Se essa vida é apenas uma passagem, aproveite o trem enquanto segue a viagem...
Capitulo 16 - Memento Mori
Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte - Sigmund Freud
.
O dia estava iluminado, os raios de sol lambiam delicadamente a pele de Maria Rosa e Isabella que seguiam de mãos dadas observando as flores, as árvores, os barulhos dos pássaros, as pessoas que caminhavam animadas pelas ruas do bairro em direção a Feira das Orquídeas.
Em algum momento Isa parou em frente a um sobrado rosa bem clarinho, olhou as pessoas que transitavam, umas vestidas de preto, outras de uniforme, não dava para entender o que estava acontecendo, encostou a cabeça, analisando entre as cercas vivas que rodeavam o lugar encoberto, olhava por brechas, além das árvores que lhes impedia a visão por completo. Afastou um pouco, colocando as mãozinhas em frente aos olhos, lendo com certa dificuldade “Funerária Ternura”.
.
- Vó, o que é esse lugar? – Maria Rosa agachou, ficando na altura da criança.
- Sabe meu bem, quando as pessoas morrem e partem desse mundo, antes delas irem de vez, tem uma cerimônia de despedida, nós chamamos de velório.
- E a pessoa pode se despedir de todo mundo que gosta?
- Não meu bem, sua alma já não está, ali é só o seu corpo, entende?
- Quer dizer que ela não vê sua família e seus amigos?
- Algumas pessoas acreditam que sim, que a alma antes de ir embora consegue ver seus familiares, outras pessoas não acreditam nisso, acham que a alma fica dormindo lá no céu.
- E você vó, acredita em que?
- Bem, eu acredito que as almas vão para um lugar muito bonito, as vezes podem vir nos visitar.
- Então, não tem nada nesse corpo que fica?
- Não meu bem, é como uma casca que deixamos para trás e que nos serviu durante a vida.
- Se a pessoa não vê, pra que tem esse velório então? – Maria Rosa pensou um pouco em como daria uma resposta sincera e de acordo com a idade da neta.
- Isa, acho que é mais para quem fica, talvez seja apenas uma maneira da gente poder se despedir das pessoas que amamos e que foram para um lugar melhor.
- Se eles vão para um lugar melhor, não é pra chorar, é só a casca, não é?
- E quando a Vó Maria Rosa for embora um dia e não puder mais me ver, você vai pensar assim?
- Não, eu vou chorar, porque vou querer que fique, isso que é saudade.
- Então, essa ideia vale para todos.
- Entendi, podemos ir Vó.
.
Seguiram o resto do percurso caladas, até chegar na Feira das Flores.
- Chegamos Vó, olha quantas orquídeas lindas, eu posso escolher uma?
- Claro Isa – Isabella correu, dançando entre as flores, os bracinhos pra cima como se quisesse alcançar o céu. E Maria Rosa sorriu feliz, sentindo que a sua continuidade sempre seria um ponto de luz na Terra.
.
♫
Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome. – Sou, pois, um brinquedo a quem dão corda e que terminada esta não encontrará vida própria, mais profunda. Procurar tranquilamente admitir que talvez só a encontre se for buscá-la nas fontes pequenas. Ou senão morrerei de sede. Talvez não tenha sido feita para as águas puras e largas, mas para as pequenas e de fácil acesso. E talvez meu desejo de outra fonte, essa ânsia que me dá ao rosto um ar de quem caça para se alimentar, talvez essa ânsia seja uma ideia – e nada mais.
Clarice Lispector
.
Já na pousada, Marília organizou em cima da cama, tudo o que havia trazido da casa de Daniella. Separou em blocos os livros, as anotações, em seguida acomodou os travesseiros nas costas, pegando o diário de Dany para ler, primeiro folheou rapidamente antes de analisar de forma minuciosa, percebendo que algumas folhas estavam arrancadas, provavelmente pelo assassino, o que já era esperado.
