VOA, POMBINHA, VOA
O fuzuê entre Bianca e Pombinha só terminou com a chegada de dona Sibele, que ouviu a confusão e foi ver do que se tratava. No dia seguinte ela divulgou um comunicado de reunião urgente no condomínio, mas acabou adiando por duas semanas por conta de haver muitos condôminos viajando em férias. Maama e Elzira ouviram a gritaria e pensaram que fossem as rezas dos parentes de Pombinha. Não desmenti.
Maama reclamou na clínica especialista em dor que o tratamento não estava mais surtindo efeito e o dono do estabelecimento reagiu muito mal. Eu me desentendi seriamente com ele por causa disso e decidimos não voltar mais lá. Agora ela iniciou um tratamento com um fisioterapeuta que chegou dos Estados Unidos e foi muito bem recomendado pelo ortopedista.
Elzira está em contagem regressiva para arrumar as malas. Ao final desse mês ela volta para Triunfo. Continuo procurando cuidadora, mas até agora sem sucesso!
O escritório de Bianca pegou um caso pesado sobre trabalho escravo no interior do estado da Paraíba e ela viajou para lá no primeiro dia deste mês de fevereiro que se inicia.
--PUTA QUE PARIU!!!!!!!!!!!!! – um berro estrondoso ecoa no ar – CARALHOALHOALHOOOOO!!!!!! – som de objetos sendo quebrados – LARGA MINHA TAÇA GUANABARA, SATANÁS!!!!! – socos na parede – CARTÃO VERMELHO NÃO, PORRAAAAAA!!!!!!! PORRAAAAA!!!!!!
CRASH, BOOM, BANG!!! – barulho de destruição
--Misericórdia! – Elzira arregalou os olhos – Pombinha não tava foragida por causa do tal papagaio de pelúcia? – olhava para as demais – Como que tá fazendo um escândalo desses agora?
--Ao que tudo indica hoje é dia de jogo do Botafogo pela tal Taça Guanabara. – Camilla respondeu enquanto encerrava seu lanche – Claro que isso é motivo suficiente pra Pombinha sair da toca.
--Eu não sei como que uma moça tão religiosa e recatada pode fazer umas doidiça dessa! – Suhaila comentou assustada – Essa menina não cansa de me deixar besta! – movimentou-se para tentar se levantar
“E isso porque a senhora não sabe da missa a metade!” – a professora pensou com vontade de rir – Pombinha, hein? Ai, ai! – levantou-se da mesa – Quer ajuda, maama? – socorreu a mulher mais velha
--Deixe que eu tiro a louça. – Elzira se ofereceu – Eu sei que a tal pane que deu nas câmeras do prédio ajudou a esconder quem foi o ladrão do papagaio, – juntava os pratos – mas Pombinha vai fazendo cada coisa que fica sempre como principal suspeita, não sabe?
--Única suspeita, né, prima? – seguia com a mãe para o banheiro – Quem mais nesse prédio iria querer aquele traste de pelúcia que ainda fala com a voz da síndica? Só Pombinha mesmo! – riu brevemente
--Filha, a dor tá voltando mais forte! – Suhaila olhou para a morena com pavor – Tá aumentando de novo! – foi ajudada a se sentar no sanitário – Será que eu não vou dormir mais uma noite?? – perguntou em pânico – Será??
--Nem pense nessa hipótese, maama! – pediu – Eu vou fazer massagem na senhora pra ajudar a relaxar. – ofereceu
--CARALHOO, PUTA QUE PARIU, QUE MERDAAA!!!!!!!! – mais um berro pavoroso – OUTRO CARTÃO VERMELHO, NÃO, PORRAAAAAA!!!!!!! – gritou mais alto – AHAHAHAHAHAH!!!!!!!! -- sons apocalípticos pairavam no ar
--E quem pode relaxar com uma pistinga dessa perturbando o juízo? – Suhaila reclamou – Ai, meu Deus, mas tá doendo tanto... Tô ficando nervosa, filha, nervosa! – começou a tremer
“Ô, Pai Santo, me defenda...” – a professora pensou agoniada – “Além de detonar meu lombo sofrido, Pombinha ainda me faz mais essa falseta!” – ajudava a mãe a se levantar – “Pombinha, Pombinha, você me paga!”
***
--Simone do Céu, como você fez falta! – Camilla confessava – Sei que suas férias foram mais que merecidas, mas eu tava contando nos dedos pra você voltar! – olhava para a mulher – Nossa Mãe, a coisa tá punk, visse?
--Pelo resumo da ópera que você me fez até agora, percebo que esse ano já começou pesado! Principalmente por conta da recaída de sua mãe. – cruzou as pernas – Mas vamos abordar um tópico de cada vez. – pausou brevemente – Será que essa recaída também não teria relação com o fato dela saber que Elzira está pra ir embora?
--Eu desconfio que tem a ver, sim, mas não se pode dizer que seja só isso. – considerou – Essa doença de maama é muito desafiadora, nenhum médico ou fisioterapeuta sabe o que dizer, a gente tenta de tudo e... – fez um gesto – Parece que sempre avançamos um passo à frente e retrocedemos em três pra trás! – suspirou – Já perdi as contas de em quantos profissionais investi em vão! – passou a mão nos cabelos – Uns não sabem como tratar e parece que não se importam em ao menos tentar descobrir e outros simplesmente desistem! Isso deixa maama arrasada! Poucos são os que se interessam de fato, mas mesmo estes patinam...
