Capítulo 1

MAAMA

de ROSA EM UM DESERTO, por Solitudine

Tamanho do texto
225 palavras384 leituras5 comentários

 

“Eras na vida a pomba predileta,

 Que sobre um mar de angústias conduzia,

 O ramo da esperança.”

Eras o colo bendito,

De sempre ao Infinito,

Onde todo problema da vida,

Por mais dorida a ferida,

Findava num sopro de Paz,

Abrigo que não tenho mais...

“Eras a estrela,

 Que entre as névoas do inverno cintilava,

 Apontando o caminho ao pegureiro.

Eras a messe de um dourado estio.

Eras o idílio de um amor sublime.  

Eras a glória, — a inspiração, — a pátria”

Eras a roseira no jardim,

A que sabia tudo de mim,

A calma de um alma inquieta,

Minha sina torta em tua vida reta,

Toda inspiração de vitória,

Da mais sublime à mais simplória,

"De tudo vi na estrada grande e nova,

As flores do prazer, o brilho, a fama,

A malícia dourada e os suplícios da prova

Marcando a pranto e fel os passos

de quem ama..."

Estás em tudo que é “meu”,

Nos contos, és preferida,

Em mil personagens diluída,

Presença constante em vida e ficção,

“Guarda-me em ti, amor de minha vida,

Alma querida de meu coração.”

 

 

Entre aspas:

Fragmentos de Fagundes Varela, poema CÂNTICO DO CALVÁRIO, em memória de seu filho, morto a 11 de dezembro de 1863.

Fragmentos da poesia “MÃE” do espírito de Maria Dolores, psicografia de Chico Xavier.

 

 

 

 

Fim do capítulo

Publicidade
Conversa

Comentários

5
M

Minh@linda!

07/02/2026 às 04:20

Oi Autora

O dia, aqui, está lindo! Tá bem ensolarado, hoje. Desejo a mesma beleza em seu coração.

Já estava com saudades, mas não esperava falar contigo tão rápido - 30 dias - e nem nessas circunstâncias. Mas não somos nós quem decidimos o dia, nem a hora...e sim, Deus, que sabe o que é melhor pra gente.

Desejo que o seu coração esteja repleto das coisas boas que tiveram juntas, você e sua Maama. Porque seram elas que irão preencher a sua alma de alegria.

Continuo te desejando Amor, Força, e agora, muita Fé.

 

Todo o meu carinho

Continue se cuidando

Eu vejo flores em você.

Foto de Solitudine

Solitudine 09/05/2026 às 06:44

Olá querida,

Muito obrigada por sua meiguice encantadora!
Toda vez que eu penso na Bahia, você me vem como a essência daquele belo estado.

Beijos,
Sol
J

Joanna

07/02/2026 às 11:03

Meus sentimentos, que a tua fé lhe de forças neste momento e que ela descanse em paz.

Abr

Foto de Solitudine

Solitudine 09/05/2026 às 06:42

Olá querida,

Obrigada por tudo que já trocamos em palavras. Foi muito importante para mim!

Beijos,
Sol
Foto de Zaha

Zaha

07/02/2026 às 10:02

Olá, minha querida Sadikii! Abraço bem apertado, mãos nas suas duas bochechas e um beijo na testa! Receba meus sinceros sentimentos para sua dor!! 

É com muito sentimento que deixo meus pêsames!! Que o tempo seja bom com você e que sua tristeza, dor, vire saudades!!! 

Mama lutou bravamente, mas, agora, ela está sendo cuidada. Pessoas boas, não tem porque ter medo, é sempre bem recebida e ela foi muito bem! 

Devido a tantas rezas, o processo de desligamento foi lento e tenho a certeza que menos dolorido. Ela está com a família espiritual e vai querer que você esteja bem! Ainda sendo cuidada no hospital, então, uma mãe fica bem, vendo o filho bem! Ela deixou muitos momentos bons pra vc, então, a lembrar desses momentos!! Peço fluídos salutares aos membros da sua família quié não sei como estão tomando esse momento. O espiritismo nos ajuda muito a entender e a superar, mas não sei se seus irmãos são ou como estão todos! Sua dinda tb..... Desejo e orarei por eles!!! Tinha orado pelo espírito de Maama, que pudesse descansar,  estar em paz e Prado pelos que iam ficar, se assim fosse a vontade de Deus! Estou triste, mas também aliviada, pois ela estava sofrendo muito, mas tudo tem seu aprendizado, seja por ela ou pelos quebra rodeiam e chegou o momento de descansar!!! 

