A AUTORA por Solitudine
Narrativas mescladas no tempo e no espaço partir de 2019, após o casamento de Patrícia e Abigail. Atenção, pois vários momentos se misturam de acordo com as personagens em destaque.
BREVES CENAS DO QUE VEIO DEPOIS
Narrativas mescladas no tempo e no espaço partir de 2019, após o casamento de Patrícia e Abigail. Atenção, pois vários momentos se misturam de acordo com as personagens em destaque.
Socorro e Paulinho venderam tudo que tinham em São Paulo e se mudaram de mala e cuia para Natal. Os dois trabalham tendo Vera como patroa.
--Paulinho, você vai levar Renato e Gleise pra fazer o trabalho que o pessoal de Mossoró tá querendo. Socorro vai comigo e João pra gente terminar a filmagem lá na via Costeira. – Vera orientou
--Ah, por que justo eu tenho que ir pra Mossoró? Lá é muito quente! – Paulinho reclamou
--Reclama não, sujeito! – Vera abriu a porta do carro e entrou – Tá na hora e daqui pra Mossoró é chão!
--Vai, amor! – Socorro orientou ao assumir o lugar da motorista – Toma teu rumo! – ligou o carro e partiram
Paulinho entrou no carro que deveria dirigir e partiu com os outros dois colegas de trabalho.
Érica continuou com seu escritório em São Paulo e vive muito bem, assim como sua família e funcionários. Mantém-se firme e forte cuidando dos interesses de sua melhor cliente.
--Oi, querida, tudo bem? – a advogada falava ao telefone – O senhor José Ramiro me procurou pra saber se você teria interesse em investir numa parceria com a empresa de turismo que ele montou em Santo André. – informava – O que ele espera no primeiro momento é contar com um hotel de qualidade pra receber três ônibus de turismo que seguem pra Natal agora em março. A preocupação é porque é o mês do carnaval e a procura é maior, embora vocês aí celebrem o carnaval fora de época. – explicava – Interessa? Quer o contato? – ofereceu – Eu já pesquisei e a empresa é séria. -- garantiu
--Oxe, mulher, e como quero! – Abigail exclamou de pronto – E vou te pagar uma comissão por ter me arrumado esse tanto de turista, não sabe?
Natasha e Veruska seguem firmes e fortes com seus trabalhos na ONG, contando com a ajuda de pessoas como Patrícia, Abigail, Sayruci, Vera, Latifah, Khadija, Diana, Bruna, Beatriz e algumas autoras da Academia Lésbica.
--Ai, nem acredito que a gente conseguiu emplacar esse festival sozinhas! – Veruska exclamou empolgada – O primeiro foi ideia da Say, mas agora que aprendi os caminhos, ninguém me segura! – riu divertida
--Mas uma mulher poderosa como você consegue tudo que quer! – Zu Clética respondeu cheia de charme – Sabia que já até escrevi um novo conto inspirado em... – deu uma olhada de cima a baixo – Tudo isso?
--Ui... – ficou toda arrepiada – E qual seria o nome desse conto, gentem? – perguntou espremendo os olhinhos
--A Pelve Que Habito! – respondeu de pronto – É a história de uma deusa que se faz mulher pra comandar uma ONG LGBT em São Paulo. – caprichava na sedução
--Aim... – mordeu o lábio inferior – “E ainda por cima autora, gentem? Me dei bem!” -- pensou
As socialites ex amigas de Abigail continuaram com sua vida de esbanjamento e luxo até que os efeitos da crise/pandemia de 2020 trouxeram grandes impactos aos seus negócios, fazendo com que mudassem de conduta. Apenas Quiqui Mendonça continuou por cima, lucrando bastante às custas de prostituição. No entanto, teve um AVC em 2024 e passou a necessitar de cuidados especiais.
Laura desistiu de buscar oportunidades através de mulheres ricas e passou a se dedicar à carreira de dermatologia estética. Moema Leão foi enganada por uma falsa socialite mas acabou se apaixonando por ela. As duas vivem juntas numa casa modesta e trabalham em uma loja de roupas.
Joelma se tornou avó com o filho ainda na faculdade. Em função do contato diário com a netinha, amoleceu o coração e passou a tratar os funcionários com educação e civilidade. Não grita mais.
Rita e o marido, após muita dificuldade, adotaram uma criança filha de uma ex prostituta que morreu no parto, escolhendo Jailson e Abigail como padrinhos da menina. Continuou como gerente do Hotel Dos Sonhos, mas fora promovida a um nível maior. Jailson assumiu o posto de gerente abaixo dela e segue bem com sua família.
--Rita, eu vou precisar ficar uns dia dedicada às menina da Casa, não sabe? – Abigail conversava com a amiga – A professora de Gilvane mandou me chamar porque parece que ela tá dando uns problema no colégio.
--Pode ver isso, mulher. Eu sei que embora Quézila teje mais em paz com a vida, a irmã ainda sofre com uns aperreio. – olhava para a outra – Deixe que Jailson mais eu damo conta junto com o pessoal! -- sorriu
--Eu confio! – sorriu também – Assim como confio que Gilvane vai superar os aperreio dela também, se Deus quiser! – afirmou com fé
--E com você do lado dela, com certeza vai! – sorriu para a amiga
Adriano e os demais funcionários seguem bem e orgulhosos por trabalhar onde trabalham. Abigail instituiu a participação nos lucros ao final do ano, deixando-os ainda mais satisfeitos e seguros. Todos receberam treinamento de primeiros socorros, combate à incêndio e fazem curso de inglês e espanhol, com ajuda de Sayruci e Patrícia. Algumas crises vieram depois, mas eles estavam preparados para enfrentar as adversidades.
--Quem veio pra cá dia desses foi aquele cabra, Ronald Rump! – Duarte empurrava o carrinho de bagagem de um hóspede – Veio cheio de ódio do presidente da Coréia do Norte, mas eu disse pra ele: homi, vá comer no restaurante do hotel, tome banho de piscina e faça um passeio de bugue que esses pensamento vão te sair da cabeça! Deixe de tanto aperreio! – mentia – Ele seguiu meus conselho e olha como que amansou!
--É mesmo? – o homem perguntava interessado – E o senhor além de tudo fala inglês?
--Of course I speako! E speako muito well! – respondeu se exibindo
Teodora está cumprindo liberdade condicional e trabalha auxiliando na limpeza da cidade de Maceió. Com a ajuda de Amaralina Luz, de quem se tornou amiga, está estudando para designer gráfica em um curso EAD (Ensino à Distância). Falando nesta autora, ela e sua amiga Crisálida Manhães têm seguido, sempre que possível, o ciclo de debates que Malu Capital e Camarada Sapa iniciaram pelo país afora após o triste resultado das eleições 2018. Graças a isso, as duas economistas continuam inteiras e vivas.
As demais autoras continuam ativas e produzindo seus textos. A dupla Soul Sapa&Tão reatou o namoro, enquanto Frog Krugger e Ales Bysex continuam juntas e apaixonadas.
--Essa sua gatinha persa é tão fofinha! – Letícia acariciava o animal – Coisa linda! – estava deitada no carpete da sala da outra
--Pois eu tenho duas gatas maravilhosas! – Carol se ajoelhou – A persa e a capixaba! – olhou insinuante para a mulher – Não sei qual das duas arranha mais gostoso!
--Não fala assim que eu fico louca! – sentou-se e rasgou a própria blusa – Vem aqui e me dá banho de língua! Me lambe toda!
--Ai, que pervertida! – Carol rasgou a própria roupa também
As duas se agarraram beijando-se com paixão e se jogaram no chão. A gata correu com medo.
Samir e Zorayde continuaram juntos, mas cada um morando em sua própria casa. Ele obedece fielmente a tudo que a mulher decide e passou a colaborar como voluntário em um grupo para recuperação de homens violentos. Continua muito atento a cada movimento da família Kahlain, tendo por isso mesmo ouvido os conselhos de Khadija e entrado em parceria com Abigail, Patrícia, Sayruci e Vera para montar um conglomerado de turismo, o qual inclui oportunidades de integração para ex prostitutas, mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas trans. Zorayde segue na militância esquerdista, pratica yoga e tai chi chuan, além de defender a descriminalização da maconha, especialmente para usos medicinais. Os negócios de ambos foram impactados com a crise/pandemia, mas eles souberam permanecer no mercado.
Latifah se formou em advogada em 2021 e como trabalho de monografia apresentou a conquista que obteve para sua esposa.
--Olhos fechados, habibem! Só abre quando eu falar! – Latifah pediu
--Ai, amore, você tá me deixando nervosa! – dava pulinhos
--Aqui, -- pegou a mão da outra e colocou um documento – quando eu disser o três, você abre os olhos! – começou a contar -- Un, deux et trois! – estranhou que a esposa não abriu os olhos – Honey? – cruzou os braços – Conecta, amor! – estalou os dedos
Abriu os olhos. -- Você falou em francês, eu tava esperando o três em portu... – olhou para o documento – AHAHAHAH!!!! – gritou de alegria – Meu nome social, meu nome social! – chorava de emoção
--Khadija Nahim! – Latifah pronunciou orgulhosa – Agora ninguém tem mais o que falar! Graças à Deus e à advogada fodástica que Ele colocou no teu caminho, ou seja, euzinha, -- jogou os cabelinhos – sacramentou Khadija Nahim! – sorria – Só falta sacramentar nos papéis do casamento!
--Ai, eu te amo, minha deusa! – puxou-a para um beijo apaixonado
No ano seguinte, Latifah deu a luz à filhinha do casal. A pequena Zayah nasceu em Foz do Iguaçu, no final do mês de março.
--Gentem, olha só, jura que tem que colocar essa toquinha cafonérrima na minha cabeça? – a jovem advogada perguntou contrariada – Fiz escova ontem, o cabelo tá o must!
--Faz parte do procedimento, senhora. – a enfermeira orientava
--Minha baby diva prestes a nascer e eu com essa cafonice na cabeça? – Latifah revirou os olhos – Ainda bem que vim maquiada e passei perfume! – gesticulou – Tem alguém filmando? Cadê meu celular? Tem que jogar no meu canal, gentem!
--Por favor, amore, eu tô tão nervosa! – Khadija chegava na maternidade – Eu preciso saber imediatamente onde se encontra a musa Latifah Ajami Hafeez Nahim! A mulher mais poderosa que já pisou nesse lugar! – debruçou-se no balcão -- Ela tá dando a luz a uma baby diva e eu quero, eu preciso, acompanhar tudo! – falava nervosamente – E filmar pra jogar no nosso canal, of course!
A atendente estranhou. – Calma, senhora. – conferiu os registros – A senhora Latifah está na sala 3. Chegou há 20 minutos.
--Onde é isso?? – quase deitou no balcão – Mona, você não brinca comigo que eu tô a ponto de surtar! – ameaçou – Tenha medo!
--Mas a senhora é o que da futura mamãe? – queria saber
--Esposa, meu bem! E mãe da baby diva que vem por aí! – gesticulou com raça
--Oi?? – não entendia
--Basta você saber que metade dos cromossomos fashion dessa criança vieram do meu corpitho! – respondeu convictamente – Agora fala onde é essa sala 3, senão eu faço um escândalo nessa clínica! – ameaçou
--Calma! – levantou-se da cadeira para indicar – Siga esse corredor e dobre a terceira direita. – orientou
--Thanks! – saiu correndo – Amore, guenta firme que eu tô chegando! – esperava que Latifah escutasse – Trouxe até o pau de selfie!
Sentou-se. -- O pai da criança é um travesti? – a atendente tentava entender
--Senhora, por favor! – Samir e Zorayde chegavam esbaforidos – Por favor, -- o homem pediu – onde se encontra Latifah Ajami Hafeez Nahim? – perguntou nervosamente
--O que os senhores são da gestante? – questionou desconfiada
--Por favor, minha filha, sem tantos salamaleques! – Zorayde pediu nervosa – Eu e meu marido com o coração na mão e a senhora querendo saber de parentesco?
--Mas é que... – a mulher tentava se explicar
--Eu sou o pai da Latifah e minha mulher é a avó dela. Será que podemos entrar? – Samir perguntou impaciente – Onde minha filha está? -- insistiu
--Ah! – não sabia o que dizer – Pode... – autorizou -- Sigam esse corredor e dobrem a terceira direita. Ela está na sala 3.
Samir e Zorayde correram para a sala.
--O pai da gestante é casado com a avó dela? – a atendente buscava compreender – Mas que...?
--Olá, boa tarde, tudo bem? – Sayruci cumprimentou nervosamente – Por favor, onde se encontra Latifah Ajami Hafeez Nahim? – olhava para a outra – Ela é minha filha e quero acompanhar esse parto com minha esposa!
--Que sou eu, uai! – Vera levantou a mão rapidamente – Pode me considerar madrasta da Latifah. – pausou brevemente – Ou padrasta, tanto faz. – fez um gesto despreocupado
--Ah... a senhora é a mãe da dona Latifah? – olhou desconfiada para o casal – E a senhora é a... – chacoalhou a cabeça para tentar entender mas desistiu – Sala 3, sigam esse corredor e dobrem a terceira direita. – orientou
--Então tá então! – segurou a mão da esposa – Vem, Sayzinha!
--Ai, amor, eu vou ser avó, que emoção! – saíram correndo
--Gente, mas que confusão... – a atendente falava consigo mesma
--Com licença, jovem! – Rachid cumprimentou ao entrar – Minha esposa e eu procuramos pela jovem Latifah Ajami Hafeez Nahim.
--Uma linda dos olhos verdes maravilhosos! – Salma complementou
--E os senhores seriam quem, perdão?
--Os avós paternos da bebezinha! – Rachid respondeu orgulhoso
--Quer dizer, ex paternos, agora maternos também! – Salma gesticulava – Somos os sogros da Latifah, pronto!
--Nossa filha já chegou? – Rachid perguntou – Khadija, uma morena linda dos cabelos negros pela cintura? – descrevia a jovem
A atendente não entendia mais nada. – Olha, senhor, eu acho que sim. – levantou-se e apontou o caminho – Latifah está na sala 3. Sigam por aqui e quando virem um bocado de gente, é lá!
--Ótimo! – Salma bateu palminhas – Vem amor! Quero ver minha neta! – saiu correndo
--Ai, minha primeira neta! – correu atrás da esposa
--Dona Solange, -- a atendente seguiu para a sala da chefia – acho que a clínica vai precisar revisar urgentemente o conceito de família! – aconselhou
No dia seguinte...
--Essa deve ser a bebezinha mais fotografada do mundo! – Vera comentou enquanto tirava mais uma foto do casal com seu bebê
--Mas é isso mesmo, honey, filha de divas, divinha é! – Khadija respondeu orgulhosa
--Agora eu quero outra foto, Caipi! – Latifah pediu – A dinastia de mulheres em quatro gerações! – sorriu
--Ai, habibem, que ideia poderosa! – Khadija concordou ao se levantar – Vem Zo, vem Say, -- chamou as outras duas – vai ficar o must!
--E como vai ser? – Zorayde perguntou empolgada
--A gente senta aí com você? – Sayruci também tinha dúvidas
--Ó, eu tenho uma sugestão! – Vera falou – Pegar as cadeira, colocar ali perto do piano e deixa o resto comigo!
--Depois eu também quero tirar foto com minha neta! – Samir pediu empolgado
--Ai, eu também! – Salma falou – E quero uma foto de dinastia feminina com Khadija, Zayah e eu!
--Amei, mamys! – Khadija abraçou a mãe
Vera preparou o ambiente com a ajuda dos demais e Zorayde, Sayruci e Latifah se sentaram nas cadeiras, uma ao lado da outra. A jovem mãe segurava sua bebê no colo.
--Vai ficar massa! – a caipira caprichava, tirando várias fotos
--E todo ano a gente vai tirar uma igual! – Latifah pediu olhando para as demais – Vai ser a nossa tradição daqui por diante! – sorriu – E vai tudo pro meu canal!
--Vai ser nossa nova tradição, filha! – Sayruci beijou a bochecha dela – Vai ser!
--Ai, eu tô adorando isso! – Zorayde exclamou feliz – Agora eu quero tirar uma com a minha bisnetinha no colo! - pediu
Latifah e Khadija mantiveram-se muito ativas em sua militância e cidadania. Defensoras da liberdade, estavam totalmente conscientes de que deveriam respeitar se Zayah não se identificasse com a possibilidade de ser uma diva. Khadija segue à frente dos negócios da família e, vez por outra, realiza palestras motivacionais em várias cidades do país.
--Bom dia, meus amores! – Khadija saudou o púlbico -- Hoje eu tô aqui palestrando com a minha baby diva no colo porque minha esposa poderosérrima vai passar o dia em audiências. – falava ao microfone – Não é linda, gentem? Olha esses olhinhos verdes! – exibia a filha cheia de orgulho – O nome dela é Zayah, porque esse é o nome de uma mulher livre! – explicava – E ela será tratada sempre com muito amor e carinho da nossa parte, sem deixar de ter limites e disciplina, mas terá total liberdade de ser quem ela quiser! – olhava para o público – Eu demorei muito a me aceitar, a me assumir e depois que fiz isso passei por momentos terríveis, pensando até em me matar! – lembrava do passado – O tratamento de transição de gênero também me exigiu muito, porque não são só as mudanças corporais, mas uma verdadeira montanha russa psicológica e eu faço terapia até hoje pra me ajudar a me equilibrar. – caminhava pelo palco com a filha no colo – Quando finalmente em maio de 2019 o Catálogo Internacional de Doenças removeu a transsexualidade da sua listinha, a decisão foi comemorada por especialistas da área de saúde e dos direitos humanos, com a esperança de que a luta contra as discriminações ganhasse mais força. De fato ganhou, mas do outro lado os reacionários também fortaleceram seu discurso às avessas. – pausou brevemente – Não foi fácil, não é fácil, mas estou exatamente onde desejei estar e fazendo tudo que sonhei fazer, graças a Deus, graças à mulher maravilhosa que eu tenho e graças àqueles que se juntaram na minha vida pra somar. – reconhecia -- Então eu quero iniciar essa palestra dizendo três coisinhas pra vocês: -- fez sinal para uma jovem que projetou uma imagem num telão – enquanto esse planeta for como é, sempre vai haver gente contrária ao que de bom vocês quiserem fazer, mesmo que sua ideia seja o must e que suas intenções sejam as melhores. – olhava para o público – E vocês vão desejar morrer em alguns momentos por causa disso! – pausou brevemente – Só que, a terceira observação e a mais importante é: o Amor é a força que tudo supera! – emocionou-se – Tenham fé, tenham calma e nunca tenham medo de parecer ridículos! A gente precisa também aprender a se amar!
--É a mamãe! – Zayah falou olhando para ela
--Own... – muitas pessoas disseram
--Minha baby diva, gentem! – beijou a cabeça da criança repetidas vezes
Khadija foi a maior responsável e articuladora da união entre os negócios das famílias Nahim, Ajami e Hafeez junto aos projetos de Abigail, Patrícia, Sayruci e Vera, sendo exatamente por isso que todos conseguiram permanecer apesar das várias crises que vieram durante e após a pandemia. A jovem trans também promeveu um curso à distância sobre Business Intelligence para Samir, Sayruci, Vera, Abigail, Patrícia, Rita e Jailson. Posteriormente o curso foi replicado para outros funcionários dos hotéis de Foz e Natal. Zorayde e Latifah participaram da segunda edição.
Latifah se especializou em Direito de Família e Direito Homoafetivo e de Gênero. Também presta serviços gratuitos a famílias pobres.
--Meretíssima, tenho razões mega contundentes pra garantir a guarda dos menores pra minha cliente! – Latifah dizia – E se prepara porque o babado é fortérrimo! -- advertiu
--Protesto! – o advogado da outra parte contestou – Além da mãe da criança ser sabidamente lésbica, sua advogada sequer sabe se portar num tribunal!
--Recusado! – a juíza respondeu de pronto
--Não sei me portar, pois sim! – lançou-lhe um olhar de pouco caso – Não só sei me portar, como sei me apresentar muito bem, colega; sou toda antenada e não há tendência que eu não preveja! – olhou para a juíza -- Meretíssima, minha cliente é uma mulher de moral ilibada, trabalhadeira, excelente mãe como os próprios filhos atestaram e, diga-se de passagem, pode ser pobre mas é super estilosa. A outra parte, ao contrário, tem um monte de esqueletos no armário, como esses processinhos meigos que eu descobri aqui! – colocava os impressos sobre a mesa – Acusações de agressão, vadiagem, estelionato, depredação do patrimônio público, uma baixaria só! – revirou os olhos – Nunca foi numa reuniãozinha de pais e alunos, vive pulando de emprego em emprego e até hoje usa bermudão e mocacim sem meia, olha que coisa old fashion! – gesticulou afetada – Ah, e só um detalhe bem básico! – deixou o mais forte para o final – Encontrei esse processinho perdido lá em Aracaju e pasme! Uma tremenda acusação de estupro! – apresentou mais uma prova – E ele foi condenado, by the way!
--Mas como...? – o pai das crianças ficou boquiaberto – “Como que essa desgraçada descobriu tudo isso?” – não entendia
--Protesto, meretíssima! Provas fora de contexto! – o advogado apelou
--Negado! – a juíza respondeu de pronto
--Fora de contexto é essa tua gravata que combina com nada! – Latifah protestou afetada – Meretíssima, apresento as provas para vossa apreciação. – entregou o material nas mãos da mulher
Após uns minutos de leitura dinâmica a juíza declarou: – Mediante apreciação das provas, concedo a guarda dos menores Clair Ferraço Pimentel e Noah Ferraço Pimentel à senhora Janice Mendonça Ferraço! – declarou
--Ai, dona Latifah, que emoção! – Janice começou a chorar – A senhora é o máximo, muito obrigada! – sentia-se feliz – Eu nunca que ia conseguir se a senhora não tivesse descoberto tanto podre do meu ex marido!
--Sem o dona e o senhora, honey! – respondeu afetada – Nessa aí a gente lacrou, amiga! – sorriu orgulhosa – “E meus followers me deram todo o serviço da vida desse bofe direitinho!” – pensou satisfeita – “São três milhões de fãs espalhados pelo Brasil, tá pensando o que?” – sentia-se nas nuvens
Os irmãos de Sayruci começaram a frequentar a casa da mãe em suas respectivas férias e a família se aproximou como um todo. Telminha, a primeira homossexual assumida dentre os clã tradicionais de Foz, manteve-se militando e servindo de inspiração para muitos.
Vera se firmou em seu negócio de foto e filmagem com drones e montou uma empresa que prospera em Natal, apesar de todos os problemas. Sayruci está satisfeita com a sociedade com Abigail no hotel, no restaurante e na Casa da Paz, sendo bastante atuante nos dois últimos. Após a integração com os negócios das famílias de Foz, destacou-se ainda mais em suas propostas de alimentação alternativa e integração de pessoas. Vera e Sayruci realizam várias atividades comunitárias, tendo se apaixonado pelo Rio Grande do Norte e de lá não desejando sair.
--Tô com saudade da Zayah... Nem parece que elas foram embora ontem... – Sayruci comentou enquanto brincava com o pingente do cordão da amada – Ela adora essa lagoa...
--Ela gosta de ficar sentada nessa prancha comigo nadando. Chama de moto vovó! – achou graça – Aí eu programo o drone pra seguir a gente e tirar foto e ela fica doidinha! – riu brevemente
Sayruci e Vera estavam deitadas em uma prancha de stand up na lagoa do Carcará, no Rio Grande do Norte. A caipira de barriga para cima e a morena de lado, aconchegada em seus braços. Ao fim da tarde o sol estava ameno e a temperatura bem gostosa.
--Ai, mas aquela pequeninha é bem filha de Latifah e Khadija mesmo! – achou graça – Só quer saber de viver tirando foto! – levantou a cabeça e olhou para a amada – E essa vovó caipira faz todas as vontades, né? – beijou-a nos lábios
-- Não consigo negar nada a essas mulheres de olhos verdes. – beijou-a novamente – Começa na avó e termina na neta. – beijou-a
--Hum... – sorriu – Os anos passam e você não deixa de ser essa caipira galanteadora. – beijou-a – Minha safadinha... – deslizou um dedo pelo rosto da outra – Que pena que nossas pequenas férias terminam amanhã... -- lamentou
--E hoje ainda não terminou, uai! – fez um movimento brusco para virar a prancha e as duas caírem na água.
--Ai, sua safada! – deu-lhe um tapinha no ombro ao emergir
--Eu adoro te deixar molhada, Sayzinha! – provocou ao abraça-la pela cintura
--Sem vergonha! – envolveu o pescoço da outra com os braços e a beijou – Se aproveita que a lagoa tá quase vazia a essa hora pra abusar de mim! – beijou-a sem pressa de terminar
-- Você sempre me tira o fôlego! -- sorriu -- Olha esse pôr de sol! – mudou de posição e a abraçou por trás – Eu quero viver isso, de ver o sol nascer e se pôr, várias e várias vezes sempre com você! – sussurrava no ouvido – Até o fim do infinito, só você e eu!
--Own, eu te amo tanto! – virou-se de frente para a amada
--Também te amo tanto que chega dói, Sayzinha!
--Vem amor! – segurou-a pelos cabelos da nuca e beijaram-se ao submergir sob as águas calmas da imensa lagoa.
Após o nascimento de sua filha, Latifah conseguiu juntar provas contundentes para denunciar o doutor Salim Farjan ao Conselho de Classe e requereu a cassação do seu registro profissional ad referendum. Embora não estivesse mais atuando em Foz, Salim continuava promovendo tratamentos para a cura da homo/bi/transsexualidade em outra cidade paranaense, onde se estabeleceu. Em 2024 o processo foi concluso e a condenação e cassação se basearam no descumprimento da legislação brasileira, do Código de Ética Médica e das resoluções do Conselho de Classe.
--Depois de tantos anos de exercício de profissão... – o homem chorava – Não acredito que passo por isso... Não acredito...
--Cê fez duas coisas que não podia, meu bem! – Latifah olhava para ele – Prejudicou a vida de um monte de gente e, o pior de tudo: – falava desaforada – mexeu com a minha mamys! – gesticulou – Nessas horas eu faço justiça com vingança! – afirmou afetada – Passar bem! – jogou os cabelinhos e partiu
Tempos mais tarde, o pai de Vera a procurou para pedir perdão. Depois de tudo que sofreu ao ser abandonado pela esposa e desprezado pelos outros filhos, o homem pôde entender por experiência própria o peso que a rejeição impõe.
Valéria e Claudia estreitaram os laços de amizade com Sayruci e Vera, tornando-se amigas inclusive de Abigail e Patrícia.
Sayruci e Abigail publicaram mais um livro, coincidentemente na mesma época.
Patrícia continuou ativa em sua militância, organizando várias campanhas de ajuda e acolhimento a pessoas em vulnerabilidade financeira, trabalhando no apoio às ex prostitutas e lutando incansavelmente pelos direitos dos LGBTs. Frequentemente é convidada para participar de programas de televisão, debates ou então para palestrar em universidades. Mudou-se para Natal após o casamento com Abigail e não mais saiu de lá apesar dos inúmeros desentendimentos temporários entre elas.
Abigail dedica-se avidamente à causa da prostituição, combate à exploração da mulher e proteção aos menores em situação de vulnerabilidade financeira. Tornou-se um nome conhecido em seu estado em função desta luta e tem sido sondada para se candidatar como deputada federal. Administra seu hotel com zelo e consideração por hóspedes e funcionários, confiando a Rita e Jailson a gestão mais direta e diária do estabelecimento. É completamente apaixonada por Patrícia, sendo por ela correspondida, e vivem felizes um relacionamento marcado por altos e baixos. Em suma, o amor espalhafatoso, ou escandaloso, que tanto desejavam.
--Dona Abigail Trindade, hora de dar satisfações! – Patrícia cobrou assim que ambas entraram no quarto de hotel – Que negócio foi aquele de tanto riso, tanta fosquinha, com aquela leitora baiana no salão?
--Em primeiro lugar, dona Patrícia Gomide, uma vez que esse Congresso tá acontecendo em Salvador, o que mais tinha era leitora baiana, não sabe? E eu tenho que ser educada com as mulher! – retrucou de pronto – Vida de artista é isso! -- gesticulou
--Não me venha com o velho golpe da autora educada que eu não nasci ontem! – gesticulou – Eu falo daquela mulher que nunca saía do seu stand! – olhava para a esposa de cara feia -- Aquela do saiote curto! -- aproximou-se da outra -- Quem é aquela mulher e o que é que tá rolando? – exigia saber – Ou o que é que você quer que role?
--Pois fique sabendo que aquela do saiote curto é simplesmente a esposa de Black Velveteen! – defendeu-se – E a mulher nunca que me deu cabimento e nem eu fiquei de assanhamento com ela, ao contrário da senhora, que eu vi num tremendo desfrute! – acusou
--EU?? – perguntou em voz mais alta – Eu tava de desfrute?? – achou graça do absurdo -- Você parece até uma Thundercat: tem visão além do alcance!
– Thundercat? – não sabia o que era isso -- Oxe, não tente disfarçar que eu não sou cega e nem abestada! – gesticulava – Eu vi muito bem a senhora de mãozinha dada com aquela autora novata! – falava de cara feia – A tal da Tosa Tozani!
--Ora, ora, não tente usar de subterfúgios! – gesticulou – Todo mundo sabe que dou apoio às novatas! Não era nada disso de desfrute!
--Ah, dá, eu sei o que tu dá, visse, Paty Golezzo? – retrucou de pronto – Tu não me desse um tiquinho de apoio quando eu era novata e lembro disso muito bem! – gesticulava também – Já pra tal de Tosa, que miss simpatia você foi! – falou com ironia
--Eu nem sei como que você conseguiu ver tanta coisa! – reclamou – Seus olhinhos não se desviavam da baianinha da saia curta! – acusou – Mesmo sendo casada com Black Velveteen!
--Sayzinha, essa gritaria aí é no quarto de Paty e Abigail? - -Vera perguntou espantada – Parece até uma rinha de galo, uai!
--São elas, amor. – Sayruci despia-se para tomar banho – Acho bom você vir tomar banho comigo, antes que uma das duas venha pra cá pedindo ajuda. – recomendou – Ou ligando pra que uma de nós vá pra lá.
--Você não precisa de pretexto pra me fazer um convite desses, minha linda! – abraçou-a subitamente beijando-lhe a nuca
Sorriu. – Sem saliência, amor, é só um banho! – a morena salientou – Leva fé na minha advertência! – virou-se de frente e a beijou
--Pois eu não vou ficar aqui sendo acusada injustamente! – Abigail decidiu – Se sou casada e não posso nem conversar com uma mulher porque minha esposa não confia, que destino me espera? – fez um drama – Casamo em janeiro e bastou novembro chegar com um Congresso pra destruir essa relação!
--Pois é, em menos de um ano de casamento! – Patrícia concordou – Eu pensei que havia encontrado um amor, só que não! – lançou um olhar melodramático – Encontrei uma espada enfiada no meu peito! – pensou – Melhor dizendo, uma peixeira potiguar!
--Ah, é? Tá dizendo que te sou motivo de desgosto? – perguntou ensandecida – Então hoje isso vai acabar! – decidiu – Não quero ser acusada pelos teus seguidores mundo afora de ter sido a culpada pela desdita de Paty Golezzo! – gesticulava -- Vou agora mesmo pro Elevador Lacerda e me jogar de lá de cima! – andou até a porta do quarto – Adeus, Paty! – lançou um último olhar – E não se atreva a chorar no meu enterro!
--Pois quem vai se atirar do Elevador Lacerda sou eu! – Patrícia também foi até a porta – Não quero ser acusada pela morte da benfeitora do Rio Grande do Norte! – os olhos marejaram – Eu não peço muito! Quero apenas que minhas cinzas sejam jogadas nas águas do Arpoador por volta das 18h de um dia de sol, pra que os raios fúlgidos brilhando no céu da pátria na ocasião emprestem colorido aos meus restos mortais! – declamou
--Oxe, mulher, que isso foi tão bonito! – Abigail respondeu melosa – Fiquei até arrepiada, pia pra isso! – mostrou o braço
--Pois você vai ficar arrepiada é agora! – Patrícia puxou-a pela cintura e beijou-a com raça
--Tire essa roupa, mulher! – Abigail rasgava as roupas da parceira – Agora! – beijava-a e mordia-lhe com desejo
--Tire a sua também! – beijava e sugava cada pedaço de pele que encontrava
BUFF, CRASH, BOOM, PAM, TOIN! – barulhos se faziam ouvir
--Será que isso é porque elas se entenderam? – Vera perguntou enquanto a esposa ensaboava suas costas
--Acho que sim! – Sayruci riu brevemente – Como diz você, duas bicha doida!
Em 2021 os pais de Patrícia ficaram muito mal por conta da CONVIDE-0 e quase morreram. Algumas pessoas da família vieram a falecer em função da doença. O sofrimento que experimentaram os fez procurar pela filha no ano seguinte para pedir perdão, a qual prontamente os perdoou. Conheceram Abigail e tiveram noção do trabalho que ambas faziam. Vendo Patrícia com olhos justos, sem o peso dos preconceitos que anteriormente carregavam, aprenderam a se orgulhar dela como realmente era.
Patrícia e Abigail apreciavam o pôr do sol sentadas lado a lado aos pés do Morro do Careca.
--Já vi o pôr do sol por várias vezes na minha vida, mas confesso que assistir daqui é sempre muito lindo! – Patrícia comentou embevecida
--Quando eu era criança, a gente podia subir no topo dessa duna. – Abigail dizia – Mas de uns anos pra cá foi proibido, não sabe? Diz que é pra preservar a duna cartão postal da cidade. – pausou brevemente – Ver o mar sentada nessas areia tem história pra família Trindade.
--E eu amo dividir essas histórias com você! – olhou para a amada
--Você tá feliz, não tá? – a potiguar perguntou – Passar esses dia com seus pais parece que te deixou ainda mais radiante! – sorriu
--Foi tão importante pra mim, amor! – deitou a cabeça no ombro da esposa – Esperei tantos anos por eles... – derramou uma lágrima de emoção – Agora parece que todos os meus sonhos foram realizados!
--Então é hora de sonhar com coisas novas! – abraçou-a pela cintura – E me incluir nesses sonhos, não sabe?
--Você nunca vai deixar de ser incluída, amor! – respondeu enfática – Colocou aliança nesse dedinho aqui, meu bem,-- mostrou o anelar esquerdo – agora já era! – brincou
--Aliança essa que por três vezes já tirasse e jogasse da ponte! – lembrou magoada
--E a senhora já fez o mesmo, tá? Por três vezes também! – olhou para a esposa mas decidiu não brigar – Só que dessa vez é pra valer! Nunca mais tiro minha aliança! – prometeu
--Nem eu, nunca mais vou tirar! Nem pra tomar banho ou fazer sabe-se lá o que for! – prometeu antes de se beijarem
Mas, em 2024...
--Dona Patrícia Gomide, agora a senhora vai me dizer! – dirigia em direção a casa de ambas -- Que resfulengo foi aquele que se passou diante de todo mundo na TV?? – Abigail cobrava – Aquilo era um programa de bato papo ou um rendezvous ao vivo pro povo todo ver as patifaria? – fazia cara feia
--E é assim? – perguntou revoltada – Mal chego na cidade e sou tratada desse jeito? – cruzou os braços – Então foi por isso que a senhora me recebeu tão fria e calculista naquele aeroporto! – espremeu os olhinhos
--O que você queria? Me botasse um par de chifre bem pontiagudo diante do Brasil inteiro naquela pistinga de programa de TV e achou que ia ser recebida como? – reclamou – É muito descaramento!
--Chifre? – riu por achar absurdo -- Quem é você que nem sabe o que diz? – gesticulou musicalmente – Meu Pai do céu, que palpite infeliz! [1]
--Palpite infeliz, pois sim! – retrucou – Eu vi muito bem, visse? – lembrava do que assistiu – Tanto elogio, tanto chamego! Era um tal de queridinha pra lá, gostosinha pra cá, toda boa de acolá!
