Karina Dias escreve com tanta sensibilidade e propriedade, sou muito fã! Ela é muito talentosa, uma jornalista e escritora que admiro e me espelho muito, além de ser uma pessoa muito atenciosa e simpática. Sempre tive vontade de conhecê-la e em 2017 quando soube que ela estaria na minha cidade natal, aproveitei a oportunidade para pedir dedicatória e autógrafo. Aprender com ela é enriquecedor e sempre recomendo as obras dela para as autoras da minha geração, conheci literatura lésbica lendo seus escritos e quem lê suas obras se apaixona.
As Rosas e a Revolução (Karina Dias)
O romance é dividido em três fases. Aborda detalhadamente o ano que não terminou, 1968. Nesta narrativa conhecemos Vilma Solano, uma adolescente, filha de um coronel militar que participou assiduamente da ditadura. A história começa no Rio de Janeiro, época que a protagonista deixa de ser alienada e descobre a sua sexualidade com Alda, uma militante da UNE (União Nacional dos Estudantes). O primeiro amor é retratado de forma sublime. No livro é apresentado todo um histórico do regime militar no país. Nesta obra, o ato de fazer amor é escrito de forma romântica, singular e muito afetuosa.
Em São Paulo, a protagonista torna-se mulher, entra para à militância, combate à ditadura e ama intensamente. A história de vida da personagem principal é interessante, intrigante e muito emocionante. A autora faz o leitor sorrir e chorar; destaca a relevância da liberdade e enaltece o amor.
Na sinopse, Karina Dias alerta: "Quando você abrir este livro, perceberá que as linhas tênues de um diário unirão para sempre a vida de Miguel, Vilma, Hanna, Anita e a sua", ela tem razão, pois, a trama é envolvente, a cada página ansiamos por mais, é emocionante e alucinante. Uma característica desta escritora é a riqueza dos detalhes, que fascinam os leitores.
Vilma vivência dois lindos romances lésbicos, o primeiro com Alda, o seu primeiro amor e o segundo com Hanna, outra personagem que ganha grande destaque. Nesta obra notamos como era complexo ser e assumir-se lésbica naquela época. Outrora, a preocupação com as imposições da sociedade era aterrorizante e devido ao conservadorismo o preconceito era bem maior.
Karina Dias equilibra fatos históricos com ficção, aborda sobre o amor com maestria, promove o debate gerando empatia e contribui muito com a literatura brasileira. Recomendo a leitura desta obra inspiradora e enriquecedora. Quando adquiri este livro solicitei uma dedicatória e recebi a seguinte: "Para May Poetisa, que esta história emocione o seu coração. Com carinho". A emoção foi além do coração, emocionando todo o meu ser, pois, com esta obra aprendi "que o amor não é apenas uma palavra, mas, o caminho que nos conduz ao respeito, à paz e ao verdadeiro sentido da vida".
As Rosas e a Revolução - obra de Karina Dias
Editora: ENC, 2014 e 352 páginas.
Livro disponível para compra no site da escritora: karinadias.com.br
Fim do capítulo
Olá! Senhoras e senhoritas, tudo bem?
Quem já leu este livro? Tão incrível!
Boa semana e amanhã a nossa seleção feminina estreia na copa, vamos torcer muito, que venha a nossa primeira estrela. Beijos e abraços, May.
Comentar este capítulo:

Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
May Poetisa Em: 04/08/2023 Autora da história
Lea, este livro é incrível, romance de alto nível e ainda tem aula de história. Quem lê ama, Karina Dias é fora de série, muito talento! Beijos e abraços, bom final de semana!