Te envio um beijo grande, força pra vc e sua família!! Deus e a virgem Maria estejam com vcs!!!! 

Vc é mt amada no céu e na terra! 

PS:  Lindo poema chegou até você! Muito bem escolhido! 

Estamos aqui.com vc e para vc... Volte quando puder e as situações deixarem! 

Deixo minhas palavras em pensamento pra Maama!! Como faleceu ontem, supongo que hoje será ola cerimônia de enterro ou amanhã. Então, deixo meu respeito por ela... N sei se o que ela escolheu tb.... Mas que atravesse em paz sabendo que foi uma luz no caminho de quem passou e de seus filhos amados!! 

Beijos de luz! 

 

 

 

Foto de Solitudine

Solitudine 09/05/2026 às 06:41

Olá minha querida Lailikii!

Muito obrigada por sua amizade e companheirismo de tantos anos!
Muito obrigada por tudo que nos deu!
Li suas mensagens para maama; não todas, porque nem sempre ela estava em condições de ouvir, mas certamente as mais marcantes.
Amo você, com todo respeito.

Beijos,
Sol
Foto de Solitudine

Solitudine 09/05/2026 às 06:41

Olá minha querida Lailikii!

Muito obrigada por sua amizade e companheirismo de tantos anos!
Muito obrigada por tudo que nos deu!
Li suas mensagens para maama; não todas, porque nem sempre ela estava em condições de ouvir, mas certamente as mais marcantes.
Amo você, com todo respeito.

Beijos,
Sol
Foto de Zaha

Zaha 10/05/2026 às 08:28

Sadikii, amiga do coracao!!

Já nao disse que nao se agradece amizades? Obrigada? Mas, faco de graca! :)
Uma amizade que nos surpreendeu as duas....nao é lindo? Eu que agradeco por entender-me tao bem e sempre ter uma palavra de carinho quando eu " prendia fogo". nao era sua obrigacao, mas vc fazia igual!! Quem te avisou que essa é a técnica correta? kkkkkk. Grata!
Ohhhhhh, melhor presente qu recebi hj,tonou esse dia pra mim,mas lindo...sua Maama escutou minhas mensagens , melhor,agora ela sabe quem é a doidinha que envia pensamentos pra ela kkkkkkk

Sempre com isso de respeito...dps de tantos anos! Só voce mesmo! O sentimento é sempre recíproco, Sadikii e sempre será! Afinal, nao é que os destinos celestiais sabem o que fazem?! rs

Tome seu tempo e grata por nos manter consciente de sua saúde mental!(vc entendeu o que disse...)

Beijos,

Lai
M

Mille

07/02/2026 às 09:28

Ola Sol 

Fiquei feliz com notificação de nova história e depois triste.

Meus sentimentos e força nesse momento, perder alguém que esta a seu lado em cada conquista, alegria e tristeza e sempre doloroso. Mais nao podemos mudar as decisões de Deus, sua mae agora esta sem dor e livre junto com aqueles que ja foram. E desejo que você se sinta forte mesmo sem sua mae presente fisicamente mais em seu coração e lembranças. 

Forte abraço e fique com Deus 

Foto de Solitudine

Solitudine 09/05/2026 às 06:38

Olá querida,
Muito obrigada por seu carinho de sempre!
Beijos,
Sol
Foto de NovaAqui

NovaAqui

07/02/2026 às 08:10

Meus sinceros sentimentos!

Que nosso Pai Maior conforte seu coração

Sinta-se abraçada por mim 

Um beijo 

Foto de Solitudine

Solitudine 09/05/2026 às 06:37

Olá querida,
Muito obrigada!!!!
Beijos,
Sol
Informar violação das regras