Olhou a capa lilás de couro com o apelido em madeira pintado de branco com letras desenhadas: Dany. Ao abrir veio um cheiro adocicado, era um guardanapo embebido com um perfume doce, mas, ao mesmo tempo elegante, não soube reconhecer de imediato qual seria, mas, de certo era um perfume importado. Apurou seu nariz, assim pode reconhecer os cheiros misturados que formavam o perfume, sentiu que as notas de topo eram formadas por Laranja, Mandarina, Bergamota e Flor de Laranjeira, sendo as notas de coração a Rosa Turca, que se misturava com Jasmim, Mimosa e Ylang Ylang, por fim, as notas de fundo eram de Patchouli ou Oriza, com Almíscar Branco, Baunilha, Vetiver, além de Fava Tonka e Opoponax.
Mandou uma mensagem a perfumista que havia estudado há muitos anos atrás, descrevendo as especificações que havia sentido, e por fim perguntou qual perfume teria essas características indicadas em seu resumo. Depois guardou o celular se concentrando no diário’.
.
Na primeira página havia uma descrição astrológica da vítima a partir do seu nome e data de nascimento:
Daniella Fernandes Viana, nascida em Curitiba no dia 12 de abril de 1995.
.
Marília sorriu para dizer “então, quer dizer que estamos investigando a história de uma ariana”. Depois dessa anotação seguia uma descrição detalhada em duas folhas sobre o seu signo solar em Áries, sua letra era forte marcando as páginas como se tivesse em alto relevo, mas, apesar disso, era bem desenhada, com voltinhas e inclinações, o que segundo a Grafologia era um sinal de energia, autenticidade e segurança em si mesmo.
Também haviam adesivos de carneiros nas folhas, símbolo do signo, e ao lado a palavra grifada Kawaii, pesquisou no Google para entender, descobrindo que se referia aos fãs da cultura pop japonesa, que utilizavam o termo para definir tudo que é bonitinho, colorido e com ares infantil. Olhou os adesivos de Dany, constatando que era Kawaii, gostou da delicadeza, sorrindo novamente, para voltar a ler.
Áries: signo positivo, masculino, violento, diurno e animal. Simboliza a exteriorização, a energia, a ação. É este impulso vital que leva o bebê ao nascimento, é o primeiro movimento e o primeiro alento de tudo o que vive.
Governado por Marte, Deus da Guerra da Mitologia Grega, Áries representa tudo o que este Deus do Olimpo simbolizava: a guerra, as armas de fogo ou brancas, a velocidade, o fogo, a virilidade, o impulso animal.
Marília balançou a cabeça lembrando do caos vivido em um relacionamento devastador com uma ariana, voltando a ler para não pensar no passado.
Dificilmente os Arianos escapam de ferimentos na testa, no rosto, que sempre deixam uma cicatriz, uma marca desta energia destrutiva e violenta. Mas o que seria o mundo se não existisse esse impulso vital? As iniciativas, a coragem, o comando, a ambição, o desejo de autoridade e de execução, a realização dos projetos são governados por este planeta e sem eles nada se realizaria... Não é à toa que é a primeira casa do Zodíaco, casa do elemento fogo, sem o qual nada se cria.
.
- A menina Dany não devia ser nada fácil, era uma garota de personalidade forte, mas, pelas fotos, e pelo que estou lendo, era feliz. Jamais merecia uma morte tão violenta.
.
Na página seguinte veio a análise do signo ascendente, esperava encontrar algo mais suave, riu alto ao ler: Escorpião – Nossa Dany, personalidade não te faltava. Hahahahah – Levantou, pegando uma garrafinha de água com gás dentro do mini frigobar vermelho, dando sequência a leitura.
O Ascendente tem relação com a aparência física e com o jeito que se apresenta aos outros. Quem tem o Ascendente em Escorpião não passa despercebido – Marília riu de uma anotação jocosa, era um “é nós, seguido de heheheh”. Balançou a cabeça continuando a leitura.
O olhar penetrante e sua expressão determinada demonstram uma força interior imensa. A sua natureza firme e magnética pode provocar mal-estar em pessoas mais frágeis, você parece estar sempre perscrutando o interior para enxergar através e analisar o conteúdo do outro.
