A fortiori por Bastiat
Capítulo 40 - Amor fati
Verônica
Patrícia apertou o botão de play no celular e a voz grossa do Sérgio começou a falar: "Ela não namorou essa menina e nem outras. Laura era livre e eu coloquei na minha cabeça que se me mantivesse ao seu lado, uma hora ela ia acabar me notando e talvez a mãe dela estivesse certa de que só era uma fase. Eu não conseguia esquecê-la, Patrícia."
Conforme a conversa passa, eu começava a relembrar o passado. Era estranho mesmo a Camila esbarrar do nada com alguma mulher que acabava falando da Laura. Quase ninguém nem sabia do namoro, não tinha como essas mulheres aparecerem sem algum incentivo. Dali em diante a conversa foi ficando pior. Comecei a sentir ódio por ele. Como pôde ser tão dissimulado? Que falta de caráter. Eu jamais destruiria a vida da Patrícia e eu a amo mais do que tudo. Não consigo entender o que ele fez.
"...Você que deveria fazer uma coisa certa na sua vida e contar para ela que a ama e o que fez. Amenize um pouco da culpa dela, Sérgio". Ouvi em seguida um choro do Sérgio quando a Patrícia encerrou a gravação.
- Isso tudo que ele confessou faz todo sentido. Tudo se encaixa. Ele juntou a fraqueza das duas para jogar com elas. Tudo bem, minha irmã sempre foi ciumenta, mas não daquela maneira. Não seria um ciúme tão grande se não fosse provocado. Que filho da puta! Um cuzão da pior espécie.
Patrícia concordou comigo e em seguida pediu com um gesto que eu falasse mais baixo.
- Ele destruiu a vida de quem está chorando no quarto ao lado por ele.
- Patrícia, precisamos mostrar isso para todo mundo. Principalmente para a Laura, coitada.
- Eu não posso. Não agora. Não assim sem pensar antes. É óbvio que eu vou mostrar, mas tem que ser na hora que ela vai escutar e não descontar a raiva que sentir em todo mundo.
- A Laura não vai descontar a raiva em ninguém, ficará feliz por escutar isso. Vai sair dessa tristeza toda e seguir com a vida dela. Eu gostaria de saber se um amigo meu fosse falso comigo. Certo, Sérgio não foi apenas falso, ele praticamente destruiu a vida da Laura. Mas eu no lugar dela ficaria aliviada se alguém me contasse isso.
- Não, Vero. Eu conheço a Laura, sei que vai se revoltar com o mundo. Pode ficar ruim como nunca esteve. Ela está sensível. Eu tenho medo de ela não suportar essa verdade e... sei lá, não quero pensar no pior, mas não consigo evitar de pensar que ela pode se matar, sabe? Laura está passando por coisas demais. Saber uma coisa dessas seria o fim da picada.
Ponderei as palavras dela e fez algum sentido. Mas será que terá algum momento para mostrar que a Laura não se revoltasse? Só se...
- Eu posso mostrar para a minha irmã? Ela também tem suas culpas e isso ajudaria a se perdoar mais fácil. Camila ainda está cheia de dúvida depois que você conversou com ela.
- Mas antes de mostrar para a Laura? Não seria uma traição com ela?
- Pati, eu sei que você tem vontade de desmascarar o Sérgio para a Laura, mas eu acho que quem tem que mostrar essa gravação para a Laura é a Camila.
Patrícia abriu um sorriso lindo.
- Porque a Laura jamais se revoltará com a Camila que passou pela mesma coisa que ela. Camila sabendo primeiro pode assimilar melhor a gravação e refletir antes de mostrar para a Laura.
- Exatamente. O que eu fiz para merecer uma mulher que além de gostosa assim é tão inteligente?
Patrícia beijou meus lábios e colocou uma mecha do meu cabelo atrás da orelha.
- Você acha que a Camila vai querer mostrar para a Laura? - Ela perguntou temerosa.
- Camila está imprevisível, não sei prever suas atitudes ultimamente. Mas eu vou tentar conhecê-la. Minha irmã vai entender que é importante, e no fundo ela gosta da Laura. Vai querer esclarecer essa história o mais depressa possível.
- Ah, gosta! - Patrícia ironizou. - Gosta tanto que humilhou a bichinha. O que ela fez não é coisa de quem gosta não, é coisa de quem odeia.
