O FIO DE ARIADNE
Após a ligação de minha madrinha corri para a sala dos alunos da pós e pedi para dois de meus orientandos me substituírem nas aulas daquele dia e do dia seguinte. Liguei para casa e orientei Rute a preparar maama sem dizer toda verdade. Chegando lá, foi só o tempo de alguns preparativos básicos e pegamos a estrada para encarar as quase 6 horas de viagem que nos separavam de Triunfo. Apenas no caminho contei o que realmente havia acontecido e maama ficou penalizada. Também havia ligado para Bianca, que não poderia se ausentar da cidade por conta de audiências presenciais as quais deveria atender, mas me pediu para mantê-la a par de tudo.
Viemos caladas durante a maior parte da viagem. Percebi que maama orava e eu me alternava entre orações mentais e inúmeras lembranças do passado que me visitavam sem pedir licença.
“--Por que você e eu não é irmã? – a pequena Elzira perguntava – Gosto tanto docê, Camillinha! – sorriu – Queria que fosse minha irmã!
--Não tem precisão de ter a mesma maama e o mesmo baba pra ser irmã! – uma Camilla criança respondia resoluta – A gente é irmã de alma, não sabe? – sorriu – Vai ser assim inté... o fim dessa vida! – abriu os bracinhos
--Oba! Eu quero! – Elzira concordou e se jogou nos braços da prima”
“E você tá querendo antecipar esse fim, Elzira?” – perguntei mentalmente enquanto dirigia
“--Eu tenho medo, prima! É muito alto! – Elzira dizia com medo de saltar no rio – Tem outro caminho não? – perguntou aflita
--Outro caminho vai demorar mais uma hora com a gente andando debaixo de sol! – Camilla respondeu com a verdade – E ainda vamos ter que ouvir nossas maamas ralhando por causa da demora! – destacou -- Tenha medo não, mulherzinha! – segurou a mão dela – Pule comigo assim que eu contar no três e não me desagarre de jeito algum! – olhava para seu rosto – Num instante a gente chega do outro lado! – garantiu – Eu nado nesse rio por lá e cá desde que tinha 6 anos, não sabe? – afirmou orgulhosa
--Oxe, mas você só tem 13, nem faz esse tempo todo! – retrucou receosa
--São simplesmente 7 anos de experiência, visse? – argumentou desaforada – Não confia mais em mim, é?
--Em você eu confio sempre! – respirou fundo – Ai, tá bom! Conta que no três a gente pula, Ave Maria! – benzeu-se
Camilla achou graça, contou até três e as duas pularam juntas gritando bem alto.”
“Ela sempre vinha comigo pra onde quer que eu a levasse...” – sorri saudosa
“--Não, Elzira, não adianta querer resolver os exercícios com pressa, não sabe? – a jovem Camilla devolveu o caderno a outra – Preste atenção no enunciado de cada um deles e lembre de tudo que estudamos até aqui! – olhava para a prima – Você não pode acreditar que tem bloqueio com matemática, isso não existe! – afirmou enfática – A matemática é regida por leis. Entenda as leis e tudo se desenrola fácil! -- aconselhou
--As nota dela nessas matemática já melhoraram um bocado! – Elissa aproximou-se enquanto enxugava um prato – Seguisse os conselho de tua prima e visse que deu certo! – olhava para a filha – Faz o que ela tá dizendo e estude mais mode entender essas lei que ela fala! – balançou a cabeça positivamente
--Tá bom... – concordou ao pegar o caderno de volta – Eu vou estudar mais, ter mais atenção e no futuro vou me formar e arrumar um emprego bem bom! – afirmou sonhadora – O que a senhora vai querer ganhar quando eu receber o primeiro pagamento, mãínha? – olhou para a mulher mais velha
--Ver vocês bem encaminhada na vida é tudo que eu quero! – Elissa respondeu de pronto – Carece de mais nada não!
--Pois eu prometo que a senhora vai me ver mais que bem encaminhada! – Elzira garantiu – A prima vai ser professora de faculdade e eu vou ser uma gerentona poderosa! – sorriu – Minha sala vai ser maior que essa cozinha! – olhava para todos os lados – Aí os homens vão fazer fila pra querer casar comigo e eu vou escolher o mais bonitão e cavalheiro! – sonhava – E nós vamos ter dois filhos lindos!
Elissa achou graça. – A essa altura já escolhesse até o nome de meus neto! – caminhou até a pia para terminar de cuidar da louça
--Eu já! – confirmou – Como tenho a decoração de minha futura casa prontinha na minha cabeça! – gesticulou – Mas não se aperreie que vai ser perto daqui, mãínha! – prometeu – E Camilla vai ser a madrinha de meu casamento e de meus menino tudo!
--Se Deus quiser! – a prima concordou sorridente – Mas, por enquanto, dona gerentona bem casada e mãe de dois filhos, de volta ao trabalho visse? – brincou”
“Você sonhou tantas coisas, minha prima, e realizou praticamente nada...” – derramei uma lágrima discreta
***
--A paciente ingeriu um pequeno frasco de uma substância venenosa usualmente conhecida como chumbinho. -- o médico explicava – Mas como um parente a encontrou pouco depois da ingestão, ao que pudemos concluir, foi possível realizar um atendimento eficaz em antecipação à fase aguda dos vômitos, sangramentos, suderose excessiva, tremores... – olhava para os familiares de Elzira – Ela experimentou episódios de falta de ar e arritmia quando deu entrada aqui, mas pudemos reverter o quadro rapidamente. – garantiu – Confirmada a intoxicação, procedemos uma lavagem gástrica e administramos soro para que o veneno logo seja eliminado. – gesticulou brevemente – Também estamos administrando a devida medicação para evitar hemorragias, convulsões e outras complicações típicas do envenenamento.
--Muito obrigado pelas explicações, mas agora podemos considerar que Elzira tá fora de perigo? – Camilla perguntou apreensiva – Já se pode pensar numa alta? – arriscou
--Fora de perigo aparentemente está, mas precisa ficar em observação e por isso a mantivemos na ala vermelha. – o médico afirmou – Se continuar evoluindo positivamente poderemos transferi-la para a ala amarela amanhã e dar alta depois de amanhã ou no domingo.
--Graças a Deus! – Suhaila, Leyna e Camilla exclamaram ao mesmo tempo. As duas mais velhas se benzeram
--E quando poderemos visitá-la? – a professora queria saber – Eu só não vim voando porque maama tava no carro, do contrário nem sei! – desabafou – E foram quase 6 horas de viagem segurando o coração! -- destacou
--Entendo a ansiedade, mas infelizmente a visitação será possível somente a partir de amanhã, às 14h. – fez um gesto de cabeça – Agora preciso ir, com licença. – despediu-se e saiu rapidamente
--Eu não entendi grandes coisa do que ele falou, mas o importante é que Elzira escapou dos perigo, não sabe? – Leyna olhava para as outras mulheres – E vocês fizeram viagem longa, a comadre deve de tá toda doída e Camilla também precisando descansar. Simbora todo mundo pra minha casa! – convocou ao começar a andar
--Doída é meu estado normal, comadre! – Suhaila concordou – Mas não tinha como não vir! – deu o braço a filha e veio caminhando lentamente – Elzira fez uma de mestra e eu queria entender isso!
--E eu! – a morena concordou – Zyah falou que nos procura assim que sair do trabalho pra contar tudo que aconteceu. Yurem também me mandou um zap dizendo que quer nos ver – olhou para a madrinha – A senhora deixa eles irem na sua casa, dinda? Provavelmente irão com as esposas e filhos. – advertiu – Xarid até agora não se manifestou, então não sei se vai aparecer com a família também.
--Oxe, mas é claro que deixo eles ir! – concordou de pronto – A comadre tem que receber visita e eu tô doidinha pra entender o que houve porque até agora inda tô zonza! -- gesticulou – Foi uma correria louca, menina, pense! – chegaram na saída do hospital – Mas diz que Xarid tá em João Pessoa e Aline Maria não sei.
--João Pessoa?! – soltou o braço da mãe – Fiquem paradinhas aqui que vou pegar o carro e vocês embarcam, tudo bem? – as outras duas concordaram – Dinda, segura o braço dela aqui, por favor.
--Vem comadre. – Leyna fez conforme pedido
--Em um segundo tô de volta! – a professora se afastou andando apressadamente – “O que diacho meu irmão foi fazer em João Pessoa?” – pensava curiosa – “Não me diga que foi badalar às custas de Elzira?” – revoltou-se com a ideia – Não, Camilla, não seja maldosa! – aconselhou-se em voz alta – Vamos ouvir primeiro. – acionou o alarme do carro e entrou no veículo
***
--Mana, ói, não fosse pelo teu telefonema nem sei o que seria da prima! – Zyah contava a história – Cheguei na porta dela, chamei três vez, não atendeu, então não conversei! – gesticulava – Pulei o muro e depois entrei na casa pela janela da cozinha. – olhava para os demais – Vi a prima estatelada no chão com um vidrinho na mão e logo reconheci que era chumbinho!
--Aí ele me ligou apavorado e a sorte foi que nós já tava acordado por causa de um alarme de carro que disparou na rua. – Yurem complementou – Uma amiga de Quézila tá trabalhando com as ambulância, nós liguemo pra ela e num instante a bicha tava lá mode socorrer a prima.
