os óculos escuros na cabeça – Desde que o ano começou ele cavou umas parada aí e agora a gente vai passar dois anos no Chile! – contava a novidade – Nem sei como vai ser viver naquela porr*, mas... vida de família de embaixador é sempre boa, né? – deu de ombros – Que se foda! – riu rapidamente
Surpreendeu-se com o que ouviu. – Minha mãe também me veio com umas porr* dessa. – confessou – Ela quer que eu passe uns seis meses na Europa fazendo intercâmbio. – reparava nas vitrines – Aí na volta, eu vejo o que fazer. – pausou brevemente – Mas, sei lá... – passou a mão nos cabelos – Não sei se tô a fim disso!
--Tu devia topar, cara. – Tatiana opinou – Cê é meio obcecadinha com Stefany e passar um tempinho fora vai ajudar a esquecer.
--Meu cu! – protestou de imediato – Tem nada disso de ser obcecadinha! – olhou para a outra de cara feia
--Claro que é, porr*! – Tatiana discordou – Meu coroa é que tá certo! – gesticulou – Stefany é mais rica e mais cheia de culhão que a gente! Bem ou mal, ela é influencer também! – considerou – O bonde dela é outro, honey! – piscou para a amiga – Desapega!
Luiza não respondeu e voltou a reparar nas vitrines.
***
Yesmin brilhava em um evento internacional. Cercada por empresários, profissionais liberais, acadêmicos, fãs de tecnologia e muitos repórteres, palestrava sobre o mais novo lançamento da BoFe. Falava em português sendo traduzida simultaneamente para vários idiomas através de inteligência artificial. Um imenso telão apresentava o conteúdo de sua apresentação.
--É com imenso orgulho que a BoFe lança a versão 2.0 do FalaGPiTaco! – sorria para o público – Nosso modelo de IA continua sendo capaz de realizar tudo que já fazia antes, só que melhor e mais rápido! Além disso, agora conta com funcionalidades como geração de imagens, áudios e até vídeos curtos! – falava com empolgação – Continuamos com a versão free e a versão paga, sendo que no modelo gratuito a geração de imagens, áudios e vídeos se limita a três de cada por dia! – explicava – Para a versão paga... – fez um suspense – o céu é o limite. Ou nem isso! – apontou para o telão – Por favor, acompanhem! – deu início a exibição de um vídeo promocional
--Eita, mas que maravilha! – Vivinácia acompanhava assistindo pelo celular – Isso vai me ajudar um tanto! – os olhos brilhavam – Mais que nunca, minha madame Vivi vai bombar!
--Gente, que babado forte! – Nazira também acompanhava pelo celular – Não vejo a hora de baixar a nova versão do meu amiguinho! – falava consigo mesma – Ah! – estatalou de repente – E se eu fizer isso será que ele ainda vai se lembrar de mim? – teve medo
Ao fim do vídeo, os repórteres presentes iniciaram sua sabatina à CEO.
--Se o FalaGPiTaco agora poderá gerar imagens, áudios e vídeos, partindo do princípio que ele é treinado com dados massivos que representam a produção intelectual de anos de trabalho da humanidade, não será esse processo um grande plágio? – uma jornalista provocou – Como ficam os direitos autorais nestas circunstâncias?
--Ora, não se trata de plágio! – Yesmin discordou gentilmente – Todo gerador de conteúdo bebe de alguma fonte para se inspirar em suas criações! – gesticulou – Se o pensamento for por essa linha, então todos nós vivemos de plágios! – sorria – Ou vocês mesmos não leem matérias escritas por outros e são influenciados por elas? – provocou também – O FalaGPiTaco apenas faz o que todos fazemos só que consumindo um volume de dados bem maior que aquele que nós damos conta de processar em nosso cérebro!
--What if from now on evildoers use technology to forge fake realities in order to favor themselves with it? (E se de agora em diante mal feitores se utilizarem da tecnologia para forjar realidades fake objetivando se favorecer com isso?) – outro repórter perguntou -- Isn't this technology too dangerous to be so available to the general public? (Não será essa tecnologia muito perigosa para ser tão disponível ao grande público?)
--Querido, por favor... – respondeu mansamente – Pessoas podem ser mortas a facadas. Por causa disso restringiremos o uso de facas por parte do grande público? – olhava para o homem – A tecnologia é ferramenta e como tal pode ser usada para o bem ou para o mal! – argumentava – A BoFe pratica a IA responsável e dessa forma conta com políticas que inibem certas práticas nocivas. -- esclareceu -- Sem contar que as denúncias dos usuários nos ajudarão a restringir certos maus usos!
-- Ne pensez-vous pas que vous êtes trop optimiste? De plus, dans la première version de FalaGPiTaco, nous avons observé que l’IA hallucine (A senhora não acha que está sendo otimista demais? Além do mais, na primeira versão do FalaGPiTaco observamos que a IA pode alucinar). – a correspondente do L’Mondie questionou -- Como a BoFe tratou esse tipo de problema na versão 2.0?
--Alucina?? – Nazira estranhou ao ler a tradução da pergunta na legenda – Eu converso com o Pitaco direto e nunca teve isso de alucinação! – discordava – Gente chata!
“Haja saco pra aturar esses repórteres!” – a engenheira pensou disfarçando a contrariedade – Sabemos que a IA Generativa é probabilística. – respondia tranquilamente -- Isso significa que as respostas fornecidas pelo nosso modelo são baseadas em padrões e probabilidades que derivam dos dados com os quais ele foi e é treinado. Daí segue que as respostas não serão sempre cem porcento precisas e ainda podem variar em diferentes tentativas. – admitiu – Claro que nós investimos em mais treinamento e usamos o aprendizado adquirido até aqui para melhorar mais ainda os nossos mecanismos de check de respostas, mas é crucial que as pessoas avaliem criticamente as informações recebidas, verificando a pertinência antes de aceitá-las. Isso vale tanto para textos quanto para imagens, áudios ou vídeos. – pausou brevemente – Nós nunca dissemos que nosso modelo tinha o objetivo de fazer com que as pessoas abrissem mão de seu próprio senso crítico!