--Lamento muito ouvir isso! – balançou a cabeça compreensiva
--Já estamos na terceira psicóloga, porque maama também não leva muita fé nesse tipo de tratamento e tô tentando encontrar alguém que consiga se conectar com ela, sabe? – ajeitou-se na cadeira – Quanto à cuidadora, até agora não achei ninguém e não sei o que fazer se não achar até Elzira ir embora... Tento não pensar nisso pra não me consumir em ansiedade!
--E faz bem em não dar brechas pra ansiedade! – aconselhou – Continue procurando, mantenha-se nas suas orações e há de dar tudo certo! – desejou – E as coisas no seu trabalho, como vão?
--Sabe daquela malabarista que roda vários pratinhos de uma vez na ponta das varetas? É assim que eu me sinto! – acabou rindo – Mas tenho dado conta. Ninguém naquela universidade pode dizer que tô falhando em coisa alguma, seja com os alunos ou com os projetos de pesquisa e extensão.
--Isso é bom, mas tenha cuidado pra não se exaurir demais e acabar tendo um colapso por esgotamento. – aconselhou – Você tem tomado os florais que receitei? E tem feito algo para desestressar?
--Sim, eu tomo os florais e continuo no esquema de praticar meu spinning quando dá e escrevendo meu conto. – pausou brevemente – E até que tem um tantinho de gente lendo ele, acredita? Cheguei a pensar que seria um fracasso total!
--E por que seria? – queria entender – Você já é habituada a escrever e ao que parece tem várias pessoas que gostam do que você publica.
--Ah, minha história atualmente é derrota atrás de derrota e ninguém gosta disso... – considerou – Mas, enfim, escrever tem me ajudado e até que Bianca tá cumprindo com a promessa de não ficar marcando tanto! Seja na vida real ou na virtual!
Estranhou o comentário. – Ela também tem ciúmes de você no mundo virtual??
Riu brevemente. – Se tem! Mas Bianca é meio contraditória nessa parte, sabe? – cruzou as pernas – Ela abala meio mundo pra ler o que escrevo, me favoritar, fazer comentários... mas ao mesmo tempo morre de ciúmes daquelas que tentam ser mais minhas amigas. – contava – Só tem uma amiga minha, que se chama Cristina, de quem ela não tem ciúmes porque gosta e respeita muito. Das outras, no entanto, é uma ciumeira só! – riu mais uma vez – Só que ela tá bem contida dessa vez e nem parece a mesma!
--Bem contida e se engalfinhou com Pombinha brigando pelos corredores do seu prédio? – perguntou descrente
--Ah, mas isso aí é vida real e foi outra história! – argumentou – E depois da briga cada uma foi prum canto e nada de novo no front!
--E... você acha que Pombinha finalmente desistiu de você? – tentava entender – Desculpe, mas é que tem coisas na sua vida que me deixam meio confusa... – sorriu
Pensou antes de responder: -- Pombinha é um eterno mistério, devo dizer. Não sei até hoje porque ela cismou tanto comigo... – pausou brevemente -- Atualmente a barra tá pesada pra ela no condomínio. Tivemos até uma reunião, na qual ela não compareceu, mas foi o assunto de quase toda pauta. – relatava os fatos – Além da síndica estar em cima por acreditar que ela roubou uma peste de um papagaio de pelúcia, existem várias reclamações sobre ela por causa do modo como assiste os jogos do Botafogo. – explicou – A briga com Bianca também gerou um bafafá danado, mas você não vai acreditar: dona Sibele entendeu que foi tudo por causa do roubo do papagaio e o pessoal ficou ainda mais abismado. Então creio que por um bom tempo ela vai andar sumida. – concluiu – Lá em casa nunca mais apareceu!
--Mas como assim, a síndica entendeu que a briga foi por causa do papagaio? – estava pasma
--Acompanhe o raciocínio: sou a subsíndica, dona Sibele só entende Bianca como minha advogada, então nós duas teríamos ido tomar satisfações pelo roubo e a briga começou. Foi isso.
Continuava pasma. – E você não desmentiu? Deixou ela pensar que foi assim??
--Ah, Simone, faça-me o favor! – protestou – Eu não sou assumida, sou a criatura mais condominiófoba do mundo e jamais deixaria justo dona Sibele saber que as duas se engalfinharam porque Pombinha me ch*pou! – gesticulava -- Seria meio demais, acha não?
Simone acabou rindo gostosamente.
***
--Então é o momento... – Elzira olhava para a tia e a prima com os olhos marejados – Parte de mim gostaria de ficar aqui com vocês pra sempre, mas... – derramou uma lágrima – Minha casa, minhas coisas, minha vida tá lá em Triunfo e... – não conseguiu completar a frase
--Tem precisão de falar mais nada. – Suhaila respondeu gentilmente – Vá simbora pro seu canto e de quando em vez passe aqui mode ver nós! – deu um sorriso triste
--Vá com Deus, Elzira. – Camilla desejou – E obrigada por tudo. – derramou uma lágrima também
--Se alguém tem que agradecer aqui sou eu! – secou os olhos com uma das mãos – Prima, você acha que aquela cuidadora que Pombinha arrumou vai mesmo dar conta do recado? – perguntou preocupada – Não será uma torcedora doida que nem ela?
Achou graça. – Se for, eu dispenso logo no primeiro jogo que assistir!