A natureza do signo transparece em suas ações que podem parecer arrogantes e demasiadamente exigentes. A passionalidade inerente ao signo também pode ser muito evidente em sua maneira de agir, levando você a procurar satisfazer seus prazeres de forma intensa e profunda. A concretização de seus objetivos é conseguida com determinação e garra insuperáveis.
Existe uma tendência a se envolver de forma exagerada nos relacionamentos amorosos, o que pode se tornar perigoso se mal canalizado, as explosões de ciúme são comuns a quem tem este signo no ascendente. Você dá muita importância ao relacionamento afetivo, é exigente e quer exclusividade.
As qualidades energéticas incontestáveis e excitantes do seu signo ascendente em Escorpião aparecem muito em você, que se esforça em mantê-las secretas, como é característica do signo. Pouco falante e muito observadora, você analisa muito, mas não gosta de ser analisada. Você possui grande aptidão para estudos profundos e pesquisas secretas. O temperamento lhe confere características emotivas e sentimentais.
A análise terminava falando da sua Lua em Leão, que rege seu comportamento emocional, as anotações ocupavam mais três páginas:
Você tem a necessidade de se comportar como uma líder, especialmente para receber os elogios e a aprovação daqueles que o rodeiam. Você possui muita confiança em si própria, tem honradez, senso de justiça e magnanimidade. Sua vaidade e seu temperamento artístico e dramático podem levá-lo a escolher carreiras onde estará em destaque, exposto ao aplauso do público.
A beleza e a vaidade podem ser fatores predominantes em você, já que precisará estar sempre no centro das atenções para apaziguar seu ego. Esta Lua mostra fragilidade na sua autoimagem, e indica que na infância você pode ter sido excessivamente mimada, sendo o centro das atenções de seus pais. Assim, na fase adulta, você chama atenção sobre si mesmo de qualquer maneira. Se sua Lua estiver ‘aflita’, você se torna dramática e instável sentimentalmente.
No final havia um adesivo escrito “fim”, a assinatura de Daniella e o nome da astróloga: Yáskara Teles. Voltou ao Google novamente colocando o nome recém descoberto para pesquisar, descobriu que Yáskara era uma gaúcha de 40 anos, morava na cidade há doze e trabalhava com Terapias Alternativas, agendou um horário para terça, com o marido e sócio, assim, além de descobrir mais sobre Dany, com certeza entenderia seu mapa astral. Marília abriu a boca com sono, e antes de desligar o celular viu a mensagem da amiga perfumista.
“Oi linda, pela descrição o perfume não pode ser outro além de Chanel, é o COCO MADEMOISELLE Eau De Parfum. E seu nariz continua perfeito, mesmo passado anos. Parabéns, beijos e saudades”. Agradeceu, virando o corpo para dormir.
Adormeceu para sonhar com Daniella entrando em um trem, onde cada estação lhe remetia a um período de sua vida. Observaram juntas o nascimento, os primeiros passos, os cuidados da família com o menino, filho único. A estranheza logo cedo em relação ao seu sex*, um pouco mais tarde chorava pedindo para acordar menina, e a decepção ao acordar todos os dias com o p*nis que trazia desde o nascimento.
Depois vimos o processo de aceitação do seu corpo, o encanto pela possibilidade de transitar entre os dois sex*s, um dia estava de vestido, seios postiços, no outro chegava apenas com uma bermuda floral de surfista.
Segundo Dany, toda suas dúvidas terminaram ao conhecer Ernesto Duvivier, mais conhecido como Vivi, foi Ernesto quem lhe disse que a natureza de ambas eram idênticas, “o que somos ainda não tem nome”, por isso o choque da sociedade, os de fora geralmente não entendiam que simplesmente eram o que desejavam ser, por fim Dany mostrou a Marília seus romances, eram homens, mulheres, trans, de várias idades e pensamentos, o importante era o sentir. Foram meses de relacionamentos furtivos, até encontrar o amor, infelizmente a mão que lhe acariciava o corpo, foi a mesma que com uma pedra lhe afundou a cabeça, enfiando uma foto do famoso ator em seu ânus.