Achou graça. – Você sonhou! Em que hora teve isso? – olhou para a esposa – Além do mais, se aquelas meras brincadeiras te incomodaram tanto, se te deixaram tão enciumada, você deveria pensar melhor antes de ficar de tanta fosquinha com as leitoras que te escrevem e que te encontram nas mostras de livro pra pedir autógrafo!
--Lá vem você com essa! – riu brevemente – Sempre que é pega com a boca na botija, desvia com outro assunto!
--Outro assunto nada! – respondeu desaforada – Você fica de gracinha com a mulherada mas qualquer coisa que eu faça, faz um espetáculo!
--Mas é uma galeguinha descarada! – olhou brevemente para a outra – Pois bastou a senhora colocar os pés naquele Rio de Janeiro que tudo se transformou! – acusou
--Eu fiquei na casa dos meus pais, tá legal? Enquanto isso, a senhora ficou aqui sozinha, fazendo sabe-se lá o que! – cruzou os braços
--Ah, é, sabe-se lá o que? – respondeu com ironia – Trabalhando no hotel, na Casa da Paz, infernizando a vida dos deputado pra investir nos programa de apoio às ex prostituta, repassando a contabilidade com Say... – enumerou brevemente – Ou seja, todo tempo do mundo pra vadiar!
--Fala como se só você trabalhasse! – retrucou
--Eu disse isso? – respondeu de imediato – Ói, tá chegando num ponto que não dá mais, não sabe? – fez um drama – É muito sofrimento prum só peito!
--E eu por acaso não sofro com esse amor bandido? – alegou melodramática – Você e esse seu ciúme são de matar qualquer uma! – gesticulou – Dia desses vou ser encontrada morta, sufocada por essa consumição toda! – fez um tipo
--Ah, é? Então é assim que a senhora pensa? – arrancou a aliança do anelar esquerdo – Então termina por aqui, Patrícia Gomide! – abaixou o vidro – E tome de outra aliança lançada no mar, não sabe? -- jogou a aliança pela janela ponte abaixo
--O que?? – arregalou os olhos – É assim, né?? – arrancou a aliança também – Então também jogo esse amor no vento ponte abaixo! – abriu a janela e faz a mesma coisa – A senhora nunca mais enfia nada nesse dedinho aqui, fique sabendo! – respondeu desaforada – Nem nesse dedinho e nem em lugar nenhum!
--Então acabou-se, danou-se e eu não quero saber de nada mais! – os olhos marejaram – Eu te amei com tudo, galega, e só me desse desilusão! – dramatizou
--Pare esse carro, agora mesmo! – pediu fazendo uma cena – Quero vagar sem rumo pelas avenidas potiguares pra esquecer esse amor bandoleiro que me come toda! – gesticulou com fé
--Pois eu vou te mostrar o que é te come toda! – desviou a trajetória bruscamente e parou o carro na beira da praia – Vou te mostrar e é agora!
--Pois quem vai te mostrar sou eu! – pulou no colo da outra – Vem, meu amor, tira essa roupa! – buscava despir a outra apressadamente – Cê sabe que não tem ninguém na minha vida! – beijava-a com desejo – É só você! – sentia as mãos da amada arrancando sua roupa também – Só você!
--Não me atiça com outras mulher, galega! – beijava-a enquanto a despia – Não faz isso! – mordeu-lhe o lábio inferior
--Eu não faço! – olhava nos olhos – Não faço! – beijou-a com paixão
Fizeram amor de forma selvagem com o carro parado (mas chacoalhando) no estacionamento da praia do Forte.
Em 2025, Sayruci e Abigail começaram a escrever uma história juntas. A obra se chama O Amor Que Mudou Minha Vida.
--Sayzinha, você tem certeza que vai dar certo esse trem de escrever história junto com Abigail? – Vera perguntou intrigada – Hoje quando passei de carro pela casa dela, ouvi a voz da Paty fazendo um fuzuê que chega doía nos ouvido! Imagine isso! – mencionava o fato
--Nossa, e de dentro do carro você pôde ouvir? – surpreendeu-se – Meu Deus! – massageava as costas da caipira
--Pude, uai! E se a história que vocês tão escrevendo é sobre um amor que mudou tudo, toda vez que elas brigarem Abigail vai ficar sem inspiração! – concluiu – Vai levar mais de dez anos pra terminar esse conto!
A morena achou graça. – E desde o começo, ainda na época daquele sarau sobre Cassandra que a gente organizou, quantas vezes aquelas duas arrumaram confusão? Imagina, uma salta do bugue em movimento, a outra pula atrás e é daí que rola o primeiro beijo! – lembrava divertida --Aí foi aquilo da tal prova de fogo que até hoje não entendi. – pressionava os músculos das costas da outra com as pontas dos dedos -- Depois foi o pedido de casamento com ambas se jogando quase na Garganta do Diabo, lá em Foz! Saiu no jornal e tudo! – achou graça novamente – E o próprio casamento com aquela performance maluca que quase terminou em acidente! – deslizava as mãos abertas nas costas da parceira – Enfim, desde que se casaram, quantas vezes Patrícia e Abigail jogaram a aliança do alto da ponte? E depois que acontece, fazem logo as pazes e compram um novo par de alianças! – massageava o pescoço da amada -- Elas armam esse fuzuê todo mas nunca se separam! -- sorria – Elas se amam e tão sempre apaixonadas!
--Eu hein! – acabou achando graça também – Eu que não queria isso de amor espalhafatoso! – sentia prazer com os toques da amada
--Se elas são felizes assim... Mas, sinceramente creio que com o tempo as duas amadurecem e entendem que o amor pode até ser espalhafatoso mas pacífico. – arranhou lentamente as costas da esposa – Eu prefiro... – reclinou-se para sussurar no ouvido – Um amor bem mais tranquilo... – mordeu-lhe a pontinha da orelha – Como o nosso...
--Tranquilo? – sentiu o corpo se acender – Eu diria o que você disse antes: pacífico! – inverteu as posições e deitou a morena de costas na cama – Porque tranquilo, -- deitou-se sobre ela – nosso amor tá longe ser, minha linda! – beijou-a com paixão
“Ai, essa minha caipira safadinha...” – abriu as penas e acomodou a amada entre elas
--Ai, você ainda me mata disso! – Patrícia sorria deitada de barriga para cima no chão da sala – Não aguento nem me mexer muito que tá tudo ardido! – suspirou satisfeita
--E eu, Ave Maria! – Abigail sorria igualmente satisfeita – Hoje me arranhasse com fé! – fechou os olhos – E destruísse minhas roupa! – riram
As duas mulheres estavam completamente nuas.
--Você vai mesmo se candidatar a deputada pras próximas eleições? – virou o rosto na direção da esposa – Porque se for, tá mais que na hora de fazer tua campanha. – sorria – E você pode contar comigo e meus milhões de seguidores... – ofereceu
Virou o rosto na direção da outra. – Eu ainda não me decidi, visse? – sorriu – Mas contar contigo eu quero até o fim da vida, minha galeguinha linda...
--Hum... – beijou-a – E você vai, amor! – deitou-se de lado – A vida toda! – respondeu melosa
Deitou-se de lado também. – É só o que me interessa! – abraçou-a pela cintura e a beijou apaixonadamente
Margô continuou escrevendo contos lésbicos e deixou o emprego de governanta na casa de Samir em 2023, quando se assumiu e iniciou um relacionamento com uma mulher que conheceu nas atividades organizadas por Latifah e Khadija. Decidiu juntar suas economias e arriscar a sorte na carreira de escritora LGBT. Em 2025 lançou seu primeiro livro, no qual relatou suas experiências encarando a pandemia de CONVIDE-0 e a forma como percebeu que as pessoas ao redor, além dela mesma, encararam uma crise sem precedentes. Foi um longo caminho até que tivesse coragem de se assumir, mas, felizmente, ela conseguiu e se sentia livre e feliz.
“Portam itineri dici longissimam esse”
Dizem que numa viagem o percurso mais longo é o da porta
********
Natal, 2026. Sayruci e Abigail entraram em acordo quanto à conclusão de seu livro conjunto e decidiram iniciar o processo de edição para publicação de versões impressas e na forma de e-book. Também se preparavam para postar no site da Academia Lésbica.
--Ao mesmo tempo que me dá uma alegria danada de terminar também dá uma tristeza... – Abigail comentava melancólica – Quando a gente escreve um conto, é como se as personagem vivesse junto, ali, mais nós. A gente dorme e acorda e elas tão lá... – olhava para a amiga – E sendo um livro baseado no que nós vivemos, fica ainda mais difícil de aceitar que chegamos ao fim, não sabe?
--Entendo perfeitamente e também me dá muita pena de “dizer adeus”. – fez aspas com os dedos – Eu simplesmente amei escrever esse conto com você e revisitar tudo que aconteceu parece que me fez amadurecer um pouco mais! – confessou
--Eu também sinto assim! – concordou de imediato – Acho até que minhas breves e espalhafatosas desavenças com Paty diminuiram muito depois dessa releitura do que vivemos juntas. – admitiu – Quando a gente escreve, a gente se doa, se descortina e acaba até se conhecendo um pouquinho mais...
--Sim! – segurou as duas mãos da amiga – E cada obra que terminamos é uma semente que deixamos pro mundo. Semente essa que pode germinar de várias formas a depender do que vai no coração de cada pessoa que tiver paciência de nos ler. – sorria – Vamos desejar que nós tenhamos criado uma boa semente e que ela encontre muitos e muitos terrenos férteis por aí!
--Se Deus quiser! Pelo menos nós tentamos criar essa boa semente, não sabe? – sorria também – E que venham outras oportunidades pra gente sonhar e fazer sonhar com novos contos que surjam dessas nossas cabeças de bicha doida! – as duas riram
--Foi um prazer, querida! – abraçou a potiguar – Um imenso prazer!
--Pra mim também, Say! – abraçou-a com força – Pra mim também!
E para esta caipira que vos escreve também foi um imenso prazer! Espero que tenha sido recíproco!
Fim do capítulo
[1] Breve alusão à canção Palpite Infeliz. Uma composição de Noel Rosa de 1935.
Comentar este capítulo:
Minh@linda!
Em: 21/04/2025
E eu não esqueci Camille e Fátima, também, não kkk
É que eu não lembro como ficou Isa e Camille no final, sabe?
Vindo de você, provavelmente, elas se entenderam. Mas, na dúvida deixei quieto pra não dar trelele kkk
Aiai
É muita gente... Bianca, Pombinha,a moça que tem a galinha de estimação do Tão kkk, Jamila e a esposa... e ainda deve ter mais personagens por aí.
Releve rs
Solitudine
Em: 21/04/2025
Autora da história
Sabe o que me ocorreu? Maya é o único conto caipiresco que você nunca comentou! Por isso que não lembra o que aconteceu com Camille, Seyyed, Isabela e Fátima!
Mas por ora... vem prosear comigo em A Cuidadora? Sniff, sniff (drama caipiresco)
Minh@linda!
Em: 22/04/2025
Teve confusão foi?! rsrs
Releve, então. Tem muito tempo que eu li.
Na minha cabeça Camille terminou o conto com Fátima e Sayyed com Isa.
Eu só não lembro se Camille e Isa terminaram o conto como amigas, já que as duas gostavam de Sayyed rsrs.
Mas, com certeza, terminou tudo bem. Você não deixaria que fosse diferente rsrs.
Realmente, foi o único conto que eu não comentei. Eu não comentava no lesword. São poucos os contos que eu deixe comentários, em toda a minha existência de leitora, de histórias lésbicas kkk
Vou prosear, sim, em A Cuidadora.
Logo, logo eu chego lá, se assim, a mim for permitido.
[Faça o login para poder comentar]
Minh@linda!
Em: 21/04/2025
Sabe, você não perguntou mas eu resolvi falar kkk
Eu não esqueci de Camilla, não, quando mencionei às meninas...
É que eu vejo Camilla como uma personagem muito real. Ela ultrapassa o imaginário...
Pra mim ela é onipresente em todos os contos, assim como você.
Eu acho até que o pseudônimo de Margô - a misteriosa, deveria ser Camilla e não Yasmim kkkk
Solitudine
Em: 21/04/2025
Autora da história
Olá minha linda!
