Sem restrições!
Capitulo 1
Antigamente a maioria das coisas eram feitas para durar. - Assim dizia os mais velhos. Os relacionamentos eram para durar para sempre - “até que a morte nos separe”, assim como os móveis, eletrodomésticos em geral. - Que você adquiriria e ele demorava uma eternidade para se acabar. Porém, o capitalismo entrou em cena e derrubou todos esses sonhos eternos e duradouros. - O mais importante é vender. Então sempre estão surgindo novidades no mercado para que as pessoas estejam sempre mudando, concebendo alguma novidade.
Surgiram tantas coisas bonitas, que o que a pessoa tem já não lhes serve mais, tem que trocar por algo mais novo, desprezando algo que ainda lhes serve totalmente. - Se alguém ainda resiste, tem algum apego, eles criam mecanismos que forçam você a ter que abandonar eles e vislumbrar uma evolução forçada e mais moderna.
Móveis e eletrodomésticos com designs mais bonitos e adaptáveis às necessidades das pessoas. - O designer bonito, realmente, seduz - “É como comprasse um livro pela capa”, que você não sabe como é constituída a essência dele. - Só enxerga a beleza - E muitas vezes a beleza engana.
Comprei um fogão há pouco mais de 1 ano, ele era muito lindo, tampo de vidro, corpo de inox de cor preta, forno super espaçoso, 5 bocas. Porém todos tentaram abrir meus olhos quanto à fragilidade dele, mas não quis seguir os conselhos de quem os estava dizendo. - Simplesmente, comprei.- Apesar dos receios e os relatos contrários.
No dia 13 de junho de 2025, estava utilizando o fogão, fazendo uns bolos assados na palha, as temperatura no local de preparação estava muito quente. E de repente quando dei as costas, o tampo do fogão estilhaçou completamente.
Fizemos alguns questionamentos de o fogão espatifar os vidros depois de 16 meses de uso, sem ter caído nenhum peso em cima dele que justificasse sua quebra.
Levantamos algumas hipóteses de que o vidro se espatifou por conta de uma corrente de ar fria que encontrou a corrente quente do fogão Era umas das justificativas mais plausíveis naquele instante.
Outra foi um pouco baseada nas crendices populares e seus eventos atípicos.
Como passar debaixo da escada, encontrar um gato preto, um vidro se quebrando em plena sexta - feira 13, explicamos como a pessoa que estava perto estava carregada negativamente, por quebrar o vidro.
Acabamos que rimos desses conceitos infundados e partimos para estudar ou pesquisar as causas daquele ocorrido e justamente poderia ter sido o choque térmico que tenha quebrado o vidro do eletrodoméstico. - Não sendo nenhum infortúnio das forças obscuras.
Será que valia a pena trocar o vidro do fogão, dar uma nova chance para ele ou adquirir um novo?
Pesquisei no site oficial da marca, mas infelizmente não vendi a peça para reposição. Ai olhando nas Lojas do Mercado Livre, Shopee, vi que eles vendem, só não tem garantias que o vidro tenha resistências a altas temperaturas. O valor em média fica entre 400 a 500 reais. Será que vale a pena adquiri um material desse tipo e depois não dá certo, da mesma forma que foi o oficial que só resistiu por um pouco mais de um ano.
Decidimos comprar um fogão novo, sem tampo de vidro dessa vez, pois eles são pouco confiáveis.
O produto já é feito para durar até um ano, se quiser ter uma garantia maior tem que pagar mais para estender a garantia em 2 ou 3 anos se quiser permanecer com o mesmo produto por mais tempo, porque se ele apresentar defeito nesse período vai estar coberto pela garantia.
Vale a pena estender a garantia dos móveis quando ele tem uma fragilidade maior.- Infelizmente no sistema capitalista é assim que as coisas funcionam. - Então, somos meio que obrigados a pagar mais para que eles permaneçam por mais tempo em uso.
Fim do capítulo
Boa tarde!
Estou tentando aprender como se faz uma crônica. - Essa aqui fiz depois do dia 13 de Junho deste ano. - Só agora vim a dar a cara a tapas.Rssss!
Aos mestres das crônicas, o que preciso para amaciar meu taco?
Até a próxima!
Comentar este capítulo:

anonimo2405
Em: 30/08/2025
Oiee!
Nossa, que situação chata. Imagina o susto que você não deve ter levado. E limpar tudo depois também, que pelo menos eu, ia ficar olhando com lupa pra ver se não tinha kais nenhum pedacinho de vidro no chão, nas coisas rsrsr. Adorei a parte da superstição tbm.
Olha, não sou mestre das crônicas, longe disso rs, mas, na minha visão, você está no caminho certo. Gostei do tema, bem cotidiano, faz a gente se identificar. É bem a cara de uma crônica mesmo. Esse jeito de contar, como se estivessemos em uma conversa.
E alguns conselhos, do pouco conhecimento que eu tenho, você pode até apostar mais na ironia, sabe, sem precisar dar tanto foco nas partes mais técnicas. E... quem sabe deixar aquela perguntinha no final, pra deixar a gente pensando.
Mas, igual te falei, você já tá super no caminho. E escreve muito bem. Parabéns! S2
[Faça o login para poder comentar]

Silvanna
Em: 24/08/2025
Quanto mais tecnológico maior a rotatividade e haja meio ambiente para suportar o lixo produzido.
Nos tornamos geração saudosista, o antigo por ter sido duradouro, ficou em nossa memória, o que passa rápido, fica no esquecimento.
Não tenho conhecimento técnico para julgar o que seria uma crônica, mas conseguiu despertar diversas possibilidades de análise.
Abr

Zanja45
Em: 24/08/2025
Autora da história
Olá, Silvanna, boa tarde!
Você foi no ponto certo, quanto mais tecnológico for menor será a durabilidade. - Não tem como resistir a essas mudanças e a mãe natureza que sofre para lidar com tanto lixo.
É, realmente não tem como senti falta do que não cria consistência.
Ah, está bem, mas mesmo assim, obrigada por ter interagido com o que escrevi.
Muito ): S2
Abr!
[Faça o login para poder comentar]

Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
Zanja45 Em: 30/08/2025 Autora da história
Oi, boa noite, A2405!
A princípio foi incredulidade pura, depois levamos até na graça, porque a pessoa que estava lá juntamente comigo. No decorrer da semana antes que chegasse o bendito dia, já tinha pipocado um fio ao ligar a lavadora de roupas, teve outro evento que não me recordo nesse instante. Serviram para que levantarmos uma brincadeira sobre a pessoa estar atraindo coisas ruins ( estava carregada negativamente). Rsrsrsrs !
Sempre uma satisfação para mim receber comentários de uma escritora tão densa como você.
Se da próxima vez sentir meu peito arder pedindo para transformar o caos a minha volta em crônicas, vou lembrar dessas dicas valiosas, as quais sugeriu.
Ah, obrigada pelas dicas, mesmo! S2 :)