--Ai dela! – Suhaila gesticulou – Quebrar os troço em casa e gritar palavrão, tá amarrado! – franziu o cenho
--Nada disso vai acontecer, gente! – a professora afirmou sorridente – Não vamos sofrer por antecipação! – pausou por uns instantes – Quando chegar em casa, liga, por favor. – pediu com carinho
Elzira abraçou a prima com força mal controlando o choro. Na sequência, abraçou a tia com muita delicadeza e pediu a bênção antes de partir. Mãe e filha ainda ficaram acompanhando o ônibus com o olhar seguindo seu destino rumo ao interior de Pernambuco.
--Sempre que alguém se vai me dá uma sensação de solidão tão grande... – a mulher mais velha comentou entristecida – Por isso que nunca gostei de me despedir. – olhou para a filha – Dá um aperreio no peito...
--Own, maama, não fique aperreada! Vai dar tudo certo! Pra todas nós. – deu o braço a ela – Vamos voltar pra casa? – pediu
--Vamos. – as duas seguiram caminhando de braços dados para o estacionamento
Eu queria de verdade acreditar que tudo ficaria bem, mas apesar de toda fé que existe em mim uma insegurança forte teimava em inquietar meu coração. Receava pela nova cuidadora, em como seria o convívio, receava pela saúde de maama, que parecia nunca evoluir e receava por Elzira, embora nem entendesse por quê.
***
--Então você e dona Suhaila aprovaram a cuidadora indicada pela Pomba de zona? – Bianca perguntou em voz mais baixa para a namorada – Olha lá se não é do tipo que maltrata idoso! – advertiu
--Meu robô anda firme e forte na vigilância! – garantiu falando igualmente baixo – E maama também não é trouxa! Se dona Rute der qualquer errada na minha ausência, vou ficar sabendo.
Rute auxiliava Suhaila na cozinha.
--O horário dela vai até às 7 da noite. – Camilla explicava para a namorada – Daqui a minutos ela vai pra casa. – olhou rapidamente para o relógio
--Fica de olho! – insistiu – E veja lá se ela não vai querer te ch*par também! Já bastou a outra!
--Eu hein, tá maluca, criatura? – ralhou mas acabou rindo – É cada coisa que eu tenho que ouvir... – balançou a cabeça divertida
--Pronto, Camilla, sua mãínha já tá devidamente alimentada, não sabe? – sentou a paciente na poltrona – Agora vou me trocar pra ir mimbora.
--Pode ir, dona Rute. E muito obrigada. – agradeceu educadamente – Aproveite o seu final de semana!
A mulher pegou a bolsa no sofá e entrou no banheiro para se trocar.
--Gostando da cuidadora, dona Suhaila? – Bianca perguntou – Ela lhe trata bem? Tem sido boa criatura? – queria saber
--Não posso me queixar, não sabe? – ajeitou-se no sofá – O que me maltrata é só as dor mesmo! – olhou para a outra
--E aquela Pombinha? – cruzou as pernas – Tem aparecido aqui? – prestava atenção à sogra – Afinal de contas foi ela quem indicou essa dona Rute, né?
“Bianca já tá desconfiada!” – Camilla pensou contrariada – “Já cansei de dizer que Pombinha não veio aqui nem quando me indicou dona Rute!” – suspirou
--Pois parece que se abriu um buraco no chão e Pombinha se adentrou! – Suhaila dizia a verdade – Nunca mais veio aqui e nem se vê ela nesse prédio!
--Melhor assim, né? – olhou de relance para a namorada
--Pronto. – Rute saiu do banheiro – Já vô mimbora, tá bom? – sorriu para as outras mulheres
--Eu abro a porta pra garantir que volta! – a professora brincou ao se levantar
--Vai com Deus, minha filha! – Suhaila se despediu – Bom final de semana!
--Até segunda e bom final de semana! – beijou a mão da paciente e se preparou para sair
--Dona Rute, -- Bianca se levantou e acompanhou a mulher até a porta – a senhora conhece a Pombinha de onde mesmo? – sondava
“Mas ela não se cansa de curiar, Ave Maria!” – Camilla pensou novamente contrariada
--Ela é da mesma igreja que eu, mas infelizmente anda sumida de lá. – olhou para a advogada – O que foi uma pena porque ela era muito ativa e tá fazendo falta. – contava – Acredita que bastou ela sumir pra roubarem o turíbulo e a vasilhinha de hóstias de padre Arnaldo? Nem a Casa de Deus esse povo respeita mais! – benzeu-se horrorizada
“Será?” – a professora pensava em hipóteses
***
--Então quer dizer que você e dona Suhaila se agradaram de minha indicação? – Pombinha perguntou sorridente – Fico feliz em saber!
--Aquela Rute é boazinha, sim, não há que se negar. – a mulher mais velha respondeu – Mas e você, menina? Sumisse por quê? – reparava na outra – Tudo por causa do bendito papagaio?
--Ah, é um misto de coisas, não sabe? – fez um gesto despreocupado – E tanto problema no trabalho! – revirou os olhos – Esses dentistas andam amadores demais e me deixam de bexiga lixa! – reclamou
Camilla não acreditou naquela conversa, mas não insistiu. – Mas agora que você voltou, presumo que a amizade continue, não é? – olhava para a mulher – Você sumiu até do zap!
--É, a amizade continua... – cruzou as pernas – Tá bem claro pra mim que é isso mesmo... – afirmou com duplo sentido – Amigas! – sorriu meio constrangida – É mais seguro assim, né?
