Adeus a Vera Lúcia, adeus ao apartamento da asa sul e novos tempos surgido.
Capitulo 36 Despedidas
Na manhã seguinte, Letícia acordou cedo e por sorte sua namorada e enteada ainda dormiam. Ela aproveitou para tomar um banho e logo que saiu Paula estava sentada na cama esperando por ela.
- Amor, você conseguiu dormir bem?
- Lê eu apaguei, dormi eu dormi, só que embora o corpo esteja descansado a mente está inquieta e eu não sei como vou ajudar minha filha a passar por esse momento.
- Paula a dor da perda é algo muito particular e se nós estamos abaladas, a Bianca vai ficar bem mais, é muito difícil avaliar como será então vamos viver um dia de cada vez, é preciso força e sabedoria para passar por esse momento e apoiar Bianca.
- Eu vou tomar um banho e ligar para o Sr. Humberto, precisamos acordar Bianca e ver se ela come algo antes de sairmos.
- Eu vou preparar algo e separar uma roupa para ela.
(...)
Uns vinte minutos depois Paula ligou para Sr. Humberto que avisou estar indo busca-las, ele imaginou ser mais fácil para Bianca e também tinha em mãos uma carta de sua esposa para entregar a filha.
Paula foi até o quarto e fez carinho em Bianca até ela ir acordando. No primeiro momento ela olhou com o rostinho triste e perguntou se era verdade. Paula confirmou e disse que ela precisava levantar tomar um banho para esperar seu pai que ia leva-las para se despedir.
Bianca chorou, abraçou sua Mamy’s e perguntou por quê?
Paula acariciou a filha e disse que não tinha a resposta, sabia apenas que iria buscar entender junto com ela. Que nunca iriam esquecer a grande mulher que a mãe dela foi, e que precisavam viver de forma a deixa-la feliz onde quer que estivesse.
Letícia entrou no quarto deu um beijo afetuoso na enteada e pediu a ela que se levanta e fosse tomar seu banho, mostrou a roupa e disse que dona Vera Lúcia ia querer ver a filha linda e aonde quer que ela esteja poderia vê-las. Bianca ainda estava sob os efeitos do calmante e meio que no automático foi tomar banho e Letícia a ajudou a se vestir.
Já na sala ela se recusava a tomar café e logo o interfone toca. Sr. Humberto sobe e ao entrar ela corre ao seu abraço, os dois conversam um pouco e ele se propõe a tomar café com a filha e depois que ela comer um pouco ele tem uma coisa para mostrar.
Com muito esforço Bianca tomou um suco de laranja e comeu duas torradas, ela olhou ao pai como quem diz: “pronto comi, e agora?”
- Filha sua mãe sempre soube que ia partir mais cedo e por isso deixou essa carta a você, e ao longo de sua vida terá mais algumas surpresas que ela preparou.
- Pai eu queria minha mãe aqui.
- Filha, leia a carta.
Querida Bianca,
Mamãe nesse momento não está mais presente fisicamente em sua vida, conversamos algumas vezes sobre minha partida, você nunca quis prolongar então eu resolvi te escrever para que saiba que mamãe vai te acompanhar por toda sua vida, serei a estrela brilhante no céu a cada anoitecer para zelar por seu sono, e a cada amanhecer te abraçarei com os raios do sol para que sintas toda energia do meu amor por ti.
Filha você foi o maior presente que recebi em minha vida, você trouxe luz ao nosso lar e eu e seu pai te amamos muito desde o primeiro momento que te acolhemos em nossos braços e sentir seu afeto foi muito importante ao longo dos anos, sei que dói estar longe, sei que é difícil de acreditar que perdemos pessoas que amamos, e principalmente sei que nesse momento você não deve estar feliz, agora quero que chore o que precisar e depois me prometa buscar fazer as coisas que ama, buscar viver de forma digna como eu e seu pai lhe ensinamos, quero ter certeza que te ensinei a amar a vida da mesma maneira que eu amei cada minuto em que estive nesse mundo maravilhoso.
Minha princesa, mamãe partiu tão feliz por ter a certeza que você será meu coração saltitante fora do peito, que você ira pintar lindos quadros lembrando o quanto mamãe amava e ama seu trabalho e sua arte. Filha eu vou viver através de você, eu vou ser feliz enquanto souber que minha filha esta descobrindo o mundo e realizando sonhos.