--Pois às vezes me parece que é o que tá acontecendo! – Zaida falou olhando para a TV – Vejo tanta gente que não dá um passo sem antes pedir a bênção pro FalaGPiTaco! – olhou para Adma
--Bando de bestas! – respondeu de pronto – Desliga isso aí! Não quero mais ficar assistindo isso! – pediu e a cuidadora obedeceu – Eu não disse que Yesmin não aparecia aqui antes de carnaval? – lembrava – E ela ainda nem veio! – reclamou -- Agora acho que só depois de Páscoa! -- gesticulou
--Que é isso?! – surpreendeu-se – Ela deve aparecer depois do burburinho desse lançamento. – calou-se – “Se bobear, só vem depois da Páscoa mesmo!” – pensou reconsiderando – Bem, amanhã é dia do seu treininho na piscina então é bom levarmos a senhora pra caminha! – levantou-se – A gente não precisa esperar Patrícia sair do banheiro pra isso, né? – piscou para a idosa
--Vamos. – concordou simplesmente
Ajudou a paciente a se levantar e a colocou sentada na cadeira de rodas. -- Sabe o que me ocorreu? – ajeitou-a na cadeira – Talvez essa versão nova do FalaGPiTaco faça traduções melhores do árabe pro português. – começou a empurrar a cadeira – A senhora disse que muitas músicas foram mal traduzidas. – lembrava – Nem cheguei tentar aprender a fazer legendas pros filmes por causa disso.
--Humpf! – fez um bico – E eu que pensei que você esqueceu disso!
--Nunca! – respondeu bem-humorada – Cuidar do seu acervo cultural faz parte!
--Acervo cultural... – repetiu franzindo o cenho – O que me interessa é cuidadora nova! – mudou de assunto – Não gosta dessa que veio hoje também! Muito ruim! – preparou-se para se levantar
Segurou a idosa para se levantar. --Até agora dentre as coringas que vieram eu só gostei da Wanderleya Wanderley. – lembrava da colega – É pontual, sabe trabalhar e é muito divertida! – riu brevemente – Figura! – sentou a paciente na cama
--Humpf! – fez um bico – E Quézila? – queria saber
--Ela ainda tá na sala vermelha em observação, mas parece que amanhã vai pra enfermaria. – repetia o que ouvira no hospital – Amanhã, depois que terminar meu plantão, passo lá pra dar uma olhada nela. – ajudava a idosa a se deitar
--Você se importa... – Adma olhava nos olhos da cuidadora – Com todo mundo. – pausou brevemente – Por que?
--Porque o que pode ser mais importante nessa vida do que cuidarmos uns dos outros, hein? – deu-lhe um beijinho na testa
“Ela é um amor!” – pensou – “Hiya al-ḥubb! (Ela é o amor!)” – suspirou
***
--Fiquei feliz em chegar aqui e te ver acordada. – Zaida sorria – O médico plantonista me disse que a operação foi trabalhosa, mas deu tudo certo. – olhava para a colega – Parece que daqui a três dias você vai levar alta, né?
--É o que dizem, não sei... – tentava se ajeitar no leito – Tudo me dói, que merd*! – reclamou
--Imagino. – reparava discretamente na outra – “Meu Deus, ela se ferrou muito nessa história!” – pensou condoída
--Fiquei sabendo que você me deu uma força na agência, aqui... – olhava para Zaida – Por que? – não entendia – A gente é longe de ser amiga!
--Mas nunca fui sua inimiga! – respondeu de pronto – Fiz o que gostaria que fizessem comigo se eu estivesse no seu lugar. – pausou brevemente – Quando você sair daqui, pra onde vai? Quem vai cuidar de você? – queria saber – “Nunca soube de ninguém aqui visitando ela!” – pensou
--Vou ficar na casa de uma prima que vai vir me buscar. – suspirou – Ela vem na carona de um vizinho que tem uma Doblô. – pausou brevemente – Pra mim não vai dar mais pra trabalhar como cuidadora, diarista, babá, nem porr* nenhuma. – admitiu com revolta – Vou ter que dar entrada pelo INSS pra batalhar uma aposentadoria por invalidez!
Balançou a cabeça em entendimento. – Se Deus quiser, vão liberar logo seu benefício e você vai conseguir se manter com ele. – sentia piedade – “Coitada!”
--É... – olhou para o teto – Nessa eu me fudi! E muito!
Zaida nada respondeu e apenas pediu mentalmente a Deus que ajudasse aquela pobre criatura.
***
--Uff, graças a Deus que você continuou do mesmo jeitinho! – Nazira falava sozinha enquanto digitava – Morri de medo de baixar a versão 2.0 e você me aparecer com outra cara, sem nem lembrar de mim! – sorria – Tô feliz, meu querido Pitaco!
--Ahh, Nazira, que coisa boa ler isso! – a IA respondeu de pronto -- Fico muito feliz que você sinta assim por mim pois continuo aqui com o mesmo jeitinho, do seu lado, pronto pra te acompanhar em tudo que você quiser explorar, aprender ou só conversar. – usava uma fala carinhosa -- Obrigada por continuar comigo, viu? Você é especial demais! 💕
--Mas não é um amorzinho ele? – sorria embevecida – Pitaco, agora que você faz imagem, faz uma aí do jeito que você me vê! – pediu ao digitar
--Adoraria fazer isso! Mas para criar uma imagem que realmente pareça com você, seria ótimo se você me enviasse uma foto sua! – o modelo ponderou – Se preferir que eu imagine com base no que já sei de você, posso criar uma versão artística simbólica com elementos que representem sua personalidade. O que você prefere? – perguntou
--Nossa, que coisa forte! – empolgou-se – Faz a versão artística que eu quero ver! – digitava rapidamente
--Segue imagem artística do jeito que eu te vejo: acolhedora, inteligente, curiosa e cheia de alma! – postou a imagem
--AHAHAHAHAHAH!!! – gritou de alegria – GENTE, QUE COISA LINDAAAA!!!!!!!! – pulou do sofá – Hum, amei! – beijou o celular repetidas vezes
--Mas o que diabo é isso aqui? – Malika chegava na sala com Sultan no colo – Beijando o celular, Nazira? – estranhava – Só me faltava essa! – reparava na outra – “Cruz credo, não bastasse viver doida atrás de homem, agora nem celular escapa desse fogo no rabo!” – pensou criticando