Já percebi que suas personagens preferidas são as caipiras, não tem jeito! Elza foi a exceção! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Sem cadastro
Em: 17/04/2025
Óia!!! Coisa boa...
Vera virou patroa.
Bota ordem, mesmo, Vera!!
Bota esses preguiçosos pra trabalhar, uai!
Tu já trabalhou demais pra eles. rsrs
Essa parceria de Érica com Abigail, deu muito certo.
Que bom que bigbig se ajuizou... e é uma empresária justa, principalmente, com seus funcionários.
A ONG tá firme e forte!
E agora com novas integrantes... até as 10+ estão no pedaço kkkk
Vixe!! Quiqui se danou, toda!!
Mas parece que o que Abigail disse, fez diferença na vida de Laura...
E Moema, em?! Kkkkk
Que bom que ela está com alguém por amor e não por dinheiro.
Apesar que o caminho percorrido, tenha sido tortuoso.
Saudades de Joelma!! Kkkkkkkk
Criança amolece o coração da gente, mesmo.
Abigail escolheu as pessoas certas como braço direito pra ajudá-la no hotel.
Rita e Jailson merecem a promoção...
E Rita agora é mamãe!!
Que felicidade!!
Criança é sempre bem vinda.
E Abigail pode se dedicar A Casa da Paz e, assim, ajudar as meninas a superarem seus traumas e ficarem bem na vida.
Rindo com as lorotas de Duarte...
Vai precisar de muito mais que um passeio de bugue pra amansar o "sobrinho do Sam" kkkkkkk
Tá pior que nunca!!!
Só coisa ruim sai dali.
Eu também tenho que aprender a falar outras línguas.
Até tento sozinha, mas preciso de tempo e foco... e dedicação, também. rsrs
Nossa!! Eu fico muito feliz por Teodora!!
Que bom que ela e Amaralina se tornaram amigas.
E ela tá até estudando e trabalhando...
Isso é muito bom!!
Apesar que eu achava que havia algum mistério nela, sabe?! Por roubar coisas que pareciam sem sentido pra gente.
Soul Sapa&Tão voltaram, foi?!
Kkkkkkk
Notícia boa!!
"Sapa" sem o "tão," não é sapatão, né?! rsrs
E, Ales e Frog não se separam nunca mais!
Daqui a pouco elas estão se pegando...
Muita paixão, uai!
A gata falciane voltou, foi?! rsrs
Que bom que Carol resgatou ela, né?!
Todo mundo tem direito a uma segunda chance...
Até as gatas, ué!!
Eu disse que elas iriam se pegar kkkkkkkk
Até banho de língua já está rolando rsrs
Se saia, mesmo, gatinha!!
São cenas muito fortes pra você. rsrs
Mesmo você sendo bichana, lambedora de pelo e coisitas mais.
Gostei da parceria das meninas e Samir. Além de manterem o negócio nessa crise toda.. ainda fazem o bem.
Zorayde colocou Samir na linha, mesmo!!
Apesar que qualquer mudança só se dar, se a pessoa quiser, de verdade.
Ninguém, muda ninguém.
A pessoa só muda se quiser.
E , a partir do momento que Samir quis, Zorayde só fez ajudar.
Latifah e Khadija, agora oficial, já que Latifah arrebentou nas advocacias... tiveram uma filha?! rsrs
Amei, uai!!!
Essas duas, definitivamente, nasceu uma pra outra.
E Zayah, já nasceu diva e cheia de seguidores.
Tomara que elas tenham critérios, tratando-se da exposição da babydiva.
Até porque a gente não sabe se ela vai querer tanta exposição quando crescer.
Kkkkkkkkk
Confesso que fiquei com pena da recepcionista. Ela, ainda, não está preparada para o conceito de família existente... e que muita gente ignora ou não aceita.
O importante é ser feliz!!!
Até que enfim um diálogo Latifah e Vera!! rsrs
Achei que não iria acontecer.
Um salve, as gerações de mulheres poderosas!!
Tem que ficar registrado, mesmo.
A atuação de Khadija e Latifah em suas respectivas áreas foram de extrema importância, tanto pra família delas, quanto para outras pessoas.
Khadija indo palestrar com Zayah no colo, demonstra o quanto que elas são cúmplices e se ajudam.
Sem falar que Zayah é muito fofinha!!
Agora! Latifah, sendo Latifah em uma audiência que exige formalidades, foi muito engraçado kkkkkkkk
Ri horrores!!!.
E com três milhões de seguidores, fica fácil descobrir qualquer podre de alguém.
Kkkkkkkkk
Vera virou vovó?!
Gostei disso.
Eu amo essa relação de Vera e Sayruci!
Elas continuam bem amorzinhos, apesar do tempo.
Pensando bem, eu gosto da relação de todas elas rsrs
Cadê Abigail e Patrícia que ainda não apareceram?!
Estão aprontando o quê?!
Óia!! O médico safado se deu mal.
Isso Latifah!!! Pega ele de jeito.
Vinga Sayruci, também.
Vou preferir nem comentar sobre esse pai de Vera.
Hum!! O clã sapatanesco aumentou!!!
Gostei que Valéria e Cláudia fortaleceram a amizade com as meninas. Já tinha passado da hora, já!
Uai!! Kkkkkkk
Paty e Abigail adoram uma DR rsrs
Vou sentir saudades delas.
Das loucuras, delas.
Gosto da atuação das duas frente a causas tão importantes.
E Abigail vai entrar pra política, é?!
Vai que ela encontra com Yara!!
Yara e Elza iriam gostar de ajudar Abigail nas causas sociais que ela tem.
Vejo Yara e Elza bem amigas de todas as meninas.
E Yara e Valéria são professoras...
Vai que Valéria conhece Yasirah e Zinara... que conhece Sayyed...
Patrícia e Lady se dariam bem com bigbig e Paty!!! Kkkkkk
Seria um evento essas criaturas juntas.
Paty de Lady seria a mais ajuizada das quatro rsrs.
Mariah, Clarice e Isabele iriam amar conhecer as meninas... e seriam, todas, muito amigas.
Eita, que seria um encontrão sapatanesco, espalhafatoso e emblemático rsrs.
Aiai!
Quem foi essa leitora baiana, Paty?! rsrs
Vixe, mãe!!! Saiote curto e não saia do stand, é?! Kkkkk
Enquadra ela, mesmo, Paty rsrs.
Fique aí rindo a toa Abigail, que Paty tá bem de olho em você rsrs.
Mas cuidado que pode não ser nada, viu , Paty.. e teu ciúmes tá cegando você.
E elas lançaram um novo livro, né?!
Deve tá sendo um sucesso!!
Thundercat rsrs
Eu curtia esse desenho.
Eita nois!!! Se joga do elevador Lacerda, não, bigbig!!
Ô a ideia da criatura kkkkkk
Só rindo de tanta loucura rs.
Eita que Paty resolveu se jogar, também kkkkk
Tá recitando até o hino nacional, uai rsrs
Não julgo, não julgo kkkkk
Tenho que informar que o preço pra pegar o elevador aumentou, consideravelmente. Apesar que pra elas o valor tá tranquilo. Pro trabalhador, nosso, de cada dia, que ficou apertado. Apesar que eu acho que tem uma integração, aí. Eu mesma já não pego o elevador a um bom tempo.
Ainda bem que eu já estou familiarizada com os barulhos das coisas caindo e se quebrando, pra não dar margem a imaginação rsrs
Elas quebram o pau pra terminar no lesco, lesco, né?!
É muito amor e doidice envolvidos.
Hum! Que bom que esses pais desnaturados reconheceram a filha que tem.
Paty deve estar feliz!!!
Oxe!!
Vixe Maria!!! Kkkkkkkkk
Entra ano, sai ano e elas continuam do mesmo jeito.
A aliança, nem original mais é, né?! rsrs
A do casamento, mesmo, já se foi.
É muito ciúmes misturado com doidice das duas kkkkk
"Amor bandoleiro que me come toda" não aguento com essas coisas rsrs
Não aguento com essas duas rsrs
Quem for doido que se meta rsrs
Aiai! já estão se pegando.
E o amor venceu!!!
O resto é conversa rsrs
"O Amor Que Mudou Minha Vida"
Deve ser um sucesso esse livro.
Queria ler, uai!!!
Mas se levar dez anos pra ser concluído... Vai ficar difícil.
Vera não vale nada kkkkkkkkk
Margô pra mim ainda é um mistério!
Mas ela está escrevendo sobre Yasirah e Mariah...
Manda ver Margô!!!
Tá no caminho certo.
Aiai!
Pois é..
Sei como é bigbig!
Como leitora a gente também se sente, assim...
Apesar de me divertir muito com vocês nesse capítulo, eu já estou triste.
Fazer o quê, né?!
Tá na hora de se despedir.
Nunca ri tanto lendo, Autora!!
Você é muito criativa e inteligente, sabe?!
Maravilhosa, mesmo!
Amei o conto!!!
Amei o capítulo!!!
Pena que acabou, uai.
Pra mim foi bem emocionante!
Eu vou sentir falta delas.
Já sinto saudades!
Pra onde você vai me levar agora, em?! rsrs
Solitudine
Em: 19/04/2025
Autora da história
Minha Lindíssima!
Ô trem bão de ler, sô! Você me deixou aqui com o coração quentinho e o sorrisão no rosto!
Acho interessante que você se atenta em cada detalhe, cada maluquice, cada emoção. Até as DRs de Paty e Abigail, as tiradas da Latifah e as travessuras do clã sapatanesco não te passam sem a devida atenção.
Essa conexão que você cria com as personagens é exatamente o que todo mundo que escreve sonha: leitoras que amam, torcem, riem, se emocionam, sentem saudade... você viveu a história com elas, e isso é precioso demais pra mim.
Agora me conta: você já escolheu qual é sua personagem favorita ou ainda está indecisa?
Para onde te levarei? Venha prosear comigo em A Cuidadora, vai?
Beijos,
Sol
Minh@linda!
Em: 19/04/2025
A minha personagem favorita é Zinara. Ela me trouxe até, aqui.
Mas, eu amo todas elas!!!
Principalmente, Elza!
Elza estará pra sempre no meu coração.
Minh@linda!
Em: 19/04/2025
Logo, logo eu volto pra ler A Cuidadora.
É só o tempo de me desapegar um pouquinho das meninas.
[Faça o login para poder comentar]
PaudaFome
Em: 23/06/2024
Li tudo e foi lindo e divertido! Amei todas as suas histórias que li você é demais! Autora nota mil!!!
Solitudine
Em: 24/06/2024
Autora da história
Obrigada, querida! Muito obrigada mesmo!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Ontracksea
Em: 23/01/2024
Caríssima Jasin Solitudine! Adorei essas breves cenas! Adorei as personagens mas aqui Latifah se destacou. Morri! Jajaja
Merecia o TOP2! Você tem que contratar uma Teodora pra superar a patotinha lésbica da internet! Jajaja
Solitudine
Em: 27/01/2024
Autora da história
kkkkkkkkkkkk Você escreve umas coisas que me divertem um bocado! Quero Teodora não porque se ela botar podriça nos meus trem vai roubar meus livros! rs
Adorei saber que o conto te divertiu tanto. Obrigada!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Sem cadastro
Em: 21/10/2023
Eu AMEI!
Solitudine
Em: 11/11/2023
Autora da história
Eu sei, Samira! E muito lhe agradeço por tudo e todo apoio!
[Faça o login para poder comentar]
Samirao
Em: 08/04/2023
Finalmente terminei de reler amoreee! Adoro a Autora! Olha o trocadilho huahuahua
Solitudine
Em: 10/04/2023
Autora da história
Kkkkk
Que bom! Sorte a minha!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Sem cadastro
Em: 05/04/2023
Parabéns autora! Uma escrita na medida certa quanto aos desabores da vida e o senso de humor. Sorrisos, gargalhadas, empatia, talvez resida aí a felicidade tão almejada, vista como sendo algo a ser conquistado e no entanto encontra-se nos altos e baixos, nos momentos de nossa caminhada, na simplicidade, uma gargalhada em uma leitura.
E enquanto lemos, é como se as personagens passassem a fazer parte de nossa vida, ficando a saudade ao final.