--Seguro? – Suhaila estranhou o comentário
“Parece que o recado de Bianca foi bem entendido!” – pensou com vontade de rir – Seguro, maama! – olhou para a mulher mais velha – Nesse mundo com tanta gente louca, encontrar uma pessoa amiga é sempre uma segurança! – disfarçou
--Humpf! – fez um bico descrente da explicação
--Olhe, eu já vou indo! – Pombinha se levantou do sofá – A prosa foi muito boa, mas eu realmente preciso ir! – olhava alternadamente para as duas – Lamento não ter conseguido dar um beijinho em Elzira... – aproximou-se de Suhaila – Mas na senhora eu posso dar um cheiro, não posso? – perguntou carinhosa
--Claro que pode, filha! – abriu os braços
Pombinha se ajoelhou diante da outra, abraçou-a gentilmente e deu um cheiro bem gostoso. – Adorei ter conhecido a senhora, visse? – beijou-lhe a mão com respeito e se levantou
--Você tá se despedindo da gente, Pombinha? – Camilla estranhou ao abrir a porta da sala – Vai embora pra onde?
--Pra minha casa, oras! – respondeu sorridente – Um andar acima da sua! – aproximou-se da professora – É que a vida anda muito corrida e eu quis falar o que vai no meu coração! – abraçou-a com força – E eu nunca vou te esquecer! – sussurrou no ouvido – Obrigada por tudo!
--Também não! – respondeu igualmente baixo – E também te agradeço muito!
Pombinha beijou a testa de Camilla, sorriu para ela e Suhaila e foi embora subindo as escadas rapidamente.
--Sabe, maama, -- fechou a porta – Pombinha deve estar se mexendo pra se mudar. – concluiu – E veio aqui pra se despedir de nós. – voltou até o sofá
--Também achei. – balançou a cabeça – Vou sentir falta dela e com certeza nunca vou esquecer daquela bicha doida! – achou graça
--E eu! – concordou – “Nunca conheci mulher igual a vida inteira!” – pensou
***
--CAMILLA, ABRA ESSA PORTA!!! – Sibele esmurrava a porta da morena – Corre, mulher, que a coisa é tinhosa!
--Mas que inferno! – a professora resmungou de cara feia – Em pleno domingo, uma hora dessas e dona Sibele vindo infernizar aqui? – ajudava a mãe a sair do banheiro
--E o que será que essa bicha quer? – a mulher mais velha perguntou intrigada
--CAMILLA, MULHER, ABRE A PORTA!! – meteu o dedo na campainha
--Já vou! – respondeu em voz mais alta – Mas que praga! – ajeitou a mãe sentada no sofá
--Não atrase o nosso café da manhã por causa dessa uma! – ordenou
--Jamais faria isso! – garantiu antes de abrir a porta – Bom dia pra senhora também, dona Sibele! – cumprimentou irônica – Posso saber o porquê desse fuzuê na minha porta e a essa hora? – cruzou os braços
--Os enfeites de natal do condomínio! – entrou na casa da outra como um foguete – Arrombou-se a porta do almoxarifado do prédio e tudo foi roubado! – gesticulava como doida
--Como é que é?? – a professora perguntou sem entender
Suhaila tinha pontos de interrogação na cabeça.
--Roubaram tudo, mulher, tudo! – aproximou-se de Camilla e segurou-a pelos ombros – Não bastasse o papagaio, roubaram a rena, os quatro papai Noel, a árvore de natal, todos os enfeites e a guirlanda! – falava com os olhos arregalados – E ainda me desenharam um bigode no calendário que tem meu rosto!
--Ah! – a professora estava pasma
--E eu sei quem foi: Pombinha! – acusou de pronto – Não à toa a desgraçada se mudou hoje na calada da madrugada!
--Pombinha se mudou hoje de madrugada? – Suhaila perguntou em choque – Como pode??
A morena continuava sem entender. – E como a senhora soube de tudo isso? Não dá tempo de ter recebido as imagens das câmeras, então como foi? – desvencilhou-se da síndica – Mas responda sem ficar agarrada em mim, por gentileza! – pediu
--Acordei cedo e fui na padaria comprar pão, quando seu Antônio me abordou no meio do caminho pra perguntar porque eu tinha dado tanto papai Noel de presente pra Pombinha. – contava – Claro que eu neguei e ele disse que então não tava entendendo, porque na hora em que ele saiu pra passear com o cachorro deu de cara com um tremendo caminhão de mudança aqui na porta do prédio e viu quando Pombinha vinha trazendo um papai Noel na cabeça. Os outros três vieram com os cabra da mudança dela! – andava de um lado a outro na casa da morena – Daí corri pro almoxarifado, vi a porta arrombada e o resto você já sabe!
--Misericórdia! – Suhaila exclamou surpreendida – E Pombinha se mudou sorrateira que ninguém nem ouviu! – exclamou – Olha que eu tenho dormido mal e meu sono é leve!
“Então ontem foi mesmo uma despedida...” – Camilla concluiu – “Ai, ai... voa, Pombinha louca, voa!” – pensou com vontade de rir – Tá, entendi o que aconteceu, mas a senhora espera que eu faça o que? – queria saber – Eu não tenho tempo de mover um dedo pra ir atrás dela por causa de roubo de enfeite de natal! – afirmou de pronto – Não concordo com o que ela fez, mas pra mim é como dizem os traficantes: perdeu!
