Nay é uma amiga que a literatura lésbica me presenteou, já participamos de antologias juntas, administramos a fan page Falando sem Preconceito e também compartilhamos da mesma fé. Já tem alguns anos que sou sua leitora, que admiro muito seus projetos e sou sua fã. Ela me pediu para apontar as minhas impressões sobre o seu novo livro e fiz resenhando.
Aflorismos (Nay Rosário)
Livro: Aflorismos
Editora: Lettera
Escritora: Nay Rosário
Ano: 2024
Páginas: 54
Gênero: Poesia
Sinopse: Aflorismos é um jogo de palavras vibrante que combina aforismos (máximas concisas que abordam questões filosóficas e morais) com o verbo florescer. Assim, em uma poética "aflorismática", Nay Rosário faz surgir um campo fértil de dilemas, amores, dores, perfumes e espinhos do amor em sua multiplicidade de manifestações. Há no desenho anatômico a exploração do Eros entre duas mulheres e suas diversas fases. Desde o encantamento inicial, a aproximação desinteressada, a febril paixão e os términos outonais que despetalam dentes de leão. As máximas florais formam uma sinfonia deliciosa que, através de atos, nos convida a encarar os (des)sabores de nossas próprias florescências. Nay Rosário poliniza poesia e faz um convite sedutor aos demais agentes polinizadores. As folhas de Aflorismos desfolham-se em múltiplas camadas, abrindo-se num grande ato de exuberância: Uma flor/Um broto/Carinhos sutis/Lábios convidativos/Poderia ser sobre tanta coisa/É sobre deixar Ser e Sentir".
Na disciplina de Interpretação e Produção de Textos, nós aprendemos que todos os textos são feitos para o leitor, ou seja, pensando no leitor. A Nay é essa escritora, que em todas as suas obras entrega o melhor para os seus leitores, além de todo o seu talento, observamos o cuidado com a escrita em todos os projetos que realiza.
Ela me contou que amou a construção que "Aflorismos" se tornou e ela construiu cada página com tanta delicadeza e beleza, com versos viscerais e potentes. Tive a honra de receber o convite para ler o seu primeiro livro de poemas, antes do lançamento e que leitura deliciosa, que encanta e preenche. O glossário floral de Nay Rosário é apaixonante, é arte! Com criatividade ímpar nos conduz numa poética singular, sedutora e sugestiva.Contemplar essa obra é muito prazeroso e ouso dizer que é tão bela quanto as flores.
A autora demonstra em palavras o que carrega em seu coração e eis uma tarefa árdua, que poucos conseguem fazer e ela o faz com domínio, com verdade e exatidão.
Poesia é alimento para alma e o bom poeta é aquele que consegue com palavras tocar o íntimo do seu leitor, nesta leitura nos deparamos com tal poder, já que as palavras ecoam na profundeza e nos fazem aflorar.
Acompanho o trabalho da Nay por alguns anos e ela escreve com perfeição sobre o amor e este sentimento chega ser um manifesto em Aflorismos, "o amor é livre de regras/vive para amar/por amar (...) Amar é contemplação".
A flor e o amor, são as belezas da primavera, este livro poético é um lindo convite para desfrutarmos da graça primaveril, em pleno outono.
Recomendo a leitura do jardim "Aflorismos", as palavras são sementes, os versos são os caules, as dores são os espinhos, os poemas são as flores e tudo isso germinou, brotou e cresceu do coração da Nay Rosário.
Fim do capítulo
Para acompanhar mais detalhes sobre os projetos da Nay, deixo aqui seu perfil:
@dama.nay
"Aflorismos" está disponível na Loja Lettera.
https://loja.projetolettera.com.br/shop/
Comentar este capítulo:
Sem comentários

Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook: