Capítulo 61
As Cores do Paraíso -- Último Capítulo
Ter amigos é uma benção de Deus! Novas ou antigas fazem a gente conhecer um pouco o céu aqui na terra. Isso é o PARAÍSO!
O céu deve ser assim, uma praia linda de mar calmo, cheio de palmeiras e Jesus sentado em uma pedra bem tranquilo, só observando e contemplando sua criação.
Gabriela sempre se imaginou vivendo assim. Aqui na terra mesmo. Nossa! Seria tudo de bom. Tudo o que queria era poder sentar num lugar lindo assim todos os dias, por algumas horas, tranquila, só para meditar e contemplar a beleza a sua volta...
O céu pode ser aqui mesmo e agora! Só depende de nós... Será? De nós e de muitos que nos cercam... Isso pode ser um grande problema, pois quando as coisas dependem de um número maior de pessoas, o céu fica um pouco mais distante.
Gabriela trouxe amigos e parentes para bem perto. Era perseverante e lutava bravamente para não sofrer influências negativas. Perseguia os seus objetivos e sabia o que queria realmente.
Quando respeitamos e preservamos os valores eternos da paciência, solidariedade, fé, amor e gratidão. Quando buscamos ajudar e sentir as dores dos necessitados. Quando nosso olhar conseguir sair de nosso espelho e enxergar o outro como é: Cheio de defeito, diferente, estranho, esquisito... mas nosso irmão, nosso amigo! Podemos viver em comunidade.
Dois meses depois...
Na sala de espera da clínica, Gabriela, Larissa e Talita aguardavam ansiosas pelo fim do parto. Nervosas, andavam de um lado para outro da sala, e a cada segundo olhavam para a porta.
-- Está demorando demais, guti-guti -- Gabriela esfregava uma mão na outra.
-- Calma, meu amor. É demorado assim mesmo.
-- Quem diria hein Gabi, que o panaca do Tobias conseguiria arranjar uma namorada tão linda.
-- Verdade Tali e ainda conseguir fazer filhos com ela. Ele deve ser mineiro, "purque minêro come quéto!".
Após algum tempo, que para elas pareceram horas. A veterinária abriu a porta e saiu sorridente, quase comemorando, e Gabriela foi pelo caminho de onde ela acabara de sair.
-- Então doutora? Nasceram quantos? -- Talita e Larissa quase pularam em cima da veterinária.
-- Seis! Seis belíssimos Labradores -- falou com grande entusiasmo -- Todos lindos e aparentemente saudáveis.
-- Que maravilha! -- comemoraram.
Gabriela apareceu na porta com um filhotão na mão.
-- Vem ver amor... vem ver os filhos da Sis com o Tobias.
E desse dia em diante Tobias deixou de roubar: Controle remoto, celular e as calcinhas da Talita.
Sabem aquele casamento de princesa? Daqueles com vestido de noiva absurdamente lindo e romântico? Sabe aqueles casamentos que ninguém consegue conter a emoção? E sabem quando as noivas têm o amor do mundo inteiro no olhar e não seguram as lágrimas? Isso tudo e muito mais foi o Casamento dos sonhos da Fernanda e da Laura. Foi realmente uma cerimônia belíssima, com decoração clássica repleta de detalhes e inspirações, nas cores branca e verde, numa celebração carregada de emoção.
Laura chegou até o altar preparado no jardim da casa do senador Davi, acompanhada pelo pai e foi um momento simplesmente emocionante.
Além de todos esses fatores que fizeram com que a cerimonia fosse perfeita, a festa foi badaladíssima, com familiares e amigos dançando até amanhecer o dia.
O jovem Odair, que havia se mudado para Recife em busca de melhores condições de vida, seu plano era morar sozinho, juntar um capital e tentar entrar na faculdade.
Mas as coisas não andaram como o planejado por ele. Odair não conseguiu emprego e desde que chegou a capital, vivia de favor em um quartinho nos fundos da casa de um amigo.
Como Deus nunca deixa, nunca abandona os seus filhos. Odair encontrou Vanessa... ou Vanessa encontrou Odair? Nunca saberemos. O que importa é que os pais de Larissa encontraram no rapaz uma nova razão para viver, para existir, para continuar.
Ele mudou-se para o Paraíso e com a ajuda dos pais de Larissa, ingressou na faculdade de medicina.
O senador Davi iniciou o discurso exaltando as maravilhas do Brasil e as providências que tomaria para a melhoria do salário dos trabalhadores, da educação, da saúde, das rodovias, do meio ambiente, do combate aos corruptos, à fome, à inflação. O público o aplaudiu de pé.
-- Lutarei pelo povo, para o povo. E estarei com o povo.
Davi chamou Gabriela, entregou o microfone e a abraçou.
-- Diga apenas o que seu coração mandar. Nada mais que isso.
Gabriela fez um gesto com a cabeça, suspirou fundo e começou o seu discurso.
-- Precisamos ser mais unidos, não podemos continuar caminhando por caminhos que não chegaremos nunca. Se faz necessário começamos a trabalhar em nossas próprias consciências, vamos fazer uma reflexão mental, para que possamos juntos conquistarmos aquilo que almejamos há bastante tempo, que é o reconhecimento dos governantes, a valorização profissional e os direitos constitucionais.
Temos que esquecer a vaidade, e pensar coletivamente para que possamos mostrar a essa corja podre e nojenta de políticos corruptos a força que temos, pois, somos cidadãos e temos uma arma muito poderosa, que pode mudar a história politica do País.
O Título eleitoral, é uma das armas mais perigosas do mundo, pois ele faz a diferença, é só querermos, vamos fazer a diferença agora, pois já esperamos demais, entra politica e sai politica e a história de miséria continua a mesma, vivemos em um País que não existe nada, só a corrupção é que prevalece e ninguém tem coragem de fazer nada, saibam, que eles são as mesmas figuras que estão há bastante tempo no poder, sendo alimentados por nós eleitores.
Não dependo de transporte público, não ganho um salário-mínimo, mas isso não significa que não devo apoiar o meu país. O Brasil é o melhor país do mundo... somos autossuficientes em alimentos, autossuficientes em petróleo, autossuficientes em energia, autossuficientes em recursos naturais (água, por exemplo), somos INTELIGENTES... SOMOS BRASILEIROS. VAMOS MUDAR O BRASIL!!!
O povo aplaudia entusiasmado e gritavam o nome de Davi.
O senador Davi foi eleito para presidente do Brasil logo no primeiro turno.
Governou o país com honestidade e decência, com responsabilidade fiscal, austeridade na vida pessoal e respeito à constituição brasileira.
Há uma primavera em cada vida: é preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu voz, foi para cantar! ... Ah, doce e bela primavera! ... Mariana nasceu... no Jardim das Margaridas, Mariana nasceu.
Foi um dia emocionante em todos os aspectos. Foi o dia em que Talita e Alice ouviram o primeiro choro da sua filha, irá alimenta-la pela primeira vez, irá beija-la e abraça-la como se não houvesse amanhã. E esse dia será assim para o resto de suas vidas, porque esse laço de amor incondicional nunca se quebrará.
Chegou, e a casa encheu-se de fragrância. Fragrância de primavera.
-- Como é que vamos te agradecer, Senhor da vida? Com quê palavras? -- Talita chorava de felicidade -- Mandaste-nos um presente tão desejado e sonhado.
Gabriela abraçou a amiga com carinho. Entendia tudo o que ela sentia. Entendia cada lagrima, cada sorriso.
-- Deus não precisa de suas palavras Talita. Suas lágrimas, seu sorriso e tudo o que seu coração está sentindo, chegam até ele como uma oração de agradecimento.
-- Vamos comemorar Tali -- Larissa beijou o rosto dela -- Pois nasceu hoje mais um anjinho que resolveu habitar a terra, e ela, chegou em boa hora para trazer alegria, força, união e luz para vocês.
-- Quem é ela mamãe Gabi? -- Melissa perguntou com os olhos azuis brilhando de curiosidade.
Gabriela puxou as duas para bem pertinho do berço e falou bem baixinho:
-- Esse é o anjinho Mariana. Ela é a amiguinha de vocês -- colocou as mãos das meninas sobre o peitinho do neném -- Vocês serão inseparáveis. Até mesmo nos piores momentos.
-- Como a mamãe e a tita Tali?
-- Isso mesmo Melissa -- Gabriela e Talita sorriram.
-- Mesmo que ela "bigue" comigo mamãe? -- Micaela questionou com seu jeitinho meigo.
-- Principalmente nesses momentos meu amor. Quando isso acontecer, quero que vocês façam carinhos nela e a encham de doçura. Prometem?
-- Prometemos -- as gêmeas falaram juntas.
-- Então agora falem juntas: Seja bem-vinda! Mariana.
-- "SESA" BEM VINDA "MALIANA"!!!
E cumpriram a promessa. Foram inseparáveis. Amigas, irmãs, em todos os momentos de suas vidas. Cuidaram uma da outra, choraram juntas e também sorriram juntas. Foram imensamente felizes.
Melissa e Micaela eram cobertas de cuidados maternos e dedicação com muito amor. Cresciam cercadas de carinhos por todos, pelas mães, pelos avós, pelos amigos e parentes.
Foram guiadas pelas mãos das mães a seguir pelo caminho da fé e do amor ao próximo.
Gabriela procurou a melhor sombra para montar o seu ateliê ao ar livre. Recebia a ajuda de Melissa. A menina desde cedo mostrava grande interesse pela arte e já dava as primeiras pinceladas. Pinturas abstratas, é lógico, mas que para Gabriela era a obra de arte mais valiosa do mundo.
-- Confere com a mamãe: tela, pincéis, cavalete e tinta a óleo. Não tenho ideia do que você quer pintar, Melissa, mas seja o que for nunca esqueça: "Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia". Leon Tolstoi.
-- Não entendi mamãe.
-- É o seguinte meu amor: Pinte o seu mundo, os seus amigos, o seu povo, a sua praia, a sua cidade, os seus sentimentos. Quando fores a Paris, pinte Paris.
-- Entendi -- falou eufórica -- E você mamãe? Vai pintar o que?
-- Eu vou pintar o meu paraíso. Vamos começar?
-- Vamos mamãe.
Vinte e quatro de dezembro
Estavam todos reunidos na casa de Gabriela e Larissa para a ceia de natal. A comida ficou por conta de Marcelo. Ele em sociedade com o namorado havia inaugurado um restaurante, bem no centro de Recife.
O ex mordomo estava realizado no amor e nos negócios.
-- Minha deusa, que meninas lindas -- apertou as bochechas de Melissa -- Que olhos são esses?
-- São meus, tio.
-- Com certeza meu amor -- sorriu -- Aonde está a chata da sua mãe Gabi?
-- Dando comida para a família do Tobias.
-- Humm...entendi.
Dos seis filhotes, Gabriela e Larissa haviam ficado com apenas dois. Os demais ficaram com Talita, Fernanda, Luiza e Davi.
-- Olá meu velho -- Gabriela ficou de joelhos e fez carinho na cabeça do Labrador -- O tempo passou rápido não é mesmo? Mais um Natal. Vivemos muita coisa juntos. Hoje você só quer descansar, mas houve tempos em que você foi um cara muito levado -- sorriu lembrando das traquinagens do cachorro.
-- Falando sozinha meu amor? -- Larissa ajoelhou-se ao seu lado.
-- Não guti-guti. Batendo um papo com o Tobias. Ele está velhinho, né?
-- Está -- fez um carinho no cachorro -- Mas não fica triste. Ele teve uma vida de marajá.
-- Eu sei Lari. Entendo muito bem a lei da vida.
Larissa se levantou e trouxe Gabriela consigo.
-- Vamos entrar amor. Seus avós e suas mães acabaram de chegar.
-- O vô Davi?
-- Sim. O presidente da república chegou.
Todo mundo reunido em volta da mesa, provando comidas deliciosas e esperando a hora de começar a distribuir abraços e beijos. A criançada já nem aguentava mais de tanta ansiedade para descobrir o que Papai Noel deixou debaixo da árvore.
-- Hoje eu só conto piadas sobre o natal.
-- Gabi, meu amor. Hoje não, né -- Larissa chamou sua atenção.
-- Porque não? Se eu não contar no natal, vou contar quando?
-- Deixa ela contar Larissa -- Klaus Hoyer pediu sorrindo.
-- O que você gostaria de ganhar de Natal? -- A mãe pergunta para a filha de sete anos.
-- Um preservativo.
-- Preservativo?
-- É que eu já tenho cinco bonecas e não quero ter mais nenhuma!
Risos.
-- Piadinhas bem fraquinhas devido à presença de crianças na sala -- Larissa pediu.
-- Não precisa nem pedir Lari. As piadas da Gabi sempre são fraquinhas -- Talita provocou.
-- O que um cachorro disse para o outro embaixo da árvore de Natal vô?
-- Não sei - Davi respondeu.
-- Finalmente colocaram luz no nosso banheiro.
Risos.
-- Véspera de natal e o irmãozinho conversa com a irmãzinha.
-- Eu pedi uma bicicleta. E você o que pediu ao Papai Noel?
-- Eu pedi um ob.
-- Ob? O que é isso?
-- Sei não. Só sei que com ele eu vou andar de esqui, passear de lancha, nadar, jogar tênis...
Samanta fez um gesto com as mãos pedindo silencio.
-- Eu e Luiza temos um comunicado a fazer.
-- Fala mãe.
-- No dia dois de janeiro. Nós duas iniciaremos a nossa tão sonhada viagem por toda a Europa.
Aplausos e assovios entusiasmados.
-- Que maravilha Samanta e Luiza. Meus parabéns.
-- Obrigada Talita.
-- Poxa mãe. Essa viagem é bem demorada. Quando vocês voltarem as meninas já estarão formadas, casadas e cheias de filhos.
-- Credo, Gabi. Também não é assim -- Luiza falou sorrindo.
-- Brincadeira mãezinhas. Vocês sabem que estou muito feliz por vocês realizarem esse sonho. Não é mesmo?
-- É claro meu amor -- Samanta abriu os braços para a filha.
Gabriela as beijou com carinho. A felicidade delas era a sua felicidade.
Feliz 2021.
-- Cinco...quatro...três...dois...um...FELIZ ANO NOVO!!!
Sem estrelas visíveis e poucas nuvens, o céu da praia do Encanto, transformou-se em palco para um show de luz e cor. Os fogos de artifício que iluminaram por 12 minutos a noite dos moradores do Paraíso, fizeram com que os expectadores vibrassem e aplaudissem o espetáculo que recebeu o novo ano.
Micaela e Mariana estavam em transe. Melissa dava pulinhos nervosos na areia.
A expectativa da menina era observar o maior número de fogos coloridos.
-- Gosto daqueles que abrem no céu, mamãe Gabi.
As cores das camisetas e dos vestidos denunciavam que sorte, paz, amor e, principalmente saúde, eram os desejos para o ano que iniciava.
Após a queima de fogos, a festa seguiu nas areias da praia com muita comida e bebida.
Mais tarde no quarto...
Larissa saiu do banheiro vestida em seu roupão branco superelegante. Ela sentou-se na beirada da cama e pegou na mão de Gabriela.
-- Sinto-me a pessoa mais feliz do mundo, amor -- olhou nos olhos azuis dela e notou que Gabriela queria o mesmo que ela -- Tenho as filhas mais lindas do mundo, a mulher mais linda do mundo. O que mais posso querer da vida?
-- Uma noite de amor -- falou cheia de segundas intenções -- A primeira do ano.
-- A primeira de muitas e muitas... -- disse tirando o roupão levemente e jogando no chão ao lado da cama.
-- Também acho -- a loira beijou o pescoço da ruiva e fui delicadamente para o ombro -- Cada ano que passa você fica mais linda... e deliciosa -- falava com um sorrisinho cafajeste.
-- E você cada vez mais linda e safada -- sorriu -- Você é só minha.
-- Sempre, minha vida. Em todo esse tempo que estamos juntas, sequer olhei para outra mulher. Eu sempre soube que você era o meu amor. De alguma estranha forma eu já sabia. Assim que te vi alguma coisa em mim mudou. Meu sorriso, minha forma de olhar a vida. Quando a sua mão tocou meus dedos um sentimento tranquilo invadiu o meu peito. Esse mesmo sentimento dura até hoje e tenho certeza que vai viver aqui dentro para sempre. Você é o meu amor eterno.
Gabriela deitou na cama e puxou Larissa para junto de si.
-- Você causou um tsunami em minha vida, Gabi. Você mudou totalmente o meu modo de pensar, me fez enxergar que o amor não é só contato de lábios ou abraços calorosos e sim um sentimento que desperta lá no fundo de nossos corações, de nossas almas.
A boca de Gabriela foi se aproximando da de Larissa. Começaram um beijo intenso. Larissa segurava com as duas mãos no rosto lindo de Gabriela.
Larissa não sabia se era o ambiente, ou se ela mesmo que pegava fogo, irradiando um calor impressionante.
Gabriela beijava-a loucamente nos lábios, no pescoço. Larissa só conseguia gem*r e pedir mais, com a voz enfraquecida pelo desejo.
A loira deslizou a palma da mão e a ponta dos dedos em movimentos circulares sobre os mamilos e os apertou com carinho e sensualidade.
Segurou forte os cabelos de Gabriela quando a doce carícia que ela fazia com os lábios sobre os mamilos deixou de existir e ela sugou avidamente.
As mãos dela passeavam pelo corpo bronzeado de sua ruiva, brincou com os pelos macios que encontrou no caminho e enfim um de seus dedos penetrou suavemente na umidade do corpo dela que gem*u e respirou ainda mais ofegante.
Mesmo ofegante e trêmula ela procurou os lábios da loira e depositou um beijo tão doce, tão terno que foi tudo. Gabriela a segurou firme e terminou o que haviam começado.
O gemido que ela deu só não foi tão alto porque ela escondera o rosto nos ombros de Gabriela que abafou o som.
A chuva começou a cair torrencialmente na Praia do Encanto, e elas nem perceberam, continuaram a se movimentar em harmoniosa e sensual dança do amor.
Os movimentos se tornaram mais intensos, uniram suas bocas num beijo molhado... seus corpos se fundiram, se contorceram em agonia, gem*ndo, arranhando. Restava a elas apenas tremer e gem*r, sentindo um orgasmo avassalador ...
Mais um ano iniciou. Luíza e Samanta partiram para a viagem de seus sonhos. Uma viagem sem previsão de volta.
Gabriela encostou a cabeça no vidro com vista para a pista e fechou os olhos se deixando levar ao passado recente. Tiveram tão pouco tempo juntas, mas era como se nunca haviam se separado.
Larissa a abraçou por trás e beijou a sua nuca.
-- Vamos embora, amor. Você tem uma exposição que começa hoje. Esqueceu?
Gabriela abriu um sorriso radiante.
-- Claro que não, minha vida. Como poderia esquecer?
Feliz ano de 2022
Os dias passaram tão rápido...os meses... e mais um ano passou... é.... passou rápido!!
Gabriela sentou em sua pedra preferida, aquela que ela apelidou de pedra filosofal. Com duas flores na mão, parou parar examinar o que aconteceu nesses últimos 365 dias, mas ela preferiu não pensar, mais nisso... apenas orou a Deus. Orou pela compreensão de que estamos na terra em breve passagem. Nossa vida verdadeira é a espiritual, não a material.
Orou pelo vô Klaus e por Tobias.
-- Até breve, meus amores -- beijou as flores e as jogou no mar.
E os anos passaram.... Seguindo o ciclo natural das coisas.
"A vida nem sempre segue o nosso querer, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser, é um ciclo". Catedral
Em 2026, Gabriela e o Brasil inteiro chorou a morte de seu inesquecível presidente. Davi partiu. Provando que: "A vida só tem sentido quando a gente aprende a recomeçar todos os dias como se fosse o primeiro". Padre Fábio, de Melo.
-- Larissa. Meu Deus, guti-guti. Desse jeito chegaremos para o doutorado e não para a formatura.
-- Calma Gabi. Ainda temos bastante tempo.
-- A Gabriela tem razão, Lari -- Talita chegava a suar de tão nervosa.
-- Acho melhor vocês saírem daqui -- Alice empurrou as duas para fora do quarto -- Só estão atrapalhando.
Gabriela sorriu e abraçou a amiga.
-- Tem certas coisas que nunca mudam, né Tali.
Em 2040, Micaela e Mariana se formaram em medicina.
E o ciclo doloroso da vida terrestre se cumpria, levando muitas pessoas e deixando saudades.
"Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria...Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinhos...
Essa... a alegria que ele quer" Guimarães Rosa.
Gabriela, Larissa, Talita, Alice, Fernanda e Laura, olhavam para o mar.
Gabriela sorriu para si mesmo, saudosa.
-- Lembro de cada dia que passei ao lado das minhas mães, dos meus avós. Dos momentos felizes... dos tristes também.
Larissa abraçou Gabriela e passou a mão pelos seus cabelos.
-- Lembro dos meus pais. Dos dias que passaram chorando por causa do meu irmão e dos dias felizes que passaram com a chegada de Odair.
Talita jogou uma pedrinha na água e virou-se para Gabriela.
-- Lembro-me da nossa infância em Pomerode, Gabi. Da pracinha, do picolé, do zoológico -- deu uma gargalhada -- Do miojo e de como aprendemos a fazer café.
-- A geladeira de vocês só tinha besteiras para comer -- Fernanda fez uma careta.
Laura lembrou de algo e começou a rir.
-- Lembram quando foram resgatar a Gabi lá na mansão do tio Davi? Foi cômico.
-- Vocês correndo dos cachorros... -- Larissa caiu na gargalhada.
Gabriela ficou triste de repente.
-- Diane Blanche... minha professora e amiga -- abaixou a cabeça.
-- Marcelo... meu fiel escudeiro -- Larissa ameaçou um choro, mas Gabriela espalhou os cabelos dela com seu jeito moleque de sempre.
-- Perceberam quanta gente linda conhecemos. "Hoje eu posso olhar para trás e ver que minha vida inteira não foi em vão...tudo teve um propósito, uma ação gerou uma reação que formou-se um momento e que me fez ser o que hoje me tomo por.... eu. A vida me faz sentido, e não desisto nunca..." Itamar Sarto
Gabriela ficou de pé e apontou para a sua pedra filosofal.
-- Alí, aonde hoje está aquela pedra, construirei o centro espírita Munique Rossi. Deus há de me permitir -- sorriu para todas.
Micaela casou-se com um colega de profissão e tiveram três filhos. Micaela conheceu uma estudante de artes e foram morar no Paraíso. Adotaram duas meninas.
Mariana casou-se com um funcionário da construtora de Larissa e tiveram quatros filhos.
Feliz 2065
Gabriela estava internada a um mês. Sentia que o portal de acesso à verdadeira vida estava aberto e teria que ir.
Em uma tarde colorida de domingo. Início da primavera. Gabriela segurou a mão de Larissa e olhou para todos que estavam ao redor.
-- A morte não é nada. Apenas passarei para o outro lado do mundo.
Eu sou eu. Vocês são vocês. O que fomos um para o outro, ainda o somos.
Dá-me o nome que sempre me deste. Fala-me como sempre me falaste.
Não mudes o tom a um triste ou solene. Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos.
Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo. Que o meu nome se pronuncie em casa como sempre se pronunciou, sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.
A vida continua significando o que significou: continua sendo o que era.
O cordão de união não se quebrou.
Por que eu estaria fora dos teus pensamentos, apenas porque estou fora da tua vista?
Não estou longe, somente estou do outro lado do caminho.
-- Estou indo na frente meu amor -- beijou a mão de Larissa -- Preparar o caminho. Não cumpri minha promessa. Deus tinha outros planos para mim.
-- Eu te amo, Gabi -- Larissa falou chorando -- Em breve nos encontraremos na eternidade.
Gabriela fechou os olhos e viu a sua avó Hoyer. Ela estendeu a mão e com a voz mansa falou:
-- Venha minha filha. Fui encarregada de recepciona-la. Você será tratada e preparada para uma nova etapa para seguir o caminho da evolução.
-- E foi assim que em uma tarde de primavera, com 69 anos, Gabriela desencarnou -- Talita secou as lágrimas e olhou para a bisneta -- Larissa não se desesperou, não caiu em depressão. Ainda tentou iniciar a obra de construção do centro, mas... também não teve tempo. Desencarnou meses depois.
-- Elas foram muito felizes né Bi Tali?
-- Foram. Larissa e todos que a conheceram -- Talita olhou para a pedra filosofal e sorriu -- Ela foi tudo para mim. Amiga, irmã, conselheira, mãe e filha.
Talita pegou a bengala, e com a ajuda da bisneta se levantou.
-- Agora vamos entrar. Passei praticamente o dia inteiro aqui contando essa história -- tossiu -- A bivó já não tem mais idade para isso.
Riram e caminharam em direção a casa.
Muitos anos depois.
A idosa olhava interessada para as duas garotas que discutiam veementemente em frente a tela mais valiosa da galeria.
-- Deve ser uma paisagem lá da França.
-- Que paisagem da França ô mané. Deve ser daqui mesmo, pois eu já passei por esse lugar.
-- Caramba! De onde será né Beta?
A senhora aproximou-se e as interrompeu.
-- Gostaram da tela? -- Perguntou simpática.
-- Muito. Estava falando para a minha irmã. Eu conheço esse lugar. Conheço tão bem que até parece que faço parte dele. Só não sei aonde fica -- completou desanimada.
-- Quem sabe você não venha a revê-la em breve?
-- Quem sabe -- coçou a cabeça -- E essa outra do lado? O que significa?
-- Essa, eu pintei no mesmo dia em que a minha mãe pintou a outra. O que significa? Para mim? Os laços que nos unia. Para ela? A tela mais valiosa do mundo. A minha primeira.
-- Nooossa.... Você é a filha da Gabriela Hoyer? A maior pintora brasileira de todos os tempos? Roberta estava emocionada -- Sou fãzona dela.
-- Me chamo Melissa Hoyer -- estendeu a mão -- Muito prazer. Roberta né?
-- Sim sou Roberta e ela é a minha irmã Kelly.
-- Tenho um presente para vocês -- Melissa tirou a tela da parede e entregou para elas -- Estava guardando para vocês.
As irmãs ficaram mudas.
-- Agora vão. Vocês têm um centro espírita para construir -- Melissa se virou e voltou a fazer o que estava fazendo anteriormente.
-- Beta, estamos milionárias. Essa tela deve valer uma fortuna.
-- Essa mulher é louca. Nós nem somos espiritas -- Roberta falou baixinho.
-- Mas minha bisneta Jessica é -- Melissa berrou lá de longe.
Uma garota linda. Com o corpo escultural e um sorriso lindo adentrou ao salão principal da galeria.
-- Me chamou bivó?
Roberta ficou de boca aberta.
-- Kelly, minha irmã. Acabei de encontrar a minha alma gêmea -- falou babando.
-- Será que vocês podiam acelerar as coisas? Ou vão esperar chegar aos 70 anos para construir esse centro?
Melissa deu uma piscadinha e soltou uma gargalhada.
Estejam onde estiverem, falem a língua que falarem, tenham a cor que tiverem, duas almas gêmeas seguem sempre para um ponto de encontro. Carlo Cesar Biancchi.
FIM...OU INÍCIO?
Fim do capítulo
Chegamos ao fim de mais um de meus romances. Foram 61 capítulos de: Gabriela, Larissa, Talita, Alice e muitos outros.
Poxa, 61 capítulos juntos. É tempo né?
Obrigada. Muito obrigada mesmo.
Pelos comentários, pelos conselhos e até mesmo pelas cobranças. Vocês me inspiram a escrever compulsivamente.
Vou contar um segredo: A Praia do Encanto, nem era tão bonita. O mar era bravo demais, o acesso era ruim, tinha muitas pedras. Mas como Gabriela sempre falava: O que é a vida senão uma tela que pintamos com sonhos e realidades!
Feliz Natal e um Ano Novo iluminado.
Abraços fraternos. Vandinha.
Comentar este capítulo:
Andreia
Em: 10/04/2024
Boa noite Vandinha muito lindos todas as suas histórias muito emocionante e fascinante e de muito amor e carinho parabéns todas as obras são fantástica e lindas mais uma vez parabéns....... bjs e abraços nossos.
Obs: o livro Diálogo com os espíritos vc não vai terminar ele uma linda história merecia o final pensa com carinho .
Celia Porto
Em: 12/10/2017
Sou fã de todas as tuas histórias, Vandinha.
Acabei de ler esta.
Maravilhosa.
Parabéns.
[Faça o login para poder comentar]
Celia Porto
Em: 12/10/2017
Sou fã de todas as tuas histórias, Vandinha.
Acabei de ler esta.
Maravilhosa.
Parabéns.
[Faça o login para poder comentar]
Celia Porto
Em: 12/10/2017
Sou fã de todas as tuas histórias, Vandinha.
Acabei de ler esta.
Maravilhosa.
Parabéns.
[Faça o login para poder comentar]
maoreg
Em: 09/07/2016
Bela estória...
Sabe, nunca parei pra pensar ou conhecer algo sobre o espiritismo, mas lendo os seus romances é quase impossível n se sentir evangelizado. Bate uma curiodidade sobre os questionamentos da vida e da eternidade.
Bom, agradeço pela escrita cativante e continue produzindo! Bjus e até a próxima!
[Faça o login para poder comentar]
sucortez
Em: 13/05/2016
Parabens a autora! Muito inspirada essa historia! Adorei ler, adorei o bom humor, e a visao da vida me fez refletir bastante!
Aguardando a proxima obra!
Resposta do autor em 15/05/2016:
Acompanhe Última Noite de Amor, amarei te ver por lá. Beijos meu anjo e obrigada por comentar. Fica com Deus.
[Faça o login para poder comentar]
lucy
Em: 26/01/2016
Aí Vandinha obrigada por esse conto lindo ! Ameeei
Adoraria uma 2 temporada...Fato .
Emoções diversas me despertou , pode acreditar , e foi maravilhoso, sabe quando vc
Lê algo que mexe muito com seu interior e vc não quer que acabe ? Pois é....
Chega a dar aquela tristesinha kkkk mas valeu cada capítulo , cada sensação,
sentida aqui , quero agradecer por mais essa leitura que tive o prazer de terminar
Claro que fica o gostinho de quero mais kkkk mas tudo tem um the end ..vou seguir
Imaginando ...sonhando , e pensando que mais que um conto isso foi uma linda lição
a se aprender....e tirar as coisas mais importantes que temos que valorizar na vida
Mil bjs e Nota Mil nessa obra que vc escreveu , tudo de bom pra vc .....felicidades ! 😘
[Faça o login para poder comentar]
Ana_Clara
Em: 31/12/2015
'Autora, na grande peça da vida mudam-se os anos, mudam-se os capítulos, alguns atores são substituídos, mas a verdadeira beleza desta história está nos personagens que permanecem nas cenas mais queridas. A todos os personagens que participaram, que participam e participarão dos capítulos de minha vida desejo um Próspero Ano Novo.'
[Faça o login para poder comentar]
Liane
Em: 29/12/2015
Olá
Finalmente consegui ler os últimos dez capítulos.
Vou te contar viu! Fazia tempo que eu não chorava ao terminar de ler uma estória.
… interessante isso. Porque dá um Q de passageiro, mas de continuidade. E triste sentir o quanto somos apenas viajantes por aqui, e é ao meu tempo Alegre a sensação de estamos indo embora, mas pode não ser para sempre. … tão simples e tão complicado explicar esse misto contraditório de sentimentos...Apenas chorei
Muito bom mesmo
Parabens
[Faça o login para poder comentar]
gui
Em: 24/12/2015
Ei autora, final maravilhoso! difícil pensar nessas partidas no decorrer de nossas vidas. feliz natal, e um ano novo maravilhoso, que seja cheio de saude, amor e paz. e muita inspiração para que continuie nos prensentiado com suas história maravilhosas! abraços
[Faça o login para poder comentar]
sis
Em: 22/12/2015
Lindoooooo maravilhoso Parabéns ameiii essa historia desde o incio e o final foi simplismente emocionante...vou senti sdd bjosss
feliz natal e o ano novo maravilhosamente intenço e cheio de supresas boas....
Resposta do autor em 23/12/2015:
Desejo que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e completo de paz! Feliz Natal! De todo o meu coração.
Obrigada por sua amizade Sis. Você é muito importante para mim. Beijos... Beijos... Beijos. Vandinha.
[Faça o login para poder comentar]
Sem cadastro
Em: 22/12/2015
Van!
chorei muito! Que emoção esse final. Você não esqueceu nem do Tobias.
Estava lendo e fazendo algumas coisas junto. Parei para chorar, rir e me emocionar com cada passagem da vida delas.
Parabéns, Vandinha! Por falar de amor lindamente e ainda falar junto com o Espiritismo de maneira tão linda e simples, como ele é.
Desejo um Natal repleto de alegrias para você e sua família. Que Papai do Céu te abençoe e proteja
Que seu ano novo seja repleto de alegria, Amor, cumplicidade e carinho
Beijos e abraços quentinhos para você!
Resposta do autor em 23/12/2015:
Desejo do fundo do meu coração que os votos de um Feliz Natal e um Ano Novo ainda melhor se tornem uma realidade para você e toda sua família. Boas Festas.
Obrigada por sua amizade Pietra. Você é muito importante para mim. Beijos... Beijos... Beijos. Vandinha.
[Faça o login para poder comentar]
Mille
Em: 22/12/2015
Querida Vadinha
Que capitulo longo, cheio de emoção.
Nosso começei lendo com um sorriso, e aos poucos fiquei emocionada, felicidades ver Tobias se encantar com o seu amor e ter filhotes para suas donas.
Ficara marcada as piadas, a alegria contagiante e o jeito sapeca e encantador de Gaby, todos de Paraiso conquistaram o meu coração.
Parabéns pelo lindo trabalho, como todas suas histórias sempre terminam com gosto de quero mais.
Feliz natal repleto de felicidades, amo, e tudo de bom.
Abraço
Resposta do autor em 23/12/2015:
Desejo que Deus esteja sempre no seu caminho... Que os Anjos estejam sempre ao seu redor, que tudo de bom possa te acontecer... Que ao receber este pequeno gesto de carinho, você lembre o quanto é importante para mim... Que as distâncias sejam superadas... Por algo que não se mede, nem pelo tempo, nem pelo espaço... Mas mesmo ao longe nossos pensamentos caminham lado a lado em busca de um novo dia... Um novo amanhã! Portanto, receba o meu eterno abraço bem apertado e saiba que você vai estar sempre aqui no meu coração. UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.
Que ano que vem estejamos juntos e misturados. Um beijão no seu coração Mille.
Vandinha.
[Faça o login para poder comentar]
turioni
Em: 22/12/2015
Preciso de lenços, calmantes e uma continuação. Que final maravilhoso!
Magnífico, Vandinha! Tô imensamente feliz e triste ao mesmo tempo, era minha história favorita aqui. Acompanhava desde o ABCLes e confesso que vou sentir saudades da Gabi, de todas, a minha personagem favorita. Parabéns, deveria te aplaudir de pé! Li todos os seus romances e sou apaixonada por todos. Acompanho A Ultima Noite de Amor e fico no F5 pra sempre esperando por capitulos rsrsrs. Acho que eu e toda essa mulherada aqui!
Só tenho a te agradecer, aprendi muito sobre espiritismo e sobre o amor. Que Deus continue te iluminando com esse talento e que ele também permita um 2016 de muitas realizações pra você e todos os seus. Ah, e que também tenha mais historias aqui pra nós! Um grande abraço, sou sua fã!
Resposta do autor em 23/12/2015:
Obrigada minha querida. Você é muito gentil. Conto com sua amizade no próximo ano. Você é muito importante para mim.
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.
Beijos, beijos, beijos. Vandinha.
[Faça o login para poder comentar]
preguicella
Em: 22/12/2015
Lindooo! Adorei a história inteirinha e esse final foi ótimo! Parabéns!
Feliz Natal e excelente ano novo!
Bjãooooo
Resposta do autor em 22/12/2015:
Obrigada Preguicella, por ter acompanhado e também por ter comentado. Muita luz, para você e sua familia. Bjs.
[Faça o login para poder comentar]
Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
[Faça o login para poder comentar]