Solitudine
Em: 08/04/2023
Autora da história
Olá Joanna,
Agora envio tudo de bom em triplo! rs
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Sem cadastro
Em: 05/04/2023
Parabéns autora! Uma escrita na medida certa quanto aos desabores da vida e o senso de humor. Sorrisos, gargalhadas, empatia, talvez resida aí a felicidade tão almejada, vista como sendo algo a ser conquistado e no entanto encontra-se nos altos e baixos, nos momentos de nossa caminhada, na simplicidade, uma gargalhada em uma leitura.
E enquanto lemos, é como se as personagens passassem a fazer parte de nossa vida, ficando a saudade ao final.
Solitudine
Em: 08/04/2023
Autora da história
Olá querida Joanna,
Veio repetido. Aproveito para te enviar beijos e bons votos na vida em dobro!
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Joanna
Em: 05/04/2023
Parabéns autora! Uma escrita na medida certa quanto aos desabores da vida e o senso de humor. Sorrisos, gargalhadas, empatia, talvez resida aí a felicidade tão almejada, vista como sendo algo a ser conquistado e no entanto encontra-se nos altos e baixos, nos momentos de nossa caminhada, na simplicidade, uma gargalhada em uma leitura.
E enquanto lemos, é como se as personagens passassem a fazer parte de nossa vida, ficando a saudade ao final.
Samirao
Em: 06/04/2023
Lê os outros contos amore! Vc vai amar eu garanto!! Bjuss
Solitudine
Em: 08/04/2023
Autora da história
Olá querida Joanna!
Fico feliz que você tenha gostado deste conto e mantido uma visão tão positiva até o final! Também me lisonjeia saber que você se envolveu com as personagens a ponto de ter saudades.
Convido você a ler os outros contos que postei aqui. E, se tiver vontade de fazê-lo, volte para me deixar saber o que está achando.
Obrigada por ter vindo!
Feliz Páscoa e fique com Deus!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Femines666
Em: 28/03/2023
Maravilhoso!!! Sem palavras!
Foi um prazerzão!
Solitudine
Em: 29/03/2023
Autora da história
Obrigada, querida!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Seyyed
Em: 18/10/2022
Cararra definitivamente amei essa história teve uns lances lindíssimos e me diverti muito. Não é uma super produção com SEM ou EBT mas assim com C0 é fodíssima no que se propôs. Parabéns tu é PHODA (erudita hehehe)
Resposta do autor:
kkkkk Olha a erudição aí! kkk
Obrigada, querida! Você me diverte e lisonjeia muitíssimo!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
AMANDA
Em: 12/06/2022
Grande prazer ler e nos delíciar com cada ato! Amei!
Resposta do autor:
Olá Amanda!
Obrigada por ter lido e por vir aqui me dizer que gostou. Fico feliz em saber.
Espero que continue tendo paciência para acompanhar essa caipira aqui, na medida do seu tempo.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Samirao
Em: 22/05/2022
Ainda bem que tudo se esclareceu né honey? Essa caipira é minha e de nobody else! Huahuahua
Resposta do autor:
Mas você fica só de olho, não é, garota?
Saiba que: "eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo me quer bem! Eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também!" kkkk
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
sonhadora
Em: 22/05/2022
Oiê querida autora!
São tantas emoções.... Estas cenas maravilhosas e suas personagens incríveis e cheias de vida!!! Se cada uma leva um pouco de você, acredite, cada uma delas têm um pouco de nós também!!!
O perdão, o amor e a fé, são elementos mágicos e faz com que repensamos muitas atitudes e decisões que tomamos ao longo da vida!! Sim, cada história sua me faz pensar e me deixa com uma sensação de que podemos fazer mais pelo próximo e por nós mesmas!!!
Não saberia comentar o que mais me deixou apaixonada nesta história, mas uma coisa posso dizer: Gratidão por mostrar a realidade de algumas pessoas que vivem aqui no meu nordeste e especialmente, em Natal!!!
Beijos de luz!!!
P.s: Ah querida autora, houve um pequeno engano de interpretação no meu pedido de namoro, rsrsrs. Na verdade foi para uma leitora sua, fã de carteirinha das suas história e que me apresentou sua escrita. Você é maravilhosa e com certeza quem tiver a honra de ser sua namorada será muito feliz!!!
A resposta foi um não, mas a nordestina caipira aqui ainda não desistiu....
P.S. 2: Saiu o resultado do processo seletivo do IBGE, mas infelizmente não passei, fiquei na terceira colocação!
Resposta do autor:
Olá querida!
Eu fico mais que feliz em constatar que meus contos caipirescos te despertam reflexão e bem estar. Não me agradeça por isso pois é uma experiência compartilhada. Igualmente eu teria que agradecer a vocês por investir tempo lendo e me dar este tipo de retorno tão carinhoso!
E não me agradeça por falar de Natal! Guardo com muito carinho em minha memória o período em que tive o prazer de morar lá. O nordeste está gravado em mim sob vários aspectos.
Quanto aos PSs:
1 - Sim, eu fiquei sem entender. Primeiro você pede em namoro alguém que parecia ser uma terceira pessoa e eu desejei boa sorte. Depois você me pergunta por uma resposta. Nisso me deu um nó na cabeça e fiquei sem entender. Tudo esclarecido, espero que se for para o bem das duas, este não se transforme em sim.
2 - Terceira colocação é uma posição ótima! Vamos ver se algo muda pois às vezes alguém desiste. Se isso, porém, não acontecer, não desanime! Tente sempre que as boas oportunidades surgirem.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Samirao
Em: 13/04/2022
Sadiki obrigada pela parte que me toca. Tb desejo todo bem. Mas vc tá devendo duas açõeszinhas viu? Favorita Maya e Convide garota! Huahuahua bjuss
Resposta do autor:
Samira, por favor, pare com isso de ficar pedindo leitura, favoritação e comentários para as garotas. Daqui a pouco a caipira vai ficar conhecida como a esmoler do Lettera, uai!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Zaha
Em: 13/04/2022
Power,Solvisky!!
Esqueci de falar sobre Tabus. Tinha deixado pro final, até escrevi RS. Mas capaz deixo pra.dps q vc responder ou meamo em algum dos comentários dentro do contexto...te darei férias por agora! É semana Santa e tb andas atarefada, o q é MT bom! Mente sempre ocupada e aprendendo e ensinando!!
Eu estou tentando ocupar meu tempo tb. Comecei ontem no hospital .MT.bom voltar...
Disfrute seu peixe...acho q comem mais bacalhau, N?! Voinha fazia esse na semana Santa....acho q em Salvador todos comem esse na Páscoa .Minha tia faz esse tb e a sogra de minha irmã e a mãe de meu tio, que Deus a tenha. Era portuguesa...
Mas acho q vc tem queda por pirarucu....eu odeio bacalhau e esse rucu n tive a oportunidade. Se for parecido..nemmm. N sei se terei, mas que seja um belo prato q vc coma!!
Beijos carinhosos
Resposta do autor:
Lailets amiguets!
Começou ontem? Que maravilha!!!
Sim, eu gosto de pirarucu, mas demos preferência aos do centro oeste.
Eu adoro falar de assuntos tabu! Desde criança! Não seria diferente agora! rs
Beijos caipirescos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Zaha
Em: 13/04/2022
Boa tarde, queridíssima amiga! Tudo bem? Mamaa bem? A senhora mamaa tá cada vez mais exigente, É CLARO!! Mas, se pode, entao deve! Compre o melhor e mais gostoso!!! Nessa idade, se deve aproveitar tudo, com moderacao, porém, se deixa de lado tantas restricoes, portanto que nao debilite sua saúde...diga que envio um simbólico, 70 % cacau, da Havanna!!! ;). Feliz Páscoa, nao sou mais de comemorar, tanto faz, mas desejo feliz Semana Santa, que aproveite suas 3 pessoas especiais!!Peixe do Centro- Oeste?Espero q só esteja a algumas horas...pra chegar fresco !! Cuidado...rs.
Entao, demorei, eu sei, desculpa, nao foi falta de vontade, nem de tempo, a vacina de reforco, Moderna me quebrou, diacho de vacina.... desde qndo russo se dá com americano... de Moderna n tem nada. Meu pé cicatrizou mal tb, mas estou aqui!!
Eu nao sei se será do seu agrado...
O final é sempre difícil de se despedir e desapegar pq now vemos nos personagens, essa estória foi mt marcante, abordou diversos Tabus existentes na nossa cultura, na história da humanidade, alguns mais específicos, concretos, outros, comentados superficialmente, dado que nao era o objetivo principal, mas estava dentro do obejetivo geral.
Percebi que vc terminou com número ímpar, fez um par, mas n redondeou o exateca!!!!....rummmm .30 seria digno!!! kkkk
Quando vi em negro a mensagem de atencao no tempo e espaco, até me assustei, pensei, eita, esses filmes q vao e volta e dps vc n entende nada kkkk. Mas, foi tranquilo! Me pergunto pq tanta presa, vc gosta de um acelerador, n?! kkkkkk. Terminou o TAO, numa presa retada, pulando nos tempos, pensei que estivesse num filme de ficcaqo científica. Serei, sincera,meu TAO tava perfeito, super detalhista e vc,chegou e acelerou.. ;(. Mas tudo bem, se vc achou que assim a estória pedia ou que já q estava se prolongando mt(super leria além do infinito,ms tudo tem um comeco e um fim. Eu esperava diferente, mas tb, nao sabendo como finalizar. Um obra como o Tao, nunca teria um final concreto...é uma obra rara e difícil de entender toda sua essencia complexa, pq tb é sua essencia,...é mágico, sensível, cheio de pormenores, é celestial, uma estória sem fim, vc 'plasmou tao bem ao longo deos anos, um diário lindíssimo!!! Me pergunto como seria o final sem a pandemia pq tranformou o processo criativo, porém, vc plasmou o melhor q pode o final. Mas, n deixa de ser a melhor obra sua, n é a toa que 5 colocaram o tao como melhor estoria nas minhas perguntas e 1 Maia, considerararei 2, Maya, mas 6 de tao, contando comigo. Mas, como n tive um número significativo, n posso afirmar e te dar uma estatística mais fiel. Esse povo n colabora mt...rs. ( Sim, responderam, fiquei surpresa quando abri o insta hj... e vc, qual sua preferida, Maia e Tao? N vale dizer todas...pode ter mais de uma opcao. Sei q aqs duas primeiras tiveram grande impacto e lhe custou bastante a nível intelectual, quanto espiritual e bem, o covid teve seu impacto tb nas atuais, entao, seria difícil, porém, o TAO vc plasmou toda sua essencia!! Maia, vc colocou tudo que aprendeu até aquele momentou.....Mas n estou dentro de vc....vai nos dizer? Temo que eu nao t4enha registrado, caso tenha dito...
Bem, mudando de assunto, vamos falar sobre essa estória atual.
Eu gostei muito, estava com reacia ao que viria, é bem diferente de suas outras obras, vc é uma autora diversificada, mas sua impronta sempre presente, n importa tao diferente é uma da outra. Sempre com algo novo, escrita com muito carinho, mt emprenho, mt do que4 vc pensa, vive, exdperimenta e ler. Sinto que muitos nao tenham comentando, pq houve mts leituras, espero que elaqs tenham aproveitado o que estava por trás das partes engracadas, tirado proveito dos temas sociais, aprendido, que estejam quetionando, buscando mais sobre cada tema. Temos que aprender a pensar no que queremos pra construir um mundo melhor e isso comeca por termos um senso crítico, aprender a pensar e pra isso temos que ler, debater com pessoasw diferentes e nos envolver, mesmo que seja um gotinha..q vc fale c um vizinho e ele comece a se questionar pq nem todos tem a capacidade para plasmar no papel e agradecemos a todos que puderam e contribuiram e vc, é uma dessas, se orgulhe. Nao importa os númros de leituras e comentários, sabe pq? As 6 fieis, se transformarao em 4 bilhoes pq vao comentar com outras pessoas e assim vai. N posso afirmar, mas tenho a esperanca que esse seja um bom pensamento. Espero que Samira possa ver assim e se sinta melhor!! Por sinal, gostei da resposta dela a minha msg... mt gentil! A coisa tá melhorando, me sinto bem com isso!:). Vou até dá um ovo da Havanna tamanho famíla pra vcs...é sem TACC, mas tem leite de animaql....;(.