Marília acordou assustada com a revelação do sonho, bebeu o resto da garrafinha voltando a leitura. Achou interessante que Dany havia feito uma espécie de análise das várias pessoas que havia ficado, eram homens, mulheres e transexuais, alguns não havia passado de beijos, em outros casos haviam consumado o ato sexual, e ao fim, dava uma nota específica, de zero a dez. Achou bizarro, parecia um catálogo, e eram folhas e mais folhas com suas anotações, e por fim havia lá embaixo o nome “Pierrô”, finalizando com “Até que enfim o amor me encontrou”.
Depois do tema, havia estudos sobre Filosofia e Física Quântica, anotações de algumas músicas, várias páginas arrancadas, e nas últimas falava com carinho dos amigos, uma parte era dedicada a Ayana com fotos, entrevistas, e em depoimento dizia o tanto que era fã da sua voz, do seu estilo “Se eu tivesse nascido racha, gostaria de ser igual minha musa”. Depois havia a marcação de aulas, falando da sua evolução e das músicas que cantaram juntas “A musa disse que estou melhorando, estou muito feliz, se ela fala, é porque estou”. Por fim, páginas e páginas arrancadas...
.
A única maneira de libertar-se de uma tentação é entregar-se a ela. Resista, e sua alma adoecerá de desejo das coisas que ela a si mesma se proibiu, com o desejo daquilo que suas leis monstruosas tornaram monstruoso e ilícito.
Oscar Wilde - (O Retrato de Dorian Gray)
Fim do capítulo
Comentar este capítulo:
kasvattaja Forty-Nine
Em: 22/07/2022
Olá! Tudo bem?
Boa noite, querida Autora... Sextou...
Então, as citações inseridas no capítulo são boas e nos fazem pensar, analisar, pensar, afastar, pensar, avançar... A de Clarice é maravilhosa — minha Autora de cabeceira — e certeira.
Porém, contudo, todavia — olha só, Kasvattaja dando ''pitaco'' onde não foi chamada —, eu, em minha leitura, estava ouvindo minha playlist do meu desktop — sim, Kasvattaja tem playlist para o desktop, para o notebook e para o carro também, todas com ritmos misturados, uma loucura... — e tocava ''Vento No Litoral'', assim, Kasvattaja acha que se fosse possível colocar uma canção neste capítulo, seria ela...
''Agora está tão longe
Ver a linha do horizonte me distrai
Dos nossos planos é que tenho mais saudade
Quando olhávamos juntos na mesma direção
Aonde está você agora além de aqui dentro de mim?'' *
É isso!
Post Scriptum:
''Ultrapassar a dor é a pior crueldade. E eu tenho medo disso, eu que sou extremamente moral. Mas agora sei que tenho de ter uma coragem muito maior: a de ter uma outra moral, tão isenta que eu mesma não a entenda e que me assuste. ''
Chaya Pinkhasivna 'Clarice' Lispector,
Escritora.
* Vento No Litoral – Legião Urbana. Compositores: Marcelo Augusto Bonfá/Renato 'Russo' Manfredini Junior/Eduardo Dutra 'Dado' Villa-Lobos. Letra De Vento No Litoral © Sony/ATV Music Publishing LLC.
Resposta do autor:
.
Bom diaaaaa...bem vinda de volta.
Eu também tenho as minhas playlists, quem vive sem música, não é mesmo?.
Ah, Vento no Litoral vai casar demais com o começo do capítulo, valeu por traze-la.
E Clarice é demais, também gosto muito.
Bom final de semana e até a volta.
florakferraro
Em: 22/07/2022
Sá,
uma dúvida, o que significa Memento Mori e Risibles amours?
beijos
Resposta do autor:
.