- Camila não fez por mal. Ela estava confusa, com raiva de não ter resistido a Laura. Minha irmã sofre muito por ainda gostar da Laura e ter muita raiva dela ao mesmo tempo. Fica dividida entre seguir em frente e dar uma chance para a Laura.
- Vero, desculpe-me, eu sei que ela é sua irmã e que você a ama, mas a Camila tem que parar de querer criar confusões para mostrar para a Laura quem é que manda. A impressão que dá é que ela está esperando um primeiro vacilo para mostrar a todos que a Laura é o monstro que criou na cabeça dela. Sei lá, a Laura parece que vai ter que andar sobre ovos para o resto da vida.
Era melhor encerrar o assunto antes que virasse uma discussão sem fim. Eu entendo o lado da Camila, mas a Patrícia não estava totalmente errada.
- Hum... você não falou que vai sair daqui a pouco? Que tal aproveitarmos esse tempo para namorarmos um pouco mais? Já perdemos tempo demais na vida sem nos conhecermos.
Agarrei a cintura da Patrícia que sorriu maliciosamente para mim.
Laura
Acordei totalmente atrasada para entregar as meninas à Camila. Olhei para a Marina que está sentada na cama com a cara emburrada por ter sido acordada. Minha irmã já tinha subido para avisar que Camila estava esperando as meninas enquanto elas ainda estavam no banho. Fiquei desesperada.
- Anda, Marina, veste logo essa calça.
- Calma que eu ainda nem acordei direito.
Terminei de arrumar a mochila delas e fui vestir a Marina.
- Obrigada pela ajuda, filha - ironizei para ela.
- Obrigada pela ajuda, filha - Marina me remedou.
Respirei fundo. Marina não entende que um atraso pode significar uma quebra de acordo com a Camila. Ou pior, criar alguma insegurança na e eu ser restringida as visitas, ou colocar a Vero para me vigiar de novo.
- Bom dia - Patrícia entrou no quarto.
Minhas filhas responderam e eu peguei o sapato para colocar na Marina.
- Bom dia, Patrícia.
- Nossa, que bom dia sem graça. É ano novo, Laura!
- Acordei atrasada e Marina ao invés de me ajudar só atrapalha. Camila está esperando lá em baixo e já estou meia hora atrasada.
- Eu já disse, estou com sono - Marina replicou cruzando os braços.
- Calma, Laura. Todo mundo foi dormir tarde ontem, ela sabe e não vai ligar para o atraso.
- Isso é o que nós vamos ver - dei o último nó no cadarço. - Pronto, já podem ir.
Eu estava tão desesperada que nem me despedi das meninas direito, pedi logo para a Patrícia levá-las.
Depois de alguns minutos, Patrícia voltou para o meu quarto.
- Camila disse alguma coisa? - Foi a primeira pergunta que eu fiz quando ela olhou para mim.
- Não, querida. Eu expliquei que vocês acordaram tarde e que a Marina enrolou para se arrumar. Camila só deu risada. Só isso.
- Menos mal.
- As coisas não precisam ser assim tão à risca, Laura. Você pode relaxar um pouco.
Voltei a deitar na cama e me acalmei. Patrícia continuou em pé, sem dizer nada. Somente olhando para mim e esperando que eu dissesse alguma coisa.
- Tomar um banho, tomar café da manhã, sair um pouco de casa, respirar um ar puro, começar o ano com o pé direito.
- Patrícia eu só quero ficar sozinha, por favor.
- Laura, vamos correr na orla? Podemos andar de bicicleta como nos velhos tempos.
Olhei para a Patrícia e depois olhei para o meu corpo.
- Por que você está me mandando fazer exercício? Acha que meu corpo não está legal? Estou gorda, não é?
Há dois dias consegui descobrir quem é a tal namorada da Camila e pesquisei na internet. A menina além de bonita, tinha um corpo bem trabalhado, magra e parecia não ter defeito nenhum. Uma exímia modelo. Como eu poderia disputar com uma mulher daquelas? 12 anos mais nova do que eu.
- Laura, do que você está falando? Não estou te mandando fazer exercício, estou falando para você sair de casa. Como sei que adora correr e andar de bicicleta, achei que é uma boa.
- Você não me respondeu, Patrícia! Eu estou muito gorda?
Patrícia deu risada. Sim, eu estou horrível. Vai ver por isso ela terminou comigo. Tudo pode ser uma desculpa. Só a Camila para me colocar no meu lugar mesmo.