--Perdeu coisa nenhuma! – protestou – Ela era sua amiga, você há de saber pra onde foi! Pense aí e trate de descobrir!
--Ora, dona Sibele, francamente, viu? – respondeu contrariada – Lembre-se que foi a senhora que veio aqui em casa trazê-la pra nos apresentar! – argumentou – Maama e eu sequer sabíamos que ela ia se mudar, faz ideia que fosse hoje de madrugada!
--E não sabia mesmo! – Suhaila concordou
--Agora por favor, nos dê licença que maama e eu temos que tomar café da manhã e ainda tem muito serviço pra eu fazer hoje! – ficou segurando a porta esperando a outra passar
--Mas você não liga pra nada mesmo, Ave Maria! – retrucou revoltada – Que tipo de subsíndica! – criticou – Mas deixe estar que eu vou atrás do proprietário do imóvel e ele vai pagar o prejuízo que a inquilina ladra dele deu ao condomínio! – decidiu – E de hoje em diante, só vem morar aqui quem passar na entrevista que a gente vai fazer! Você e eu! – caminhou até a porta – Fui! – partiu
--É por essas e outras que eu não canso de dizer: -- fechou a porta – odeio condomínio!!!!!
Fim do capítulo
Comentar este capítulo:
Zaha
Em: 25/01/2025
Olá, Sadikii, tudo bem?
Pôxa, sinto muito por Dona Suhaila, tá pesado demais...qndo temos um alívio pela dor, swja física ou emocional, parece que quando volta é pior. Nós acostumamos rápido ao alívio e acabamos ficando mais sensíveis. Veremos se encontram alguém mais interessado....um centro espírita, fazer uns tratamentos n rola? Bem, já vamos ver o que passa...
Pombinha tem umas atitudes peculiares....o que tudo indica, roubou tudo...n sei onde vai vender tudo pra pagar o que deve... só pode ter sido por isso ou ela sempre faz isso por onde passa ...ela era doida, mas era atenciosa com Suhaila!!!!
Elsita se foi, mas que bom que apareceu essa senhora ou senhora Rute! Parece que agora a coisa vai rolar, se n tiver nenhuma confusão com Bianca
Sinceramente não entendo pq tanto ciúmes de todos que encostam em Camilla, é mais que ciúmes, possessão, pertenência e n sei qual o fator da vida dela que causou esse comportamento. Amigos da internet, fala sério, isso realmente ela necessita de ajuda, ela precisa de tratamento com um especialista....os medos podem nos levar aos mais loucos comportamentos.... Pessoas q Camilla nunca viu e certamente nunca verá , ainda mais com Bianca...melhor evitar mesmo ....na vida há sacrifícios, é triste, mas é assim,talvez seja melhor assim, uma vez que conhece pessoalmente, o laço fica mais forte e é mais sofrido , sempre quando na realidade às pessoas se gostem e a amizade continua...
Melhor conhecer só quem ela gosta, né?!
Quero muito que Rute fique, n importa o que passe....até agora foi bem, mas é o primeiro dia, temos que ver se vai continuar tão paciente e atenciosa.
Bem, até o próximo capítulo,
Cariños para vc e sua mãe.
[Faça o login para poder comentar]
Minh@linda!
Em: 13/12/2024
Pombinha larapia kkkkkkk
Vou sentir falta dela!
Solitudine
Em: 20/12/2024
Autora da história
Um dia, toda pomba voa! ;P
Beijos,
Sol
Minh@linda!
Em: 21/12/2024
...e sem penas pelo caminho, para não ser localizada.
Solitudine
Em: 21/12/2024
Autora da história
kkkkk
[Faça o login para poder comentar]
Sem cadastro
Em: 13/07/2024
Kkkkkk Pombinha é demais!
Solitudine
Em: 25/07/2024
Autora da história
Eu não disse que ela sempre surpreendia? rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Ontracksea
Em: 10/02/2024
Essa Pombinha é louca! Mas adorei a calça arriada que a síndica tomou! Jajaja
Como sofre a senhora sua mãe. A gente ri do que lê mas é paia!
Cismei: Elzira tem caso com teu irmão marrentinho
Solitudine
Em: 17/02/2024
Autora da história
Todo mundo gostou dessa tal "calça arriada"! rs
Sim, ela sofre demais. A maama real e a virtual de Camilla.
Elzira e Xarid têm um caso? Vamos descobrir se você está certa ou não! Continue aqui.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
jake
Em: 19/01/2024
Olá ???? Querida autora...Parabéns pelo primeiro lugar das Autoras mais lindas em 2023 você merece porque vc merece ? Você nos faz rir chorar nos faz reviver oque suas personagens vive.Sol vc é o sol na vida das suas leitoras (digo isso por mim que muitas vezes acho refúgio nas suas palavras)Obrigada por compartilhar sua escrita .Obrigada por nos fazer rir xom seus personagens...Felicidades, Feliz 2024 pra vc e toda sua família. Desculpe o textao. Bjs na maama.
Solitudine
Em: 20/01/2024
Autora da história
Olá querida!
Pensei que tivesse me largado no vento! Você sumiu, menina! rs
Obrigada pelo seu carinho. Realmente, fico muito lisonjeada com o que escreveu e sinto o peso da responsabilidade, pois é minha obrigação sempre tentar deixar ao de bom com vocês ao final. Que Deus me oriente!