Bom dia Flora,
Então, Memento Mori, significa Lembre-se que vai morrer e Risíveis Amores é o título de um livro de Milan Kundera que gosto muito.
bjsss
[Faça o login para poder comentar]
florakferraro
Em: 22/07/2022
Bom dia Sá,
Estou com a Cacau isolada aqui em casa, está com Covid, mas, está bem, só tomar cuidado, e estamos fazendo tudo, é como se fosse uma gripe forte. Lemos o capítulo, e amamos, muito bom tudo,
abraços nossos
Resposta do autor:
.
Bom dia Flora, espero que a Cacau melhore logo, dê notícias,
beijos
[Faça o login para poder comentar]
StellaGB
Em: 22/07/2022
Sabrina,
Parabéns pelo capítulo, eu tenho a lua em Áries e sei que não é fácil kkk mas, entendemos a personalidade da Dany e vai ficar até melhor de visualizar e entender todo o contexto.
Você tem razão, não teria sentido por músicas.
beijos
Resposta do autor:
.
kkkkk SatanÁries nunca é fácil rsrsrs minha lua também é nesse signo.
E coloquei o mapa como forma de entender melhor a personalidade de Dany,
bjs
[Faça o login para poder comentar]
Rosa Maria
Em: 22/07/2022
Sabrina...
Que encanto de mulher você é, além de estremamente eclética musicalmente, com um gosto muito refinado, vem com esse "tratado de astrologia", desfilando todo seu conhecimentos para nós (no caso eu), que nada entendo desses assuntos, a conversa de Maria Rosa com a neta sobre a morte e as citações todas do capítulo de uma sensibilidade e inteligência incrivél, parabéns.
Beijos
Rosa Maria e para você não esquecer
A que não é Maria Rosa...kkk
Resposta do autor:
.
Bom dia Rosinha,
Obrigada por suas palavras. Eu cresci ouvindo músicas diferentes, meu pai tinha um som que ocupava uma parede da sala, entao, éramos movidos a música...francesa, fados, mpb, música internacional, clássico...por isso gosto um pouco de tudo, sem preconceitos.
O mapa astral foi o seguinte, eu escolhi o signo solar, inventei uma data e calculei, e saiu isso ai mesmo, de alguma forma casou direitinho com o que imaginava ser a Dany, não é muito louco?. Obrigada, e MR ou RM acaba por ser quase a mesma coisa rsrsrs beijos
[Faça o login para poder comentar]
Simone Bradley
Em: 21/07/2022
ah, uma dúvida, Vivi e Dany se correspondiam pela internet, mas, elas se conheceram pessoalmente?
abraços e até amanha.
Resposta do autor:
.
Sim, elas se conheceram em meio a uma pandemia, mas, acabaram se encontrando, uma hora eu coloco como foi,
beijos
[Faça o login para poder comentar]
Simone Bradley
Em: 21/07/2022
Olá Sabrina,
Como vai? Desculpe a demora, tive um dia corrido.
Olha, li a descrição da Daniella, a trans e achei interessante, foi uma maneira de nos falar dele de uma maneira diferente, gostei, acho que deve entender de signo, não é?.Também gostei bastante da cena da Maria Rosa com a netinha, que menininha precoce, fiquei encantada imaginando, é uma alma especial.
Agora, eu fui casada com uma ariana com ascendente em escorpião, não foi nada fácil, era uma pessoa intensa, mas, complicada, então acho que você descreveu muito bem.
Estou apostando que o Jr vai descobrir tudo.
abraços
Resposta do autor:
.
Bom dia Simone,
Não tem problemas, os comentários não são obrigatórios, embora adore, é uma forma da gente interagir e agradeço cada um.
Como falei para Rosa eu tive que fazer o mapa de Dany para a gente entender a personalidade dela, e foi por um acaso, eu inventei um horário aleatório.
Ah, a netinha da MR, a Isabella é demais mesmo.