Logo conseguirei que coloquem leite vegetal...hehehe. To nem aí q vc n coma choco, eu mesmo n curto mt pq n como acucar branco, mascaco, organico , q for, só se eu sair e já tiver no produto rs. Tenho encontrado td mt doce, salgado, assim que evito acucar e sal...na vedade, meu cérebro é seletivo demais !! rs
Quero comecar com WTF??? " A Pelve que hábito", vc é mt doida, esse mundeo sem porteira te deixou bem pirada...kkkkkk. Melhor pra nós, faz rir mt!
Vamos aos pontos, Paulinho e Socorro agora trabalhando pra Vera
Vera com sweu próprio negócio e finalmente esta feliz da vida. Seu pai a procurando deixou tudo mais leve, mas o amor foi quem transformou todo seu mundo e como o via...
A pandemia trouxe muitas mudancas no comportamento, infelizmente n foi suficiente pra transformacao que se esperava, mas as mudancas requerem tempo, luta e resistencia e teremos mts, mas eu acredito nessas novas geracoes que vem aq educacao como algo maior que memorizar um livro e sim pessoinhas que questionam e naqo aceita as coisas como sao. A ajuda chegou e eles vem com uma cabeca aberta e antenados que dá gosto ver e tenho mt esperanca que as lutas abrirao as portas pra eles avancarem como assim foi previsto...
Abgail fez um grande trabalho com Say,Latifah,Kha,Pati,Veruska, Natasha, Diana, Bruna, Kha...ajudando e guiando nos projetos da ONG, como tb em outras areas..o hotel. Foi um grande exemplo pra Adriano. Falando nisso, Rita conseguiu o filhinho q tanto queria. Coiss boas passam em momentos ruins. A mae biológico morreu, mas veio uma de um coracao gigante com vontade de ser mae!!!
A ex patroa de Pati, amoleceu..o q n faz uma crianca pros q verdadeiramente tem o coracao aberto...
Moema, finalmente aprendeu a amar, se amar e vive uma vida modesta, mas honrada.
A Pandemia sacudiu a todos, abriu os olhos dos que n queriaq enxergar ou n podiam, transformando comportamentos e mostrando suas verdadeiras essencias, seja elas boas ou n...mostraram quem sao nessa vida e que mts puderam mudar.
Teodora tomou rumo na vida, Amaralina foi um grande exemplo de compaixao e esperanca.
Vejo q vc tem um fetiche por rola rola no chao....achei meio fora de contexto a parte de Carol e Leti, mas deve ter sido pra distrair...
Samir e Zoirayde, gosto desses casamentos modernos, tem seus pros e contras, mas Zorayde necessitava dewse tipo de liberdade depois do caminho que percorreu!!
Agora, finalmente o capítulo ficou um brilho total com os temas abordados nesse final.
Latifah, veio pra ficar na luta pela identidade de genero e pelas causas familiares com todo glamour. Esse filho veio pra abrilhantar e amei .Vamos abrir a cabeca do povo. Me lembrei de TLW, n gosto dessa rede lesbionica, mas td bem, só uma parte q lembro e uma que n sei e era mulher trans ou homem que tomou hormonios, entao t3eve barba, voz grossa e tava grávda, mas n sei como se definia..um dia n prcisaremos dessasw definicoes...
Bem,adoro casais assim, quebra estrutura, trouxe esse tema todo, de filhos entre Latifah e Kha com toda a família no hospital, mostrando uma família fora do padrao. Necessitamos parar de pensar que as familias sao papai, mamae e frilho e filha, que aqora n devemos definir nenhuma. Dia de pai, mae, avó avö..é dia da família.
Linda família, quero ver mts assim ainda! Quero amigas assim!!
Lindo discurso de Kha! Continuamos n luta...em 1986 a homosexdualidade foi retirada como doenca, ainda que foi substituida como egodistonica, mas em 1990, acho q foi tirado da lista de doenca...bem, atualizaram o DSM5 este ano, n lembro, tenho o dsm desatualizado. Este ano sairá o novo, , acho que n foi divulgado as mudancas ainda, n estou mt por dentro. Em 2013 teve uma mudeanca tb para o transexualismo como doenca, mas mudaram tb o nome como disforis de genero, agora a OMS oficializou, bem, desde 2018 foi divulgada, este ano oficializou de modo que estipulou um tempo para que todos os países e adaptar a nova CID. Tenho até q buscar....encadernei mais de 900 dsms 5 na faculdade qndo trbalhava lá, li um pouco, mas eu to c a memória bem lascada kkkkkk.A q tenho é mais velha q minhaq vó hahahahaha. Q essa porra é cara rsrsrs.
N sei se deu pr entender o q quis dizer...
Olha só, ela teve infancia..viu thundercat kkkkkkk
Pati e Abi n aguento, t3em gente tem relacaqo complicada mesmo...." eu quero a sorte de um amor tranquiloo....."tipo Vera e Suy....pacífico, mas n tranquilo kkkkkkkkkk
Eu ia perguntar se vc tava na seca pq mandou sexo aq donquier nesse capítuloo fora de contexto kkkkkk. Mentira, foi pouco e só foi umas palavrinhas rsrs. O de Vera tava dentro do contexto...rs,
Sobre vc nunca ta parada, eu me referia a q estava parada de movimento e n de fazer algo mesmo em casa..kkk. Oxente, viaja, tem ng lá na cumbre nao kkkkkk. Vai tá vc sozinha. Vai de carro. Exterior, vai tá complicadeo...tadin, n pode subir os 7 mil metros kkkkkkkk.(bicha ru8immmmm eu) Nem ir a Méxiquiiiinnn kkkkkkkkkkkkkkk. Logo vai poder e vaqi vim c uma estória e vai meter 4essa porra em algum lugar daq estória, visse?!!!!
Me pergunto qual será a próxima.....quando vc re4solver soltar, me avise apenas q vai colocar algo novo c antecedencia e isso n é um dia antes como vc fez dessa vez rs, me diga uns 3 dias pelo menos, tenho q fazer propaganda antes, povo esquece logo quem é quem, td muda por aqui....e eu n paro. Estou vendo como deixar aquilo ali em movimento até a sua volta!!! Esperarei mais uns anos.
Bem, minha amiga caipirinha,obrigada por tudo, pela estória, pelas cia,pelas palavras de alento, me senti menos sozinha nas minhas dores. E sim, claro q digo, obrigada por ser minha amiga, principalmente pq vc respondeu cada comentário triste meu, poderia ter evadido mt, mas foi sensível, entendeu meus ataques e poderia ter reagido diferente, mas vc foi compassiva e gentil como sempre é com todos ! Espero tudo de mais maravilhoso pra vc e sua família e pra Samira e sua família tb, sejam quem sejam ! ;). Que la vida les traigan muchas flores, momientos hermosos, aprendizados edificantes!!!
Desculpa por meu comentário , talvez n goste mt do que disse e tb n analisei mt, mas é que foi o final e vc foi bem objetiva, aqchei q seria redundante. Mas responderei em breve seus comentários, ali, tenho pra explanar um pouquinho pra vc n reclamar q sente saudades dos nossos debates rs.
Ah, boas aulas, trabalhos, provas e que seu curso esteja sendo maravilhoso, apesar de exigente.
Beijos super, mega, ultrqa caipirescos
PS:Vinho do porto? Aquele deixa mais beba rápido...é fortificado e vc é fraquinha....vai comer pirarucu? Pegue um tinto suave ou um branco...depende do molho tb.
O porto é pra aperitivo, ce sabe,n é, mulher viajada!!! ....Mas, eu nem lembro mais nada mesmo...kkkkk. Mas como dizia meu prof. N importa o vinho, qndo estamos passando um lindo momento quqalquer vinho é rico!!! Mas compre chardonnay e Sauvignon Blanc que eu gosto. Assim vc tem pra oferecer....nada dessas bodegas chilenas.... kkkkkkkkkk.
Eu tenho um licor aqui de limoncello...rico, rico de Bariloche!!!
Fuiiiiiiiiiiiiii
Resposta do autor:
Lailitcha sadikitcha!!!!
Que bom que você voltou! Pedi para Samira te escrever porque me preocupei com seu sumiço e ela disse que você logo retornou além de ter comentado aqui.
Espero que esteja muito bem e cheia de força!
Consegui meus peixes! Pirarucu é do norte do Brasil, também adoro, mas eu me referia aos peixes do centro oeste, como pintado ou piraputanga. Ao final, deu tudo certo e hoje meu povo almoçou muito bem aqui em casa! rs
Que essa vacina que te deu reação não esteja mais perturbando! Eu só tomei duas doses até agora.
Em relação ao Tao, foi aquilo que te expliquei. Ele foi seguindo em ritmo mais lento e detalhado até 2019. Quando chegamos em 2020 e aí entra a pandemia, eu não quis escrever como seria a vida naquele contexto pois já havia produzido CONVIDE-0 e não desejava um "repeteco" de mim mesma. Então dei uma acelerada no tempo de 2020 até a velhice de Zinara e Clarice. Mesmo antes da pandemia, em minha cabeça eu já havia me decidido a acelerar a narrativa a partir de um certo momento, que não havia decidido qual seria. Em função da pandemia decidi que o momento de acelerar seria 2020. Mas, a meu ver, não houve prejuízo pois tudo que eu desejava abordar ali foi abordado.
Sobre a história atual, fico feliz que você tenha gostado tanto. Da mesma forma, acelerei A Autora em um dado momento de 2019 e por causa da pandemia também. Não estou muito estimulada a escrever de novo sobre a vida na pandemia. Coisa de caipira. O "novo normal" e tudo que aconteceu me incomodam muito. Ainda não assimilei de fato e por isso jogo esses momentos mais acelerados perto do inicio real da pandemia. Mas aqui também abordei o que desejava.
Vejo q vc tem um fetiche por rola rola no chao....achei meio fora de contexto a parte de Carol e Leti, mas deve ter sido pra distrair... -- kkkk Não. Coloquei aquela cena simplesmente para mostrar e confirmar que as duas ficaram juntas
Adorei tudo que você falou sobre as personagens, seus desfechos e a história como um todo! Também gostei do seu carinho comigo. Não que não seja habitual, mas eu senti como um afago. E bem humorado! rs
Me pergunto qual será a próxima.....quando vc re4solver soltar, me avise apenas q vai colocar algo novo c antecedencia e isso n é um dia antes como vc fez dessa vez rs, me diga uns 3 dias pelo menos, tenho q fazer propaganda antes, povo esquece logo quem é quem, td muda por aqui....-- Eu não ideia, Lailinha! rs
Eu ganhei vinho do Porto, então foi ele mesmo. O pessoal aprovou. rs
Beijos caipirescos!
Sol
[Faça o login para poder comentar]
mtereza
Em: 05/04/2022
Sol como sempre os seus contos são deliciosos para mim um refúgio do dia extressante do meu trabalho amo megulhar na sua escrita e esquecer por alguns momentos o problemas sou grata por isso.
Você está melhor a cada conto bjs fique bem e volte logo com suas histórias maravilhosos.
Resposta do autor:
Olá, querida!
Fico feliz em saber que você gostou desse conto caipiresco! E que se sente aliviada com a leitura.
Eu lembro quando você me perguntava sobre o Tao e eu toda enrolada sem conseguir dar andamento nele e sem recuperar a conexão com a história... rs Espero que ao final, tenha tudo valido a pena. E obrigada por continuar lendo o que escrevo apesar daquele episódio tão demorado. Sei que muita gente desistiu da caipira depois daquilo, ao contrário de você e mais algumas amigas queridas.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
NeyK
Em: 02/04/2022
Dona Soletudine, é uma pena n poder comentar os parágrafos no momento da leitura como no wattpad. cada cena é uma impressão diferente que empolga, aí acaba atropelando tudo, e chega no final eu já n sei o que comentar de tão foda que é.
Como tempo é senhor de tudo, os pais da dona Patrícia e Vera pedindo perdão a elas é muito significativo. A Latifah fazendo o nome, advogada poderosa, quem iria imaginar? E é tão lindo esse amor de Khadija pela suas divas rsrs e o crescimento pessoal. E a a recepcionista tem toda razão, modelo de família tem q ser mudado, mas ia ficar doidinha como ela Kkk?kkk. O jogo virou em, Socorro e o marido preguiçoso trabalhando pra Vera.