Amor de mamãe você agora precisa cuidar do seu pai, precisa cuidar da sua Mamy’s e ainda tem a Letícia a quem deve sempre respeitar como companheira de sua Mamy’s. Eu acredito que você veio com a missão de unir pessoas e transformar os locais onde passa, você é uma jovem cheia de luz, cheia de alegria e eu não quero que deixe essa luz se apagar.
Bianca eu sou uma pessoa que acredita em vida após a morte, não sei dizer a você como será, sinto apenas que a vida não termina ao morrer, acredito que exista outra forma de vida e eu com certeza estarei protegendo você onde eu estiver e sempre que sentir saudades compre flores do campo e coloque para sentir meu perfume e minha presença perto de você, agora no seu aniversário serei sempre um girassol lindo que irá te alegrar, mas esse seu pai prometeu comprar ano após ano e te entregar.
Bianca hoje é o dia em que me despeço desta vida e quero-te ver linda e cheia de luz para que eu possa partir em paz, mamãe sempre vai te amar filha e nunca deixarei de viver dentro do seu coração.
Não estarei visível aos seus olhos... estarei dentro de você e espero que me carregue com o mesmo amor que nos uniu e me fez a mãe mais feliz em vida.
Te amei... Te amo e Te amarei para sempre...amor infinito a minha princesa Bianca.
Mamãe Vera Lúcia
Bianca leu e as lagrimas rolaram de seu rosto emocionada com as palavras da mãe, todos em silencio estavam ali prontos para o que ela precisasse.
Seu Humberto abraçou a filha e disse que era hora de ir, assim, as meninas terminaram de se arrumar e foram se despedir da grande mulher que hoje iria descansar.
O velório foi no campo da esperança capela 06, uma despedida muito bonita com poucas pessoas, todos respeitando esse momento que é incerto, com o COVID19, mesmo distantes os amigos mandaram mensagens e flores que ela tanto amava. Rafaela, Cecília, Sonia, Poliana estavam ali para dar todo apoio para família.
O sepultamento não demorou, era um desejo de Vera, algo simples e breve. Poliana chamou a família e as meninas para irem até sua casa onde mandou preparar um almoço leve e bem variado para que Bianca sentisse o afeto e o carinho, e para Seu Humberto poder ficar com elas porque nesse momento ele não deve ficar sozinho.
Seu Humberto agradeceu e pediu para levar o irmão, afinal parecia mais uma reunião de mulheres e claro Poliana disse que quem ele convidasse seria bem vindo.
(...)
Os dias foram passando quase todos iguais, Bianca dormia e acordava sem muita animação, seu Humberto almoçava todos os dias com elas.
Na missa de sétimo dia Poliana pediu para falar aos presentes:
“Queridos amigos, especialmente Sr. Humberto e Bianca; Hoje quero dividir com vocês a experiência que tenho com perdas e como consegui me reinventar após a morte de meu amado marido. Sabe quando estamos todos juntos em família, nunca imaginamos que ela possa se desfazer e nem um de nós deseja algo assim, sei que é difícil e que dói, sei que todos dizem a mesma coisa. Eu quero dizer que essa dor não acaba ela se transforma em saudade, depois que aceitamos a partida do ser amado começamos a lembrar de todos os momentos felizes, de tudo que planejamos e principalmente do que sabemos que poderemos realizar para honrar aquele que partiu e confiou seus sonhos a nós que aqui estamos e podemos desenvolver. Por isso eu digo a vocês que a maior alegria que terão será realizar os desejos de D. Vera Lúcia. Ela ficará muito feliz em saber que cada um fez sua parte e cumpriu tudo que ela pediu pelo amor que sentem por ela.”
(...)
Alguns presentes deram seus depoimentos e tudo contribuiu para acalentar os corações que estavam tristes naquele dia.
Seu Humberto tinha prometido viver de forma a ser feliz e a proteger as três meninas que teriam ele como referencia para continuar construindo um futuro.
Bianca ouvia e sabia que precisava honrar os desejos de sua mãe, era difícil, mas sua mãe sempre falou que cumpriu sua missão e agora era a vez dela.