E cara, casada com Áries com escorpião, não é fácil não.
beijos
[Faça o login para poder comentar]
Rachelle
Em: 21/07/2022
Sabrina,
Como uma ariana também me indetifiquei, e gostei, também concordando com muito dessa análise, com a maioria das coisas, ficou faltando so falar do gostar muito de sexo, isso é uma marca do ariano e a dificuldade em se deixar envolver, muito mais por medo do que outra coisa. E parece que vi a Dany, bem interessante conhecer a personalidade dela pelo signo.
Eu gostei da investigação, aposta na Marília, estou doida que se una a Jr.
bj
Resposta do autor:
.
Bom dia Rachelle, Eu também tenho a lua em Áries, isso me torna muito intensa, eu não optei por falar da questão sexual, mas, pelo números de pessoas que Dany teve dá para imaginar rsrsrs. beijos
[Faça o login para poder comentar]
Nirvana Aquino
Em: 21/07/2022
Oi Sá,
Eu também tenho a lua em leão, e é bem assim, parece que esse estudo que fez me fez pensar como a trans era, o que ela sonhava, e quem será esse Pierro, com certeza o amante, e ainda com a Marília sonhando, estou esperando que ela descubra logo.
Capítulo de pensar,
abraço
Resposta do autor:
.
Verdade a Lua de Dany é em Leão, Áries é o signo solar kkkk já estamos confundindo é tudo...rsrss
O Pierrô ainda é um mistério, um dos amantes.
beijos
[Faça o login para poder comentar]
Lea Castro
Em: 21/07/2022
Sabrina,
Boa noite linda, parabéns, sou ariana e me senti representada, foi excelente a sua descrição do meu signo, aliás, menina com sua descrição entendemos todo o comportamento da vítima, parece que deu vida a Dany, achei perfeição. E tão linda a Maria Rosa com a Isa, ela sabe que ajudou na construção de um serzinho do bem. E as frases combinaram com cada parte.
bjão
Resposta do autor:
.
kkkkkk que bom que você gostou da descrição, eu fiz o mapa astral da personagem, inventei uma data e uma hora de nascimento e deu isso ai rrsrsrs.
Maria Rosa é muito especial, né? gosto demais dela.
beijos
[Faça o login para poder comentar]
Lara Lefevre
Em: 21/07/2022
Boa noite Sabrininha,
Primeiro amei as frases do capítulo, todas forte e me fez repensar a minha vida, de alguma forma.
Amei a Marília investigando, na minha opinião, ela é quem vai desvendar o crime, e olha, não tenho nada de nenhum dos signos, mas, que descrição maravilhosa, viu?
Como você criou tudo isso menina? kkkkk
xêro
Resposta do autor:
.
Bom dia Lalinha
Que bom que o capítulo te fez repensar, acho que os livros tem também esse objetivo, além de fazer sonhar, chorar, rir...
Será que é a Marília quem vai descobrir? rsrsrs
Vamos ver beijos
[Faça o login para poder comentar]
Gabriella Herculano
Em: 21/07/2022
Boa noite amiga,
Pô, fez um tratado so signo de áries kkkkk pq a Dany não é leonina como eu?
Então, Lila segue especulando, pensando, acho que ela logo vai chegar a uma conclusão. Em relação a conversa da Maria Rosa com a netinha achei linda, você abordou o tema da morte de uma maneira suave.
Amiga, nunca mais volto naquele restaurante mineiro kkkkk
bjim
Resposta do autor:
.
kkkkkkk Oh mulher, Dany tinha que ser ariana.
Que bom que gostou do capítulo, e quem mandou você comer um pouco do que tinha no Trem Azul, era para ter escolhido um estilo e seguir com ele kkkk Zoiuda.
bjsss
[Faça o login para poder comentar]
brinamiranda Autora da história
Em: 21/07/2022
Boa noite meninas queridas,
Segue o capítulo de hoje, vou deixar um aviso porque esqueci de mencionar nas considerações finais, não tem música, acho que este capítulo não cabia.
Acho os pensamentos de deixei do Freud, da Clarice Lispector, do Oscar Wilde ótimos para pensar. Não deixe para amanhã a alegria que pode ter hoje.
beijos
[Faça o login para poder comentar]
Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
[Faça o login para poder comentar]