Ully por May Poetisa
Doping
25.
Novembro começou complicado, acordei com dor de cabeça e ressaca. Nem pude dormir até tarde, pois, devido ao feriado de finados já tinha marcado de viajar para a minha cidade. Arrumei minha mochila com poucas coisas, nem quis tomar café, meu estômago nem estava 100%. Fui para a rodoviária sem ânimo algum, dormi a viagem toda. Meus pais logo acharam que meu abatimento era devido, ao cansaço do curso, trabalho e judô.
Fiquei na minha cidade por três dias, aproveitei para devorar a comida da minha mãe, jogar sinuca com meu pai e assistir séries com o meu irmão. Foram dias agradáveis. Mandei algumas mensagens para a Zípora, nada demais, apenas bom dia e boa noite. Ela apenas visualizou, mas, não respondeu.
Quando retornei para Bauru, voltei a treinar com o Bruno para um campeonato de final de ano e também me dediquei com afinco para encerrar bem semestre. Infelizmente, a Zípora não apareceu mais na academia, acho que ela está me evitando. Dia desses ela postou uma foto muito bonita, em suas redes sociais, fiquei apreensiva, ela estava muito bem arrumada e tinha feito check-in num barzinho. Tenho tanto medo de perde-la.
O penúltimo mês do ano, passou muito rápido, praticamente voou. Uma loucura na universidade, treinos intensos, academia lotada devido à proximidade do verão; ou seja, minha vida está muito corrida e com isso tenho sentido dor de cabeça com frequência. Em dias de prova então, minha cabeça fica até latejando e com isso tenho necessitado de medicamentos. O ruim é que detesto remédios.
Acredito que vou fechar bem o semestre, gosto muito do curso que escolhi e as minhas notas são excelentes. Tivemos que apresentar seminários, sobre diversos esportes, o professor fez sorteio, quatro pessoas em cada grupo e tive a sorte de cair justo com o judô. Me prontifiquei para fazer a apresentação e a minha equipe adorou. Um rapaz ficou responsável por pesquisar, uma colega montou toda a parte escrita e outra elaborou os slides. Na data de apresentar, explanei muito bem e aproveitei para contar sobre as minhas experiências com este esporte. Nosso professor adorou e recebemos uma nota 10!
No final do mês, Bruno e eu fomos submetidos aos exames antidoping. Cerca de uma semana depois o Francisco soube dos resultados e me chamou para conversar.
- Ully, seu exame apresentou análise adversa, detectaram que você ingeriu uma substância proibida.
- O quê? (Perguntei perplexa).
- É uma quantidade ínfima e você deve ter utilizado em um curto período de tempo.
- Francisco, eu não consumo nenhum tipo de anabolizante, esteroides, muito menos uso drogas. Isso é um absurdo.
- Eu também desacreditei quando soube desta notícia e por isso te chamei para conversarmos (ele explicou).
- Amiga, você deve ter consumido algo de forma despercebida (Bruno que estava conosco comentou).
- Eu não acredito nisso.
- Você tomou algum medicamento recentemente? (Francisco perguntou).
- Apenas para dores de cabeça.
- Deveria ter me consultado.
- Eu estava na faculdade, em dia de prova, tomei que nem pensei, minha cabeça latej*v*.
- O problema é que agora fomos notificados por suspeita de doping.
- Meu Deus!
- Um amigo, biomédico que atua no laboratório responsável pelos exames, me avisou que foi constatado isometheptene, é um tipo de estimulante, pode ser encontrado em remédios para dor de cabeça e enxaqueca. Temos que aguardar para saber se esta quantidade que você ingeriu é aceitável ou se você será punida por doping.
- Fique calma, nós estamos do seu lado, você começou a participar de competições grandes neste ano, no começo é comum nos atrapalharmos com está questão. Quando for assim nos consulte (meu amigo voltou a dizer e me abraçou).
- Preciso que você procure lembrar os nomes dos medicamentos que tomou e data. Dentro de três dias você vai passar por um novo exame. Procure ter uma alimentação saudável por estes dias.
É comum atletas serem testados em exames antidopagem, por conta de substâncias consideradas irregulares para as competições. O doping é uma problemática no universo esportivo. Os testes são realizados devido a ética existente nos esportes. Como atleta compreendo que esporte é saúde, além disso, é justo competir entre iguais. Com meus professores aprendi que o antidoping serve como precaução e também visa educar os competidores. Infelizmente, já soube de diversos esportistas que foram punidos, têm casos, que os atletas cometem falhas de caso pensado, visando melhores rendimentos.
Já outros, como o meu, são lapsos e não se trata de atitude premeditada.
Eu fiquei arrasada, não imaginava que algo deste tipo pudesse acontecer comigo. Depois de falar com eles, fui até um ponto de ônibus, com destino ao encontro da Zípora, eu preciso do ombro amigo dela e nem sei se ela vai me receber.
Fim do capítulo
Olá! Capítulo curtinho, só para citar um problema comum no universo esportivo.
Feliz dezembro e nossa história termina neste mês. Beijocas, May.
Comentar este capítulo:
Anny Grazielly
Em: 25/12/2020
Ferrou... espero que ela consiga informar que foi medicamento para dor de cabeça...
[Faça o login para poder comentar]
Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
[Faça o login para poder comentar]