--E mais sorte ainda foi que inauguraram de pouco tempo essa UPA na cidade pra atendimento de emergência, não sabe? – Quézila destacou – Não fosse isso, nem sei pra onde tinha que levar Elzira!
--Mas ninguém tem nem ideia de porque a menina fez o que fez? – Suhaila perguntou agoniada – Eu até agora tô de bexiga lixa por causa disso! – agitou-se na poltrona – E o sonho de Camilla com minha irmã, Ave Maria! – olhou rapidamente para a filha – Também sonhei, mas foi uma emboleira doida!
--Minha sogra, ói: mistério total! – Andrea respondeu gesticulando – Também tô bocaberta! E com tudo!
--E Xarid e Aline Maria, hein? – Camilla perguntou olhando para os demais – Que história é essa de João Pessoa?
--Diz que o chefe dele que mandou ir pra lá. – Zyah respondeu – E a mulher dele tá na cidade. Disse que os menino tão com dengue e ela tá cuidando, não sabe? Por isso que não foi hoje no hospital e nem veio aqui.
--E pra que existe telefone, hein? – Suhaila retrucou – Ah, mas eu vou falar muito desaforo pra esse meu filho! – gesticulou – Diacho de compadre é esse, vôti? – fez cara feia – Sem consideração!
--Também achei muita falta de consideração! – Leyna concordou, assim como os demais
--Ricky e Martin bem falaram que vão se mudar pra João Pessoa! – Emmanuel se manifestou de repente – Mas tá todo mundo fazendo segredo porque o chefe de tio Xarid inda pode mudar de ideia, não sabe? – olhava para os adultos – Eles me contaram isso antes de pegar essas dengue!
--Mas espie pra isso, que coisa mais feia! – Andrea ralhou contrariada – Menino fuxiqueiro, se metendo nas conversa dos adulto! – cruzou os braços
--Paulinho, mas eu não mandei você tomar conta das criança lá fora? – Zyah se levantou de cara feia – Oxe, mas cadê esse menino? – seguiu em direção a varanda
--Soubesse disso, homi? – Quézila perguntou ao marido
--Eu não! – Yurem respondeu de pronto – E duvido que alguém aqui soubesse. Xarid anda com boca de siri!
Camilla ficou apenas calada e pensando no que ouviu.
***
--Aí ela levou alta no domingo e dinda se ofereceu pra recebê-la em casa e ficar cuidando nesse primeiro momento de recuperação. – a professora contava – Depois de tudo resolvido e Elzira devidamente acomodada, maama e eu tentamos conversar com ela, sabe? – gesticulava -- Falei dos sonhos que tivemos e do fato que a falecida tia Elissa, de uma forma ou de outra, a impediu de cometer suicídio, mas ela não quis saber de dizer coisa alguma. E até agora, todo mundo sem entender o que realmente aconteceu. – passou a mão nos cabelos – Por mais que meus irmãos tivessem tentado esconder o que houve, a fofoca se espalhou e o povo tem dito que Elzira tentou se matar porque foi demitida do hotel e do mercadinho onde trabalhava. O dono dos dois é o mesmo. – balançou a cabeça negativamente – E eu que nem dessas demissões tava sabendo... – pausou brevemente – Mas eu sei que o motivo não foi esse. Eu sei, eu sinto! – olhou para a psicóloga – Seja como for, maama e eu tínhamos que voltar pra cá no domingo porque ela tem os tratamentos pra fazer e eu perdi dois dias de trabalho, não poderia perder mais. – pausou brevemente – Mas no momento devido volto ao assunto com Elzira. – decidiu – Não é por mera curiosidade ou fofoca, mas eu preciso entender o que aconteceu!
--Essa história é realmente impressionante! – Simone afirmou – Especialmente a parte do seu sonho com a mãe de Elzira!
--Ah, e você não sabe! – Camilla destacou – Essa parte da história também se espalhou pela cidade e agora tem gente querendo meu endereço pra marcar consulta comigo! – contava – Cismaram que sou vidente, pense nisso! – acabou rindo – Proibi todo mundo da família de alimentar essa conversa! Já tenho muito problema pra resolver! – frisou
A psicóloga riu gostosamente. – Ai, ai, fique tranquila... – balançou a cabeça divertida – Essa fofoca, assim como a outra com o nome de Elzira, invariavelmente vão passar. Outras virão pra chamar a atenção e distrair as pessoas. – cruzou as pernas – Mas, Camilla, você já me disse várias vezes que Elzira sempre foi como uma irmã pra você. Ao mesmo tempo me parece que existe uma certa distância entre as duas... – comentou – Estou errada? – questionou – Será que você me falaria mais sobre essa relação?
--Você nunca erra, Simone... – achou graça e gastou uns segundos calada – Elzira e eu éramos carne e unha e continuamos assim mesmo depois que eu vim pra Recife estudar. A distância não atrapalhou nossa amizade, não isso... – pensava na prima – E nós éramos uma espécie de dupla dinâmica na cidade, sabe? – sorriu – Eu era conhecida como a menina mais inteligente de Triunfo e ela como a mais bonita. Chegou a ser rainha de rodeio e tudo. – gesticulou -- Os rapazes eram doidos pra ficar, pra namorar com ela. – mirou um ponto no infinito – Mas ela era muito exigente e não ficava com nenhum. E como não me via com ninguém, achava que eu era igual. Mal sabe ela que é porque meu negócio já era bem outro... – riu brevemente – Aí, um dia, quando eu tava no finalzinho da faculdade, ela arrumou um namorado sério. E o cabra era um esnobe, filho de fazendeiro, recém formado em Veterinária, dirigia um carro quatro por quatro... – visualizava o homem em sua mente – Acho que Elzira ficou meio metida por causa disso, sabe? – comentou com certa mágoa -- Ela se afastou de mim e sempre que podia vinha tirar uma, dizendo coisas como: – fez aspas com os dedos – “Eu tenhoôô, você não teêêm!” – fez uma voz fininha – Então eu me afastei também e não quis mais saber. – fez um gesto de desprezo
--Hum... – ponderava sobre o que ouviu – Certa vez você me disse que sofreu muito preconceito e críticas por ser filha de um pai ausente e não se portar segundo o modelo feminino que todos esperavam. – lembrava – Creio que esse não era o caso de Elzira. Mas ela também não me parece ter tido o seu sucesso no que diz respeito a vida acadêmica, profissional... talvez também fosse criticada por isso. – estudava o rosto da paciente – Será que não havia uma certa disputa entre vocês? – provocou – Embora a amizade feminina seja sabidamente muito forte, a sociedade patriarcal faz muito isso: joga mulheres umas contra as outras. – avaliava as reações da paciente – Será que esse namorado não foi apenas a gota que faltava pra transbordar um caldeirão de disputas veladas?
Refletiu sobre o que ouvia. – De fato... – balançou a cabeça positivamente – Por várias vezes me peguei com inveja da beleza e da graça de Elzira. Ela chegava e todo mundo olhava... – confessou – Era do tipo que conseguia o que queria com alguns sorrisos e olhares, sabe como? Talvez por isso sempre foi muito passiva. – considerou – Ao contrário dela, eu sempre fui do tipo que corre atrás, chega e faz! E por várias vezes pude sentir que ela invejava isso em mim, além de minhas notas, meu desempenho acadêmico... – pausou brevemente – Talvez a gente competisse e ao mesmo tempo não, sinceramente não sei... mas aquele namorado dela foi um divisor de águas, com toda certeza. Nossa relação nunca mais foi a mesma depois dele. – admitiu
--E parece que o namoro não deu certo, não é? Tanto que Elzira é solteira. – Simone comentou
--Eu nunca entendi o que aconteceu entre eles. – afirmou pensativa – Tiveram sete anos de namoro, do nada terminaram... e depois daquele cabra nunca mais a vi com ninguém. – constatou -- Elzira acabou se tornando uma mulher solitária, um tanto quanto nostálgica, sempre trabalhando em empregos exploradores e se endividando pra bancar os luxos dos compadres, que fingem estar atendendo os pedidos das crianças. – fez um bico – Acredita que Xarid e Aline Maria se limitaram a mandar uns desejos de melhoras por zap? E somente no dia em que ela levou alta! – destacou – Dinda disse que até agora não deram as caras pra visitar!
Estranhou o comportamento. – E por que será que Elzira se coloca em posição tão vulnerável a ponto de permitir-se viver uma relação tóxica com os compadres? – queria saber – Será que eles representam a vida de casal que ela sonhou em viver? Será que os afilhados seriam os filhos que ela sonhou ter?
--Talvez... já pensei nisso também. – balançou a cabeça positivamente – Mas se eu sou discreta com meus sentimentos, Elzira é o próprio mistério...
--Dizem que o desejo de todo mistério é ser desvendado. – Simone devolveu provocando – Assim como uma certa autora que conheço e suas histórias na internet. – piscou para a outra
Achou graça. – Se você diz...
***
https://www.youtube.com/watch?v=8w_E3fyzPnw