Por sorte, Abigail e dona Patrícia pararam, mesmo que n 100% essa doidiça desse amor com emoção delas. Uma hora esse amor ia se torna algo nada bom para ambas. Saryuci e Vera lidas q se completam.
Acredita que depois de uma aula da faculdade, estava discutindo um modelo de negócio eficiente com minha esposa daí venho ler sua estórias e estava lá quase a íntegra q eu falei? Woww Kkkkkkkkk
Resumindo tudo, pq são muitas personagens (bacanas) parabéns, vc mais uma vez entregou uma estória de muita qualidade. Aflora a emoção, faz ri e pensar, deixa sempre um gostinho de quero mais e quero mesmo ahahahaha vc é foda (desculpa a expressão mas n achei outra)
Ps. Não demora a voltar, faz falta estórias como as suas, de verdade. Não querendo falar algo ruim ou coisa do tipo das outras autoras, mas é tão difícil achar estórias com pessoas reais q facilmente poderia ser um amigo, um parente, vizinho. Pessoas q trabalhão e é assalariada ou não, de corpos normais e vidas corridas. As vezes nos ver nas leitura é muito bacana.
Ps 2. Nem vou te contar q um redutor-motor caiu em cima dos meus dedos e eu estava sem luvas kkkkkkkkkk foi uma semana estranha mas estou bem e meu pulso melhorou muito.
Ps3. Acho que nunca escrevi tanto em um comentário.
Ps4. Volte sempre e volte mais minha amiga.
Resposta do autor:
Basnoite, dona Ney Kercis!!!
Eu li seu comentário e fiquei muito feliz em ver uma impressão sua tão positiva! Muito obrigada!
Coloquei várias coisas neste conto para surpreender e gosto que vocês tenham sentido tais surpresas de forma positiva. A recepcionista diz o que digo o tempo todo. Tem que mudar! rs
Sim, Abigail e Patrícia foram acalmando aos poucos seu caráter de novela mexicana! rs Sayruci e Vera sempre foram mais pacíficas. É o temperamento.
"Acredita que depois de uma aula da faculdade, estava discutindo um modelo de negócio eficiente com minha esposa daí venho ler sua estórias e estava lá quase a íntegra q eu falei? Woww Kkkkkkkkk " -- É mesmo? Então acertei? :P Que bom!!!
Você não precisa se desculpar pelo que me escreve. Sem formalidades, querida.
Eu busco apresentar pessoas reais, pessoas próximas do que a gente vive e te digo que as personagens sempre se baseiam em um tanto de realidade, mesmo que muito loucas. E praticamente todas carregam algo de mim. Já discuti tanto de mim nestes contos como vocês (talvez) não poderiam imaginar. Se você se viu em alguma personagem, fico de fato feliz.
Garota, você anda nessa de dar sorte ao azar? Olha a segurança no trabalho!!! Fique esperta, porque saúde é algo que é difícil recuperar quando perdida ou ferida! Ai, ai, ai!!! rs
Desejo voltar, mas a vida desta caipira é muito louca. Não posso dizer quando, pois isso apenas Deus sabe.
Obrigada por tudo!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Irina
Em: 02/04/2022
Kotinha querida,
Mais um conto que finalizas com maestria poética. O desfecho de cada personagem deixou-me repleta de esperança pois me ponho a acreditar que "tudo é possível àquele que crê ". Tu sabes como despertar este entendimento, esta fé. Mui linda és tu!
Os episódios com Latifah fizeram-me rir. Só tu...
Amo o que tu escreves e como escreves. Parabéns, minha Kota. E obrigada pelo que compartilhas conosco.
Beijos de quem muito vos estima!
Irina
Resposta do autor:
Querida!!
Seus comentários são muito poéticos, embora você atribua apenas a mim esta capacidade. Acho muito meigos!
Feliz em saber que se divertiu e se agradou de mais este conto. Feliz em "vê-la" de volta.
Muito obrigada pela gentileza de sempre. A estima é recíproca!
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
kasvattaja Forty-Nine
Em: 01/04/2022
Olá! Tudo bem?
Por onde começamos — e terminamos?
Ah, deixa-me ver... Pelo final — tudo bem? —, pois dizem que o final é o começo, certo?
Comecemos especificamente por:
''Portam itineri dici longissimam esse''.
Sim, por que, para mim, a história começa aqui, depois de você, Autora caipira — ou seria caipira Autora? — contar um pouco da vida de cada personagem — e muito bem contada —, e deixá-las ir.
Mas é delas — veja bem, é Kasvattaja que pensa assim —, falando de personagens — escrevendo, na verdade, ai, ai... —, que eu gostaria de dar um pitaco.
Eu não me aprofundo tanto como você fez e faz. Não que eu não considere importante construir bem construídos aqueles que farão parte da história, porém, como em um quadro, gosto mais de ver todo ele do que me atentar por um ponto específico da paisagem.
Veja bem, foi um pitaco...
Parabéns pela sua obra, você é muito querida.
É isso!
Post Scriptum:
''Verba volant, scripta manent. ''
''Palavras voam, o que é escrito permanece. ''
Resposta do autor:
Boa noite, dona Kasvattaja!
Tudo bem? Espero que sim.
"dizem que o final é o começo, certo?" - Lembrança bem espirituosa! Gostei. rs
Não se intimide para dar seus pitacos. Eu não tenho problema com isso, pelo contrário. Gosto das críticas construtivas.
Sim, eu me aprofundo. É algo muito meu, da essência. Gosto de ver o quadro como um todo. Gosto de me atentar em seus detalhes. E gosto, inclusive, de ver neles o que nem os olhos enxergam naturalmente (benditos infravermelhos, ultravioletas e raios X no santo espectro eletromagnético rs). Então, não tem jeito... Eu me aprofundo. As personagens ficam aqui morando comigo... gosto de ser uma boa anfitriã.
Obrigada por me parabenizar e por vir comentar (embora lamente muito que o tenha feito tão poucas vezes). Sei que te devo a mesma atenção. Quando eu parar neste tumulto mor que tenho vivido, farei isso, se Deus quiser. Imagino um conto seu como um clipe musical ou como uma citação lispectoriana.
"você é muito querida" -- Digo o mesmo. E por estas e outras repito: não precisa se conter tanto no que me escreve.
Termino repetindo uma pergunta que te fiz várias vezes e você nunca respondeu: como uma apreciadora de histórias mais curtas (embora incrivelmente tenha paciência com esta caipira) você leu CONVIDE-0? Se não leu, está tudo certo e em caso positivo, me diga o achou, por gentileza. Pode ser aqui ou lá, tanto faz. Se eu tivesse email de autora faria esta pergunta por lá. Como estou sem, fica só este canal mesmo.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Samirao
Em: 01/04/2022
Amore agora tô sempre fazendo em duas partes vc sabe né? Margô também me surpreendeu. Ela é a Solitudine? Sei... huahuahuahuahuahua Vamos falar sério agora vou até escrever melhorzim... huahuahuahuahua Vc sabe que eu AMO o que escreve. AMO o que escreve na vida real quando assina seu nome lindo. AMO o que escreve nesse mundo virtual quando se transforma em Jasin Solitudine. LAMENTO MUITÍSSIMO que vc não seja valorizada por essa nossa mulherada como deveria como a escritora que é mas eu já desistir de me emputecer seguindo seus conselhos várias e várias vezes a me dizer a mesma coisa. Um dia vão dar valor só não espero que seja tipo assim Van Gogh só depois que morre e bate na madeira! huahuahuahuahuahua
Escreve sempre habibem. Eu acho que vc transforma quando faz isso. Vou sempre te ler esteja eu em qualquer lugar... here, there and everywhere like that song you used to sing to me. Luvyousosomuch!!!!!!! Behebik ya, dayman al dayman! bjuss
Resposta do autor:
Eu já percebi que você partiu para comentários bipartidos. Tudo para me dar números... kkkk Ai, dona Samira, dona Samira... só você mesmo!
Margô é a Solitudine? Como diria você: who knows? kkk
Van Gogh é ótimo! kkkk Mas nem de longe tenho a pretensão de me comparar com tal gênio! Relaxe com isso. Às vezes, quando você destaca essas coisas, eu fico um pouco chateada com o conteúdo mas não vale a pena. Já conversamos muito e ninguém tem obrigações aqui. Isso não é uma defesa de tese, habibi.
"Eu acho que vc transforma quando faz isso." -- Achei lindo que tenha escrito isso. Obrigada!
Também te amo e você sabe.
Beijos!
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Samirao
Em: 01/04/2022
Amore mio!!!!!!!! Queria comentar com calma por isso demorei... amei o cap de breves cenas. Acho incrível como vc muda de estilo em cada conto e ainda assim preserva a alma caipira em todos eles. Adorei o desfecho de cada um e saber que entre Natal e Foz se formou um mega conglomerado turístico fodástico inclusivo... AMEI! Say e Vera casaram perfeitamente se empoderaram e fizeram lindo! Bigs deu um show a parte e mudou muitas vidas do jeito que ela sonhava. Paty realizou seus sonhos também e chegou pra somar na coisa toda apesar dos altos e baixos com Bigs e vamos combinar que porra loucaaa!!! Morri de rir com as brigas delas se jogando do Lacerda torrando alianças atiradas na ponte! huahuahuahuahuahua Latifah e Khadija outro show. Amei Latifah no processo e no nascimento da filha huahuahuahuahuahua Vc presta atenção no que eu falo adorei que lembrou do ad referendum! E até o amici curiae de um dos caps que eu esqueci de comentar! Até Zorayde que eu não esperava fez bonito! Samir virou gente Socorro e o marido viraram empregados da Vera! huahuhauhuahuahua
HABIBEM MAS A CEREJA DO BOLO FOI LATIFAH CAÇANDO O CRM DO MÉDICO!!!!!!!!!!!! LATIFAH ME REPRESENTA!!!!! BJUSS
Resposta do autor:
Boa noite queridíssima!
Vou fingir que você não está aqui agora! rs
Obrigada por gostar dessas mudanças que a caipira traz em seus contos. E fico realmente feliz em saber que minha leitora fiel gostou de todo o enredo.
Sim, eu presto atenção ao que você fala. Sempre foi assim.
Essa história das alianças atiradas da ponte... têm uma base de verdade. rs
Eu sabia que você ia amar esse trem do CRM caçado. Sei que você teria feito o mesmo se fosse Latifah e como há uma certa semelhança em algumas coisas... kkk
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Mille
Em: 01/04/2022
Oi dona caipira Sol kkk olha eu cheia de intimidade
Amei ler e já fico com saudades dessa turma querida
Momentos de ri e que fiquei com vermelha, o nascimento da filha de Latifh foi demais, primeiro o boneco de ficar lindíssima, depois a Kadhija toda poderosa chegando na recepção kkk o Samir e Zorayde, avó e bisavo-avo kkk
E que advogada a Latifh se tornou amei.
Espero que volte com mais histórias adoro sua forma de escrever.
Parabéns e até o próximo projeto
Resposta do autor:
Olá querida!
Uai, pode ter intimidade, está em casa! rs
Que bom que você gostou tanto! Agradeço muito por você sempre vir aqui ler e me dar força. A caipira fica toda prosa! rs
Bom que este capítulo divertiu seu dia com todas essas confusões e tudo que a turminha aprontou!
Obrigada pela gentileza. Prentendo voltar com mais contos, embora nunca saiba se voltarei ou não. É aquela coisa de ter a vida "mais confusa que a América Central..." rs
Beijos!
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Zaha
Em: 01/04/2022
Hola,Samira! Tudo bem?
Esse capítulo foi o último? Não cheguei a ler ainda. Vou atualizar e por isso gostaria da informação. Pela última frase parece que sim...
Obrigada desde já,
Laila
Resposta do autor:
Lailovisky!
Esse era para Samira e vi que ela respondeu.
Beijos,
Sol
[Faça o login para poder comentar]
Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
Solitudine Em: 21/04/2025 Autora da história
Ai, ai, ai, dona minha linda!
Teve confusão com personagens aí! kkkk