Rafaela e Cecília já eram tias para Bianca e ela sempre dizia: - Tia Rafa eu estou bem, não precisa me dar remédio. As meninas sabiam que era um momento delicado para Paula e queriam ajudar sendo presentes para Bianca e Cecília com seu lado voltado ao desenho sempre tinha assunto com a moça. Letícia embora jovem conseguia ver como as meninas demonstravam a generosidade nesse momento tão delicado e junto com sua mãe observavam tudo ao redor, os pais de Letícia querem entrar devagar para Bianca saber que possui uma rede de apoio e muito amor ao seu redor.
Paula estava conseguindo ajudar a filha com o apoio de sua namorada, dos amigos e até o Sr, Humberto estava sendo forte e presente na vida delas.
E assim, os dias iam passando de forma a vida seguir seu fluxo natural.
(...)
Alguns dias depois....
Rafaela chega a seu apartamento chamando por Cecília de forma a deixar todos nervosos e logo, Rosa, Cecília, Sofia e katy estavam na sala para saber o que acontecia...
- Rafaela eu estou aqui meu amor, o que aconteceu?
- Oi Baby, é ... Oi meninas, Boa tarde Rosa.
- Rafa o que aconteceu, chegou gritando?
- Desculpa, eu não percebi que estava falando alto assim.
Ninguém entendeu nada, mas Rosa logo colocou as meninas para sentarem e comer bolo enquanto suas patroas iam ao quarto e resolveriam a ansiedade clara de Rafaela.
- Rafa meu amor, o que ouve?
- Baby eu acabei nervosa demais, é que Dr. Pedro conseguiu antecipar a audiência e precisamos estar na casa nova para termos a guarda provisória em quinze dias.
- Que notícia boa amor, quase me mata, mas agora entendi.
- Como boa se estamos terminando a reforma?
- Eu tenho tudo planejado, não tem nada de importante nessa parte da reforma, apenas uns detalhes que tenho olhado para não deixar nada perigoso na casa, eu tenho avaliado os cantos, se deixei alguma peça com pontas, com crianças em casa temos que olhar tudo porque eles correm sem preocupação, a parte da reforma está pronta.
- Como assim? E nossas coisas?
- Rafaela não me subestime, eu e Rosa separamos a maioria das coisas e outras compramos novas, se você abrisse o closet ou os armários veria que lá já tem tudo, a cozinha equipada, os banheiros com toalhas bordadas, nossas roupas estão todas lá, deixamos aqui as que você usa no dia a dia, Sofia já tem tudo lá e o quarto da nossa Vitória está lindo e com tudo novinho para ela. Eu consegui até fazer um enxoval novo para Rosa e sua pequena, essa foi à parte mais difícil porque ela não aceitava e quase brigamos. (risos).
Depois que Rafa percebeu que sua amada estava com tudo pronto ela acalmou e relaxou, só perguntou como ela tinha feito tanta coisa sem que conseguisse perceber, e Cecília disse que enquanto ela cuidava dos pais e do irmão para que tudo estivesse de acordo com o que precisava ela corria com o lado delas, assim, todos estariam instalados em poucos dias.
Rafaela disse que seus pais chegariam em três ou quatro dias e seu irmão em 10 dias, ela cuidou de tudo, passagens, cuidadores, equipamentos e até uma academia para a fisioterapia.
Agora as coisas iam começar a acalmar para elas porque as últimas semanas foram bem complicadas e corridas.
- Então hora de curtir um pouco o nosso amor e relaxar. ( Disse Baby)
- Sabe que meu amor só aumenta e agora que me acalmei posso dizer que não sei mais viver sem você Cecília.
- Nem eu viveria sem você Rafa. Agora vai tomar um banho que temos compromisso.
- Compromisso?
- Sim. E vai gostar.
Cecília vai até a sala onde Rosa estava pronta com as crianças e a babá para irem a pizzaria, Cecília fez reserva e seu amigo Fabiano estaria lá com a esposa e ajudaria Rosa com as meninas e a babá.
O combinado é elas passarem duas horas, lá tem uma brinquedoteca e as meninas adoram.
Quando Rafaela saiu do banho colocou um conjunto que encontrou em cima da cama e isso devia significar usar. Logo foi a sala e não achou Cecília e estranhou a calmaria. Olhou na bancada e tinha uma carta de baralho, uma flor e um convite.
Convite: Rafa Quer jogar comigo em seu antigo apartamento?
Rafaela foi rapidinho para seu antigo apartamento e percebeu que o objetivo era perder as roupas. (risos)
A despedida das meninas foi um sucesso, tudo muito harmonioso, Cecília não era mais a mulher inocente que fugiu na primeira vez e hoje ela literalmente dava as cartas e Rafaela nem tinha como ganhar esse jogo, de forma geral ela estava louca para perder e aproveitar as horas de amor com a mulher que a fez renascer nesse último ano.
Fim do capítulo
Meninas estou de volta para continuar contando os dias de nossas personagens, nessa fase tudo começa a se ajustar caminhando para um final cheio de amor e saudade das pessoas que perdemos ao longo dessa pandemia.
Comentar este capítulo:
HelOliveira
Em: 24/02/2022
Lu minha amiga dessa vez demorei um pouquinho, mas agora já estou de volta e ansiosa para caminhar contigo e essas meninas que apredemoa amar para o momento doa felizes para sempre.
Bjos minha querida
Resposta do autor:
Que bom Leninha que conseguiu ler, já tem capitulo no forno.
Agora vamos terminar a primeira fase, afinal era para eu estar no pós pandemia, então vou fazer fase um e fase dois.
Beijos no seu coração.
Luciana
SPINDOLA
Em: 29/01/2022
Boa noite, caríssima Lu.
Tudo bem contigo colega.
Que bom que voltou, estava com saudades desta ótima história.
Belíssimo capítulo, que carta de despedida mais linda e emocionante. Sei bem o que a Bianca está sentindo, perdi meu querido pai há 18 anos, os dois primeiros anos são terríveis, depois cai a ficha da perda, pensamos que está viajando ou trabalhando e a saudade eterna faz morada, e seguimos o fluxo da vida. Com o apoio de várias pessoas queridas, Bianca e o pai se sentiram com o tempo mais fortes para seguirem a vida e serem felizes como Vera Lúcia sempre desejou que fossem.
Rafa e Cecília adoráveis como sempre e rumo a virarem mamães oficiais.
Bjs e chuvas de bençãos pra ti.
Resposta do autor:
Doce Spindola,
Eu tenho sofrido de ansiedade nos últimos meses, agora medicada e de volta a vida normal. Eu amo minhas histórias e vivo cada uma delas intensamente rsrs, Bianca está cercada de amor e vai aos poucos superar e viver melhor, tenho certeza que a perda dos pais é algo que não recuperamos e como você disse é como se tivessem viajado, eu não perdi ainda, esse mês uma amiga querida se foi e doeu tanto que não dá nem para descrever, mas do outro lado temos a felicidade do casal Rafa e Baby e a família se formando o que é outro sentimento muito pessoal, a maternidade florindo de forma linda.
Agradeço e recebo as bençãos. Amém.
Que nosso ano seja bem melhor e com muita saúde.
Beijos no seu doce coração.
Luciana Araújo
[Faça o login para poder comentar]
Lea
Em: 29/01/2022
Olá moça,boa tarde. Espero que você esteja bem!!
Fico feliz que tenha voltado, já estava com saudades desta turma!
Éh,a despedida nunca é fácil,perder a quem amamos é uma dor indiscutível,mesmo tendo tantos outras que estão aí nosso lado,a dor não se dissipa tão rápido. Espero que a Bianca se fortaleça nas boas lembranças em que viveu com a mãe; lembranças essas cheia de muito amor, compreensão e muito carinho! A Vera Lúcia cumpriu a sua missão neste plano e agora foi descansar e quem sabe em uma outra reencarnação voltar para perto da Bianca!
Rafaela e Cecília tem um enorme coração! E a chama do amor continua muito acesa,e que continue assim!!
Bjus
Resposta do autor:
Oi Lea, saudades de escrever viu, eu andei dodói mas já melhorei. Eu vejo a perda como algo muito particular, cada um sente de uma maneira e a intensidade depende muito da relação, perder os pais é muito dolorido. O amor é um sentimento que consegue amenizar as dores, eu acredito que a relação de pessoas torna tudo mais leve, Bianca está cercada de amor, e as meninas são o simbolo da generosidade sou apaixonada na Rafa e Baby.
Beijos no seu coração.
Luciana
[Faça o login para poder comentar]
Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
[Faça o login para poder comentar]