Camilla terminava de arrumar os últimos detalhes. Olhou para o relógio brevemente e ligou a TV. Selecionou o clipe que desejava e deixou no ponto. Correu para o banheiro, terminou de se aprontar e voltou para a sala assim que uma mensagem de zap fez o celular vibrar. Parou diante da porta e esperou. Ao ouvir o som de passos no corredor, apertou o botão play no controle remoto e abriu a porta sorridente.
“Sono umane situazioni (São situações humanas),
Quei momenti fra di noi (Aqueles momentos entre nós dois),
I distacchi e i ritorni (A distância e o retorno),
Da capirci niente poi (Nada para entender então)…”
--Tesoro mio! (Meu tesouro!) – saudou com uma festa no olhar -- Mio regalo più gradito! (Meu presente mais bem-vindo!) – deu passagem – Se não podemos passar seu aniversário na Costa Amalfitana, ela vem até você! – fechou a porta após a namorada entrar na casa
“Come se questo tempo non fosse passato mai (Como se esse tempo nunca tivesse passado),
Dove siamo stati, cosa siamo poi (Onde estamos, o que somos então)...”
--Habibem! – surpreendeu-se com o ambiente – Amei tudo isso! E eu amo essa música! – envolveu o pescoço da outra com os braços e a beijou – Amo! – beijou-a novamente
“Confinati di cuore solo che orgoglio sta (Fronteira de coração só que todo mundo é),
Dietro gli steccati degli orgogli suoi (Atrás das cercas de seu orgulho...)”
–No que pensasse, como foi que você...? – a advogada foi silenciada por mais um beijo
--Shii... – Camilla pediu gentilmente – Pergunta não... – beijou-a – Vive isso comigo e só! – abraçou-a pela cintura com força
--Ui... – suspirou excitada – Adoro quando você me pega assim! – beijou-a novamente
“Sto pensando a te (Estou pensando em você),
Sto pensando a noi (Estou pensando em nós)...”
--Feliz... aniversário... Bianca... – cumprimentou entre beijos – E que essa noite nunca tenha fim! – a professora começou a conduzir uma dança lenta enquanto se beijavam
“Sono cose della vita (São coisas da vida),
Vanno presse un po' così (Vão pressionar um pouco assim),
È già stata una fática (Já foi uma luta),
Arrivare fino a qui (Chegar aqui)...”
--Não me faça perguntas e não pense em nada. – Camilla sussurrou no ouvido da amante – Chegamos até aqui, estamos aqui... juntas... – mordeu-lhe a pontinha da orelha – E juntas vamos ficar!
--Ai... – Bianca gem*u excitada
“Già, come vedi (Sim, como você vê),
Io sto ancora in piedi (Eu ainda estou de pé)...”
--Hum, amor, espera... – interrompeu o beijo sem parar de dançar – Eu não queria ser aquela a cortar o clima, só que... – não sabia como dizer – Tô naqueles dias... – confessou constrangida – E quando eu tô assim cê sabe que eu não gosto de...
--Entre nós nunca foi só uma questão de sex*. – respondeu olhando nos olhos – Já me basta te sentir perto de mim! – afirmou com intensidade
--Ai, eu fico louca quando você fala assim! – beijou-a com paixão
“Perché (Porque),
Sono umani tutti i sogni miei (Todos os meus sonhos são humanos),
Con le mani io li prenderei, si perché (Eu os levaria com minhas mãos, sim, porque)...”
--Amo você, minha linda! – Camilla declarou-se ao colar testa com testa – Behebbik ya, habibit (Amo você, minha querida)!
--Wana ahbik aydana, ya gamil (Também te amo, minha linda)! – respondeu emocionada -- Estoy pensando en ti, estoy pensando em mi! – abraçou a namorada com força e fechou os olhos apenas para sentir as emoções ao som da música
“Sono umani questi sogni miei (Estes meus sonhos são humanos),
Con le mani io li prenderei (Eu os levaria com minhas mãos)”
Cose Della Vita. Intérprete: Eros Ramazzotti. Compositores: Eros Ramazzotti / Piero Cassano / Adelio Cogliati. In: Tutte Storie. Sony / BMG, 1993. 1 CD, faixa 1 (4min48).
***
Camilla e Bianca tomavam café da manhã na varanda da casa que as hospedou na noite anterior.
--Que delícia esse café da manhã maravilhoso, em excelente companhia e de frente pra um visual lindo que só Olinda tem! – sorria para a namorada – Eu amei tudo, habibem! O lugar, a música, a massagem, o jantar, dormir abraçadinha com você... – suspirou – Só que você não deveria ter gasto dinheiro e tempo providenciando tudo isso. Duas coisas que você não tem de sobra!
--Não se preocupe. Tive uma dose de sorte nisso. – bebeu um gole de água de coco – Um colega do Departamento metido a Don Juan queria conquistar uma turista italiana que pousava no Recife. Daí ele alugou essa casa e providenciou 90% do que você vê. Mas a mulher foi embora sem nem saber dessa fofoca e ele ficou na pista. – contava a história – Então negociei com ele e os 10% que faltavam pra completar meu plano tratei lá em casa diretamente, como foi o caso da comida, ou pela internet. – sorriu – Eu tinha que ressignificar os planos não concretizados pro seu aniversário na Itália. E tô feliz que dessa vez deu certo. – piscou para a amada
--Com certeza, ressignificasse! – passou a mão nos cabelos – Mas você por sua vez, não vai me dizer não quando eu levar você e sua maama prum banho de loja! Reparei que as duas andam muito pobrinhas nos trajes e eu não aceito isso! – deu uma colherada
Achou graça. – Tá bom. – concordou – Temos um trato. – respondeu brincalhona – Falando em maama, deixe ver como as coisas vão lá. – pegou o celular e acionou a câmera do robô – Ah, tá fazendo a fisioterapia remota. – observou – Rute tá do lado acompanhando. – sorriu – Ih, linda, entrou uma mensagem de áudio da dinda. Licença que eu vou ouvir, tá? – pediu
--Claro, amore, por favor. – respondeu de pronto – Pode ser algo importante com Elzira. – considerou
Camilla acionou o áudio para ouvir a mensagem: -- Bom dia, Camilla, Deus te abençoe. – Leyna cumprimentou – Ói, Elzira tem ido bem e hoje ela teve uma consulta bem cedinho no hospital. O médico leu os exame dela e disse que tá tudo bom. Em mais uma semana pode considerar que ela tá nos trinque, não sabe? – pausou brevemente – Mas pra ter certeza mesmo tem que fazer um outro exame, que o médico mandou fazer no particular pra não ficar esperando, e eu já liguei pra Xarid e mandei ele tirar dinheiro do rabo pra pagar! – a professora riu ao ouvir – Deixei áudio pra comadre também orientando ela mode dar a mesma ordem pro filho. Tenho certeza que ela vai! – terminou
--Bom dia, dinda! Obrigada por dar notícias. Com certeza maama vai enquadrar Xarid! – a professora gravava um áudio também – Ele e Aline Maria têm que se mancar e minimamente ajudar Elzira nessa hora. Beijo e tudo de bom. -- finalizou
--Absolutamente sim! – Bianca concordou – E vou te contar, amore, até agora não entendi o que aconteceu! – bebeu um gole de suco – Mas é aquela coisa, nunca vi mulher mais misteriosa que sua prima! – gesticulou – Sei lá, mas desconfio que essa loucura toda tem relação com o amor bandido da vida dela. – mordeu um pedaço de pão
--Amor bandido?! – não entendeu – Como assim? Elzira não tem namorado! – afirmou tacitamente – Quer dizer, pelo menos não que se saiba... – considerou – Mas por que você diz isso? – perguntou intrigada
--Olha, habibem, posso até ter me enganado, mas pouco tempo antes daquela vez que Elzira foi pra Triunfo e quando voltou veio com todos os seus irmãos, cunhadas e tals, teve um lance na sua casa. – contava – Sua maama te pediu pra ir no banheiro e eu fui beber água na cozinha. – lembrava -- Chegando lá, flagrei sua prima aos cochichos com alguém. E ela tava cheia de fogo!
Espantou-se. – Mas... você chegou a ouvir alguma coisa? – debruçou-se sobre a mesa – Pense bem, minha linda, isso é muito importante! – pediu
--Não muito. – respondeu pensativa – Na verdade, lembro apenas dela dizendo: “Eu vou pegar esse buzuzo pela antena!” – repetiu a fala da outra – Acho que foi isso... buzuzo, sei lá.
A morena paralisou em choque.
***
Após uma longa viagem de carro, Camilla entrava na casa de um homem mal contendo a fúria. Ao vê-lo preguiçosamente se balançando numa rede, foi até lá, segurou a rede e com um solavanco brusco o derrubou no chão.
--AH! – o homem gritou ao cair no chão – Puta que pariu! – sentou-se esfregando os joelhos doloridos – Tá maluca, merd*? – olhou para um dos cotovelos – Que foi, Camilla, que porr* é essa? – perguntou de cara feia
--Que porr* é essa, digo eu! – abaixou-se diante do homem – Vou te perguntar uma única vez e não admito enrolação ou conversinha fiada pra ganhar tempo! – olhava nos olhos – Desde quando você e Elzira são amantes? – perguntou à queima roupa
Xarid abriu a boca e não conseguiu verbalizar palavra.
Fim do capítulo
Olá queridas! Postei três capítulos em tempo curto pois vamos para a roça no carnaval. Lá não tem como postar e nem muito como escrever. Capítulo novo só depois, na sexta pós carnaval ou no sábado que se segue. Vou responder a todos os comentários, então não sejam tímidas! rs
Comentar este capítulo:

Zaha
Em: 09/02/2025
Oieee, Sadikii
Aproveitando que tenho que ficar acordada hj até mais tarde, vim terminar a estória....
Um capítulo cheio de mistérios entorno de Elzira e sua tentativa de suícidio....olha, eu estava pensando em tudo que levaria ela a pagar sempre tudo a Xarid. Achei que tivesse relacao com a tentativa de suícidio, mas por essa, eu n esperava!! Xarid tá morto!! Jesus e ainda tava cantalorando, a mulher recém tentou tirar a vida...irei ao próximo capítulo antes de tirar conclusoes....
Camila conseguiu reviver o que passariam na Itália, que bom que saiu tudo lindo!!! Certos momentos, sao bons tentar emendar de alguma forma, outras, já nao adiantaram, mas essa...ela ficou devendo, foi um erro fatal! Assim que trauma desfeito, lembranca melhorada!
Sobre a relacao de Camila com Elzira...terei que ler primeiro o outro pra ver se o que penso, posso complementar...já que tem Xarid e n sabemos desde quando vai isso, tem o cara que foi o único q ela namorou e tem o fato de Camila ter ido embora e ela pode ter se sentido sozinha, abandonada jáq faziam tudo juntas...a vezes as competicoes em familia comecam por magoas n ditas ou s sentirem menos amados e valorizados e comeca.... O fato dela dizer o que tinha e o que Camila n tinha, na verdade é q ela poderia sentir menos que Camila. Camila era inteligente, conseguiu sair da roca , estudar na capital, entrar na faculdade....Elzira queria se dar bem nos estudos tb, suponho, quem n, mas tudo o que viam era sua imagem?Pode ser e perdeu a mae jovem, o que diz muito sobre como se sente...sao muitos pode ser isso, pode ser aquilo...n gosto disso....porém, fiquei interessada no pq se afastaram...além de Xarid...
Beijinhos
[Faça o login para poder comentar]

