• Home
  • Recentes
  • Finalizadas
  • Cadastro
  • Publicar história
Logo
Login
Cadastrar
  • Home
  • Histórias
    • Recentes
    • Finalizadas
    • Top Listas - Rankings
    • Desafios
    • Degustações
  • Comunidade
    • Autores
    • Membros
  • Promoções
  • Sobre o Lettera
    • Regras do site
    • Ajuda
    • Quem Somos
    • Revista Léssica
    • Wallpapers
    • Notícias
  • Como doar
  • Loja
  • Livros
  • Finalizadas
  • Contato
  • Home
  • Histórias
  • A Cigarra e a Formiga
  • Capítulo 2 – A Formiga

Info

Membros ativos: 9612
Membros inativos: 1622
Histórias: 1992
Capítulos: 21,079
Palavras: 53,459,345
Autores: 814
Comentários: 109,191
Comentaristas: 2603
Membro recente: TrueLovePAa

Saiba como ajudar o Lettera

Ajude o Lettera

Notícias

  • O e-book do Desafio das Imagens do Lettera — Maio de 2026 chegou!
    Em 25/06/2026
  • Desafio das Imagens 2026
    Em 23/04/2026

Categorias

  • Romances (883)
  • Contos (478)
  • Poemas (236)
  • Cronicas (232)
  • Desafios (182)
  • Degustações (28)
  • Desafio das imagens 2026 (7)
  • Natal (7)
  • Resenhas (1)

Recentes

  • Gelo Sob o Fogo
    Gelo Sob o Fogo
    Por Lady Texiana
  • A barra
    A barra
    Por caribu

Redes Sociais

  • Página do Lettera

  • Grupo do Lettera

  • Site Schwinden

Finalizadas

  • A Seguranca II
    A Seguranca II
    Por Lena
  • Novelinha
    Novelinha
    Por caribu

Saiba como ajudar o Lettera

Ajude o Lettera

Categorias

  • Romances (883)
  • Contos (478)
  • Poemas (236)
  • Cronicas (232)
  • Desafios (182)
  • Degustações (28)
  • Desafio das imagens 2026 (7)
  • Natal (7)
  • Resenhas (1)

A Cigarra e a Formiga por caribu

Ver comentários: 0

Ver lista de capítulos

Palavras: 591
Acessos: 911   |  Postado em: 02/10/2021

Capítulo 2 – A Formiga

O dia de Alícia sempre começava antes das seis, quando o despertador tocava, de segunda a sexta. Aos finais de semana acordava no mesmo horário, mas sem querer. Assim que acordava ela já despertava e pulava da cama listando as tarefas do dia. Eram sempre muitos compromissos no trabalho, que a faziam seguir à risca uma agenda apertada e tumultuada.

                Alícia é o que chamam de “workaholic”, ou seja, viciada em trabalho. Herdeira de um negócio multimilionário, as Indústrias Formiga S.A, se desdobrava há quase uma vida inteira para se desvincular da imagem do pai, fundador da companhia, falecido há alguns anos.  

                Por isso, tinha uma média pífia de sono profundo, sofria de ansiedade e com crises fortíssimas de enxaqueca, que ela nunca revelava sentir. Seu trabalho jamais poderia ser a diversão dos outros.

                Não tinha planejado uma carreira assim. Quando criança, seu sonho era ser pilota de corrida. Depois que cresceu, e percebeu que seria difícil trabalhar na Nascar, estudou Administração de Empresas, mas queria Antropologia. O pai que pagou a faculdade, e meio que escolheu sua especialização, por isso: MBA em Gestão de Negócios e pós-graduação em Gestão de Risco e Reputação. Pelo menos o que aprendeu naquela época a ajudava de algum jeito, nos dias atuais.

                Quando levantava, era cotidiano tomar um banho rápido sempre antes do café, servido pela empregada num cantinho da mesa na sala de jantar, e contava com frutas, cereais, duas fatias de pão com frios e suco de laranja. Café lhe fazia mal, atacava a azia, que a queimava desde o começo do século. As crises diárias amenizaram quando ela cortou a cafeína, mas davam dor de cabeça, então Alícia sempre acabava escolhendo qual mal-estar ia querer para aquele dia.

                Tomava o café sozinha, como todos os dias.

Estava com 35 anos, completados no último mês de setembro. Comemorou o aniversário no trabalho: à meia-noite ainda estava envolvida com os números do fechamento; seu trabalho às vezes se assemelhava a uma bomba-relógio! Ao assoprar a fumaça do cigarro, debruçada na janela de sua sala, fez um desejo para que a vida mudasse, de alguma forma. Se sentia esgotada.

Agora, em frente ao espelho iluminado do trabalho, verificava algumas rugas em volta dos olhos, e marcas de expressão provocadas por preocupações constantes (na testa havia duas linhas, como tracejados). Nem mesmo os cremes anti-idade pareciam resolver, e isso porque usava esses produtos desde os 30 (se convenceu bem nova de que estava velha).

                Alícia tinha um pouco de preguiça de viver. Sentia que seus dias eram muito longos, tanto quanto as noites, comumente insones. Não imaginava como poderia ser diferente, pois nunca recebia convite para nada de diferente; chamava de “amigo” quem às vezes até se esquecia dela.

                Com relação a relacionamentos, teve uma única namorada ao longo da vida. Terminaram porque Alícia foi traída. Atualmente estava solteira por falta de tempo para namorar; gostava de acreditar que sua prioridade era o trabalho, e se alguém aparecesse era possível até ela nem perceber.

Essa era a lógica da vida, na visão de Alícia: nada estava previamente traçado – isso envolvia os acontecimentos, as pessoas e até os relacionamentos. Chamava de acaso o que muitos chamam de destino.

                A primeira vez que Alícia viu Antônia foi numa festa de fim de ano da empresa, ela estava se apresentando num show, fez a contagem regressiva, perto da meia-noite. Estava no canto do salão, já preocupada com o ano que nascia, mas seu sorriso lhe chamou a atenção.

Fim do capítulo


Comentar este capítulo:
[Faça o login para poder comentar]
  • Capítulo anterior
  • Próximo capítulo

Comentários para 3 - Capítulo 2 – A Formiga:

Sem comentários

Informar violação das regras

Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:

Logo

Lettera é um projeto de Cristiane Schwinden

E-mail: contato@projetolettera.com.br

Todas as histórias deste site e os comentários dos leitores sao de inteira responsabilidade de seus autores.

Sua conta

  • Login
  • Esqueci a senha
  • Cadastre-se
  • Logout

Navegue

  • Home
  • Recentes
  • Finalizadas
  • Ranking
  • Autores
  • Membros
  • Promoções
  • Regras
  • Ajuda
  • Quem Somos
  • Como doar
  • Loja / Livros
  • Notícias
  • Fale Conosco
© Desenvolvido por Cristiane Schwinden - Porttal Web