• Home
  • Recentes
  • Finalizadas
  • Cadastro
  • Publicar história
Logo
Login
Cadastrar
  • Home
  • Histórias
    • Recentes
    • Finalizadas
    • Top Listas - Rankings
    • Desafios
    • Degustações
  • Comunidade
    • Autores
    • Membros
  • Promoções
  • Sobre o Lettera
    • Regras do site
    • Ajuda
    • Quem Somos
    • Revista Léssica
    • Wallpapers
    • Notícias
  • Como doar
  • Loja
  • Livros
  • Finalizadas
  • Contato
  • Home
  • Histórias
  • Resenhando
  • Aflorismos (Nay Rosário)

Info

Membros ativos: 9502
Membros inativos: 1631
Histórias: 1948
Capítulos: 20,235
Palavras: 51,302,523
Autores: 775
Comentários: 106,291
Comentaristas: 2559
Membro recente: jazzjess

Saiba como ajudar o Lettera

Ajude o Lettera

Notícias

  • 10 anos de Lettera
    Em 15/09/2025
  • Livro 2121 já à venda
    Em 30/07/2025

Categorias

  • Romances (849)
  • Contos (476)
  • Poemas (232)
  • Cronicas (224)
  • Desafios (183)
  • Degustações (30)
  • Natal (7)
  • Resenhas (1)

Recentes

  • RECOMEÇAR
    RECOMEÇAR
    Por EriOli
  • Horrores, delirios e delicias
    Horrores, delirios e delicias
    Por caribu

Redes Sociais

  • Página do Lettera

  • Grupo do Lettera

  • Site Schwinden

Finalizadas

  • Amor nos tempos de Covid
    Amor nos tempos de Covid
    Por thays_
  • A Seguranca
    A Seguranca
    Por Lena

Saiba como ajudar o Lettera

Ajude o Lettera

Categorias

  • Romances (849)
  • Contos (476)
  • Poemas (232)
  • Cronicas (224)
  • Desafios (183)
  • Degustações (30)
  • Natal (7)
  • Resenhas (1)

Resenhando por May Poetisa

Ver comentários: 0

Ver lista de capítulos

Palavras: 475
Acessos: 245   |  Postado em: 18/06/2024

Notas iniciais:

Nay é uma amiga que a literatura lésbica me presenteou, já participamos de antologias juntas, administramos a fan page Falando sem Preconceito e também compartilhamos da mesma fé. Já tem alguns anos que sou sua leitora, que admiro muito seus projetos e sou sua fã. Ela me pediu para apontar as minhas impressões sobre o seu novo livro e fiz resenhando.    

Aflorismos (Nay Rosário)

Livro: Aflorismos

Editora: Lettera

Escritora: Nay Rosário

Ano: 2024

Páginas: 54

Gênero: Poesia

Sinopse: Aflorismos é um jogo de palavras vibrante que combina aforismos (máximas concisas que abordam questões filosóficas e morais) com o verbo florescer. Assim, em uma poética "aflorismática", Nay Rosário faz surgir um campo fértil de dilemas, amores, dores, perfumes e espinhos do amor em sua multiplicidade de manifestações. Há no desenho anatômico a exploração do Eros entre duas mulheres e suas diversas fases. Desde o encantamento inicial, a aproximação desinteressada, a febril paixão e os términos outonais que despetalam dentes de leão. As máximas florais formam uma sinfonia deliciosa que, através de atos, nos convida a encarar os (des)sabores de nossas próprias florescências. Nay Rosário poliniza poesia e faz um convite sedutor aos demais agentes polinizadores. As folhas de Aflorismos desfolham-se em múltiplas camadas, abrindo-se num grande ato de exuberância: Uma flor/Um broto/Carinhos sutis/Lábios convidativos/Poderia ser sobre tanta coisa/É sobre deixar Ser e Sentir".

Na disciplina de Interpretação e Produção de Textos, nós aprendemos que todos os textos são feitos para o leitor, ou seja, pensando no leitor. A Nay é essa escritora, que em todas as suas obras entrega o melhor para os seus leitores, além de todo o seu talento, observamos o cuidado com a escrita em todos os projetos que realiza.

Ela me contou que amou a construção que "Aflorismos" se tornou e ela construiu cada página com tanta delicadeza e beleza, com versos viscerais e potentes. Tive a honra de receber o convite para ler o seu primeiro livro de poemas, antes do lançamento e que leitura deliciosa, que encanta e preenche. O glossário floral de Nay Rosário é apaixonante, é arte! Com criatividade ímpar nos conduz numa poética singular, sedutora e sugestiva.Contemplar essa obra é muito prazeroso e ouso dizer que é tão bela quanto as flores.

A autora demonstra em palavras o que carrega em seu coração e eis uma tarefa árdua, que poucos conseguem fazer e ela o faz com domínio, com verdade e exatidão.

Poesia é alimento para alma e o bom poeta é aquele que consegue com palavras tocar o íntimo do seu leitor, nesta leitura nos deparamos com tal poder, já que as palavras ecoam na profundeza e nos fazem aflorar.

Acompanho o trabalho da Nay por alguns anos e ela escreve com perfeição sobre o amor e este sentimento chega ser um manifesto em Aflorismos, "o amor é livre de regras/vive para amar/por amar (...) Amar é contemplação". 

A flor e o amor, são as belezas da primavera, este livro poético é um lindo convite para desfrutarmos da graça primaveril, em pleno outono.

Recomendo a leitura do jardim "Aflorismos", as palavras são sementes, os versos são os caules, as dores são os espinhos, os poemas são as flores e tudo isso germinou, brotou e cresceu do coração da Nay Rosário.

Fim do capítulo

Notas finais:

Para acompanhar mais detalhes sobre os projetos da Nay, deixo aqui seu perfil:
@dama.nay
"Aflorismos" está disponível na Loja Lettera.
https://loja.projetolettera.com.br/shop/


Comentar este capítulo:
[Faça o login para poder comentar]
  • Capítulo anterior
  • Próximo capítulo

Comentários para 12 - Aflorismos (Nay Rosário):

Sem comentários

Informar violação das regras

Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:

Logo

Lettera é um projeto de Cristiane Schwinden

E-mail: contato@projetolettera.com.br

Todas as histórias deste site e os comentários dos leitores sao de inteira responsabilidade de seus autores.

Sua conta

  • Login
  • Esqueci a senha
  • Cadastre-se
  • Logout

Navegue

  • Home
  • Recentes
  • Finalizadas
  • Ranking
  • Autores
  • Membros
  • Promoções
  • Regras
  • Ajuda
  • Quem Somos
  • Como doar
  • Loja / Livros
  • Notícias
  • Fale Conosco
© Desenvolvido por Cristiane Schwinden - Porttal Web