Não se desculpe! Também desejo um excelente 2024 para você e seus amores!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Migas
Em: 14/01/2024
Adorei o capítulo porque ri muito e esse final inesperado foi tudo! Háhá Parabéns pelo primeiro lugar de 2023!! Achei bem feito que uma e outras metidas que tem por aí ficaram pra trás. Bem feito!!! E parabéns pra Cris pela humildade dela e competência dentro do que é o projeto Lettera!
Solitudine
Em: 14/01/2024
Autora da história
Olá querida!
Que bom que o capítulo te divertiu! Esse inesperado foi para dar um tchan no final! rs
Obrigada pelo carinho! E não sei quem são as metidas as quais você se refere mas concordo integralmente com o que falou da Cristiane.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Cristina
Em: 14/01/2024
Estou feliz em dobro!
Obrigada pela menção em sua história!
E muito feliz pelo prêmio!
Obrigada e Parabéns!
Solitudine
Em: 14/01/2024
Autora da história
Olá minha queridona!
Não me agradeça pela verdade! rs
Obrigada pelo seu carinho de sempre! Não suma!!! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Cristina
Em: 14/01/2024
Oi Sol!
Parabéns pelo merecido premio!!!
Fico muito feliz com este reconhecimento pelas leitoras!
Você émuito TOP!
Beijos!
Solitudine
Em: 14/01/2024
Autora da história
Olá querida!
Eu não ganhei prêmio, menina! rs Depois Samira me mostrou e o que aconteceu foi que a Cristiane gentilmente computou os contos mais lidos do ano e montou uma lista com os dez primeiros para postar no Facebook (ou LivrodasFuças) do Lettera.
Obrigada pelo carinho de sempre.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Sem cadastro
Em: 14/01/2024
Bom dia Sol!!!!
Ah eu amei que você me colocou na história!!!
Obrigada amiga! Adoro você e Samira! Dê um beijo nela por mim!
Espero que Maama esteja bem!
Um grande abraço!
Solitudine
Em: 14/01/2024
Autora da história
Olá querida!
Uai, esse conto tem umas sérias pinceladas de verdade, né? Ainda que seja uma obra de ficção (às vezes até de fricção! rs).
Também adoramos você e sentimos saudades!
Maama deu uma recaída neste final de ano, ao contrário do que foi na virada 2022/2023. Continuamos na luta!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Pitching
Em: 14/01/2024
Sol parabéns pelo troféu de ouro!!!
Solitudine
Em: 14/01/2024
Autora da história
kkkkkkkkkk Eu não ganhei troféu, menina! Depois Samira me mostrou e o que aconteceu foi que a Cristiane gentilmente computou os contos mais lidos do ano e montou uma lista com os dez primeiros para postar no Facebook (ou LivrodasFuças) do Lettera.
Obrigada pelo carinho!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Joab
Em: 14/01/2024
My Lesbodiva! Good night!
Eu nunca mais ia acessar um perfil por aqui mas a sua crush (?) Samira me procurou intensamente. Ainda mais depois do seu top 2023 and so on.
By the way: congratulaions!
Criei uma nova conta e... lets sei! O.O
Hoje no restô brindei com espumante brut Casa Perrini. Bem tudo a ver com tudo. LOL
Quero vê lá hitando em 2024!
BBS
Jo Abreu
Solitudine
Em: 14/01/2024
Autora da história
Oba!!!!!!! Que bom que você voltou! Deve ter havido algum problema com a sua conta anterior. Porém eu nem vou comentar essa parte do "Samira me procurou imensamente" porque isso é motivo de um certo distúrbio do lado de cá! rs
Obrigada por voltar, pela paciência, pelo carinho e pelo apoio!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Samirao
Em: 13/01/2024
HABIBEM ACORDA VC FOI A 01 DE 2023!!!!! DOIS CONTOS NO TOP 20 AMORE!!!!!!
PUTA QUE PARIU FINALMENTE SE FEZ JUSTIÇA!!!
Pena que Laila Dourado sumiu justo agora! Cristina aparece amiga!!!
Solitudine
Em: 14/01/2024
Autora da história
Calma, mulher!!!!!! kkkkkkkkk
Eu não imaginava e também fiquei feliz em saber. Contei até para maama! rs
Fico também feliz em ver essa sua empolgação, mas não exagere! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
mtereza
Em: 13/01/2024
Pelo menos a pombinha indicou uma cuidadora para Camila tomara que ela não seja outra louca para Camila dar conta e que maluca essa Pombinha roubar os enfeites de natal meu Deus kkkkk amei o detalhe do bigode no calendário com a foto da síndica kkk
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
Olá querida!
Pombinha fez muito bem para a família da Camilla e pensou até numa cuidadora para quebrar o galho das pobres e sofridas mulheres Isfahan.
Rute está deixando todo mundo intrigada. Vamos ver o que vai ser com ela! Aguarde!
Pombinha rouba uns trem meio sem base, não? O detalhe do bigode conquistou algumas pessoas aqui, percebi! kkkk
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
HelOliveira
Em: 13/01/2024
Pombinha se foi, e agora Bianca?.....
Gostei do bigode....
Te abandonar bem pensar autora, as vezes leio na correria e não comento....mas tô sempre aqui....
Ah e parabéns pelo top 2023
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
Olá querida!
Essa é a grande pergunta: e agora Bianca? Mas vamos ver o que vai ser. Ainda temos água correndo por baixo dessa ponte...