PaudaFome
Em: 14/07/2024
Minha nossa eu sabia que tinha alguma treta no ar mas fui pega de surpresa... agora tenho que parar de ler mas estou mega curiosa

Solitudine
Em: 25/07/2024
Autora da história
Olá querida,
E põe treta nisso!
Volte no seu tempo.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Joanna
Em: 14/02/2024
"Paixão cruel, desenfreada
Te trago mil rosas roubadas.
Para desculpar minhas mentiras,
minhas mancadas." Cazuza
Embalos românticos para dia dos namorados! Assim como a escolha da Camila e uma música italiana.
J.

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Eita que o site não está me deixando te responder!

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá, minha querida,
Tive que parar de responder para cuidar de maama, porém agora pude retornar.
Espero que seu carnaval tenha sido revigorante. Fico feliz que tenha voltado aqui para prosear comigo.

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Camilla teve que apelar para Eros Ramazzotti porque o vacilo foi a viagem à Itália, que nunca aconteceu. Então embora eu adore Cazuza, não seria um trem com muita base.

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Tive que responder a prestação, igual faz a Jo Abreu, porque esse trem aqui endoidou-se!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

mtereza
Em: 12/02/2024
Eita por essa não esperava esse Xarid é um canalha mesmo viu que ódio

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá querida!
Ficou pasma? Acompanhe as cenas dos próximos capítulos!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Ontracksea
Em: 11/02/2024
Eu sabia!!!! Falei lá atrás pode ver! Eu sabia que eles eram amantes. Esse Xarid é um aproveitador! Quero só ver como essa bomba vai explodir no meio da família e da cidade!
Maratonei e fiquei fã. Te esperamos no pós carnaval !
Noite na Itália foi top! Você é top! Parabéns Jasin/Camilla! Jajaja

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Sim, fiquei impressionada em como você percebeu. Creio que foi a única que notou desde o princípio. Parabéns!
Obrigada por todo o seu carinho e dedicação em ler o que escrevo! Muito me lisonjeia!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

EsqueletoGato&Guerreiro
Em: 09/02/2024
Puta que pariu! Camilla, Suhaila e Leina devia se unir e dar muita porrada no Xarid. Cara escroto!
Romantismo pegou bem

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkk E você que adora uma pancadaria, não é?
Pelo visto também gosta de um romantismo. Agora sim! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

BjFrogg
Em: 09/02/2024
Cada vez mais difícil de ficar na moita. Acompanhando ansiosa! Volta logo e bom carnaval!

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá querida!
Espero que seu carnaval tenha sido revigorante!
Bem, só posso dizer que tudo é um sinal indicando que você deve sair dessa moita de vez! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Migas
Em: 09/02/2024
Sol o que foi isso??? Essa história parece que é na minha vida! Quando eu era criança una tia descobriu que o marido tava tendo um caso com a madrinha da minha prima e foi uma merda tão grande!!! Lembra até hoje do escândalo que foi. Como vai ser na família da Camilla? Dona mãe vai super surtar!

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá querida!
Eita, que situação! Imagino como deve ter sido traumático!
Vejamos como se dará na família de Camilla. Continue aqui!
E que seu carnaval tenha sido muito revigorante!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Yoko tsuko
Em: 09/02/2024
Sensei fiquei passada!! Mas quando a gente sabe fica óbvio que o mistério de Elzira só podia ser esse!! O que vem por aí hein? Ai que ansiedade pro meu carnaval! rs
Amei o romance entre as meninas. Clima de Itália, Olinda, boa música... suspiros

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
kkkk Olá querida!
E falando em carnaval, espero que tenha sido muito bom por aí.
Tem capítulo novo e vejamos se é suficiente para saciar essa ansiedade. rs
Que bom que o clima de romance lhe "contaminou". É sempre saudável, não?
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Lando
Em: 09/02/2024
Eu detesto homem canalha tipo Xarid. Queima o filme da gente com essa masculinidade tóxica. Vai lá Cami enquadra o puto!