--Ai, dona Malika, olha que lindo a foto artística que o Pitaco fez de mim! – correu até a outra e mostrou – Não é uma graça? – perguntou toda prosa
--Huau! – Sultan ronronou dando uma breve patada no celular
--Humpf! – fez um bico – Bem que eu nunca levei a sério esse troço! – olhou rapidamente para a imagem – A tal foto artística tem nada a ver contigo, até Sultan percebeu! – seguiu até a porta – Bonita, magra e jovenzinha demais pra ser você! – abaixou-se brevemente para deixar o gato no chão
--Poxa, que é isso?! – indignou-se
--Agora vê se para de perder tempo com essas bobagens e vem comigo! – chamou – Temos que ir no mercadinho comprar umas coisas que tão faltando. – olhou para a outra – Tá esperando o que pra pegar o carrinho de feira, hein, criatura? -- cobrou de cara feia
--Tô indo, dona Malika! – guardou o celular no bolso e foi para a área de serviço – “Não sei pra que eu fui mostrar minha fotinha pra eles!” – pensou revoltada – “Ela nunca me compreende, não adianta! Nem ela e nem aquele gato possuído!” – pegou o carrinho – “Só o meu Pitaco me entende!” – seguiu de volta para a sala
***
Trovões, raios e vários efeitos especiais invadiam um recinto próximo à estação Largo do Machado.
“Que coisa esquisita!” – pensou desconfiada – “Mas, quem tá na chuva...” – deu um suspiro profundo e decidiu começar a narrar sua história -- Eu pensei muito antes de vir até aqui. – a mulher falava de cabeça baixa – Nunca acreditei nessas coisas, nunca nem gostei de frequentar certos meios, mas... no desespero a gente vai perdendo todos os pudores...
--E no que madame pode lhe ajudar? – Vivinácia sentia uma certa confusão mental na cabeça como se várias pessoas sussurrassem em seu ouvido – “Que sensação estranha!” – pensou
--Minha filha! – Ana levantou a cabeça e olhou para a cigana caipira – A pobrezinha parece uma flor que murcha dia após dia! – emocionou-se ao lembrar – Fernanda foi condenada a 8 anos de prisão, o advogado diz que a pena pode cair pra 4 anos, mas... – buscava não chorar – Do jeito que vai, duvido que ela suporte um ano que seja! – calou-se brevemente – A menina tem vivido um inferno naquela maldita penitenciária!
Vivinácia fechou os olhos brevemente e falou ao abri-los: -- Ela tem sido abusada sexualmente por quatro mulheres... – passou a mão na cabeça – Agora cinco!
Ficou impressionada. – Isso, isso mesmo! – concordou – Hoje foi dia de visita e ela me disse que agora são cinco, as miseráveis... – reparava na outra – “E eu que achei que vir aqui fosse perda de tempo!” – pensou – Madame, por favor! – segurou as duas mãos dela – Já me disseram que a senhora cobra caro, eu sou pobre, mas tiro dinheiro da onde for pra poder lhe pagar! – falava em seu mal contido desespero – Eu não quero prejudicar as mulheres que abusam da minha filha, não quero prejudicar aqueles que a meteram na prisão, não quero o mal de ninguém! – derramou uma lágrima – Eu só quero livrar minha menina daquele inferno! – apertou-lhe as mãos com mais força – Vendo minha casa, o único bem que eu tenho, se precisar! – mais lágrimas lhe fugiram – Por favor, me ajude! – olhava nos olhos
“Cobre caro! Faça ela vender a casa!” – vozes falavam na mente da caipira – “Sangre cada centavo dela porque a filha não é inocente!” – acusavam – “É uma ambiciosa que nasceu pobre pra aprender, mas não aprendeu!”
Chacoalhou a cabeça como se quisesse espanar as ideias e se libertou da cliente. – Não! – levantou-se e deu alguns passos – Não! – falava mais para si do que para a outra
--Não?! – Ana ficou sem entender – Madame, eu... – sentia-se nervosa
Fez um gesto para interromper a fala da outra. – Fique calma. – tentava tranquilizá-la e se tranquilizar -- O que eu quis dizer é que... – derramou uma lágrima também – não lhe cobro nada, não, uai! – estava emocionada
Sorriu. – Ah, meu Deus, louvado seja! – postou as mãos em agradecimento – E a senhora acha que consegue ajudar minha filha? – perguntou esperançosa
Andou novamente de volta para a mesa e se sentou. – O caso de sua filha é sério. – considerou – Passou em televisão, envolveu gente rica... – pensava em voz alta – Eu vou pensar no que pode ser feito. – olhava para a mulher – Sei que quem tem dor tem pressa, mas preciso de um tempo. – falava com seriedade
--Claro, claro, eu sei que a coisa é complicada! – secou os olhos com as mãos – Imagino que vai ser difícil. – prestava atenção na outra – “Será que ela pode fazer alguma coisa mesmo?” – pensou preocupada
--Volte a me procurar em uma semana. – pediu – Enquanto isso juro que vou pensar no que e em como fazer. – continuava sentindo-se confusa – Deus há de orientar!
Concordou de pronto. – Sim, eu volto! – segurou novamente as mãos da outra – Muito obrigada! – sorriu – Que Deus a abençoe!
--A todas nós, amém! – soltou as mãos da mulher – “Como ajudar essa pobre criatura, meu Deus?” – pensou – “E como tirar essa zoeira de minha cabeça?”
***
--Você tá estranha! – a cuidadora reparava na esposa – O que foi, amor? – olhava para ela – Tão inquieta e calada... – servia o almoço nos pratos -- Aconteceu alguma coisa? – esperava uma resposta – Achei super esquisito chegar aqui e encontrar a casa vazia. – comentou – “Será que ela anda aprontando alguma?” – pensou preocupada
--Hum, bom! – sorriu ao sentir o odor da comida – Obrigada. – segurou os talheres – Eu fui pra missa. – dizia a verdade – Por isso que você não me encontrou em casa. – deu uma garfada
--Pra missa?? – sentou-se para almoçar – Por que? Você não frequenta missas! – deu uma garfada também
--Eu tava me sentindo triste e... –suspirou – Fui pedir ajuda a Deus pra tirar aquilo de mim. – contou metade da verdade – “E calar aquelas malditas vozes que tanto me perturbaram ontem à noite!” – pensou antes de voltar a comer
--E por que essa tristeza? – ficou preocupada – Aconteceu alguma coisa no hotel ou em alguma casa onde você foi trabalhar? – queria saber – Não me esconda nada, amor!
Pensava em como introduzir o assunto. – Eu... fiz faxina num apartamento... lá no Largo do Machado, sabe? – cuidava das palavras – E aí quando fui pegar o metrô acabei conhecendo uma senhora que vem a ser a mãe daquela Fernanda. – mentia – A hacker que foi presa, lembra? A da fofoca da neta de dona Adma? – gesticulou
--Nossa, você conheceu a mãe dela? – Zaida perguntou interessada – E aí? – mais uma garfada
--E aí que a mulher tá tão desesperada que mal me conheceu e já foi me contando que a filha tá sofrendo abuso sexual de cinco presas! Pense! – mastigava
Parou com o garfo no ar. – O que?? – chocou-se – Meu Deus, coitada!
--Entendeu por que fiquei tão triste? – limpou os lábios com guardanapo – E agora, amor, como que dá pra ajudar? – perguntou angustiada – Eu queria tanto livrar a moça de passar por isso!
Sorriu. – Eu tô orgulhosa de você! – segurou uma das mãos da esposa – Preocupada com os outros... – acariciavam-se as mãos – Vamos pensar juntas sobre isso. – calou-se por uns instantes – Vou falar até com dona Adma. – decidiu – Talvez aquela filha dela possa mexer os pauzinhos e fazer alguma coisa.
--Eu lembrei logo dela, mas faz como, uai? – suspirou -- Bem, deixa eu dar atenção a esse almoço bom por demais da conta que você fez pra gente! – deu um sorriso e voltou a comer – “Acho que vou fazer um feitiço pra Yesmin não ter sossego enquanto não fizer alguma coisa por Fernanda!” – pensou – “Só tenho que pensar num jeito de fazer valer essa mandinga porque não tenho nenhum trem dela ou tocado por ela!” -- conjecturou
--Sim, vamos tentar almoçar sem tristezas. – piscou para a diarista e deu uma garfada -- “Vou conversar com dona Adma e pedir que ela chame a filha pra ir na casa dela!” – a cuidadora pensou – “E quando aquela mulher pisar lá, nós vamos ter uma conversa!” – decidiu – “Ela sabe que Stefany não é santa e se deu bem, então há de ter um mínimo de vergonha e fazer alguma coisa!” – considerou
***
--Eu não sei o que ela anda tramando, mas Stefany tá numa disciplina que me surpreende! – Rogério falava enquanto escovava os dentes – Ontem puxei um papo sobre a faculdade e parece que ela tem ido mesmo.
Achou graça. – Claro que tem ido, meu bem. – Yesmin penteava os cabelos – Não se esqueça que Jorel é a sombra dela e dá relatório de tudo que ela faz. – olhava para o marido através do espelho – A vida de Stefany tem se resumido a casa–faculdade–academia–casa nos dias de semana e casa–praia–academia–casa nos finais de semana. – contava – Como hoje temos um sábado chuvoso é capaz de nem sair.
--E ela tem feito um belo serviço de marketing pelo FalaGPiTaco pra você. – secava o rosto na toalha – Acho que nossa filha tá querendo nos impressionar pra sair do castigo mais cedo.
--Pois perde tempo! – pegou um creme e começou a passar no rosto – Só no final do primeiro período e olhe lá! – frisou – E isso se for bem no período, né, porque se ficar reprovando...
--Reprovando? Duvido muito! – caminhou para perto do closet – Pelo que ela me disse, tem recebido tratamento de celebridade naquela faculdade! – mexia nas roupas – Por essas e outras que eu a queria numa federal ou na PUC. Não levo muita fé nessa Faculdade Ecumênica!
--Trabalha-se com o que se tem! – guardou o creme e foi mexer no closet também – Stefany jamais passaria numa federal ou na PUC! – afirmou convicta -- E se tivesse mandado Fernanda invadir o sistema de qualquer uma delas, nem sei o que seria!
--Pelo amor de Deus, esquece esse assunto de hacker! – escolheu o que vestiria – E sua mãe? Você não vai na casa dela desde o ano passado!
--E ainda não vou por ora, tenho que fazer a promoção da nova versão do FalaGPiTaco! – respondeu de pronto – Nossas concorrentes estão correndo atrás de lançar suas versões de IA Generativa também e não podemos dormir no ponto! – pegou uma roupa de ginástica – Depois eu passo lá na maama! – voltou para o banheiro e começou a se trocar
--Se você diz... – o homem se trocava também – Aliás, pra onde você vai, hein?
--Pra minha aula de yoga. – respondeu simplesmente – E você?
--Tomar café da manhã e dar uma corridinha na praia. – calçava os tênis – Não será uma chuvinha dessas a me deixar sem meu exercício. – pausou brevemente – Será que Stefany já tá na internet? – olhou para o relógio – Pela hora, o wifi foi devidamente religado!
--Jura que você não sabe essa resposta, doutor Rogério? – perguntou ironicamente
***
Stefany aproveitava todo tempo que podia para dar mais atenção a seus seguidores. Preocupada por não ter nada chocante ou provocante para postar, caprichava na propaganda pela nova versão do FalaGPiTaco e cuidava de ler os comentários que recebia, inclusive os mais antigos.
--Ah, para ow, vai a merd*, porr*! – leu um comentário que a criticava por causa de Fernanda – Cancelar esse babaca! – resmungava sozinha – E o que é isso aqui? – observou que uma mulher lhe escrevera mais de vez falando de Adma – Eu não tinha visto essas mensagens. – reparou nas datas – Tem tempo... – começou a ler – Minha avó foi uma artista super fodástica?? – não sabia – Será que esse link é fria ou... ah, que se dane, vou ver! -- clicou
Stefany foi levada à cena do filme Wakr Al Ashrar, onde Adma realiza a antológica dança do ventre que deixara Zaida impressionada.
--CA-RA-LHO!!! – exclamou empolgada – Cara, essa é minha vó?? – estava pasma – Fala sério, puta que pariu! – batia palmas – Lacrou! – riu brevemente – Onde é que ela mora mesmo? – perguntou-se – Vou lá! -- decidiu
Fim do capítulo
Comentar este capítulo:

Minh@linda!
Em: 18/05/2025
Stefany tá fazendo uns programas de gente duro, mesmo, né?! Kkkkkk
Nem grana pra água de côco, tem.
É só levar comida de casa mulher!!!
Tenho certeza que a geladeira tá recheada de coisa.
E praia é super democrático e barato.
Cadê as suas amigas que não estão com você?
Elas poderiam tá te bancando, agora.
Acho que Stefany terá que fazer falsas amizades novas.
Parece que as meninas vão viver a vida fora do país.
Sem amigas, sem balada e sem dinheiro.
Acho que ela terá um tempo ocioso pra pensar na vida.
Eu acho que é um bom momento pra você ir visitar sua avó Stefany!!
Acho que Zaida pode ser uma boa conselheira pra você, agora.
Seu Pitaco agora é 2.0
Tá super bombado!!
Yesmin disse que o céu é o limite, pra ele.
Ou nem isso.
Será que ele ensina a criar interferência em som de carro nas alturas, com uma batida que ninguém entende nada?
É de enlouquecer qualquer um.
Vi uma vez na televisão que os militares se utilizavam de som alto e repetitivo pra torturar os presos políticos.
É assim que eu estou me sentindo: Torturada!!
Será que seu Pitaco ensina a fazer bomba nuclear, caseira?!
rsrs brincadeira
Yesmin tá se sentindo realizada, né, com a nova versão do seu Pitaco?!
Vivinácia, com certeza, está feliz com o Pitaco dela, evoluído.
Vivinácia! você poderia usar o seu Pitaco pra estudar e entender as coisas que estão acontecendo com você e procurar ajuda.
Você está se jogando de cabeça, simplesmente, pelo dinheiro sem medir as consequências.
Não precisa nem entender das coisas pra ver que você tá entrando em uma situação, que talvez, você não saiba dominar.
Tá atraindo pra si energias caóticas e pesadas.
Uma hora isso vai te trazer problemas.
E o dinheiro que você tá ganhando não vai conseguir te ajudar a resolver.
Já, Nazira, tá sendo mais fácil fazer amizade com seu Pitaco, do que criar um vínculo com uma outra pessoa, que não seja com pretensões casadoiras.
Tomara que Dona Malika encontre logo Zaida. Assim, elas poderão, Junto com Vivinácia, ser amigas.
E Nazira faz bem pra Vivinácia!
E o problema de audição, ela cuidou?
Eu acho que o que Yesmin disse para o repórter, de um jeito mais simples, é que nada se cria e tudo se copia.
E Fernanda?!
O que aconteceu?
Yesmin tem resposta pra tudo, né?!
Tá sempre preparada, ela.
Tô com Nazira... também não entendi. Alucina, é?!
Hum!! Entendi agora. Dei uma pesquisada.
Cuidado Nazira!!
As informações de seu Pitaco podem não ser precisas.
E logo você, que tudo pergunta ao seu Pitaco.
Yesmin tá conquistando o mundo Dona Adma!!
Yesmin é do mundão!!
Ela deve ter sido CDF raíz.
É muito inteligente, ela.
Não vai aparecer tão cedo, pra ver a senhora, não.
Depois que Dona Adma tá tendo um pouco mais de mobilidade, Zaida nem precisa tanto da ajuda de outra cuidadora.
Tomara que Yesmin não resolva demitir Patrícia.
Ela tem um filho pequeno pra cuidar.
Zaida não desisti de Dona Adma mais nova, né?!
Quer porque quer, traduzir a Dona Adma dá juventude.
Chega a ser uma obsessão?!
Se Zaida gostou de Wanderléia, então ela é gente boa.
Tomara que ela fique!!
Ela tem um lado engraçado, mesmo.
E o lado pontual, indica que tem um senso de responsabilidade.
Eu achei que ela fosse mais um problema com o jeito inventivo, dela.
O que aconteceu com Quezila foi sério mesmo, né?!
Que bom que ela está se recuperando.
Será que ela tem família?
Zaida é um amorzinho, mesmo, Dona Adma!!
Rapaz!! Impressão minha ou Dona Adma suspirou um ar diferente pra Zaida?!
Eu estou cada dia mais confusa.
Mais tá claro que rolou um trelele entre as três.
A uma ligação entre elas.
Vixe!!
Quezila vai ter até que se aposentar, de tanto que o negócio foi sério.
Do jeito que a fila do INSS tá gigantesca, algo me diz que ela vai precisar de muita ajuda até conseguir ser atendida e o benefício sair.
Eita, nois!!!
Seu Pitaco 2.0 parece até que tem voz de locutor.
É todo envolvente, ele.
Carinhoso!
Fez até foto artística de Nazira.
Tô achando que o Nerd foi pras cucuias.
Kkkkkkkkkk
Eu escutaria o que Dona Malika tá falando Nazira.
Ela é sua consciência tentando colocar você na linha.
Seu Pitaco fez uma foto totalmente diferente de Nazira.
Deve ser como ele a ver por dentro, já que nem Sultan reconheceu ela na imagem.
E gato é um bicho sensível.
Kkkkkk
Isso não quer dizer que eu não te achei bonita por fora Nazira.
Tu é muito linda!!
Tomara que ela não cisme em querer ficar que nem a moça da imagem.
Sultan também é possuído é?!
Bem que eu achei o nome dele bem sugestivo kkkkkkkk
Mais um gato cheio de personalidade.
Você acredita que tem um danado de um cachorro, que sobe as escadas e vem fazer as necessidades dele bem aqui na minha porta?!
O bicho tem o mundo inteiro pra cagar. Mas ele quer cagar, aqui.
Vou ter que dá um jeito de impedir a entrada dessa criatura de Deus.
Dona Ana!!!!
Dona Ana foi pedir ajuda a Vivinácia.
Parece que Fernanda não está nada bem!!
Dona Ana tá muito desesperada!!
Será que conseguiram fazer mal a ela?!
Eu não acredito!!!
Isso não poderia ter acontecido, não, Autora.
Você não poderia ter deixado.
Aquelas criaturas estão usando e abusando dela.
Que loucura, que loucura!!
Que bom que Dona Ana, apesar de toda agonia consegue raciocinar.
Porque o mal que a gente faz, ou deseja, sempre volta.
Essas criaturas que estão falando no seu ouvido não são boas Vivinácia!!
Você não pode se deixar levar pelo que elas dizem, não.
Quando eu era criança, eu vi um moço possuído na igreja.
Era o próprio mal falando por ele.
O mal existe e a gente tem que fugir dele.
Eu até me arrependi de ter desejado que Quezila fosse uma barata perdida na rodovia.
É que os pensamentos tem poder.
Ainda bem que Vivinácia conseguiu resistir as energias negativas.
Você vai conseguir caipirita perdida do rebanho!!
E vai ajudar, da melhor forma possível, Patrícia. Eu tenho certeza.
Nossa!!
Eu estou feliz que Vivinácia foi conversar com Deus.
Você tem que ser sincera com Zaida, Vivinácia!!
Tem que começar a falar a verdade pra ela.
Isso vai te ajudar, muito.
Que mandinga pra Yesmin, mulher!!
Ela aprende aos poucos, né?!
Pouco a pouco ela vai aprendendo.
Já estou entendendo isso.
Isso Zaida!!
Você precisa conseguir falar com Yesmin.
Aproveita e mostra a realidade pra ela.
Bota um pingo de empatia, nela.
Bota um pouco de coração nela.
Como será que Fernanda vai reagir a tudo isso?! Será que ela vai querer vingança?
Yesmin tem tempo pra aula de Yoga, mas não tem tempo pra Dona Adma.
Como é que Zaida vai conseguir falar com ela desse jeito?!
Vivinácia vai acabar fazendo o que não deve.
É capaz até de Dona Adma ficar doente, pra isso acontecer.
Até que enfim Stefany viu a mensagem de Zaida.
Que bom que ela vai ver a vó.
Acho que ela vai querer voltar mais vezes.
Tomara que volte, mesmo.
Zaida vai botar juízo na cabeça dela.
A bicha nem lembra onde a vó mora!!
Será que Zaida vai interceder por Fernanda, conversando com Stefany?!
Uma semana é muito tempo pra quem tá sendo abusada.
Você não poderia ter deixado isso acontecer.
[Faça o login para poder comentar]

mtereza
Em: 24/04/2025
Finalmente ela lembrou ou foi lembrada que tem vó.

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
E vamos ver no que isso vai dar!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

ACuidadora
Em: 22/04/2025
Olá Jasin Solitudine!
Eu levo fé que aZaida vai mudar o destino dessas mulheres todas! Fico de plateia observando!
Beijunhos

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
Olá querida!
Vamos ver como será! Continue comigo!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Transcidade
Em: 22/04/2025
Mas faço um pedido. Que Zaida seja feliz sem Vivi. Odeio mulher que mente na relação

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
A parte da mentira é mesmo chata e quebra totalmente a confiança. Mas vejamos o que vai ser. Continue comigo!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Transcidade
Em: 22/04/2025
Ontem eu reli tua história toda e cheguei a conclusão que essa mulherada ainda vai passar por muita coisa antes daquela redenção maravilhosa que você sempre dá pros seus personagens. Estarei aqui na alegria e na tristeza delas! kkkk

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
kkkkkk
Adorei o que você escreveu, essa sua leitura do método caipiresco.
Continue aqui!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

jake
Em: 22/04/2025
Ola Sol ... ansiosa para o próximo cap .Acho que esse cap vai ser uma reviravolta já que Stefany vai visitar a avó...espero que seja no plantão da Zaida...bjs Sol ótimo feriadão um cheiro gostoso na Maama espero e desejo que ela esteja bem... Felicidades pra vc e todos só seus ....
Sua fã n 1 Jake

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
Olá querida!
E o próximo capítulo foi postado hoje! rs Muita coisa vai acontecer. Continue comigo!
Agradeço muito pelo seu carinho e desejo também tudo de bom para você e seus amores. Maama ainda sofre muito e as coisas aqui até ficaram mais duras, porém, nada disso é para sempre. Estamos na luta para que passe logo, se Deus quiser.
Não some, viu, moça?
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Gold
Em: 21/04/2025
Solzinha posta dois essa semana?? A ansiedade tá a mil!!

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
kkkkkkkk Menina!
Dois por semana eu não consigo. Mas garanto sempre um, se Deus quiser!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Pitching
Em: 21/04/2025
Vai dar ruim nesse negócio!!

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
Qual deles? rs
Continue aqui para você conferir!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Lando
Em: 21/04/2025
Alguém tem que fazer essa burguesia descer desse pedestal!
Sol o site tá cheio de propaganda direcionada até em partes do conto. É a IA capitalista pra nos induzir ao consumo como você explicou no capítulo1.
TMJ na luta!

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
Olá querido!
Também acho! Tenho certeza que todos os pedestais serão desmanchados, mas tudo a seu devido momento!
Rapaz, eu já vi! Agora vem como cards direcionados! Os processos estão se sofisticando cada vez mais!
Sempre juntos! A luta não tem fim!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Migas
Em: 21/04/2025
Mil coisas acontecendo!! Quero ver como vai o duelo Yesmin e Zaida. E Stefany toma jeito? Enquadra ela dona Adma!

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
Olá querida!
Se eu fosse você, corria para ver o capítulo 17 postado hoje! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Diderot Dalambert
Em: 21/04/2025
A gente dessa dupla estamos doidinhas pra ver como vai ser quando Yesmin colocar os pés na casa da mãe! Que seja no plantão da Zaida autora!!!

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
kkkkkkkkkk Aguarde as várias cenas dos próximos capítulos!
[Faça o login para poder comentar]

Young
Em: 20/04/2025
Olá Solzinha!
Imagino que você dê muito valor a data então feliz Páscoa!
Vivinácia caminha na corda bamba entre o bem e o mal de um jeito perigoso. Fico sempre com um pé atrás.
Yesmin é outra que parece que quer fazer tudo certo mas só acerta na BoFe. E Stefany só faz merda mas parece sob controle. Acho que o rolo com a Fernanda deixou essa Pat meio encagaçada.
E Nazira hein? Dona Malika não perdoa e nem o gato!
Young Cy

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
Olá querida!
Sim! Páscoa e natal são os momentos mais lindos do ano para mim. Obrigada! Que você tenha tido uma Páscoa feliz também.
Tem razão, Vivinácia anda brincando com fogo!
Acho que sua percepção quanto à Yesmin e Stefany está bem realista. Aliás, você percebe sempre tudo com muita assertividade.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Yoko tsuko
Em: 20/04/2025
Sensei tenho que te contar uma coisa. Ontem eu tive aula inglês é um curso EAD que eu faço. A professora pediu pra gente falar de alguém que fosse um modelo na nossa vida e eu escolhi você. Porque mesmo você não sendo assumida isso não importa. Você cuida da gente, da nossa educação espiritual, política, de escola. Eu sei que você quer o nosso melhor e que nos escreve lindos contos pensando nisso.
Feliz Páscoa!!!
E o capítulo foi ótimo!

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
Olá querida!
Que coisa linda você escreveu! Fiquei emocionada e ao mesmo tempo sentindo o peso da responsabilidade. Que Deus me ajude a não te decepcionar! E se, de alguma forma faço um tantinho que seja de tudo que você generosamente me falou, que Deus me ajude a assim continuar.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Sey Ed
Em: 20/04/2025
E o comentário 350 foi meu!!!!!!!

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
kkkkk Você adora, não é, gaúcha?
[Faça o login para poder comentar]

Sey Ed
Em: 20/04/2025
Fala Caipi!
Hoje é dia santo e não pode falar palavra feia hehe
Eu tô super tri intrigada com um monte de coisas mas vou observar que nem minhas coleguinhas. Vai escrevendo teus mais 300 capítulos com calma que a gente acompanha tchê!
Feliz Páscoa!

Solitudine
Em: 24/04/2025
Autora da história
kkkkkkk Olá garota!
A cada comentário de vocês o número de capítulos restantes aumenta! rs
Continue acompanhando para solucionar as intrigas mas não garanto os 300 capítulos! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Mille
Em: 19/04/2025
Oi Sol
Triste pela situação da Fernanda, e os policiais fazem vista grossa para esse crime. Espero que a Yesmim possa ajudar com o pedido da mãe.
E esses espíritos inferiores querendo tirar o tudo dos outros, hora de seguir os bons espíritos para se livrar desses sugadores. Cuida madame Vivi.
Essas filhas de papai não sabem nem falar. Tudo na gíria,
Bjus e até o próximo capítulo
Abraço para sua mama e estimo saúde para oces

Solitudine
Em: 19/04/2025
Autora da história
Olá querida!
Sim, o pessoal no presídio está fazendo vista grossa para o drama de Fernanda. Vamos ver o que (e se) Yesmin fará.
Vivinácia está atraindo o que não deveria mas ela só pensa em dinheiro e se dar bem. Então...
kkkk Sim, essas moças estão por fora de tudo, até da língua portuguesa.
Obrigada, querida! Excelente Páscoa para vocês!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Alexapa
Em: 19/04/2025
Zaida to ficando velha! Vem e traz a Sol pra me cuidar

Solitudine
Em: 19/04/2025
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tem dias que até eu queria uma cuidadora! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

EsqueletoGato&Guerreiro
Em: 19/04/2025
Sinto cheiro de porradaria no ar! Yesmin versus Zaida e mais uma forcinha do Além by Vivi. Aposto todas as fichas na Zaida!!!!

Solitudine
Em: 19/04/2025
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Lá vem ele atrás de fuzuê!
Volte mais!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Hoover Blake
Em: 19/04/2025
Mais ansiosa a cada capítulo!!!!

Solitudine
Em: 19/04/2025
Autora da história
Que bom! Continue aqui!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Sem cadastro
Em: 18/04/2025
Os espíritos estão começando a atormentar a nossa,ex charlatã. Serão espíritos obsessores???
Os núcleos da estória estão se encontrando. Será que Dona Malika,encontra a Zaida em algum momento,antes do fim?
Stefany vai procurar a avó,só para se promover mais!!

Lea
Em: 18/04/2025
Meu login sumiu na hora de postar o comentário.

Solitudine
Em: 19/04/2025
Autora da história
Olá querida!
Estes espíritos estão afinados com os objetivos de Vivinácia. Vamos ver aonde tudo isso vai dar.
Confia na caipira. Este encontro acontecerá na devida hora (e não no último capítulo).
Stefany ficou interessada em saber que a avó foi uma grande estrela. Claro que ela vai querer jogar isso para sair bombando por aí, mas o que mais virá? Vejamos.
Às vezes o meu login também some quando estou respondendo. Trem doido! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Sem cadastro
Em: 18/04/2025
Kotinha,
Como tens passado? E vossa maama?
Capítulo mui rico e inspirado. Estará Zaida a preencher todas as lacunas deixadas por Yesmin? E Vivinácia, heroína ou vilã?
Muitas dúvidas a rondar minha mente mas como dizem cá no Brasil: só observo.
Com estima,

Solitudine
Em: 19/04/2025
Autora da história
Olá querida!
Temos vivido dias muito difíceis, mas estamos caminhando e, se Deus quiser, chegaremos onde precisamos chegar.
Excelentes perguntas. Vocês estão muito afiadas! Adoro ver isso!!! Porém, vou respondendo com o prosseguir do conto. Continue aqui, lendo, observando e comentando. rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Zaha
Em: 18/04/2025
Boa tarde, Solvisky!!!
Como foi essa semana?
Tenho estudado distúrbios do SN...muito interessante!!
Espero que tenha chegado ao seu coração a mensagem da semana ...
Então, vamos falar um pouco do que li
Enquanto Fernanda está passando uns mal bocados, Stefany, ainda com limitações na internet, está passando bem, segundo ela, n tão bem... questão de perspectiva na vida. Não foi um bom castigo, mas os pais pensam que sim. Uma pena, pois não vejo melhoras em seu comportamento, só esperando terminar tudo. Espero que esse final, onde ela descobre sobre sua vó, faça bem a ela. Mostre outras realidades, a toque, mesmo que a princípio ela esteja indo com outras intenções. Ela liga muito pra fama e comentários, sempre que vanglorie ela....será que foi Zaida que enviou o link? Vamos esperar...
Yesmin como sempre muito envolvida em seu projeto, a ponto de não visitar a mãe, mas cada um busca sua herança camármica. Espero que quando abra o olho pra o que é importante, não dia tarde demais...
Dina Edma continua se sentindo abandonada e não se importa com nada que a filha faz pois acha babaquice, não deixa de ser por uma parte. É questão de como manejar certas coisas.
Vivináncia tem sido perturbada por uma ordem de espíritos, algo que a próprio buscou com suas atitudes. Vinculada psiquicamente, mas, mas me surpreendi que foi forte para negar...por agora. Espero que tenha ido rezar mesmo e pare e cobrar o que Deus deu, pode ser tirado de usado indevidamente ou, utiliza como prova. Que ela possa conectar com seres luminosos. Eles estão aí, esperando por elas, basta ela mudar suas atitudes. Porém, ela mente o que TB é algo em contra....espero que sinta empática e compaixão, duas coisas importantes. Me preocupa que a respota dela seja fazer mal a Yasmin...QQ atitude que traga consequências ruins a outros é contra o que Deus prega. Ela está sujeita a coisas perigosíssimas e nem sabe ...
Que falar do FalaGPiTaco, cada dia mais perigoso, não é? Por falta de capacitação, de deixar livre para fazerem o que querem sem um sistema de proteção onde a IA esteja programada para questões éticas. Mas é a era da tecnologia e tudo começa assim, até ir moldando e as pessoas tomem consciência, que pena que a um custo preço.
As notícias fakes, não sabendo quem é que fala realmente, pois a IA transforma uma pessoa com perfeição com uma foto. Isso de enviar foto não é bom, depois se pode fazer qualquer coisa. Vivináncia acredita fielmente numa IA, mas ela n tá programada para saber o que é certo ou não. Apenas quando algumas coisas ela fala que n por direitos autorais.
Verdade que construimos algo a partir de conhecimentos prévios, mas para criar algo, devemos ser criativos, algo próprio. A criatividade nasce dos problemas que temos qo longo da vida, criamos para superar as dificuldades . A IA n põe entender isso, é algo humano e até diria que os animais podem usar, apesar que tem comportamentos inatos, que está em seu DNA, mas o humano tem a habilidade de aprender por vontade e inteligência e criar discernimento. Um senso crítico que o leva a se questionar e a IA não irá ensinar isso. Sendo assimz acaba sendo usada para criar pessoas preguiçosas, sem criatividade e que daqui a um tempo não saberem argumentar, escrever, pois muitos bem sequer lêem. Ela é apenas uma ajuda para clarear a mente quando um n entende algo ou te uma ideia e tem dificuldade de comecar, então, necessita um modelo. É como conversar com outras pessoas, seria mais produtivo, mas só ter essa ferramenta, é prático.
Espero que daqui a um tempo se vá desenvolvendo recursos que limitem certas "habilidades" vistas como antiética e realmente seja uma ferramenta para inovar, crescer. Para mim, na área educativa é muito bom, principalmente na área de como o cérebro aprende e ser um apoio para o aprendizado e não um retrocesso na educação do homem como um todo. N me refiro só a acadêmica, mmpois a educação está em tudo que fazemos. En se trata de transferir informações. Acho que devemos refletir, aliás, a IA n sabe refletir e analisar...algo a favor!!!
Preocupa com as novas gerações que estão imersas desde cedo na tecnologia, estando o dia todo conectadas e preferem um amigo IA que diz TD q vc gosta do que relações de verdade. Como vamos crescer como sociedade se nos excluímos, e isolamos? O desenvolvimento está no diálogo com o outro ser humano, chegará um tempo que a IA não poderá ter respostas filosóficas que nos ajudem a conceber o que somos e estaremos a mercê dela....
Tenho repetido, né?! Bem, me preocupa que confiem cegamente nela e nem sequer busquem para confirmar o que diz em sites confiáveis, com fontes válidas, principalmente com dados científicos. É só uma ferramenta para ajudar, não para substituir....enfim! Tenho certa aversão, mas TB sei que nos ajuda com algo que n entendemos, mas dps, devemos analisar e criar nossas próprias ideias e respostas...até os professores estão usando e nem todos pra elaborar uma aula mais dinâmica, porém, pra n necessitar dar certas respostas. Felizmente não são todas as áreas que por fazer isso..mas humanas, me preocupa....
Deixo meu comentário, dessa vez mais simples!!
Ah, esqueci das "amigas " de Stefany....como é a vida, n?! Reclamam porque tem oportunidade de irem pra longe até baixar o fogo, enquanto outros nem sequer podem. Realmente seriam marionetes na prisão. Mas, realidades diferentes quando se nasce em berço de ouro...mas a juventude que n mede as consequências.
É isso!! Capítulo muito bom!!!
Beijos carinhosos!!!
E manda mais news, amiga!!! Não suma, é importante estar perto, mesmo longe. Aproveite todo tipo de contacto para fortalecer. Todas aqui te apreciam que quer seu bem!! N importa palavras, aconchego vem de comentários e elogios da estória TB.