Gostou do bigode na síndica? Ai, ai, ai, que menina má! rs
Some não! Venha sempre comentar e faça uma Caipira feliz! Fique sabendo que caipiras são espécies em extinção, viu? rs
Que top 2023 é esse que você está falando? Nem eu sei! Você viu isso trem onde? Depois me explica, por favor. Seja como for, obrigada. rs
Beijos,
Sol
HelOliveira
Em: 13/01/2024
No face do lettera, Tempus foi a mais lida em 2023
Samirao
Em: 13/01/2024
Gentem!!!!!! HABIBEM!!! QUE NOTÍCIA FODASTICAAAA!
TEMPUS AGENDI FOI A 01 E A AUTORA FICOU EM 18°!!!!!
Eu sabia que um dia isso ia acontecer!!!! Fico imensamente feliz!!!!
Cada coisa numa hora certa como vc sempre diz. Posso me despedir com a alma LAVADA!!! huahuahua
HelOliveira favorita habibem e os contos honey!! Quero ver chegar a autora favoritada por 100 vezes!!! Bjusss
Solitudine
Em: 14/01/2024
Autora da história
Eita! Samira, calma, mulher! rs
HelOliveira, obrigada por avisar pois de outra forma eu nem saberia ou imaginaria. E obrigada também pelo seu carinho!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Samirao
Em: 13/01/2024
Amore cadê vc hein???? Resolve essas peiticas habibem!
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
Meu amor, você me chamou, mandou zap, reclamou, brigou e eu vim! kkkk
Não sei o que resolver. Comigo tem zero peitica! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Diderot Dalambert
Em: 13/01/2024
Sol, que ruim foi esse que deu com a sua comentadora gourmet? Lettera cheio dos mistérios que nem Pombinha e Elzira. .
Tô super curiosa e conhecer o íntimo da Camilla tem sido uma delícia! Não demora!
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
Olá querida!
São bugs do site. Não sei objetivamente qual o problema porém acho importante relatar para Cristiane. O Lettera é um canal muito importante. Devemos sempre saudá-lo e ser gratas por ele existir de forma democrática e gratuita!
Fico feliz que você esteja curiosa e interessada, como Diderot e Dalambert eram igualmente muito curiosos! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Joabreu
Em: 12/01/2024
Estou sendo perseguida por essa MERDA
Joabreu
Em: 12/01/2024
Eu me estressei com essa merda de site
Joabreu
Em: 12/01/2024
Vou continuar lendo mas não comento mais nessa MERDA QUE É O LETTERA!!
Diderot Dalambert
Em: 13/01/2024
Desestressa. Esse site é ruim mas é 0800! ;P
Samirao
Em: 13/01/2024
Também já tive meu momento de me emputecer mas fiquei. Por favor honey fica Tb? Bjusss
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
Calma, menina!
Eu não entendo o que acontece na hora de você comentar, mas não perca a esportiva. E nem suma, por favor! Sentirei falta do seu estilo ímpar de comentar, além de sempre associar as emoções com drinques, os quais via de regra eu não conheço, mas me deixam encantada pelo vínculo que só você observa. Faz lembrar algo de neurociência e isso me encanta!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Joabreu
Em: 12/01/2024
Joabreu
Em: 12/01/2024
My dear Lesbodiva eu peguei NOJO DESSE SITE
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
Menina, mas por que?
Diz isso não! O Lettera pode ter seus bugs mas é um canal extremamente bem vindo (e gratuito)! Muito necessário nesses tempos de bolsonarismos de norte a sul!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
EsqueletoGato&Guerreiro
Em: 12/01/2024
De todas as merdas a Pombinha fez o que eu mais gostei foi do bigode na foto da véia kkkkk
Quero ver Bianca a partir de agora!
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ai, ai, vocês me divertem!
Vamos ver como vai ser com Bianca e toda esta turminha da Camilla.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Yoko tsuko
Em: 12/01/2024
Bom dia sensei!
Esse capítulo foi divertido apesar do sofrimento da maama e das despedidas. Eu gosto que você mostra sempre o lado bom das pessoas mesmo quando elas são ruins ou quando são safadinhas que nem Pombinha!
Fiquei curiosa com a Rute. Quero ver mais capítulos!!!
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
Olá querida!
Sim, eu busco mostrar que todos têm um lado bom. É a chama Divina que arde no peito de cada um, não importa o que.
Calma que ainda vem mais por aí. rs
Obrigada por estar vindo sempre.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Gold
Em: 11/01/2024
Eu não esperava por essa mas ri muito! Pelo menos Pombinha deixou a Rute na vida da Cami. Será que é outra louca?
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
Olá querida!
Que bom que você se divertiu!
Vamos ver o que essa Rute vai aprontar! Aguarde!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Samirao
Em: 11/01/2024
Amore morri com esse CAPS! huahuahua Se pega com a Bianca que é disparada A MULHER pra Camillinha huahuahua
Até a sogra tá mudando o voto!
Samirao
Em: 11/01/2024
PS: eu lembro dos enfeites de Natal huahuahua
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkk Claro que você diria isso, cadê a surpresa? rs
E quem não lembra? Todos devidamente "afanados".
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Lando
Em: 11/01/2024
Menos uma louca pra Camilla administrar. Agora é levar Bianca na rédeas curta e continuar na luta pela saúde da mãe. TMJ
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
kkkkkkkk E vamos ver os novos rumos dessa luta!