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá querido!
Imagino que um guerreiro como você realmente se revolte. Também não gosto. Mas estes homens também se encontrarão mais cedo ou mais tarde.
Vejamos como será com Xarid.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Silvanna
Em: 09/02/2024
É impressão minha ou houve amor platônico no passado da Elzira e a Camila?

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá querida!
Ainda não conhecia. Fico feliz que tenha vindo aqui dar uma breve proseada comigo. Antes de mais nada, peço que agora que pegou o caminho da roça, volte sempre viu, fi? rs
Bem, vamos lá. Elzira e Camilla têm amor fraterno sem desejo, sem um algo mais. Você verá mais detalhes no próximo (atual) capítulo postado. Espero vê-la de novo por lá.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Pitching
Em: 09/02/2024
A casa caiu!!!! Fuuuu

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
kkkkkk Pois é! Vamos ver como reerguer essa casa!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Gold
Em: 09/02/2024
Só babado e buxixo fortíssimo! Curiosa ao extremo!!!!
Quero uma namorada igual Camilla

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkk
Continue aqui para satisfazer a curiosidade, querida!
Vixe, quer namorada igual Camilla? Cuidado com essas afirmações pois se Bianca souber... rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Diderot Dalambert
Em: 09/02/2024
Gentem parou tudo!!!! Elzira e Xarid amantes é uma bomba em cima dessa família. E agora José? Doidinha pra ver o desenrolar da trama!
A noite do nosso turbulento casal foi tão gostosa. Faltou o hot pra abençoar. Carnaval tá chegando e eu tô cheia de fogo! Kkkkk

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá querida!!
Vamos ver como a família vai lidar com isso. Tem capítulo novo no ar! rs
Sim, o turbulento casal anda voando em céus de brigadeiro. Faltou o hot para abençoar foi ótimo! kkkkk
Eita, que ela está em brasa! Espero que o carnaval tenha lhe ajudado a dar conta desse fogo todo! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Dandara091
Em: 09/02/2024
Alô Autora!
O barraco desabou geral. Elzira quase cantou pra subir e Xarid mostrou que é malandro agulha deu furo e Camilla sacou. Manda ele pra vala mana!
E um clima de love está no ar! O brejo canta presse amor!
#xaridvaipravala
#osbrejoscantamnossoamor
#camilladetonando

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá Dandara!!!
Fazia anos que eu não ouvia/lia isso de malandro agulha! kkkkkkk
Morro de rir com seus comentários! Vamos ver se Elzira vai mandar para vala ou não! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

HelOliveira
Em: 09/02/2024
Camilla deu show nesse capítulo comemorando o niver do seu amor....que orgulho dessa garota...
Sabia que tinha estranho com Elzira mas amante de Xarid foi pra arrebentar...
Parabéns autora por mais um lindo capítulo

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá querida!
Espero que seu carnaval tenha sido bem revigorante!
Fico feliz em saber que você gostou da surpresa que Camilla fez. As caipiras são românticas, não tem jeito... rs
Saber que Elzira e Xarid são amantes e que ela tentou até o suicídio é revoltante. Compartilho desse sentimento!
Obrigada por sua gentileza!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Samirao
Em: 09/02/2024
Amore mio!!! Esse conto é diferente de tudo pelo menos dentro de mim continue e faça com que essa Elzira supere me dê esse presente aqui nessa ficção. Vc é linda e eu concordo com Young Cy. Tô acompanhando os email e desiste. Lettera não vai te dar a mínima. Bjuss

jake
Em: 12/02/2024
Ei ela está entre as mais lidas aqui no Lettera ela é reconhecida pelas leitoras não é atoa que ela tem mais de 300 comentários com menos de 20 cap .Sol e fda e com certeza vai chegar a 800 ou mais comentários aqui no site ao final da história Queria mto ter o privilégio de conhece la pessoalmente pq ela é fodastica como a gente fala aqui no RJ ela é pk das galáxias com todo respeito

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá queridas!
Vou responder a uma de cada vez. rs
Queridíssima Samira,
Esse conto também é diferente para mim. E nós sabemos porque. Fico feliz que esteja te agradando e fazendo bem.
Todas as Elziras encontrarão seu caminho, mais cedo ou mais tarde. A vantagem da ficção é que podemos sempre controlar o "timing" desse momento, como diz você. rs
Até que depois de muito tempo vi que se resolveu o problema do e-mail agora que entrei na conta e fui lá tentar novamente. Deduzo que você veio antes e conseguiu.
Queridíssima Jake,
Obrigada por seu carinho de sempre que me lisonjeia. Você é muito gentil.
Se eu fosse uma mulher mais corajosa adoraria conhecê-la. Como vivo escondida neste fake, fica apenas a vontade e a satisfação de saber que você gostaria de um bom proseado comigo.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Joabreu
Em: 09/02/2024
Dear Lesbodiva!
E o limonello desceu queimando ao final. Eu não sabia do caso mas não me surpreendeu. Elzira tinha um comportamento bem típico

Joabreu
Em: 09/02/2024
You got it! Eu amo Cose della vita! Até pedi a crush uma noite igual a de Camilla e Bianca. Não precisa ser em Olinda que é too far away us

Joabreu
Em: 09/02/2024
Impossível não comentar

Joabreu
Em: 09/02/2024
Odeio Lettera

Joabreu
Em: 09/02/2024
By the way

Joabreu
Em: 09/02/2024
BBS
Jo Abreu {}

Joabreu
Em: 09/02/2024
Odeio Lettera

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
kkkkk Você pegou mesmo uma birra com o site. E até agora não entendi o que acontece em suas duas contas: Joabreu e Joab!
Obrigada por vir aqui ainda assim! Eu nem sei o que é Limonello mas deve ser alguma bebida italiana. rs Espero que sua crush atenda seu desejo da melhor forma! rs
E que seu carnaval tenha sido muito bom e com seus drinques, mas com moderação! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Alexape
Em: 09/02/2024
Alexape caiu pra trás! Elzira amante do mais nojento! Super Camilla salva ela pra mim e vem se refugiar nos bracinhos de Alexape. Não precisa de costa amalfiana. Alexape se contenta com a grande Bauru

