• Home
  • Recentes
  • Finalizadas
  • Cadastro
  • Publicar história
Logo
Login
Cadastrar
  • Home
  • Histórias
    • Recentes
    • Finalizadas
    • Top Listas - Rankings
    • Desafios
    • Degustações
  • Comunidade
    • Autores
    • Membros
  • Promoções
  • Sobre o Lettera
    • Regras do site
    • Ajuda
    • Quem Somos
    • Revista Léssica
    • Wallpapers
    • Notícias
  • Como doar
  • Loja
  • Livros
  • Finalizadas
  • Contato
  • Home
  • Histórias
  • Corte programado
  • Corte programado

Info

Membros ativos: 9524
Membros inativos: 1634
Histórias: 1969
Capítulos: 20,491
Palavras: 51,957,181
Autores: 780
Comentários: 106,291
Comentaristas: 2559
Membro recente: Thalita31

Saiba como ajudar o Lettera

Ajude o Lettera

Notícias

  • 10 anos de Lettera
    Em 15/09/2025
  • Livro 2121 já à venda
    Em 30/07/2025

Categorias

  • Romances (855)
  • Contos (471)
  • Poemas (236)
  • Cronicas (224)
  • Desafios (182)
  • Degustações (29)
  • Natal (7)
  • Resenhas (1)

Recentes

  • Entre nos - Sussurros de magia
    Entre nos - Sussurros de magia
    Por anifahell
  • 34
    34
    Por Luciane Ribeiro

Redes Sociais

  • Página do Lettera

  • Grupo do Lettera

  • Site Schwinden

Finalizadas

  • Duas
    Duas faces
    Por ROBERSIM
  • Meu Passado Com Você
    Meu Passado Com Você
    Por Bibiset

Saiba como ajudar o Lettera

Ajude o Lettera

Categorias

  • Romances (855)
  • Contos (471)
  • Poemas (236)
  • Cronicas (224)
  • Desafios (182)
  • Degustações (29)
  • Natal (7)
  • Resenhas (1)

Corte programado por caribu

Ver comentários: 2

Ver lista de capítulos

Palavras: 532
Acessos: 510   |  Postado em: 11/02/2022

Corte programado

Há alguns dias, recebi uma cartinha da concessionária de luz aqui da minha cidade, anunciando o corte programado na energia elétrica durante um dia inteiro. A data? Ontem. Uma quinta-feira inteira só para mim; um dia útil todinho dedicado ao que eu quisesse fazer!

Foi como imaginei!

Programei uma faxina na casa. Daquelas, que se tira até o pó dos lustres. À louça, acumulada na pia, bombando, fiz promessas borbulhantes junto ao detergente verde neon. Separei esponja de aço, desengordurante e até o produto que corrói as mãos. Me propus a arear as panelas, esfregar as paredes, o chão e até o teto, que nunca lavei, esses anos todos.

Depois da cozinha, sobraria a casa toda. Quis passar pano no chão. Duas vezes. E mais uma, com a cera que deixa tudo com cheiro de limpeza, dando vontade de desfilar descalça pelo apartamento limpo. Antes tiraria as teias e as aranhas das quinas e também a poeira escondida das prateleiras, o pó enfiado nos livros. Cataria todas as folhas de plantas, varreria as terras que as minhocas jogam no chão, o pelo da cã que se acumula em bolinhas fofinhas atrás das portas e nos portais. Lavaria o banheiro por último, esfregando até onde não alcanço, e depois tomaria banho no box cheirando a limpeza e água sanitária (que sempre respiro um pouco, e dá um certo grau, termino as tarefas flutuando, meio intoxicada).

Talvez, com a casa limpa, eu até escreveria. Um conto, o livro, esta crônica – quem sabe? Com as tarefas de casa em dia, dá para se voar mais longe e para qualquer lugar! E o principal: de consciência limpa, afinal, teria feito tudo isso sem culpa, mesmo não sendo fim de semana, férias ou feriado.

O horário do início do corte era 10h50. Até às 10h49 trabalhei freneticamente, fiz até mais do que faria em dias normais. Claro, não sou louca de não fazer pelo menos o mínimo, porque depois que a luz volta, eu ainda sou eu, e gosto de agradar minha versão do futuro, sempre, fazendo sempre além, sempre que dá.