Obrigado por sempre comentar!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Sey Ed
Em: 11/01/2024
Porra Caipi essa Pombinha tá pior que o Teodora Teodásila só faltou roubar um boi hehe Camilla se livrou de boa. A guria é fogueteira mas dá muito prejuízo é mentirosa e mão leve que só rouba merda. Parangolé de igreja e enfeite de natal da síndica doida? Hahaha
Elzira partiu chegou Rute e qual é a dessa franga? Olha lá hein Caipi! Cuidado com a minha dona mãe!
Ri muito! Quero mais!
E o comentário 200 é MEU!!!! hahaha
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Olha que leitora aplicada, lembrou até da Teodásila de A Autora! rs
Pombinha era complicada mas não se pode negar que ajudou muito a família Isfahan, além de ter provocado na Bianca um sentimento mais companheiro com medo de perder terreno! rs
Qual é a da Rute? Veremos.
Calma que vem mais.
E o 100º também foi seu. Obrigada!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Pitching
Em: 11/01/2024
ADOROOO!! kkkkk
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
Que bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Dandara091
Em: 11/01/2024
Alô Autora!
Pombinha voou e meteu um monte de parada sinistra no bonde das ladrona. Não conseguiu chupar Camilla direito e chupou o condomínio pra se vingar da coroa vacilona tá ligada?
Alô Bianca quero ver tu agora! Não baba no torresmo pra não dar ruim e não chapar na vala!
#pombinhavoanobondedasladrona
#chupasibele
#ficaespertabianca
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ai, ai, não conta desses trem que você escreve, sua maluquinha! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Alexape
Em: 11/01/2024
Pombinha maluquinha voou voou não ganhou a Camillinha mas roubou roubou! Bianca se Rute não chupar eu chupo!
Adorando o conto!!!
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Adorando os seus comentários!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Young
Em: 11/01/2024
Oi Solzinha!
Reconheço que Pombinha foi importante pra Cami e dona Suhaila porque foi companheira e arrumou até uma cuidadora (que tomara que não chupe ninguém) mas que a mulher é louca não se pode negar. Torcedora fanática, devedora e beata ladrona! Tem que rir!
Entendi que sem Pombinha e Elzira partimos pruma nova fase. Como vai ser? Solzinha vai nos mostrar.
O nome da cuidadora Rute foi intencional? Nada com você é aleatório, já percebi.
Quero mais capítulos!!!
Young Cy
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
Olá querida!
Sim, Pombinha foi muito importante e teve seu valor. Ela partiu roubando os trem do condomínio mas recomendou uma cuidadora para não deixar Camilla e Suhaila na mão, após a partida de Elzira. Vamos ver se Rute vai querer chupar alguém! rs
Como vai ser? Vamos ver, tenha fé nesta Caipi! rs
O nome de Rute foi intencional? Creio que você já respondeu com uma grande conclusão: nada aqui é aleatório!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Irina
Em: 11/01/2024
Kotinha!
Estive a rir do começo ao fim do capítulo, exceto na partida da Elzira e na despedida da Pombinha. O desfecho foi a grande surpresa! risos
Cruzo os dedos para que dona Rute seja uma boa cuidadora!
Bianca finalmente estará ao lado da Camilla como companheira amadurecida?
Estive a pensar: o que Pombinha fará com um turibulo e uma caixa de hóstias? Risos
Com estima,
Irina
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
Olá querida!
Que bom que o capítulo te divertiu!
Como será essa dona Rute? Veremos!
E Bianca, o que vai aprontar daqui por diante? Calma, menina, veremos também!
O que Pombinha fará com estes artigos religiosos? Também não sei. Ou ela vai vender ou vai acabar montando um sistema de missa no lar. rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
NovaAqui
Em: 11/01/2024
Pombinha foi-se e deixou um prejuízo para o condomínio! Doidinha a bicha kkkkk
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
kkkkkkkkk Dona Sibele ficou mais doidinha ainda!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Marta Andrade dos Santos
Em: 11/01/2024
Misericórdia senhor Pombinha é pomba suja kkkkkk.
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
kkkkkkkkkkkkkkk Olá querida Marta. Vai sentir saudades desta Pombinha cheia de surpresas? rs
[Faça o login para poder comentar]
Mille
Em: 10/01/2024
Oi Sol
Essa pombinha é hilaria kkk
Já ia desligar a net e dormir, dei uma última espiada no email.
Bianca ganhou no duelo com a Pombinha e ainda fez a doidinha sair de cena. Será que agora ela caminha junto com a Camila ou agora será Rute que vai encrencar??
Bjus e até o próximo capítulo
Solitudine
Em: 13/01/2024
Autora da história
Olá querida Mille!
Vai sentir saudades desta Pombinha que voou? rs
Que bom que o capítulo te surpreendeu na calada da noite! E melhor ainda que você anda sempre atenta!
Vamos ver o que vai ser desta mulherada agora com mais uma "mudança de cenários".
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
Sem cadastro Em: 25/01/2025
Olá querida Lailikii Atletovisky!
Creia que o sofrimento da maama da vida real faz o de ya Suhaila parecer brincadeira. Mas, em relação à personagem, Pombinha gostava dela de verdade. E sim, na vida real existem Pombinhas mesmo! rs
E Pombinha recomendou dona Rute. Vamos ver como essa cuidadora se sairá.
Os ciúmes de Bianca chegam a ser patológicos. Vamos ver também até onde ela vai com esse comportamento.
Beijos caipirescos,
Sol