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Morro de rir com o que você escreve. Grande Bauru foi ótimo!
Obrigada por sempre vir aqui com muita espirituosidade!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Young
Em: 09/02/2024
Olá Solzinha,
Meu queixo caiu!!! Tava acompanhando atenta o desenrolar do capítulo e fiquei super cismada com Xarid e a mulher não darem nem um telefonema. Pensei até que eles tavam se escondendo com medo de ter que pagar alguma coisa. Afinal de contas devem muito à comadre né?
Aí depois daquela noite deliciosa entre Camilla e Bianca vem o comentário sobre o amor bandido. Nessa hora parei de ler o capítulo e corri vi pelos outros revisando. Notei que sempre que Elzira chorava tinha Xarid por perto. Notei que ela logo pediu pra tia desculpar ele porque viajou na Páscoa. Voltei pro capítulo atual e quando Camilla desmascarou o irmão me fez todo sentido.
Deu curiosidade e pesquisei na internet o que seria o fio de Ariadne. E você nos tirando do labirinto do Minotauro. Você deu pistas discretamente o tempo todo!!!! Solzinha você é foda!
Sinto que rola uma certa injustiça com você em certas redes sociais. Não liga. Você não precisa.
Parabéns!
Young Cy

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá querida!
Espero que esteja bem e revigorada depois do feriado!
Que bom saber que antes de ler o desfecho do capítulo você fez suas próprias investigações! Adorei de verdade!!! Também achei muito massa você pesquisar o significado do fio de Ariadne. Se fosse minha aluna dava dez e mais um ponto de participação! rs
Obrigada por seus elogios e palavras gentis!
Eu não acompanho quaisquer redes sociais pois não estou nelas. O máximo que uso é Whatsapp e Telegram. Então não sei porque seria injusto, mas estou com a consciência tranquila.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Dessinha
Em: 09/02/2024
Sério que Elzira caiu numa dessas? E eu quase que escrevo palavrão. Gente que isso com a mulherada, hein?! Autora você descreve bem demais a real, o problema não é a sua estória é a sociedade mesmo que anda as avessas. Poxa, parece que tô vendo aqui de perto essa realidade retratada. E dá uma raiva, decepção, sei nem nomear isso! (Respirando aqui...) Elzira tem que botar a cara no sol. Se liga mulher, manda esse Xarid maluco ir pastar, suar e gastar o próprio dinheiro, pelo amor de Jeová! Que relacionamento abusivo do inferno é esse, meu pai eterno?! História maravilhosa, tão real que parece que dá na lata da gente, mas fiquei de cara com essa de Elzira. Será que eu entendi certo isso? Mas enfim, bom carnaval e muitas felicidades na vida ;)

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Esse veio repetido, mas eu agradeço por sua vontade em se comunicar comigo! É muito bom escrever uma história e receber um retorno de vocês, mesmo que seja para dizer: Ô, dona caipira, se liga que não prestou! rs
Beijos,
Sol
PS: Lettera, por favor, não apague os comentários respondidos!!!!
[Faça o login para poder comentar]

Dessinha
Em: 09/02/2024
Sério que Elzira caiu numa dessas? E eu quase que escrevo palavrão. Gente que isso com a mulherada, hein?! Autora você descreve bem demais a real, o problema não é a sua estória é a sociedade mesmo que anda as avessas. Poxa, parece que tô vendo aqui de perto essa realidade retratada. E dá uma raiva, decepção, sei nem nomear isso! (Respirando aqui...) Elzira tem que botar a cara no sol. Se liga mulher, manda esse Xarid maluco ir pastar, suar e gastar o próprio dinheiro, pelo amor de Jeová! Que relacionamento abusivo do inferno é esse, meu pai eterno?! História maravilhosa, tão real que parece que dá na lata da gente, mas fiquei de cara com essa de Elzira. Será que eu entendi certo isso? Mas enfim, bom carnaval e muitas felicidades na vida ;)

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá querida!
Fico muito feliz em vê-la realmente de volta! Não suma!! rs Espero que seu carnaval tenha sido revigorante. Gostei muito da paz do meu.
Você poderia ter escrito o palavrão, eu não me incomodaria. Entendo a revolta porque partilho dela. Infelizmente até hoje ainda temos o papel da mulher na sociedade discutido por religiões, filósofos, sociólogos sem que nós assumamos de fato o protagonismo de escrever nossa própria história. Eu lamento muito quando vejo tantas Elizas por aí, mesmo em pleno ano de 2024, com um discurso que eu sonhava que não mais ouviria por estas épocas. Mas as mudanças são lentas. Aprendemos, enquanto sociedade, muito devagar.
Fico muito feliz em saber que você está gostando da história e espero não decepcioná-la (tampouco Elzira) rs
Também te desejo todas as felicidades da vida.
Beijos,
Sol
PS: sem querer ser caipira chata mas já sendo, me tira uma dúvida? Você gostou de Tempus Agendi ou desistiu daquele trem? Pode falar a verdade sem receios, que a caipira não magoa
[Faça o login para poder comentar]

Marta Andrade dos Santos
Em: 09/02/2024
Eu sabia que tinha caroço nesse angu, Elzira bancando Xarid só poderia ser amantes.

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá querida!
Pois é, você andava desconfiada? Demorou para Camilla perceber que o segredo era esse, mas ela percebeu. Agora vamos ver no que vai dar tudo isso.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

jake
Em: 08/02/2024
Que revelação Xarid é Elzira.Por isso ela fazia todas as vontades dele aproveitador,agora ele vai pra João Pessoa ela não aguentou saber da notícia e tentou se matar...Que situação!!!
Olá Sol bom Carnaval felicidades roça e tudo de bom ,bom descanso pra você e todos os seus. Felicidades e um bj na maama dessa carioca sua fá. Obrigada.

jake
Em: 08/02/2024
Obs. Amei a surpresa que Ca fez pra Bi,foi lindo que bom que elas estão se entendendo...Ah quero sempre essa Calmaria e paz pras duas nada de aparecer algo ou alguém para estragar está nas suas mãos...bom feriado...Jake.