- Claro que...
- Não precisa dar risada assim na minha cara, Patrícia. Tudo bem, eu já entendi. Obrigada pela dica de fazer exercícios, vou começar amanhã mesmo.
- Laura, deixe-me falar. Você está louca? Bebeu logo pela manhã? Você tem um corpo perfeito, mulher. Que insegurança é essa? Se olha no espelho um pouco, você é linda.
- A idade chega, Patrícia.
- Ah... entendi. Você está assim porque vai fazer 38 anos daqui 5 dias? É sério isso? Você tem um corpo de dar inveja a muita menininha por aí, querida. Você não tem que ter nenhuma insegurança por isso, eu te garanto. Você é linda por dentro e por fora.
- Você só está dizendo isso para não me machucar. Eu tenho espelho.
- Laura, acho melhor você passar em um psicólogo. Você está criando coisa que não existe na sua mente. Você é linda, linda, linda e linda. Vamos dar uma andada no Jardim Botânico, então? Respirar um ar puro, ver árvores, tudo do jeito que você gosta?
- Você quer me tirar de casa mesmo, não é?
- Sim!
Acabei concordando em sair com a Patrícia. Ela vai me encher o saco o dia todo mesmo.
--3 de janeiro--
Verônica
Tanto a minha vida quanto a da Camila estavam corridas nos primeiros dias do ano. Vai ter um desfile neste final de semana e os pequenos detalhes são sempre importantes e deixados para última hora. Também à noite eu me encontro com a Patrícia para namora-la. Minha irmã está trabalhando mais porque vai entrar de férias amanhã, tinha que deixar tudo ajeitado no jornal.
Mas hoje eu fui dispensada pela Patrícia. Tudo bem, estou exagerando, ela disse que precisava resolver algumas coisas do trabalho e que vai ficar no escritório até mais tarde. Mas é tão ruim não estar com ela. Será que isso é normal? Será que estou sufocando-a? Eu nunca namorei sério. Nunca me apaixonei. Tenho que controlar essa empolgação. Daqui a pouco eu assusto a minha Patrícia.
- Verônica cedo em casa? Que milagre é esse? - Minha irmã zombou de mim quando eu entrei no quarto dela.
- Resolvi passar um tempo com a minha família.
Camila deu risada e fez que não com o dedo indicador.
- Até parece! Você me adora e também adora as suas sobrinhas, mas não é o caso. Já brigou com a namorada?
- Não, claro que não. Patrícia vai trabalhar até mais tarde hoje. E já falei para você tomar cuidado quando diz em voz alta que a Patrícia é minha namorada, ainda é segredo.
- Ah, certo. Duas mulheres adultas namorando em segredo, muito romântico.
- O que você tem hoje, hein?
- Eu estou brincando com você, boba. O Guga acabou de sair daqui e ele me anima com suas piadas. Você precisava ver a bagunça que ele fez com as meninas.
Minha irmã está animada, acho que é um bom momento para cumprir a minha missão.
- Guga é um animador de pessoas mesmo - fiquei séria para introduzir um assunto. - Cah, eu tenho uma coisa para te mostrar.
- Credo, Vero. O que é? Sua cara está me assustando.
- É uma coisa que vai mudar a sua vida. Pelo menos eu acho que vai mudar, não sei. É sobre o seu passado com a Laura.
- Não, não e não. Não começa. Eu coloquei um ponto final na minha história com ela. Nem a própria Laura quer a minha presença mais. Sabia que ela nem desce para buscar as meninas já para não encontrar comigo? Pedi para ela buscar as meninas aqui cedo ontem e ela nem respondeu a minha mensagem, só mandou o pai dela. Não quero saber.
- Ela está fazendo o que você pediu, oras. Não era isso que você queria? Afastar a Laura?
Camila não respondeu. Até tinha me esquecido o que tenho que fazer ali. Quando o assunto é a Laura parece que ela se transforma.
- Cah, o assunto não é a Laura. O que eu tenho que te mostrar é sobre você e o Sérgio. Você, a Laura e o Sérgio.
- Piorou, agora que eu não estou entendendo mais nada.
- No dia da morte do Sérgio, a Patrícia esteve com ele. Pati gravou sem ele saber algumas confissões.
Camila mudou a sua cara para curiosidade, ficou interessada na gravação.
- E o que ele diz? Ele fala alguma coisa de mim?