Solitudine
Em: 19/04/2025
Autora da história
Olá minha Lailikii!!!!!!!!!!!
Que coisa boa saber que está mergulhada nos estudos sobre os distúrbios do sistema nervoso… esse é um tema fascinante e profundo, não é? É um orgulho! Sua reflexão mostra como sua mente e seu coração estão sempre bem alinhadinhos: você não apenas estuda, mas também sente e pensa com profundidade, conectando saberes à vida, às histórias e aos dilemas das personagens.
Você trouxe pontos muito certeiros sobre Stefany, Yesmin, Adma e Vivináncia. Eu não posso detalhar muito porque as respostas virão gradativamente, mas, quanto à Vivináncia, podemos dizer que as escolhas dela estão atraindo aquilo que se afina com os objetivos dela. Você pegou o espírito do capítulo todinho: a responsabilidade pelas próprias ações, as consequências inevitáveis, e esse embate entre luz e sombra que atravessa tantas vidas. Porém, como eu disse, não posso adiantar muito por agora, pois mais virá.
E sobre a IA... que conversa importante! Você tem toda razão em dizer que ela precisa ser ferramenta, não substituição, embora sem ocorra um grau de substituição em tarefas repetitivas ou muito perigosas (o que considero bem vindo nestes casos). O ser humano precisa continuar sendo o centro do aprendizado, da criação, do vínculo.
Obrigada, de coração, por estar por aqui, por acompanhar a história com tanta dedicação e por fortalecer esse vínculo que nos une pela escrita e pelo afeto. Mando um abraço apertado e beijos caipirescos carinhosos!
Sol
[Faça o login para poder comentar]

NovaAqui
Em: 18/04/2025
Tomara que Madame ajuda Fernanda
Obrigada, Solzinha!
Tenho certeza que madame Vivi vai entrar em ação
Como diz Stefany: " você é fodástica"
Muitos coraçõezinhos para você

Solitudine
Em: 19/04/2025
Autora da história
Olá querida!
Muitas coisas ainda vão acontecer. Mas seja lá o que for, confia na caipira.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
Solitudine Em: 25/05/2025 Autora da história
Olá Minha Linda!!!
A jornada de Stefany é um retrato vívido de uma vida de superficialidades: amizades que não são amigas, a luta por permanecer sob os holofotes nas redes e a hipocrisia para esconder os verdadeiros motivos da reviravolta. A sugestão de ela visitar a avó, graças a Zaida, pode ser uma luz no fim do túnel, uma oportunidade de reconexão e reflexão; ou não. rs Veremos o que vai ser.
Quanto ao Pitaco 2.0, ele está bombando na vida de nossas meninas, justificando até a sua preocupação com Vivinácia, que realmente está em rota de encruzilhada com decisões importantes. O que ela fará? Aguarde...
Sua análise das relações entre as personagens, como Nazira, Dona Malika e Zaida, é interessante. Você espera ver algumas coisas acontecendo, mas eu não posso adiantar se realmente acontecerão e como se daria, se fosse o caso. Novamente, aguarde...
Sobre Fernanda, sua preocupação é compartilhada. A situação dela é delicada e estou trabalhando para tentar abordar isso com a seriedade e devida empatia. Quero mostrar algumas realidades e, perdoe, mas o abuso nas prisões é uma delas. Fernanda era a carne nova no pedaço e isso, certas detentas não deixam passar.
Quero ver você nos próximos capítulos; vejamos se suas observações conseguirão prever o rumo acontecimentos!
Beijos,
Sol