Solitudine
Em: 09/02/2024
Autora da história
Olá querida!!!!!!
Tudo bem? Pronta para pular carnaval aí no Rio? Cuidado, viu, fi? E comporte-se! rs
Você também ficou surpresa com a descoberta de Camilla? Vamos descobrir ainda o que está por trás dessa história. Camilla também quer saber e não vai descansar enquanto não souber! E vejamos como será que essa bomba vai explodir na família; ou não. Aguarde! rs
Fico feliz em saber que gostou da noite romântica. Mas, veja, não está necessariamente nas minhas mãos. Está nas mãos da vida, eu apenas faço um, digamos, espelho. Como dizem por aí: vida imita a arte e arte imita a vida. Estamos na ficção, mas toda ficção caipiresca trabalha dores e felicidades de vida real, sabe? Situações.
Obrigada pelo seu carinho, inclusive com minha maama. Desejo tudo de bom para você e @s seus igualmente!
Beijos,
Sol

jake
Em: 12/02/2024
Sol o Carnaval aqui está a mil. Bom queria muito vc e Maama aqui imagino Maama vendo o tamanho dos carros alegóricos até eu me surpreendo com a criatividade...Maama quando visse a onça da Grande Rio ia falar q Camilinha N podia vê isso não pq ia por um bicho desse na casa dela rsrsr já N basta o robô kkk.Bom Carnaval e mto Obrigada por responder os comentários Autora como Vc faz a Diferença. Nos incentiva a Comentar pq e horrível vc comentar e a autora n responder...Sabe Sol vc n tem ideia da felicidade que vc tras a suas leitoras.Obrigada...Gratidão...

jake
Em: 12/02/2024
Sol o Carnaval aqui está a mil. Bom queria muito vc e Maama aqui imagino Maama vendo o tamanho dos carros alegóricos até eu me surpreendo com a criatividade...Maama quando visse a onça da Grande Rio ia falar q Camilinha N podia vê isso não pq ia por um bicho desse na casa dela rsrsr já N basta o robô kkk.Bom Carnaval e mto Obrigada por responder os comentários Autora como Vc faz a Diferença. Nos incentiva a Comentar pq e horrível vc comentar e a autora n responder...Sabe Sol vc n tem ideia da felicidade que vc tras a suas leitoras.Obrigada...Gratidão...

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá queridíssima!
Fico muito feliz em saber de tudo isso! Eu sempre respondo e sempre responderei, se Deus quiser!
Vocês também me trazem muita alegria e quando se comunicam comigo a felicidade caipiresca vai às alturas.
Maama e eu não somos muito de carnaval. A gente nunca foi ver desfile de Samba de Escola, embora reconheçamos que é tudo de uma criatividade, inventividade e organização imensas! Exige estudo e muito se dispõe de tecnologia para acompanhar a evolução do conhecimento. A gente prefere aproveitar o feriado na paz, com a natureza e pessoas amadas. rs
Espero que seu carnaval tenha sido grandioso como é o do Rio. E que você esteja de pilhas recarregadas!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Irina
Em: 08/02/2024
Kotinha,
Estou a me sentir sem palavras. Surpresa completa! Elzira e Xarid como amantes, oh Céus!
Capítulo como todos sempre, a perfeição na forma e conteúdo!
Bom carnaval e ansiosa pelos próximos!
Com estima,
Irina

Solitudine
Em: 09/02/2024
Autora da história
Olá querida!
Ficou surpresa? Acho que até agora ninguém esperava por isso. Nem Camilla! rs
Obrigada pelo carinho e elogios de sempre!
Bom carnaval e continue aqui. Os próximos virão.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Sey Ed
Em: 08/02/2024
Putíssima que pariu c@ralhh# a quatro!!!! Caipira tu arrasa com essas surpresas e reviravoltas inesperadas! Eu não tinha pescado o rolo! Por isso que Elzira bancava os luxos, vivia triste e tentou se matar! Foda! Quero entender como foi que a Camillinha pescou! Tô de cara!
Capítulo foda como sempre! E o momento romantismo foi top. Tô aberta a convites prum rolê igual. Interessadas, podem mandar zap a qualquer tempo! Hahaha
Volta logo e bom Carnaval!

Solitudine
Em: 09/02/2024
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Olá querida!
Então você gostou da revelação surpresa? Vamos entender como foi que Camilla encontrou o fio de Ariadne e se guiou por ele? Paciência, a gente vai descobrir juntas. rs
kkkkkkkkkkk Gostou da noite romântica e já está até se propondo para uma experiência? rs O carnaval vem aí, tomara que dê certo!
Beijos e bom carnaval!
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Lea
Em: 08/02/2024
Não sei qual final de capítulo foi mais impactante,o anterior ou esse!!
Amantes, sério?? Estou passando!
Amei a surpresa da Camilla,para a namorada. Foi a coisa mais linda,muito romântica!
Que você tenha um ótimo feriado,Sol!

Solitudine
Em: 09/02/2024
Autora da história
Olá querida!
Lea, por que você não quer mais saber de prosear comigo, mulher? Aliás, senti sua falta no capítulo anterior. Diz aí achou muito ruim? Entendi que você também não gostou do capítulo Nas Mãos de Deus. É assim mesmo... tenha paciência com caipira, sô! E some não, viu, fi?
Ficou surpresa com a descoberta de Camilla? Foi realmente uma bomba!
Que bom que tenha gostado da noite romântica. Bianca também adorou! rs
Beijos,
Sol

Solitudine
Em: 09/02/2024
Autora da história
E um ótimo carnaval para você também. Comporte-se viu, fi? rs

Lea
Em: 09/02/2024
Essa pessoa aqui não adora os capítulos,ela ama. Às vezes não comento pq,realmente sou muito ruim com as palavras, não consigo me expressar.
Obs: não sou adpta à festas, carnaval,passo longe. Não gosto. Já adianto que não é a idade (39,quase 40) kkk, jamais gostei de "tumulto". Minha mãe fala que,sempre tive alma de idosa.

Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Olá querida!
Que bom saber! Pensei que você já andava farta de tanta caipirice! rs
Não sei quem disse que você é ruim com as palavras, mas discordo. Muito pelo contrário.
Você não tem alma de idosa, tem espírito ordeiro e pacífico, o que é muito bom.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

NovaAqui
Em: 08/02/2024
Essa revelação de amante me deixou de queixo caído. Isso é uma bomba

Solitudine
Em: 09/02/2024
Autora da história
Olá querida!
Creio que somente Camilla ficou mais de queixo caído que você. Ela não esperava...
Vamos ver como essa bomba vai explodir. Continue aqui. rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Mille
Em: 08/02/2024
Oi Sol
Fugindo da zoada ah meu sonho de consumo kkkk
Que babado heim então está explicado porque a Elzira tentou se matar a mudança de Xarid pra João Pessoa.
Bjus e até o próximo capítulo

Solitudine
Em: 09/02/2024
Autora da história
Olá querida!
Graças a Deus, poderemos viajar. Maama está sofrendo muito com dores absurdas mas ela também quer ir. Uma roça sempre faz bem. rs
Ficou surpresa com a descoberta de Camilla? Ela também. Vamos desenrolar este fio e ver para onde nos leva.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]

Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
Solitudine Em: 09/02/2025 Autora da história
Lailitcha!
Eita, que ela veio cheio de raça e lendo madrugada afora!
Camilla tentou substituir a má lembrança de Bianca por outra cheia de bons significados. Acho que conseguiu! rs
Gostei da sua estratégia de avaliação da história de Elzira. Vamos ler seu próximo comentário para conhecer as conclusões lailescas.
Beijos,
Sol