Capítulo Uno
Nesta segunda-feira, 31 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Poesia no Brasil. O projeto de Lei 13.131/2015 determina a data oficial desta comemoração. A data foi estabelecida em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos escritores brasileiros que atingiu leitores de várias gerações, além de ser considerado um dos principais nomes da literatura brasileira e a maior expressão poética do século XX, no país. Drummond, nasceu em Itabira, Minas gerais, no dia 31 de outubro, de 1902. Autor de mais de sessenta obras, com diferentes temáticas e criador de um estilo marcado por um exímio cuidado com a escrita.
O contista e cronista, também produziu diversos poemas eróticos que muitas pessoas desconhecem, são textos repletos de afetividade, sensualidade, vida e subjetividade. Na obra inquietante “O Amor natural”, notamos um Drummond despojado e fascinante, deste livro destaco o poema “A língua lambe”:
“A língua lambe as pétalas vermelhas da rosa pluriaberta; A língua lavra certo oculto botão, e vai tecendo lépidas variações de leves ritmos. E lambe, lambilonga, lambilenta, a licorina gruta cabeluda, e, quanto mais lambente, mais ativa, atinge o céu do céu, entre gemidos, entre gritos, balidos e rugidos de leões na floresta, enfurecidos”.
Carlos Drummond de Andrade, um escritor multifacetado e extremamente popular, que deixou um legado incrível, desde obras que são estudadas nas escolas, até livros que são símbolos do modernismo, além disso, escreveu sobre o amor e em crônicas também demonstrou seu engajamento social e político.
Viva ao Dia Nacional da Poesia! Diversos autores brasileiros são reconhecidos, renomados, premiados e que a valorização da escrita seja perene. Hoje eu exalto Drummond e todos os poetas do Brasil, quero registrar aqui a minha gratidão e deixar um pedido, que haja, mais poesia, por favor!
Fim do capítulo
Ler, escrever, receber e econtrar poesias aqui no Lettera é tão bom =D
Autoras maravilhosas e Site magnífico. Gratidão e sou fã!
Comentar este capítulo:
rhina
Em: 01/11/2016
Olá.
Boa tarde.
Que lindo May.
Sua sensibilidade e dedicação a detalhes que são grandiosos me faz te admirar cada vez mais.
Gosto. ...tenho grande interesse. ....me fascina o que está nas entrelinhas. ....E dá um sabor especial para este dia é algo que se encontra nas entrelinhas.
Parabéns. ...sóis especial.
Beijos.
Rhina
Resposta do autor:
Olá!
Rhina, muito obrigada! Você é sempre tão gentil, agradeço por cada elogio e fico muito feliz quando recebo seus comentários.
Beijos e abraços, May.
Deixe seu comentário sobre a capitulo usando seu Facebook:
[Faça o login para poder comentar]