Deixei a Alexa comandando a playlist no modo aleatório como estratégia: quando ela se calasse, a luz teria acabado. E aí, seria até quase cinco da tarde ouvindo música no modo offline, na caixinha antiga (que tinha passado a manhã inteira grudada na tomada, assim como os dois celulares, por precaução). Pois Alexa, que ama me contrariar, não se calou nem por um minuto.

Foi um dia inteiro esperando o corte. Usei a escada com medo de ficar presa no elevador – na ida e na volta da quitanda, que aproveitei para ir enquanto estava “sem luz”. À toa!, a luz não acabou! Na expectativa pelo corte que nunca veio, não limpei a casa, não lavei a louça, nem mesmo escrevi.

Dos milhares de planos que tinha, fiz a única coisa não listada, e que nunca faço: dormi. Tirei um cochilo de não sei que horas até não sei que horas porque o relógio da parede, ao contrário de todo o resto, parou de funcionar. Em plena quinta-feira, no dia mais iluminado da semana (talvez o dia mais iluminado do ano!), acabou a pilha.

Fim do capítulo

Notas finais:

 

Já me segue no instagram?

=D

a.caribu

 


Comentar este capítulo:
[Faça o login para poder comentar]

Comentários para 1 - Corte programado:
cris05
cris05

Em: 11/02/2022

Antes eu sofria horrores quando recebia esse tipo de aviso. Já me programava pra passar o dia no shopping desfrutando do ar condicionado kkkk, mas isso antes da pandemia. Agora relaxei e se faltar, faltou.

caribu, na falta de praia, tá valendo um banho de sal grosso rsrsrs.

Beijos!


Resposta do autor:

 

Boa, Cris!

Hj à tarde vou encher uma bacia de água, jogar dentro uns sal grosso, fechar o olho na frente do ventilador e me permitirei desfrutar de alguns instantes quase marítimos rs

Na falta do mar, nois se vira na salmoura, sim!rs

 

Eu soube que a multa que essas concessionárias pagam quando falta luz é bem salgada (aproveitando o tema praia-verão rs). Por isso eles avisam que vai faltar, e sempre num período maior, pq aí se por acaso exceder, não pagam multa.

Eu fiquei frustrada de não ter feito oq queria, mas vou te dizer que foi um dia de muita luz!rs Msm eu tendo apagado rsrs

Beijos!

 

Responder

[Faça o login para poder comentar]

NovaAqui
NovaAqui

Em: 11/02/2022

Às vezes acontece isso aqui

Programa o corte e? Nada kkkk

Já fui passar o dia na minha sogra (almoçar inclusive) para não ficar sem luz. Fomos! Quando voltamos o relógio do microondas, que antes do aumento da conta de luz ficava ligado, estava com a hora certa! Cocei a cabeça e não me conformei. Liguei para o porteiro: " oi! Boa tarde? Tudo bem? Não faltou luz?" E a resposta dele:"Não! Não faltou luz não! Estranho, né? Devem ter cancelado o reparo! 

Agora eu não acredito mais nos emails comunicando a falta de luz! Se faltar paciência, ficaremos sem energia!

Se eu soubesse que você estava precisando de um banho de mar, teria trazido um galão com 5 litros para você tomar banho. Água do mar da região dos lagos. 

Bom final de semana

Abraços caribu!


Resposta do autor:

 

Ah, eu queria um galão de 5l de água salgada!!rsrs

<3

Eu não acredito mais nessas histórias de corte tb não. Na próxima vez, pago pra ver rsrs

 

Bom fds pra vc tb!

Beijos!

 

Responder

[Faça o login para poder comentar]

Informar violação das regras

Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:

Logo

Lettera é um projeto de Cristiane Schwinden

E-mail: contato@projetolettera.com.br

Todas as histórias deste site e os comentários dos leitores sao de inteira responsabilidade de seus autores.

Sua conta

  • Login
  • Esqueci a senha
  • Cadastre-se
  • Logout

Navegue

  • Home
  • Recentes
  • Finalizadas
  • Ranking
  • Autores
  • Membros
  • Promoções
  • Regras
  • Ajuda
  • Quem Somos
  • Como doar
  • Loja / Livros
  • Notícias
  • Fale Conosco
© Desenvolvido por Cristiane Schwinden - Porttal Web