- Só você ouvindo para saber.
Peguei o meu celular e dei play na gravação que a Patrícia me enviou.
Camila
"Enquanto eu distraía a Laura com o trabalho, ao mesmo tempo alimentava o ciúme da Camila armando encontros com algumas mulheres que eu contratava para falar que ainda mantinha contato com a Laura. Era perfeito: insinuavam para a Camila que a Laura a traía"
Ouvi o Sérgio dizer tranquilamente na gravação. Ele não tinha uma voz de culpa ou remorso.
" - Oi moça, com licença. Você conhece a moça que foi ao banheiro?
Eu estava no restaurante almoçando com a Laura quando uma mulher toda sorridente e bem bonita se aproximou perguntando sobre a Laura.
- É a minha namorada, por quê?
- Namorada? Ah, desculpe-me.
- Desculpar pelo quê?
- Nada demais, é que nós flertamos outro dia, mas foi uma coisa boba. Se eu soubesse que ela namora não tinha dado o meu telefone para ela.
- Não viu a aliança no dedo dela?
- Ela não usava aliança, querida.
Meu sangue começou a ferver nas minhas veias. A mulher saiu sorrindo vitoriosa.
Laura voltou dois minutos depois e eu já tinha pedido a conta sem ao menos ter almoçado. Olhei para a mão dela e não acreditei que ela tirasse a aliança quando não estávamos juntas.
Ela sentou-se e o garçom veio com a conta. Laura ficou me olhando sem entender. Procurei a moça que falou comigo para jogar na cara dela, mas não encontrei.
- O que aconteceu? Por que você pediu a conta?
Brigamos feio e demoramos três dias para sentar e conversar. Laura desconfiou que tinha alguma coisa de errado na história, mas como voltamos a ficar numa boa, ela nem correu atrás."
A gravação não parou.
"Ah, mas eu não perdi tempo, voltei a pilhar a Camila. Eu estava bem próximo dela na época. Poderíamos nos considerar amigos..."
Fui ficando mais enojada daquela gravação a cada minuto. Como pude ser tão idiota? Eu o considerava meu amigo de verdade. Quantas vezes desabafei com ele, procurei por ele para pedir ajuda com a Laura.
" - Você já sabia que a Laura tem esse espírito livre quando se casou. Laura não se prende a um amor, Cah. O trabalho dela é muito importante.
- Mas ela chegou de madrugada ontem, Sérgio. Uma pessoa que chega de madrugada não pode estar apenas trabalhando.
- É estranho mesmo. Até eu estou desconfiado agora. Ela vai viajar depois de amanhã, quando voltar vou chamá-la para uma conversa.
- Como assim viajar? Ela não me disse nada!
- Ops, acho que falei demais.
Foi fatal. Eu cheguei em casa já brigando com a Laura porque ela não tinha me contado da viagem. A acusei de querer me enrolar, me enganar. Depois ela me mostrou uma mensagem dizendo que o deputado tinha marcado a entrevista pela manhã, logo não tinha como ela ter me dito antes. Mas a briga e acusações já tinham desgastado mais uma vez o nosso casamento."
Sérgio teve culpa no primeiro atentado. Sérgio ajudou que a minha relação com a Laura não desse certo. Sérgio me manipulou. Sérgio manipulou a Laura. Sérgio mais do que simplesmente ajudou a afastar a Marina de mim.
Quando terminou a gravação, permaneci em choque. Pareceu um enredo de um filme de terror. Sérgio tinha uma obsessão pela Laura e foi a destruindo aos poucos. Não bastou tudo que ela sofreu na infância? Sérgio foi um de seus heróis na vida. Laura tinha nele a figura de um salvador, que a enxergava como ela era e não como uma famosa. Laura o ajudou a seguir com a vida depois da morte dos pais. Laura viveu uma amizade de mentira.
- A Laura já sabe? - Perguntei para a Vero.
- Ainda não. Somente eu, a Patrícia e agora você.
- Vai ser um grande golpe para ela saber disso tudo.
Verônica fez alguma coisa no celular.
- Eu te enviei o áudio. Eu acho que é você quem tem que mostrar para a Laura. Somente você passou pelo que ela passou e vai saber segurar a raiva que ela sentir.
- E a raiva que eu estou sentindo? Quem vai segurar?
- Ela também. As duas foram vítimas da estupidez de um cara apaixonado. Uma vai ajudar a outra a superar tudo isso.
- Eu não sei se eu consigo fazer isso, Vero.
- O que o Sérgio fez não abate tudo, vocês também erraram. Mas nem tudo foi como pareceu. Suas vidas poderiam ter sido diferentes se ele não tivesse se metido assim.
- Tudo bem, eu vou procurar a Laura para mostrar a gravação. Isso é assunto meu e dela.
Verônica ficou feliz e me abraçou.
Quando a minha irmã saiu, senti uma leveza na alma. Aquela gravação foi o que eu precisava para entender meus erros.
Finalmente me perdoei. Sinto-me pronta para perdoar a Laura e para tirar de vez esse rancor que já não sinto mais.
Fim do capítulo
That's all :).
Comentar este capítulo:
SPINDOLA
Em: 21/09/2017
Nossa, esse Sergio foi um gradessissimo mau carater com a Laura, e isso por que era "amigo", imagine se fosse o contrário.
A Vero foi muito esperta gravando a confição dele, fortes emoções hein autora. O encontro da Laura e da Cah promete, super ansiosa. Domingo está tão longe, snif snif...
Beijos
Resposta do autor:
Pior, melhor amigo :B.
Acho que você quis dizer Patrícia, mas só para deixar claro que foi a Patrícia que gravou :D. Mas foi esperta mesmo.
Vai ter sábado, conhecido também por amanhã :).
Beijos.
[Faça o login para poder comentar]
Suzi
Em: 21/09/2017
Oi Anjinho!!!
Não imaginei que a ansiedade pelo momento em que Camila decidisse mostrar a Laura o áudio fosse tão forte kkkkkk, gentemmmmm pobre coração kkkkkkkk.
Dupla delícia VeroPati!!!! Meu Dengo que me perdoe mas não tem como ser imparcial com essas duas kkkkkk
Adorei a insegurança de Laura com relação ao corpo kkkkk, mulheres!!!
bjsss
Resposta do autor:
Oi Suzi!
Hahahaha. Seu casal favorito (eu acho) armou bem para a Camila mostrar, não é?!
Tão fofas juntas. Ah perdoa, relaxa, VeroPati são fantásticas hahahaha.
O que a Camila falou para a Laura pegou bem na vaidade dela. Cah falou um monte de coisas, mas essa dos 12 anos mais nova ficou na Laura hahaha. Mulheres mesmo!!!
Beijos.
[Faça o login para poder comentar]
sonhadora
Em: 20/09/2017
É fico aqui pensando que espécie de amor era esse que Sérgio sentia pela Laura. Vasculhei minhas memórias e não encontrei nada que se comparasse a tamanho egoísmo desse cara. Destruir não é amar!!! No meu mundo amar é compartilhar e somar, mas aprisionar, manipular, enganar.... sentindo a dor que provavelmente Laura vai sentir quando ouvir esses áudios.
Cada dia mais envolvida com sua história e não vejo a hora de ver o amor triunfar sobre tanta coisa ruim que aconteceu com essas meninas, Feliz demais com Camila se perdoando e consequentemente perdoando definitivamente Laura.
Beijos de Luz!!! E que venha os próximos!!! Roendo as unhas na expectativa...kkkk
Resposta do autor:
Nem todo amor é bonitinho. Amor também leva à loucura, o que é bem triste. Soma-se uma rejeição e uma obsessão, temos um Sérgio da vida.
É, as coisas não serão nada fáceis para a Laura quando ouvir a gravação.
Obrigada, beijos. Final de semana está chegando haha.
[Faça o login para poder comentar]
preguicella
Em: 20/09/2017
Genteeeeeee, será que elas vão se entender?! Tá, não tão fácil, mas pelo menos vão conseguir conversar como adultas?!
Curiosidade me consome!
Confesso, demorei a dar atenção pra história, preconceito com o título, tipo, que título é esse, gente? haha E um monte de brigas entre as personagens também, mas depois que engrenei, gamei!
Confesso 2 sou fã da Vero e da Marina, elas me conquistaram primeiro! haha
Bjão moça!
Resposta do autor:
Elas já se reencontraram... Se encontraram de novo e de novo. Uma hora elas conseguem.
Nunca teve a curiosidade de jogar o que significa o título no google? haha.
Olha, da Marina? Supreendente.
Beijos.
[Faça o login para poder comentar]
Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
[Faça o login para poder comentar]